O que é o Youtube? Como funciona o Youtube? Como criar um canal no YouTube? Quais são as características do Youtube?
O Youtube é a plataforma líder mundial de streaming de vídeo e o 2º site mais visitado por detrás do Google. Com mais de 100 horas de vídeos virais carregados a cada minuto pelos seus mil milhões de utilizadores, o Youtube é uma Internet dentro da Internet e um verdadeiro motor de busca em si mesmo. Não é por acaso que o Youtube faz parte, desde 2006, da galáxia de serviços adquiridos pelo Google.
Como funciona o YouTube?
Página inicial: Porta de entrada para os milhares de milhões de conteúdos presentes no site, a página inicial do Youtube é uma parede de vídeo. Reunindo recomendações de vídeo de acordo com os seus gostos, uma lista de vídeos já vistos, mas que poderá voltar a gostar, os últimos vídeos publicados pelos canais que subscreve, vídeos da moda em Portugal, bem como sugestões de canais para ver. A página inicial também facilita a procura das suas subscrições, do seu histórico de navegação, vídeos guardados para posterior visualização, listas de reprodução, favoritos e vídeos de que tenha gostado.
Motor de pesquisa: O principal motor de pesquisa do Youtube permite ao utilizador descobrir novos vídeos relevantes graças à experiência do Google na indexação, categorização e pesquisa de conteúdos. Dado o tráfego e a visibilidade gerada pelo site, ser o primeiro nos resultados do Youtube é tão crucial para os criadores de vídeo ser bem referenciado no Google.
Páginas de vídeo: As páginas de vídeo estão no coração da experiência do Youtube. Evidentemente, permitem-lhe assistir ao vídeo seleccionado em streaming, mas também subscrever o canal, obter informações adicionais sobre o vídeo (número de visualizações, partilhas, gostos…), marcá-lo ou inseri-lo numa playlist, comentá-lo e partilhá-lo por e-mail ou em redes sociais ou mesmo integrá-lo no seu site para assegurar a sua distribuição graças ao “código incorporado”.
Assinaturas: Como utilizador, pode optar por subscrever especificamente um canal cujos vídeos lhe interessam. Receberá então um e-mail cada vez que um novo vídeo for publicado e o Youtube irá sugerir o vídeo na página inicial.
Ferramenta de carregamento de vídeo: O Youtube atrai a sua audiência excepcional a partir do número e qualidade dos conteúdos publicados diariamente pelos seus utilizadores. Para a grande maioria dos utilizadores, o Youtube é de facto a melhor forma de receber os seus vídeos de chat ou o filme das suas férias, a fim de os partilhar com os seus entes queridos. Contudo, para toda uma franja de utilizadores – artistas ou canais de televisão vêm-me à cabeça – o Youtube é um canal estratégico para garantir a sua visibilidade e gerar receitas a partir do seu conteúdo vídeo.
Para carregar um vídeo, basta ir à ferramenta de carregamento de vídeos do Youtube: para além do clássico carregamento de um ficheiro de vídeo, também pode carregar conteúdo de uma captura de vídeo da sua webcam, apresentações de slides do Powerpoint ou vídeos transmitidos em directo graças ao Google+ Hangouts. Uma vez carregado, você pode adicionar sobreposições de áudio, legendas e vídeo.
Editor de vídeo: Para facilitar o trabalho dos videógrafos (VideoMakers) não profissionais e deixar mais espaço para a criação, o Youtube disponibiliza um editor de vídeo que lhe permite editar e retocar rapidamente os seus filmes, aplicar filtros Instagram para melhorar a qualidade da imagem, adicionar texto e pistas de áudio.
Canais: Os canais do Youtube são uma página com as suas cores onde pode reunir todos os seus vídeos, criar listas de reprodução, gerir comentários e fidelizar assinantes. Para os criadores de canais, a fidelização dos utilizadores através da conversão de utilizadores em subscritores é essencial para criar um círculo virtuoso no lançamento de cada novo vídeo.
De facto, o número de visualizações, comentários e gostos nas primeiras horas de publicação pode impulsionar o seu vídeo para as principais tendências do dia e permitir-lhe alcançar rapidamente um elevado número de visualizações. Os canais com 1.000 assinantes têm, portanto, mais probabilidades de voar de sucesso em sucesso.
Monetização: Uma das chaves para o sucesso do Youtube está no seu programa de monetização. De facto, se produzir os seus próprios vídeos, pode optar por se tornar um “Parceiro Youtube” para autorizar a difusão de anúncios para a sua audiência. Com cada clique, uma parte das receitas ser-lhe-á devolvida. Este sistema permite que um punhado de videobloggers sejam pagos pelas suas criações. Mas para o fazer, vai precisar de centenas de milhares de subscritores para o seu canal.
Creator Studio: Para melhor gerir o seu canal, o Youtube reúne no Creator Studio o seu dashboard com as últimas estatísticas dos seus vídeos e dicas ou notícias, um gestor de vídeo, uma interface para gerir a sua comunidade e comentários, ferramentas para melhorar a renderização do seu canal, Youtube Analytics e ferramentas de edição de vídeo online.
Estatísticas: Youtube Analytics, a ferramenta estatística do Youtube é ultracompleta e permite rastrear:
- Os seus relatórios de visualização (desempenho em termos de número de visualizações, minutos observados, evolução do número de subscritores)
- O número de interacções nos seus vídeos (como, por exemplo, não gostar, comentários, partilhas, favoritos…)
- Top 10 dos seus vídeos
- A demografia do seu público
- Fontes de tráfego (sites externos, pesquisa no Youtube de acordo com palavras-chave, sugestões do Youtube…)
- Os dispositivos utilizados pelo seu público para ver os seus vídeos (telemóvel, tablet, pc…)
As estatísticas do Youtube também lhe permitem acompanhar as suas receitas se tiver activado a monetização e o desempenho dos seus anúncios se for um anunciante no Youtube.
Como criar um canal no YouTube?
Existem várias oportunidades para os comerciantes de conteúdos. Diferentes canais, diferentes tipos de conteúdos e diferentes sites na Internet. Um dos sites sobre o qual já deve ter ouvido falar e que é subutilizado é: YouTube – o maior site de partilha de vídeos.
Tenha isto em mente: o YouTube tem mais de mil milhões de utilizadores. Estes milhares de milhões de utilizadores representam mais de 4 mil milhões de visualizações de vídeo por dia. Você pode encontrar literalmente qualquer tipo de audiência no YouTube, o que significa que quase qualquer negócio pode encontrar uma forma de alavancar o marketing do YouTube.
E enquanto outros sites de vídeo estão a receber tráfego suficiente, a maioria das empresas pode começar hoje no YouTube e sair-se bem porque estão longe de estar saturadas. Na verdade, poucas empresas investem realmente no marketing do YouTube. Porquê? Porque é difícil. Compare um vídeo e um post de blog sobre o mesmo assunto e com níveis de qualidade semelhantes, verá que o vídeo vai custar mais.
As empresas inteligentes sabem que o custo pode valer a pena, mas a maior barreira à entrada assusta o resto. Se está a pensar em fazer marketing no YouTube ou se está apenas a começar e ainda não encontrou o pé direito, este artigo é especialmente para si.
O vídeo faz sempre parte do conteúdo, por isso é preciso começar com uma audiência. É necessário estabelecer uma estratégia de conteúdo no YouTube, como faria em qualquer outro canal.
O seu conteúdo deve ser criado para um público específico que pretende atingir. Quanto mais você definir o seu alvo, mais o seu conteúdo ressoará com os telespectadores. Nesta fase, é necessário determinar três aspectos principais.
Ainda temos muito que falar neste artigo de como criar um canal no youtube, queres saber mais? continua a ler que esta informação é muito top!
Aspecto n°1 da série
COMO CRIAR UM CANAL NO YOUTUBE
O tipo de pessoa:
Comecemos pelo tipo de pessoa para quem quer criar conteúdos, que deve ser o mesmo tipo de pessoa que compra os seus produtos.
Por exemplo, se eu criasse hoje um canal a partir do zero, criaria conteúdos para os empresários e comerciantes, porque também são eles que compram os meus vídeos de formação e me contratam como consultor.
Tente ser ainda mais específico do que isso. Por exemplo, assim:
- Iniciante na comercialização
- Marqueteiros
- Especialistas em marketing na América do Norte
Pode frequentemente limitar o seu público definindo com maior precisão o seu nível de conhecimento da sua área e localização. Uma audiência limitada é uma coisa boa porque permite tornar o seu conteúdo mais direccionado.
Não se pode criar conteúdos para principiantes e peritos ao mesmo tempo. Por conseguinte, se o tentarem fazer, pelo menos metade ficará sempre insatisfeita.
Aspecto n°2 da série
COMO CRIAR UM CANAL NO YOUTUBE
O que é que eles querem fazer?
A segunda parte da definição do seu público consiste em especificar os seus principais objectivos. Estão a tentar ganhar mais dinheiro? Querem tornar a sua casa mais bonita? Querem aprenderem a cozinhar melhor? Querem voltarem a ficar em forma? Etc…
Determinar o que é mais importante para eles. Idealmente, isto também se aplica ao seu produto, mas nem sempre é necessário.
Por exemplo, eu poderia criar conteúdos para “marqueteiros que querem estar em melhor forma”.
Embora estes vídeos não estejam directamente relacionados com os meus produtos, continuam a atrair a atenção do meu mercado-alvo. Isto permitir-me-ia colocar os meus conselhos de marketing à frente deles e, eventualmente, dos meus produtos.
NOTA – O marketing de conteúdos, incluindo vídeos no YouTube, tem como principal objectivo atrair a atenção do seu público-alvo.
Portanto, se vir uma necessidade que não foi satisfeita, não hesite, quer esteja directamente relacionada com o seu produto ou não.
Aspecto n°3 da série
COMO CRIAR UM CANAL NO YOUTUBE
Como querem consumi-lo?
Finalmente, só precisa de verificar o seu bom senso e determinar se a audiência a que se dirige quer realmente obter as suas soluções na forma de vídeo. Isto não tem necessariamente de dizer respeito a todo o público, mas pelo menos a uma grande parte dele.
O vídeo é ideal para certos tipos de conteúdos :
- Tutoriais
- Linhas gerais da estratégia
- Formação específica sobre temas
- Demonstrações
- Comentários sobre produtos
Os profissionais de marketing, e praticamente qualquer audiência, gostariam de receber dicas de fitness através de vídeos. Faz sentido porque é a forma mais simples de mostrar movimento e explicar temas complexos.
Mas não vai funcionar para todos os tipos de conteúdos.
Por exemplo, suponha que o seu público quer encontrar informação. Não é possível colocar exactamente uma lista de ferramentas e informações num vídeo porque não é facilmente digitalizado.
Assim que tiver uma audiência com uma necessidade específica que possa ser satisfeita pelo vídeo, pode avançar para o passo seguinte.
3 passos para vídeos que atraem visitas
O marketing no YouTube tem muitas semelhanças com o SEO.
Um dos seus principais objectivos na obtenção de opiniões será aparecer nas pesquisas do YouTube sem se esforçar mais na sua estratégia promocional inicial.
Pode tentar algumas técnicas de chapéu preto, como em SEO, para obter opiniões adicionais, mas esta nunca é uma solução a longo prazo.
Dito isto, é preciso criar vídeos que as pessoas queiram realmente ver.
Há três passos para o fazer.
Passo n°1 – Defina objectivos
Pergunte a si mesmo porque é que alguém está a ver um vídeo. Há duas razões distintas.
Ou querem aprender alguma coisa para resolver um problema, ou querem ser entretidos.
Você precisa ter certeza de que seu vídeo atende pelo menos a um ou a ambos os objetivos.
A razão pela qual é tão importante compreender este passo é que ele vai determinar a forma como você faz os seus vídeos.
Será que uma introdução muito longa ajuda o seu telespectador a aprender o que ele quer? Não, eles não estão interessados numa canção temática. Não é um programa de televisão.
Será que o espectador preocupa-se com a verdadeira história do problema? Mais uma vez, não.
Querem que a sua solução seja entregue da forma mais concisa possível.
O seu objectivo é tornar os seus vídeos tão úteis quanto possível, porque é isso que vai atrair assinantes e espectadores de longa data.
Passo n.º2 - Qualidade sempre na vanguarda
Embora o YouTube esteja longe de estar saturado, um aspecto que realmente me impressiona é a qualidade dos vídeos transmitidos pelos canais populares.
Rapidamente perceberam que os telespectadores não vêem vídeos de má qualidade.
Compare isto com os blogues: o nível padrão de conteúdo só atingiu um nível elevado nos últimos anos e muitas empresas ainda produzem conteúdos de má qualidade com pouco valor.
Encontrará dois tipos principais de vídeos de alta qualidade que provavelmente terá de produzir você mesmo.
Deixem-me esclarecer o que quero dizer com qualidade no que diz respeito a como criar um canal no youtube: estou a falar da qualidade do vídeo.
Os vídeos de alta qualidade parecem profissionais: são bem iluminados, não estão desfocados e reflectem uma pessoa que investiu tempo e esforço neles. O primeiro critério é o fundo branco clássico.
Não só parece profissional, como o mantém focado em si e não em elementos aleatórios em segundo plano. O outro tipo de vídeo popular é o vídeo em quadro branco, onde a narração é feita ao lado de desenhos em quadro branco.
Assim que o ecrã estiver colocado, só precisa de uma boa câmara e começar a filmar. Os vídeos do quadro branco são, infelizmente, um pouco mais complicados. Se você mesmo não tem a capacidade de ilustração, não tem outra escolha senão contratar alguém para o fazer por si.
Crie um anúncio de emprego num dos principais sites independentes para encontrar um criador ou designer de vídeos de quadro branco, e deverá encontrar alguns candidatos experientes:
Além de filmar um vídeo de alta qualidade, você também precisará editá-lo.
Uma boa edição permite percorrer o vídeo de uma secção para a outra para manter a atenção dos espectadores. Mais uma vez, terá de contratar um editor de vídeo independente, se não tiver as competências necessárias.
Passo 3 - Você tem que fazer um nome para si mesmo
Criar o seu próprio canal no YouTube é como ter o seu próprio programa de televisão. Você precisa de assinantes que vejam os seus vídeos regularmente. É por isso que um único vídeo, por muito bom que seja, não é suficiente para o sucesso de marketing do YouTube.
Compare-o com um episódio piloto de um programa de televisão. Mesmo que obtenha boas classificações, isso não garante que estará sempre presente durante uma segunda temporada.
Você precisa se comprometer a criar vídeos regulares para o seu canal. Em primeiro lugar, permite-lhe aumentar os assinantes. Mesmo que o seu primeiro vídeo não impressione os espectadores o suficiente para permitir a sua assinatura, outro dos seus vídeos na barra lateral poderá.
Além disso, sempre que um assinante vê um vídeo, é provável que o partilhe. Isto conduzirá a mais visualizações cada vez que publicar um novo vídeo.
O número de visualizações dos seus vídeos não é linear. Começará lentamente, mas, como uma bola de neve, aumentará exponencialmente ao longo do tempo.
Se está a planear fazer um bom marketing em vídeo no YouTube, planeie um ou dois anos antes de ver resultados concretos, mas isso não significa que não os possa obter mais cedo.
Tudo depende de uma coisa: como criar um canal no youtube de forma correta!
Comece com o vídeo SEO básico
O próximo passo para tornar os seus vídeos bem sucedidos no Youtube é optimizá-los para a pesquisa.
O seu objectivo principal é conseguir que um vídeo seja classificado nos resultados de pesquisa do YouTube, mas também deve aparecer nos resultados do Google.
Os vídeos aparecem frequentemente nos resultados do Google, o que pode gerar o número correcto de visualizações do seu vídeo.
Eu não confiaria no Google, porque os vídeos não aparecem em todas as pesquisas. No entanto, isto pode dar um bom impulso às suas opiniões e pode maximizar as suas hipóteses de aparecer em pesquisas, direccionando frases que contenham as seguintes palavras-chave:
- tutorial
- revista
- teste
- o que é ____
- vídeo
- explicação
- como fazer____
- procedimento por etapas
Agora de volta à optimização no YouTube. Você precisa otimizar para o algoritmo de classificação em duas partes principais.
Parte 1
Informações sobre o seu vídeo:
A primeira coisa que o YouTube vai fazer é descobrir se o seu vídeo é relevante para uma pesquisa.
É um motor de busca bastante simples; procura por palavras-chave em três áreas do seu vídeo:
- o título
- a descrição
- etiquetas
Não precisa – e não deve – acrescentar demasiadas palavras-chave.
Inclua a sua palavra-chave uma vez no título, uma ou duas vezes na sua descrição e nas etiquetas, se isso fizer sentido.
O YouTube não terá de fazer muito para classificar os vídeos. O título é apenas uma frase e as etiquetas não devem ser demasiado pesadas, uma vez que contêm pouca informação.
Isto torna a descrição a principal fonte de informação adicional para o algoritmo do YouTube.
Ao incluir uma descrição detalhada do vídeo, incluirá naturalmente os termos associados que o algoritmo pode utilizar para compreender o assunto do seu vídeo. Isto facilitará a classificação dos termos relevantes.
Parte 2
Envolvimento do Utilizador e Feedback:
Não surpreendentemente, o algoritmo do YouTube adoptou uma abordagem semelhante à abordagem de classificação de vídeos do Google.
Em vez de utilizar apenas a informação básica fornecida por um carregador com um vídeo, também analisa a forma como os utilizadores interagem com o seu vídeo.
Por trás de tudo isto está um conceito simples: se os utilizadores indicarem que gostam realmente do seu vídeo, é provavelmente uma boa maneira de fazer muito. Naturalmente, o algoritmo coloca-o numa posição mais elevada.
Então, como é que é?
Existem algumas áreas principais de feedback dos utilizadores que o YouTube pode ter em conta ao classificar um vídeo.
O primeiro é a quantidade de vídeo que a maioria dos espectadores assiste.
Se todos os telespectadores a abandonarem após os primeiros 10 segundos, é um mau sinal. Mas se 50% a 60% dos seus espectadores vêem o vídeo inteiro, é um bom sinal.
[…] Quanto mais posts forem feitos, mais tempo precisa de gastar. Embora este serviço dependa muito dos objetivos e orçamento disponíveis, também varia dependendo da rede social que gere. […]