O marketing digital, sem dúvida, abriu novas possibilidades de divulgação da nossa marca e dos nossos produtos e serviços. No entanto, é importante que saiba que os clientes não vão chegar a si se não fizer nada e deve estabelecer uma estratégia clara, na qual todos os elementos da sua publicidade sejam atrativos o suficiente para convidar os potenciais clientes a aproximarem-se da sua empresa.
Um bom conteúdo, bem como um elemento gráfico de apoio —como uma foto ou vídeo— são sempre de grande ajuda, mas há um elemento importante que também deve ser levado em conta: o CTA ou Call-to-action, prática que está presente desde o início do marketing digital, mas talvez ainda não lhe tenha dado a importância que merece.
Se está a dar os primeiros passos no marketing digital ou deseja melhorar a qualidade do seu conteúdo ou publicidade online, saiba como fazer anúncio no Google e qual o CTA certo para fazer a diferença entre atrair novos clientes para a sua marca ou simplesmente ignorá-la.

CTA: mais do que apenas um botão
No mundo da internet, o Call-to-Action, ou CTA, é definido como uma prática em que o utilizador é incentivado a realizar uma ação imediata dentro de um site. O CTA está na forma de um botão, que ao ser clicado, realizará uma meta ação solicitada pelo utilizador.
Praticamente, a internet atual está repleta de CTAs, pois estes botões clássicos permitem realizar ações específicas.
Os CTAs existem há muito tempo, desde os primeiros sites de comércio eletrónico. Alguns especialistas indicam que esta prática reside em muitos componentes de vários métodos análogos, como outdoors ou comerciais de televisão, para atrair a atenção dos clientes.
Alguns elementos que os CTAs utilizam e têm origem na publicidade tradicional são:
- Design que chama a atenção (e até podem conter som).
- Criação de um sentimento de urgência para realizar a ação alvo.
- Uso de palavras concisas e imperativas.
- Garantir a conversa entre o cliente e o vendedor.
- Localização de destaque.
No mundo do marketing digital, o CTA pode fazer a diferença para divulgar o nosso produto ou serviço. Não estamos a exagerar quando dizemos que um CTA pode ser essencial para conquistar novos clientes ou fechar uma venda.
No marketing digital, um CTA pode ser usado para diversos fins dentro do nosso site. Se for um bom observador, perceberá que quase todos os sites possuem vários CTAs para que os utilizadores possam realizar ações específicas dentro deles.

Dentro dos CTAs mais comuns relacionados ao marketing digital, podemos listar os seguintes:
- Comprar agora
- Check-in
- Subscrever
- Doar
- Participar
- Seguir
- Download
É possível que uma das plataformas na qual já viu alguns destes CTAs seja o Facebook. Em determinados tipos de anúncios podemos adicionar CTAs padrão para que os utilizadores desta plataforma social realizem uma ação desejada.
De facto, se analisarmos os CTAs atuais, podemos ver algumas destas semelhanças, que se materializam a seguir:
- Botões altamente visíveis e estrategicamente posicionados na página.
- Uso de fontes que contrastem com as usadas no restante site.
- Frase direta e agressiva que convida o utilizador a realizar a ação desejada.
Como pode ver, sempre que utilizamos a internet vemos uma grande variedade de CTAs, sem nos percebermos. Agora já sabe que estes elementos são uma parte essencial do marketing digital para o nosso negócio.
Depois de ter aprendido o básico de um CTA, é altura de dizer como pode aplicar este elemento no site da sua empresa para aumentar o reconhecimento da sua marca e as vendas dos seus produtos ou serviços.
Por que devo usar um CTA no site e redes sociais da minha empresa?
Sem dúvida, um CTA melhorará a publicidade do seu negócio, pois serve para criar uma ligação direta entre a sua empresa, produtos ou serviços e os visitantes do seu site e os potenciais clientes.
Ao criar um CTA para o seu negócio, permitirá que os potenciais clientes realizem a ação desejada com pouco esforço.
Se deseja gerar leads através de uma landing page projetada através do seu CRM de vendas ou de um site do seu próprio negócio, ter um CTA pode fazer a diferença entre fazer uma venda, conseguir um novo cliente ou que um potencial cliente faça download do seu conteúdo, ou que os utilizadores simplesmente ignorem o seu site por este passar despercebido e escolham outras opções oferecidas pela concorrência.
Uma das principais vantagens de usar CTAs na publicidade do seu negócio é que poderá mensurar se os potenciais clientes estão interessados na sua oferta ou simplesmente a ignoram.
De facto, plataformas de publicidade online, como Facebook Ads ou Google, têm uma opção importante para medir o desempenho dos CTAs dos anúncios que publica, que se chama número de impressões.
Como posso saber se o meu CTA foi bem-sucedido?
Uma forma de saber se o seu CTA está a ter bons resultados é verificar se ele está a atingir as suas metas de conversão. A conversão acontece quando um visitante do nosso site realiza uma ação desejada, seja ao preencher um formulário ou ao fazer uma compra.
Por isso, é importante que, para obter uma conversão, o seu CTA seja de qualidade.
De acordo com alguns especialistas, uma maneira de avaliar com sucesso se o seu CTA está a cumprir o seu objetivo é calcular o número de conversões que alcançou ou o número de visitantes do seu site.
A esta métrica chama-se taxa de conversão e permitirá que saiba quantitativamente se o seu CTA é atrativo o suficiente para que os utilizadores realizem a ação que espera.
Pelo contrário, se a sua taxa de conversão for baixa, deve rever e alterar o seu anúncio para que o seu CTA esteja bem estruturado o suficiente para fazer com que os visitantes do seu site ou os espectadores dos seus anúncios sejam seduzidos pela sua oferta.
Por outro lado, as plataformas de publicidade online, como Facebook Ads ou Google Ads, também oferecem métodos para descobrir se o CTA das suas campanhas, e do seu anúncio em geral, está a funcionar conforme o esperado.
Nestas plataformas é chamado de Click-Through-Rate, ou CTR, e de forma semelhante a taxa de conversão é calculada dividindo o número de impressões que o seu anúncio recebeu pelo número de cliques.
Se o seu CTR for alto, significa que as pessoas estão interessadas no seu anúncio e, acima de tudo, que o seu CTA é convincente o suficiente para que os utilizadores realizem a ação que espera.
Existem várias maneiras de fazer anúncio no Google com CTAs de sucesso. Sugerimos que use as métricas citadas acima para analisar se os seus CTAs estão a ter bons resultados.