Atualmente todos os empreendedores devem estar próximos ao público e criar um blog profissional é um meio que possibilita contacto com a nossa comunidade. Saiba neste artigo como fazer um blog.
Se tem um site, provavelmente terá as abas comuns: Quem somos, o que fazemos, contacto e alguma aba com os seus serviços, mas com que frequência as informações sobre essas páginas mudam?
Estas abas são estáticas, além disso para tornar o nosso sote relevante para o Google precisamos de movimento e se criar um blog profissional com conteúdo relacionado ao seu negócio, o Google terá mais motivos para rastrear as suas páginas, dando-lhe visitas adicionais.
Quais plataformas de blog existem e qual é a melhor para si?
Para criar um blog, basicamente tem duas ótimas opções:
- Plataformas de blog que funcionam como um serviço em nuvem, como Blogger, WordPress.com, Wix, etc.
- Crie um blog com WordPress.org com a sua própria hospedagem (ou seja, com o seu próprio servidor web). Nota: WordPress.com e WordPress.org usam o mesmo software (WordPress), mas têm uma filosofia radicalmente diferente em termos de como são explorados.

Plataformas de blog gratuitas e Freemium
As plataformas em nuvem são o caminho mais rápido, mas também o mais limitado nos seus planos gratuitos.
Estamos a falar de sistemas como WordPress (a versão .com), Blogger, Wix, Squarespace, Weebly, etc. Costumam ser todas freemium, ou seja, oferecem uma versão gratuita muito limitada e diferentes níveis de pagamento que expandem sucessivamente as funcionalidades.
A exceção é o Blogger, a plataforma do Google, que só existe no modo grátis.
Blogs com base no WordPress.org com hospedagem própria
De longe, a opção mais poderosa é o WordPress.org com hospedagem própria.
O Hosting é um serviço que coloca à sua disposição um servidor web ligado à Internet.
Aqui é você quem instala a plataforma web que deseja, mas a grande maioria é WordPress. Não surpreendentemente, o WordPress é a plataforma web líder mundial com 37% do mercado.
E se formos para o mercado de sistemas de gestão de conteúdo, o domínio do WordPress é ainda mais impressionante.
O domínio do WordPress como plataforma CMS é avassalador.
Com o WordPress.org não há limitações: o seu repositório gratuito sozinho tem cerca de 4000 modelos de design e quase 60000 plug-ins (extensões de funcionalidade) que permitem fazer coisas incríveis com o WordPress. Por exemplo, transformá-lo numa loja online completa.
Este é o grande segredo do WordPress: além de ser código livre (sem custo) e formar uma plataforma muito poderosa, possui um gigantesco ecossistema de extensões da plataforma na forma de templates e plugins, gratuitos e pagos.
O que é o WordPress, para que serve e como funciona?
31,7% dos sites usam WordPress. E não apenas blogs, todos os tipos de sites.
Há alguns anos, o WordPress com hospedagem própria tinha a pequena barreira para a entrada de uma instalação que poderia ser um tanto técnica e ingrata para algumas pessoas.
Mas isso acabou, em praticamente todos os hostings ele é instalado em poucos cliques.
Além disso, alguns hostings, oferecem um serviço de suporte técnico especializado em WordPress muito útil que o ajudará em qualquer problema ou dúvida.
O único problema é que tem que pagar pela hospedagem. Mas se tivermos em conta que existem opções de alojamento decentes como a empresa portuguesa Domínios que é bastante acessível, torna-se muito relativo.

Qual opção é melhor para si?
Em primeiro lugar, opções de blogs gratuitos não são as ideais, seja com intenções profissionais ou sejam um projeto pessoal de alguma importância.
Existem algumas limitações como:
• Não poder usar o seu próprio domínio (não existem domínios próprios gratuitos), mas domínios como joao.blogger.com dão uma imagem muito má.
• O Google não posiciona bem este tipo de sites porque os considera muito menos sérios e “confiáveis”. Portanto, é muito difícil construir um público relevante com tal site.
• Muitas plataformas inserem publicidade online que não pode eliminar no seu conteúdo.
• A edição do conteúdo e a capacidade de personalizar o design geralmente são muito limitadas.
• Funcionalidades um pouco mais avançadas não podem ser implementadas. Por exemplo: integração com uma mailing list ou pagamentos online como “Paypal” e similares.
• As plataformas tentam torná-lo cativo deles, mas não facilitam a migração para o WordPress.org com a sua própria hospedagem, se desejar.
Dependendo da plataforma em questão, existem exceções. Exemplo: o Blogger permite que integre o seu próprio domínio que comprou através de um provedor de domínio.
Mas a estratégia é atrai-lo com uma versão gratuita como cliente e que pague planos cada vez mais caros (mais do que WordPress com hospedagem) conforme avança no seu projeto e precisa de mais funcionalidade porque o seu plano não dá o suficiente.
Portanto, o WordPress.org com hospedagem própria é a melhor opção.
Agora, se não está disposto a gastar dinheiro com o seu blog ou apenas quer um blog para trabalhar um pouco mais do que se comunicar com amigos ou familiares, o Blogger, entre as opções gratuitas é, de longe, o menos limitado.

Fazemos por si
Criamos e configuramos todos o seu blog ou website
Clica no botão e veja os nossos serviços
Como fazer um blog wordpress com hospedagem
Após algumas explicações, estamos prontos para começar a trabalhar na criação do nosso blog.
As principais tarefas técnicas que terá que realizar para criar um blog com WordPress e a sua própria hospedagem estão resumidas nas seguintes etapas:
- Contrate um domínio e hospedagem.
- Instale o WordPress na hospedagem.
- Execute a configuração básica do WordPress.
- Instale um template.
- Personalize o template e, quando apropriado, a página inicial.
- Instale uma série de plug-ins para funcionalidades básicas, como formulários.
- Deve criar os menus e a estrutura geral da web.
- Crie o seu conteúdo.

Fazemos por si
Criamos e configuramos todos o seu blog ou website
Clica no botão e veja os nossos serviços
Coisas a ter em conta antes de começar a fazer um blog profissional
A chave para o sucesso do seu blog não é tanto uma questão técnica, mas uma questão de estratégia e visão.
Como quase tudo, não faz sentido começar um blog sem definir uma meta e uma direção.
Entenda-me: ninguém tem ideias 100% claras no início, nem precisa. Muitas coisas têm que descobrir e decidir no caminho, mas quanto mais puder meditar sobre as coisas com antecedência, melhor, mais rápido alcançará o seu objetivo e menos tropeçará.