

Vender online tornou-se uma necessidade para as empresas que procuram expandir o seu crescimento. A indústria do e-commerce fortalece-se a cada ano, tendência observada em todo o mundo e neste artigo saberá como vender mais.
Quase todos os portugueses já compraram online e essa tendência deve continuar a aumentar.
Isto significa que já não basta ter um único canal de vendas: o consumidor exige a presença das marcas no mundo online, aquele espaço onde passam várias horas por dia e onde procuram, no dia a dia, os produtos que quero comprar.
Por isso é importante que o seu negócio esteja presente na internet.
Como vender mais online?
Para vender online, precisa de:
- Cumprir certos requisitos legais e fiscais.
- Ter um canal de vendas online.
- Atrair visitas ao referido canal.
- Aplicar estratégias de conversão de visitantes.
Explicaremos cada uma destas etapas em detalhes ao longo deste guia.
Vender online não só dá à sua marca uma maior presença online e a torna mais reconhecível entre os seus potenciais clientes, mas também:
- A sua empresa está aberta 24 horas. Isto significa que pode vender o dia todo, todos os dias do ano.
- Pode segmentar públicos de diferentes cidades e províncias, uma vez que não há limites geográficos que impeçam as suas vendas.
- Comparados a um local físico ou showroom, os custos fixos de um negócio online são menores, pois não requerem espaço para a oferta dos produtos.
As opções de venda online são variadas e neste guia vamos dizer-lhe quais são as mais profissionais.
Mas atenção, o segredo não é oferecer os seus produtos em todos estes canais de venda, mas sim escolher aqueles que estão mais alinhados ao seu negócio e agrupá-los numa única estratégia: omnicanal.
A aplicação dessa estratégia omnicanal não só dará mais consistência à imagem da sua marca, mas também ajudará a simplificar os processos internos de cada venda, mesmo que tenha um canal offline.
Portanto, se quer aprender a vender online com sucesso e colocar todos os seus canais (e o seu negócio) em harmonia, continue a ler este guia exclusivo.

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Fases da venda online
Para vender mais online e aumentar cada vez mais o facturamento do seu negócio, é recomendável que implemente o que no mundo do e-commerce chamamos de funil de vendas.
O funil de vendas indica as etapas que um potencial cliente deve percorrer desde o primeiro momento em que entra em contacto com a sua marca, até a efetivação da venda.
Por outras palavras, esse funil o orienta por diferentes fases para que possa tornar-se um cliente de forma eficaz.
Então, como empresário, o que tem que fazer é desenhar esse funil, essas fases da venda, para atingir o seu objetivo principal: vender mais. Em termos gerais, podemos dizer que o funil de vendas é dividido em:
- 1: Atrair visitantes.
- 2: Converter em vendas.
- 3: Reter clientes.
Como pode ver, cada fase tem um objetivo diferente que vamos explicar ao longo deste guia. O importante sobre o funil de vendas é que ele ajuda as empresas a entender como é o ciclo do relacionamento com o utilizador e, dessa forma, detetar quais ajustes seriam necessários para alimentar esse relacionamento.
Por exemplo, se o potencial cliente chega à loja online, visita a página de um produto, mas não o adiciona ao carrinho, talvez o problema esteja na descrição do produto ou na qualidade das fotos. Portanto, vamos analisar cada uma das fases do funil de vendas pela Internet.
Fase 1: Atrair visitas
O primeiro passo para alcançar o sucesso de um negócio online é atrair visitantes. Como numa loja física, onde as pessoas têm que entrar para eventualmente conseguir uma venda, a mesma coisa acontece no mundo online: sem visitas, sem pessoas interessadas no seu produto, não há vendas.
Portanto, gerar tráfego no seu canal de vendas online é fundamental para o crescimento do seu negócio.
Mas não estamos a falar de qualquer tipo de tráfego, mas de tráfego qualificado. Ou seja, pessoas que estão realmente interessadas no seu produto e podem tornar-se clientes.
Dessa forma, garantirá que continuem a fluir pelo funil de vendas.
Mas, para chegar a esse tráfego qualificado, é fundamental que saiba quem são essas pessoas, aqueles potenciais clientes que podem interessar-se pela sua marca.
Saber estes dados ajudará a planear melhor a sua estratégia de atração de visitantes e de resultados mais rápidos e eficazes no seu negócio.

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Público-alvo
Para que possa descobrir quem é este público-alvo, quais são os seus interesses, aspirações e também para definir melhor o tipo de mensagem que lhe vai transmitir, partilhamos 2 dicas essenciais para realizar esta pesquisa:
A) Determine as suas características quantitativas: Essas características referem-se a variáveis concretas do seu público-alvo, como sexo, idade, local de residência ou estado civil.
Algumas delas podem ser inferidas do seu produto (por exemplo, se vende roupas femininas, já pode saber o sexo e, talvez, ter uma ideia da idade desse público) e outros dados que pode descobrir em diferentes ferramentas online.
B) Detalhar os seus aspetos qualitativos: Além das variáveis difíceis do seu público-alvo, é importante que também conheça outras características mais “íntimas” dele.
Sabe o que motiva os seus potenciais clientes? Sabe quais são seus problemas, necessidades ou aspirações?
Descobrir estas informações supervaliosas ajudará a ter empatia com eles e a focar a sua mensagem no que o seu público está à procura.
É importante esclarecer que o acesso a essas informações “soft” requer um trabalho de pesquisa mais aprofundado do que as variáveis “hard”, pois são dados que não são tão visíveis e envolvem uma análise maior (mas vale a pena!).
Como dissemos acima, esta análise bidirecional permitirá que crie mensagens melhores (onde o seu público se sinta identificado) e, assim, se comunique de maneira eficaz (e humana) com eles.
Estratégias para atrair visitantes
Uma vez que o seu público-alvo tenha sido definido, é altura de pensar em como levá-lo ao seu canal de vendas online para poder vender mais.
Existem várias formas de o fazer e a escolha vai depender dos objetivos do seu negócio e do seu orçamento.
Partilhamos abaixo as 5 estratégias de atração mais relevantes que trazem os melhores resultados.

1) O poder do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo consiste em criar e partilhar conteúdo de valor para o seu público, a fim de aumentar a presença da sua marca.
O objetivo principal é fazer com que os seus potenciais clientes o vejam como uma referência na sua área, e não apenas como uma marca que procura vender mais.
Quando falamos de “conteúdo valioso”, referimo-nos àquele que interessa ao seu público porque o ajuda, informa, educa ou diverte.
É, por outras palavras, um conteúdo que não faz publicidade de vendas diretas (tentando atrair a atenção dos consumidores online), mas sim oferece um conteúdo interessante para que essas pessoas sejam atraídas pela sua marca e, posteriormente, esse processo os leve a uma venda “mais natural” como resultado do valor que está a oferecer.
2) Invista no Instagram e Facebook
As redes sociais tornaram-se o meio por excelência de divulgação do seu conteúdo e podem ajudá-lo a trazer mais potenciais clientes para o seu canal de vendas online.
O fundamental é propor uma estratégia para cada rede, pois cada uma é especializada num determinado conteúdo.
Por exemplo, o Instagram é uma rede social onde a imagem está na ordem do dia, ele alimenta-se principalmente de imagens e vídeos. Em vez disso, o Facebook equilibra muito melhor imagem e texto.
3) O poder da publicidade online
Outra estratégia que pode ajudá-lo a trazer tráfego de qualidade para o seu site e vender online é a publicidade online.
Seja através do Instagram, Facebook ou influenciadores, este tipo de anúncio só funciona se for bem segmentado, ou seja, se for direcionado ao público que deseja atingir.
Publicidade no Instagram
Se quiser anunciar a sua marca no Instagram, pode fazê-lo com os Anúncios do Instagram.
Esta ferramenta é usada através do Gestor de Anúncios do Facebook, que oferece filtros de segmentação que ajudam a dividir o seu público com base em dados demográficos, interesses, comportamentos, etc.
A vantagem dos Anúncios do Instagram é o seu formato de anúncio exclusivo: Stores do Instagram, que convidam o seu potencial cliente a viver uma experiência de anúncio única e diferente das outras.
Publicidade no Facebook
No caso do Facebook, a plataforma possui uma ferramenta chamada Facebook Ads que permite criar anúncios de publicidade paga dentro da rede para promover o seu negócio.
O Facebook Ads usa o mesmo gestor de anúncios do Instagram. Isto significa que a partir da mesma conta pode gerir os anúncios de ambas as redes sociais. Além disso, o Facebook Ads oferece uma ampla variedade de formatos de publicidade para escolher. Por exemplo, imagem, carrossel (várias imagens num único anúncio) ou vídeo, entre outros.

Influencers
Cada vez mais marcas optam por estar perto do seu consumidor online de uma forma mais humana.
Isto permite que gerem mais interação com o seu público e se identifiquem com ele.
Para cumprir esta tarefa, muitas dessas marcas fazem alianças com personalidades chamadas de influenciadores. Mas o que é um influenciador?
É uma pessoa que lidera a opinião sobre um tema específico e, pela sua presença e influência nas redes sociais, pode fazer com que outras pessoas o sigam.
A partir de um acordo sobre qual será a sua tarefa (apresentação de um produto, divulgação de conteúdo, etc.), as empresas acertam com o influenciador escolhido uma forma de pagamento, que pode ser uma remuneração financeira ou parceria.
O mais importante ao contratar um influenciador é garantir que ele reflita os valores e o espírito da sua marca, e que a sua figura e o que ele diga seja relevante para o seu público-alvo.

4) O que é SEO?
A sua sigla em inglês significa Search Engine Optimization que, traduzido para o português, seria otimização de mecanismos de pesquisa.
Este conceito engloba tudo o que pode fazer para que o seu canal de vendas online apareça nos primeiros resultados orgânicos dos motores de pesquisa (sendo o principal o Google).
A estratégia de SEO é essencial nesta etapa do funil de vendas (“Atrair clientes”), pois estar bem posicionado na página de resultados pode fazer com que receba mais visitas ao seu canal online e, assim, aumentar as suas oportunidades de gerar vendas.
Ao contrário da publicidade na internet que vimos no ponto anterior, a estratégia de SEO não tem custo e apenas requer (nem mais nem menos) o cumprimento de uma série de recomendações para alcançar o seu sucesso.
5) Como fazer email marketing
O email marketing é uma estratégia poderosa para atrair visitas ao seu canal de vendas online, mas a sua eficácia dependerá do uso que fizer dele.
Para obter bons resultados, é imprescindível que procure oportunidades e motivos que lhe permitam aproximar-se dos seus potenciais clientes sem invadir o seu tempo, sem os incomodar com emails puramente promocionais.
Pense nesses bons momentos para enviar-lhes um e-mail com conteúdo valioso, com informações que possam gerar interesse e, dessa forma, fazer com que fiquem mais próximos de si.
Por exemplo, se tem um blog para a sua marca, pode aproveitar datas especiais (Dia da Mãe ou Natal, por exemplo) para partilhar por e-mail um artigo com ideias de presentes para estes eventos.
O objetivo é que aproveite este contacto para agregar alguma promoção ao seu negócio (como desconto na próxima compra ou envio grátis) mas sempre de forma não invasiva (pode ser um pequeno banner na parte inferior do email).
Assim, poderá enviar-lhes conteúdos de interesse com a possibilidade de visitarem o seu canal de vendas online e comprarem os seus produtos!

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Canais para atrair visitantes
Vamos agora partilhar os três canais principais para atrair visitas ao seu negócio online. Antes de detalhá-los, é importante que saiba que, para potencializar os seus esforços e atingir um tráfego mais qualificado, o ideal é que escolha os que melhor combinam com a sua marca e os complemente. Isso ajudará a reforçar a sua imagem em cada um deles.
1) Loja online
A loja online é um local único para o seu negócio porque contém toda a sua identidade e essência, e isso faz com que o seu potencial cliente o reconheça com mais rapidez, e que se diferencie da concorrência.
É um espaço perfeito para atrair visitantes uma vez que foi pensado exclusivamente para isso: receber os consumidores online, proporcionar-lhes a melhor experiência (incluindo um design atrativo e intuitivo, várias opções de pagamento e envio, entre outras funcionalidades) e levá-los a realizar a compra.
Dentro da loja online, tem diferentes seções que podem servir como ferramentas para atrair clientes.
Um dos mais usados é o blog: uma página informal onde pode artilhar novidades sobre o seu produto ou tendências na sua área.
Também pode aproveitar a secção Sobre nós, onde conta aos seus consumidores como a história da sua marca começou!
Posteriormente falaremos em detalhes sobre este canal de vendas online.
2) Redes sociais
As redes sociais são uma excelente opção para visitar o seu negócio na internet.
Ao aplicar diferentes estratégias de atração, como publicações que convidam potenciais clientes a interagir com a sua marca, pode mostrar os seus produtos de forma atrativa para que possam comprá-los.
O Instagram Shopping e a loja do Facebook são os seus melhores aliados para atingir esse objetivo. Vamos ver do que se trata cada um.
Instagram Shopping
É um recurso gratuito do Instagram que permite marcar produtos em posts de feed e em stories.
Assim, os potenciais clientes que pressionam no rótulo, além de verem o preço do produto, são redirecionados para a loja online para que possam finalizar a compra.
Dessa forma, o Instagram Shopping torna-se um ótimo canal para trazer visitas para o seu negócio.
Loja do Facebook
É mais uma opção gratuita oferecida por esta rede social para mostrar os seus produtos aos consumidores online.
Ao contrário do Instagram Shopping, a loja do Facebook é gerida com um catálogo de produtos.
Isso significa que poderá enviar um grande número de artigos para a página de negócios do Facebook de uma só vez.
Se um potencial cliente estiver interessado em comprar um produto desse catálogo, basta clicar no botão “Comprar no site” ao lado da foto e, automaticamente, a loja do Facebook irá redirecioná-lo para a sua loja online.
Esta é outra forma eficaz de direcionar as visitas ao seu negócio online.

3) WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma aplicação que permite às marcas gerir de forma organizada e automatizada todas as mensagens que recebem dos seus clientes ou potenciais clientes.
Desta forma, o WhatsApp Business passa a ser um canal de atendimento móvel, dinâmico e em constante contacto com os seus consumidores, o que, por sua vez, permite aos utilizadores visitarem o negócio online.
Por exemplo, se um potencial cliente lhe escreve a perguntar sobre o stock de um produto, além de responder, pode enviar-lhe o link do artigo direto pelo WhatsApp para que ele faça a compra imediatamente.
Fase 2: Converter em vendas
Depois de implementar as estratégias para atrair visitas qualificadas ao seu canal de vendas online, verá como o tráfego do seu negócio começa a aumentar.
A partir daqui, passamos para a próxima fase do funil: converter essas visitas em vendas.
Com certeza deu muito trabalho para que os potenciais clientes visitassem a sua loja online, é por isso que não queremos que eles saiam sem comprar!
Para convencer esse potencial cliente a realmente concluir a compra, algumas recomendações a serem aplicadas no seu canal de vendas online.
A importância do design no seu negócio online
Um dos segredos para vender online com sucesso é oferecer os seus produtos aos consumidores da forma mais atraente e abrangente possível.
Assim que o seu potencial cliente visita o seu canal online, é fundamental prendê-lo visualmente para chamar a atenção, para gerar interesse pela sua marca.
Mas isto é apenas o começo. Também é necessário adicionar uma série de elementos que podem ajudá-lo a transformar essa visita numa venda. Vamos dizer-lhe os mais importantes:

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Página inicial e categoria de produto
Para manter os critérios com a comunicação visual da sua marca, verifique se o design escolhido no seu canal de vendas online representa a sua identidade e a sua essência.
Isto inclui prestar atenção às cores selecionadas para transmitir a mensagem desejada. Desta forma, vai dar uma imagem mais profissional e coerente do seu negócio.
Também pode aproveitar a página principal do seu canal de vendas online para divulgar as promoções ou novidades que oferece através de banners interativos.
Se precisar de ajuda para criar os banners, pode falar connosco, nós podemos ajudar.
Por outro lado, e para orientar o seu potencial cliente para a compra, é imprescindível que inclua uma página do produto no menu principal.
Sobre o que é esta página? Mostra ao consumidor todos os produtos que tem à venda, mas não de forma alguma, mas organizados em categorias e subcategorias.
Por exemplo, se vende calçado feminino, as suas categorias podem ser sandálias, sapatos, botas e as suas subcategorias, botas de salto baixo, botas de salto alto, sandálias de salto baixo, etc.
Desta forma, ajuda a sua visita a encontrar mais rapidamente o que procura e a convertê-lo em venda mais rapidamente!
Fotografias e descrições dos artigos
As imagens e descrições dos produtos são a vitrine de todos os negócios online.
São, sem dúvida, ferramentas extremamente necessárias porque, sem elas, o cliente nunca poderia chegar à compra.
É por isso que as imagens e as descrições dos produtos requerem toda a sua atenção e criatividade!
Por não ter acesso físico ao produto que deseja comprar, o consumidor online precisa de informações claras e completas sobre o que está a ver, quais são as suas medidas, de que material é feito e, por que não, como poderia usá-lo (isto vai depender do produto que vende).
Em relação às fotografias de produtos, o principal (e não negociável) é que sejam de excelente qualidade já que ninguém gosta de ver uma foto pixelizada de um produto, por exemplo.
Também é importante que possa mostrar o artigo de diferentes ângulos.

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Através deste artigo já sabe como vender mais com a ajuda do marketing digital e agora deve colocar em prática cada dica que acabou de ler. Em pouco tempo vai notar que as suas vendas aumentam.
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