Atualmente o empreendedorismo digital está ao alcance de todos. Mas atenção, o facto do acesso ser mais fácil do que nunca, não significa que também seja fácil ter sucesso. O caminho do empreendedor é repleto de dificuldades e o sucesso do nosso projeto depende de muitos fatores.
Este guia é um humilde ponto de partida para estar ciente dos aspetos que terá que levar em consideração.
Vai perceber que todos eles estão intimamente relacionados e que pode ter de tratar deles em diferentes fases.
Aqui está o guia definitivo do empreendedorismo digital, que serve para quem vai iniciar um negócio do zero ou para quem já tem o seu negócio online e vai passar para o digital.
1 - Faça uma análise SWOT
Eu sei que pode ser muito preguiçoso começar a fazer uma análise SWOT, mas vale a pena. Analisar os seus pontos fracos, ameaças, pontos fortes e oportunidades dará uma visão muito mais clara do seu ponto de partida.
Uma SWOT é uma análise dos agentes internos e externos, tanto positivos como negativos, que irão influenciar o seu projeto quando o realizar online.
As fraquezas referem-se aos aspetos internos (seus ou da sua equipa) que afetam negativamente os negócios online.
As ameaças são outro fator negativo, mas desta vez referimo-nos a aspetos externos que não dependem de si. Por exemplo, se se dedicar à agricultura e nesse ano não chover. É algo negativo que pode acontecer e que não depende de si.
Pontos fortes são os aspetos internos positivos. Isto é, quais habilidades ou recursos possui que serão úteis para o seu negócio online. Por exemplo, se vai criar um software e tem alguns programadores na sua equipa, isso seria um grande ponto forte.
Oportunidades são agentes positivos externos a si ou à sua organização. Por exemplo, se houver uma grande procura pelo produto que vai lançar no mercado, será uma boa oportunidade.
Faça uma tabela com as quatro seções e escreva notas sobre cada aspeto. Em pouco tempo conhecerá melhor o seu projeto, a sua empresa, a equipa, a si e ao setor em que vai ingressar.
Em outras palavras, terá uma imagem mais completa do contexto e da situação em que vai envolver-se.
2 - Faça algo que gosta e entre no mercado
Para ser consistente, é melhor fazer algo que esteja na interseção do que gosta e do que sabe fazer. Bem, agora adiciono mais um ponto à equação, também deve ter em mente que, além de gostar e saber, a ideia de negócio deve ter um público potencial relativamente amplo para que possa ganhar a vida com isso.
Ou seja, deve haver clientes suficientes para que você e os seus potenciais concorrentes possam viver disso. Ou seja, ter uma participação de mercado mínima viável.
3 - Identifique uma ideia de negócio
Se está determinado a começar online, a primeira coisa a fazer é identificar uma ideia de negócio. Se já tem, vá em frente, mas se, por outro lado, ainda não sabe como é o seu negócio online, com certeza as dicas a seguir podem ajudá-lo.
Olhe sempre para elas com a sua mentalidade empreendedora.
Pesquise uma dor ou ouça reclamações para detetar ideias de negócios online. Uma reclamação é uma necessidade não atendida e, portanto, um possível serviço ou produto poderia ser criado para abordá-la.
Então, a partir de agora, quando ouvir reclamações, analise-as, veja se são generalizadas ou particulares e se permanecem no tempo ou são algo do momento porque pode estar diante de boas ideias de negócios online.
Procure uma ideia de negócio online que já está a funcionar noutro país e que culturalmente pode funcionar aqui também.
Não há dúvida de que viajar e aprender sobre outras culturas e costumes pode abrir a sua mente para encontrar novas ideias de negócios online. E também, ao viajar pode conhecer negócios que já estão a funcionar, ou seja, ideias de negócios online já validadas, que você poderia replicar no seu país.
E se não puder viajar, pode usar o YouTube para assistir documentários sobre outros países. Embora o YouTube seja sempre uma opção melhor por ser mais espontâneo e natural. Outra opção seria conversar com um amigo que viaja bastante ou que mora noutro país.
Como você pode ver, existem várias opções se quiser importar ideias de negócios para começar online.
Leia o jornal para ideias de negócios online
É ter uma referência clara ao que está a acontecer ao seu redor, nos seus círculos, no seu contexto geral. Faça isso como um exercício e apresente de 2 a 3 ideias de negócios online todos os dias.
Nem sempre será fácil, mas tente. É uma forma de iniciar um processo criativo a partir do qual 50 ou 100 ideias que acumula podem levar a uma ou duas boas ideias de negócios online.
Se praticar muito este exercício, sempre que ler as notícias, terá ideias de negócios online quase sem perceber.
Brainstorming para detetar ideias de negócios online
Trata-se de fazer o brainstorming clássico, mas com uma série de diretrizes.
- Quanto mais pessoas, melhor. Ou seja, é melhor 50 do que 10 ou é melhor 10 do que 5.
- Qualquer um dos outros métodos pode ser revisto para encontrar ideias entre todos. Por exemplo, as notícias nos jornais.
- Neste brainstorming vale tudo. O importante é não interromper o fluxo criativo porque uma ideia maluca dita quase sem pensar pode levar a outra que por sua vez leva a outra e esta terceira no final d uma boa ideia.
- Para não sair do assunto, para não se enredar muito numa ideia que não nos remete a outra ou simplesmente para maximizar o brainstorming, é bom que haja um roteiro ou mesmo um protagonista que não contribua com ideias, mas esteja pendente de canalizar o processo.
Ferramentas do Google para detetar ideias de negócios online
Algumas ferramentas do Google podem ajudar-nos a identificar ideias de negócios para começar online.
Quando faz uma pesquisa no Google, na mesma página em que está a procurar, pode ser exibida uma lista com as pesquisas relacionadas. Estas são pesquisas reais por pessoas reais.
Portanto, se procurar por uma “dor”, talvez nos resultados relacionados encontre mais. Pode ser um ponto de partida para encontrar uma boa ideia de negócio online. Também pode ver estas mesmas pesquisas no final da lista de resultados.
Planeador de palavras-chave para encontrar potenciais ideias de negócios online
Com o planeador de palavras-chave, podemos ver o volume de pesquisas do Google e as sugestões de pesquisa relacionadas.
Portanto, se o usar corretamente, ele poderá fornecer dados interessantes sobre possíveis ideias de negócios. E até a sua viabilidade, como veremos mais tarde, quando falarmos em validar a ideia de negócio online.
O Google Trends também pode ajudar-nos nesta tarefa. Com esta ferramenta pode ver quais tópicos estão em alta no mundo todo.
Assim, fazendo as pesquisas certas, pode encontrar ideias de negócios para começar online em pleno crescimento e expansão.
4 - Valide a sua ideia de negócio
Uma vez identificada a ideia de negócio, deve ser validada.
Pode validar a sua ideia de negócio de diferentes maneiras.
Vamos ver algumas delas:
Estudo de mercado de baixo custo
Antes de se aventurar a empreender online, seria bom fazer um estudo de mercado para ver a viabilidade do seu negócio. Mas a pesquisa de mercado costuma ser cara e demorada.
E como vamos fazer uma despesa tão grande e investir esse tempo sem nem saber se é uma boa ideia começar aquele projeto?
Bem, por incrível que pareça, atualmente podemos fazer pesquisas de mercado de baixo custo (e até de graça) com um pouco de engenhosidade e a tecnologia que a internet nos oferece.
Abaixo temos algumas ferramentas que podem ser utilizadas para conhecer o interesse e segmento de mercado disponível para o seu produto ou serviço:
Anúncios no Facebook
Os anúncios do Facebook, a ferramenta de publicidade do Facebook, inadvertidamente transformou-se num poderoso analisador de público. O segredo da sua utilidade é a grande capacidade de segmentação do público registado na rede social.
Assim, podemos definir diretrizes para especificar cada vez mais até atingirmos o nosso público-alvo e ver se há participação de mercado suficiente para ser lucrativo. Há alguns anos, era impensável ser capaz de analisar segmentos da população com tanta facilidade e rapidez.
Google Trends
O Google Trends ajuda-nos a ver se o tema do nosso negócio é uma tendência e se tende a aumentar ou diminuir com o tempo, o que nos pode dar pistas sobre se um mercado está a expandir-se ou a contrair-se.
É uma ferramenta muito completa e totalmente gratuita.
Google Ads
O Planeador de palavras-chave do Google Ads mostra-nos o volume de pesquisa de certos termos (palavras-chave) do nosso futuro negócio online, o que pode dar-nos pistas sobre como lidar com a comunicação com o nosso público.
Em termos de marketing, é muito importante conhecer as palavras-chave do nosso negócio e tê-las bem distribuídas no nosso site para atrair o tráfego certo.
Mas, além disso, também pode ajudar-nos a ver o interesse que existe pelos nossos produtos ou serviços na internet e como o nosso público-alvo os procura.
A desvantagem é que, se não estiver a usar o planeador para configurar campanhas pagas, o Google não permitirá que saiba o volume exato de termos de pesquisa. Mas se pagar campanhas, geralmente terá o volume exato.
Assim como estas, existem outras contas de ferramentas que podem ajudar-nos.
Mas estas são mais do que suficientes para criarmos o nosso estudo de mercado de baixo custo. O que acha da ideia? Comente ai no final deste artigo.
Valide uma ideia de negócio procurando o comprometimento do seu público através de uma campanha de Crowdfunding
Outra opção para validar uma ideia de negócio poderia ser montar uma campanha de Crowdfunding para ver se há real interesse na sua atividade.
E não é a mesma coisa perguntar a um grupo de pessoas se teriam interesse num produto ou serviço através de uma pesquisa do que pedir que insiram o cartão e paguem por ele.
Criar uma campanha de crowdfunding e vender o seu produto ou serviço sem nem mesmo tê-lo criado é uma ótima ideia para validar a sua ideia de negócio e começar online com a certeza de que o seu projeto dará certo. 😉
Se der certo, terá as suas primeiras compras e o capital necessário para empreender.
E se der errado, só terá investido o seu tempo e no máximo quanto lhe custa o consultor de Crowdfunding se decidir ser aconselhado por um profissional.
Valide a sua ideia de negócio online através de restrições
Muitas vezes existem fatores externos ou internos que simplesmente não vão permitir que concretize a sua ideia de negócio.
Portanto, outra forma de validar a sua ideia de negócio antes de lançar um empreendimento online pode ser com restrições. E podem ser dinheiro ou tempo.
Se falamos de dinheiro, deve perguntar-se: tem o dinheiro ou terá de pedi-lo emprestado? É uma quantia que pode conseguir? Se não consegue ter acesso ao capital de que precisa, não comece o negócio. Se, por outro lado, consegue o dinheiro, não gaste tudo.
Uma boa prática seria deixar pelo menos 40% ou 50% para contingências. É quase melhor começar uma ideia de negócio menor, uma que se encaixe na margem necessária para deixar 50% de parte.
Uma boa ideia seria fazer um Excel simples que apresente receitas e despesas com os 12 meses do primeiro ano.
Se tem dinheiro e o que falta é tempo, pergunte-se quanto tempo vai demorar para começar o negócio e se aguenta desde a ideia até a primeira venda.
Como pode ver, ambas as restrições estão relacionadas e podem ser fatores definitivos para que a sua ideia seja validada ou não. Já pensou sobre isto? Deixe a sua opinião ai em baixo nos comentários.
5 - Destaque-se de seus concorrentes
Se encontrar concorrentes quando procura ideias de negócios online, parabéns!
É um bom sinal. Significa que existe um mercado para esse negócio online.
Mas certifique-se de que pode contribuir com algo que o diferencie da concorrência:
- Primeiro, Diferencie-se da concorrência pelo preço – Seja o mais barato
- Segundo, Diferencie-se dos concorrentes pela qualidade do produto ou serviço – Seja o melhor
- Terceiro, Diferencie-se da concorrência pela inovação – Seja único
6 - Especialize-se
Antes de entrar na Internet, lembre-se de que é muito mais fácil para o seu negócio digital funcionar se se especializar numa área específica do que se oferecer algo mais genérico.
A abordagem multitarefa não é a mais bem-sucedida. Agora, é para a especialização que o mundo do trabalho está a voltar-se.
Ser um especialista numa área específica trará muitos benefícios. Vamos ver alguns:
- Ajudará a diferenciar-se e destacar-se dos concorrentes, além de eliminar muitos deles por serem mais genéricos.
- O seu cliente ideal entrará em contato consigo: clientes muito específicos que precisam exatamente do que oferece.
- Crescerá mais rapidamente na sua área.
- Pode cobrar mais pelo seu trabalho sendo capaz de oferecer muito mais resultados profissionais.
7 – Comece quando estiver seguro
Muitos empreendedores digitais passaram por aquela situação insustentável em que continua a trabalhar para outra pessoa enquanto inicia o seu negócio online.
Mas chega um momento em que, para ser capaz de empreender a sério, terá que concentrar-se no seu negócio e apenas nele.
Então chegará o dia em que terá que se livrar de tudo que está a roubar o seu foco e tempo para dedicar mais horas ao seu empreendimento.
É uma decisão muito séria e precisa de pensar muito bem quando puder dar este passo.
Certifique-se de que, ao abandonar o seu trabalho, terá dinheiro suficiente para aguentar o tempo que considerou no seu plano de negócios até começar a ganhar dinheiro com o seu novo negócio.
8 - Formalize a sua nova situação com a sua família
Para empreender online vai precisar de muito foco e tempo. E isso significa que deve levar em conta que isso pode afetar a sua família ou o ambiente próximo.
Portanto, antes de iniciar o seu negócio online, pense em quantas horas vai consumir do seu tempo pessoal, como vai organizar-se e como vai afetar a sua família.
Além disso, vai passar pelo chamado efeito montanha-russa do empreendedor que ilustra aqueles altos e baixos que sofrem os empreendedores em que num instante estamos cheios de energia e de boas vibrações, convencidos de que vamos comer o mundo e em seguida, estamos no chão a pensar que talvez tenhamos cometido um erro, não valemos o que fazemos e temos dúvidas se vale a pena seguir em frente.
Quando estiver claro e ciente de tudo isto, informe também a sua família sobre as implicações que a sua nova aventura empresarial terá.
É melhor que todos ao seu redor estejam preparados para a sua nova situação iminente e que possam entendê-lo, apoiá-lo e evitar frustrações e imprevistos.
9 – Peça o seu primeiro capital a amigos e família se puder
Se vai precisar de capital para lançar o seu negócio online, tente fugir de empréstimos e bancos.
Sempre que conseguir, peça capital emprestado a amigos e familiares. Eu sei que parece horrível, mas é importante não se endividar com os bancos até saber se o negócio funciona.
Se algo correr mal e tiver pedido um empréstimo pessoal a um banco, estará mais preocupado com os juros do empréstimo do que com a próxima etapa do seu plano de negócios.
10 - Estabeleça a sua buyer persona
A buyer persona é uma representação fictícia que cria do seu público-alvo para melhor entendê-lo.
Para ser mais claro sobre como se comunicar com ela. Assim fica mais fácil orientar o seu projeto em todos os níveis.
Desde o design de serviços e produtos até a criação de conteúdo no blog.
Saber quem é a sua buyer persona fará de si um profissional melhor e fornecerá melhores serviços e produtos ao seu cliente ideal.
11 - Pesquise a sua concorrência
Como já vimos acima, se o seu negócio online tem concorrência, significa que existe um mercado. Agora temos que ver se esse mercado está saturado ou não. Mas vamos dizer que não, que há espaço para mais um negócio, o seu.
Antes de empreender online, é uma boa ideia investigar como está o desempenho dos seus concorrentes. Faça a si mesmo perguntas como:
- Quais são os seus pontos fortes? Detete-os e pense como poderia superá-los.
- E também, Quais são os seus pontos fracos? Encontre os seus pontos fracos e tente seguir em frente.
- Como está a sua comunicação? Olhe para as suas redes sociais, subscreva a sua newsletter, verifique os seus resultados no Google… Se houver algo que funcione bem para eles, inspire-se para fazer a sua versão melhorada. Se há algo que não funciona tão bem pergunte-se o porquê e não cometa o mesmo erro.
Também é muito bom analisar a concorrência para conhecer a linguagem do setor. Estamos a falar de linguagem visual: cores, desenhos, imagens e também da linguagem escrita ou copywriting.
Não deve usar a mesma linguagem, mas deve estar ciente do que os clientes dos seus produtos ou serviços esperam encontrar. Estando ciente, talvez possa dar um toque ou inovar.
12 - Estabeleça um plano de negócios de curto, médio e longo prazo
Algo que pode deixá-lo com muita preguiça, mas que é vital que faça antes de começar, é criar um plano de negócios.
Este documento será necessário se deseja encontrar sócios, investidores ou obter capital de um banco. O facto é que ao fazer este documento vai aprender muito sobre o seu negócio, o sector, a concorrência, os modelos de negócio que pode propor para o rentabilizar…
Também recomendo que, no capítulo de receitas e despesas, proponha não apenas um cenário, mas três.
Um cenário usual ou esperado, um cenário otimista e outro pessimista. Desta forma pode preparar o resto das estratégias pensando nesses três casos e estará sempre preparado.
Ou pelo menos estará mais perto de estar. Por outro lado, quanto mais rígido for este documento, mais custará prepará-lo.
Portanto, a menos que precise de ensinar a investidores ou terceiros, recomendo que dê a devida importância e que acima de tudo ajude a capturar e ordenar tudo o que terá na cabeça naquele momento.
Siga todos os passos deste guia completo de empreendedorismo digital e veja se o seu negócio está preparado para ter sucesso.
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