O panorama do Marketing Digital mudou para sempre em 2020, no decorrer da pandemia global que confinou milhões de pessoas em casa durante semanas e fechou a porta a milhares de empresas. A Internet e as novas tecnologias foram essenciais para conectar pessoas e reativar negócios, por isso mesmo, veja aqui as estratégias de marketing digital que preparamos para o seu negócio.
Porém, para continuar a avançar é necessário estar atento às mudanças e desenvolvimentos na área de Marketing Digital.
Por isso, neste artigo compilamos as 10 estratégias de Marketing Digital para 2022 que cada profissional do setor deve levar em consideração.
1 - Pesquisa por voz
Vivemos num mundo multitarefas moderno, onde o tempo é o nosso bem mais precioso. Como consequência, o uso de assistentes de voz virtuais como Siri, Cortana, Google Home ou Alexa aumentou exponencialmente.
E a tendência é crescente, conforme confirmado pelo estudo Voice Assistant Market: Player Strategies, Monetization & Market Size 2020-2024 elaborado pela Juniper Research: em 2025 o número de dispositivos assistentes de voz no mundo chegará a 13,5 bilhões.
Portanto, os especialistas em Marketing Digital não devem descuidar destas ferramentas que devem ser integradas às ações futuras. As possibilidades de conectar e ressoar na mente do público são infinitas com formatos como áudios ou podcasts.
Além disso, o conteúdo dos sites deve ser otimizado para ficar visível a essas pesquisas por voz e continuar a atrair tráfego, optando por uma linguagem mais coloquial e direta que se alinhe às consultas do utilizador.
2 - Pesquisa visual
A capacidade de usar uma imagem para pesquisar informações sem precisar descrever o que está à procura é conhecida como pesquisa visual.
Atualmente é possível fazer o upload de uma fotografia e obter informações sobre ela através de aplicações como o Google Lens, que já são usados por mais de um terço dos consumidores.
Isto é demonstrado por estatísticas como a oferecida pela Invespcro: mais de 36% dos compradores online confirmam que já utilizaram a pesquisa visual e mais de metade afirma que este tipo de informação visual é mais útil do que a informação textual.
Grandes empresas como Amazon ou Pinterest já viram um aumento na popularidade das pesquisas visuais nos últimos anos.
E em 2022 é provável que vejamos grandes e pequenas empresas melhorarem os seus recursos de pesquisa visual, redesenhando os seus sites para se juntarem a esta tendência.
3 - Conteúdo gerado por utilizadores
O conteúdo gerado pelo utilizador é uma ferramenta poderosa para impulsionar a imagem da marca, melhorar o SEO do site e melhorar a experiência do utilizador.
Portanto, é uma das estratégias de marketing digital que devem ser usadas em 2022.
Como o nome sugere, o conteúdo gerado pelo utilizador implica que os clientes criem conteúdo de qualidade para a marca. Isto inclui tudo, desde comentários a posts usando um determinado hashtag até vídeos de unboxing de produtos.
Os clientes valorizam estes tipos de interação, que ajudam a reforçar a prova social antes de investir na compra de um produto ou serviço.
Longe de exigir uma implementação complicada, para integrar o conteúdo gerado pelo utilizador em estratégias de marketing digital, é suficiente integrar as avaliações dos utilizadores sobre um produto numa loja online, facilitar comentários em artigos de blog ou habilitar uma seção de perguntas e respostas onde os utilizadores podem colocar as suas dúvidas e obter as soluções de que precisam com a marca.
4 - Venda nas redes sociais
A integração do comércio eletrónico nas redes sociais é outra tendência do Marketing Digital para 2022. Plataformas como Instagram, Facebook ou Pinterest estão a trabalhar para possibilitar a compra nas publicações que as lojas online fazem nas redes, marcando produtos para que os seguidores realizem transações sem ter que navegar fora da aplicação.
Trata-se de dar um diferencial às redes sociais, tornando-as não só um canal de comunicação, mas também um canal de vendas diretas que permite também aumentar o tráfego para o site e páginas de produtos.
5 - Marketing de influência
Um influencer é definido como uma pessoa que é líder num setor e é apoiado por uma comunidade de seguidores.
Estas pessoas aproveitam as suas comunidades amplas, leais e ativas para promover negócios, ofertas ou mensagens.
Os influenciadores são grandes aliados das marcas para a realização de campanhas de Marketing Digital.
Através de influenciadores, uma empresa pode atingir um público mais amplo e adequado, desde que a marca garanta que a sua visão e valores estejam em sintonia com os do influencer escolhido.
Para que esta estratégia seja eficaz, nem sempre é necessário trabalhar com grandes formadores de opinião.
Pode optar por micro influenciadores (1.000 – 100.000 seguidores) ou nano influenciadores (com comunidades de menos de 1.000 seguidores) que têm um público crescente em novas plataformas.
Ter um público pequeno, mas dedicado, pode ser mais benéfico para os seus objetivos de marketing do que ter um público grande, mas desconectado do influencer.
6 - Marketing de Vídeo
Em 2022, 80% do tráfego global da Internet virá de download e visualização de conteúdo audiovisual.
Não devemos esquecer que estes tipos de formatos são mais divertidos e visualmente atraentes em comparação com o texto para os utilizadores.
Por esse motivo, o Google considera positivamente sites que incorporam conteúdo de vídeo.
Desta forma, o marketing de vídeo posiciona-se como uma tendência firme e de futuro, pois é um dos canais mais eficazes para informar, educar e divertir os clientes.
Além disso, é o canal preferido para a maioria dos consumidores conhecer as ofertas de uma marca.
O marketing de vídeo não se limita apenas à produção de conteúdo para plataformas como o Youtube, mas o seu poder pode ser aproveitado através de outros canais de comunicação para promover a interação, como as redes sociais.
7 - Publicidade direcionada
Os banners são um sistema de publicidade online amplamente utilizado, mas para serem eficazes, estes anúncios devem ser hiper-direcionados.
Isto é demonstrado pelas estatísticas: cerca de 70% dos consumidores são mais propensos a comprar a uma marca que lhes envia mensagens personalizadas e anúncios feitos sob medida para os seus interesses.
O futuro da publicidade digital é expor os utilizadores apenas a anúncios hiper-relevantes segundo cada públicos-alvo.
Portanto, para alcançar novos leads e convertê-los em clientes, os profissionais de marketing precisam de entender completamente como os seus clientes se comportam online e usar estas informações com sabedoria para moldar a publicidade personalizada e direcionada. (veja aqui a publicidade online como funciona)
É assim que chegarão aos clientes certos, da maneira certa e no momento certo, potencializando os resultados da publicidade digital.
Estas são as tendências que vão marcar 2022 e que recomendamos que leve em consideração se gere a sua própria empresa ou se é responsável pela conceção e elaboração do Plano de Marketing Digital como uma das principais ações da Direção de Marketing.