
Para gerir redes sociais de forma profissional, é necessário conhecer os diferentes serviços. Quando falamos em Gestão de redes sociais de “forma profissional”, referimo-nos à gestão de redes sociais para atividades profissionais. No caso de empresas, marcas, produtos, perfis profissionais, etc. essa gestão deve ser feira por profissionais treinados e experientes.
Conhecer estes serviços é muito importante, pois devem atender a qualquer necessidade. Nem todas as empresas têm as mesmas necessidades. Além disso, os objetivos podem variar dependendo das características ou tipo de rede social. Os tempos de execução de um mesmo serviço também variam dependendo da rede social em que atuamos.
Por tudo isto, é muito importante saber em que consiste a gestão de redes sociais e quais os serviços que as diferentes agências de marketing digital podem oferecer.
Que perguntas devemos fazer para entender melhor as necessidades ao gerir redes sociais de forma profissional?
A grande maioria das empresas começa com a última pergunta. Mas é fácil deixar claro que sem primeiro saber as respostas às três primeiras perguntas, não é possível responder à quarta.
Neste artigo vamos tentar desvendar as questões anteriores e conhecer todos os serviços que podem ser oferecidos para gerir profissionalmente redes sociais.
1 - Quais redes sociais são melhores para a minha empresa?
Se tivermos clareza sobre o cliente-alvo que gostaríamos de atingir, tudo será muito mais fácil. Saber que as redes sociais me permitem chegar mais facilmente a setores de diferentes faixas etárias, de acordo com vários dados, permite-nos responder à primeira questão. Muitas vezes, seja por falta de tempo, orçamento financeiro ou qualquer outro motivo, não conseguimos trabalhar todas as redes sociais que gostaríamos.
Nesses casos, deve concentrar-se onde melhor localizar os seus possíveis objetivos.
Vejamos alguns exemplos:
Exemplo 1:
Se o nosso cliente pretende atingir pessoas com idade alvo superior a 45 anos e que residam numa pequena cidade, a rede social por excelência neste caso seria o Facebook. Principalmente por ser a rede social mais popular e antiga, tem permitido que pessoas dessa faixa etária tenham uma conta no Facebook mais provavelmente do que em outras idades. Se acrescentarmos que residem numa pequena cidade onde a inserção de novas tecnologias é posterior às cidades maiores e modernas, temos a rede social perfeita.
Exemplo 2:
Se os nossos produtos são muito focados em moda, seria conveniente trabalhar numa rede social como o Instagram. Neste caso, porque é uma rede focada em publicações de fotografia (a moda e a fotografia sempre estiveram ligadas) e onde reside a grande maioria dos perfis que nos interessa alcançar.

2 - Quais objetivos quero alcançar?
Já localizamos as redes sociais que melhor nos permitem atingir o target certo. Agora é a altura em que podemos ter uma ideia da quantidade de contas que poderíamos atingir e definir metas.
Quando falamos sobre objetivos referimo-nos a qualquer KPI (Indicador Chave de Desempenho), como crescimento de fãs ou leads, aumento da nossa comunidade, retorno sobre o investimento, venda de produtos, etc.
3 - Quanto tempo demora até atingir os meus objetivos?
Depois de definir os objetivos, o próximo passo é definir os prazos para alcançá-los. É neste momento que uma Agência de Marketing pode diferenciar-se das outras graças à experiência de ter trabalhado em muitas contas e em diferentes setores.
Existem redes sociais onde os tempos de crescimento natural ou acelerado da comunidade são diferentes, para conhecer esses setores e como cada um se comporta é necessário ter muita experiência.
4 - Quanto dinheiro vai custar?
E depois de responder às três primeiras perguntas, é fácil responder à última, que geralmente os clientes perguntam inicialmente.
Saber em quantas redes sociais vai estar, quantas publicações vai fazer continuamente em cada uma delas ou os gastos com publicidade que terá, permite-nos calcular o investimento em horas que devem ser dedicadas e consequentemente o custo económico.
Serviços que lhe podem oferecer
Já falamos em alcance (pessoas que vamos atingir) através de publicações de forma orgânica ou natural, ou publicações pagas através de publicidade ou anúncios. Também falamos sobre o crescimento da comunidade de forma natural ou acelerada…
Tentaremos segmentar todos os serviços que nos podem ser oferecidos para a gestão de redes sociais e que cada um destes serviços acarreta:
1- Plano de redes sociais
2- Gestão da comunidade
3- Gestão da publicação
4- Gestão de publicidade
5- Gestão de leads
Plano de redes sociais
Embora seja um serviço obrigatório para a gestão de qualquer rede social, muitas vezes o cliente já tem o seu “Plano de Redes Sociais” na cabeça.
E não quer saber muito sobre os conselhos que a agência de marketing lhe vai dar.
Esta é a parte em que estabelece as três primeiras perguntas que perguntamos anteriormente.
E estabelece as diferentes estratégias e essa parte é muito importante fazer juntamente com o cliente, quem sabe o que vai ser feito e de que maneira. É essencial atingir esses objetivos.
Gestão da comunidade
Pode ser o serviço menos compreendido. A grande maioria dos clientes pensa que gerir redes sociais consiste em publicar, publicar e continuar a publicar.
Mas a gestão da comunidade é tão ou mais importante do que as próprias publicações.
Se os objetivos das redes sociais estão focados em ganhar imagem de marca, capturando leads ou melhorando o acesso ao site, blog ou loja online, quanto maior alcance, melhor.
Em outras palavras, quanto mais comunidade tiver, melhor. A forma orgânica é geralmente a mais lento de todas. No crescimento orgânico, são usadas diferentes técnicas que permitem forçar aquela comunidade de seguidores a aumentar muito mais o engajamento do que o normal.
Enfim, se precisa de um aumento acelerado, pode ser feito na grande maioria das redes sociais usando as técnicas adequadas, mas este crescimento exige muito mais dedicação na gestão.
Gestão de publicações
Este serviço geralmente é mais fácil de entender pelos clientes.
Quanto mais posts forem feitos, mais tempo precisa de gastar. Embora este serviço dependa muito dos objetivos e orçamento disponíveis, também varia dependendo da rede social que gere.
E neste serviço existem muitas agências que incorporam as redes sociais à gestão, mas sem as gerir.
Por exemplo, informam que gerenciarão o Instagram, o Facebook e o Twitter por um valor “X”. E na verdade só gerenciam os posts no Instagram e reproduzem os mesmos posts nas outras redes sociais de forma automatizada.
Gestão de publicidade
Outro serviço que nos permitirá ter um alcance maior e mais rápido são os anúncios nas diferentes redes sociais.
É importante saber quanto tempo demora para gerir um anúncio. Aqui, a experiência também é muito importante, pois pode permitir que saiba como obter mais rentabilidade do anúncio pelo mesmo dinheiro investido.
Gestão de leads
Este serviço costuma estar mais associado ao marketing digital de forma genérica e não à gestão de redes sociais, mas na grande maioria das vezes as redes sociais são usadas para esta captura.
Se combinarmos a gestão de publicações com a gestão de publicidade, encontraremos a combinação perfeita para gerar leads. Isso torna este serviço intimamente ligado à gestão de redes sociais.
Depois de explicar um pouco mais os diferentes serviços, podemos tomar as melhores decisões. Isto permite-nos saber muito melhor quais objetivos são alcançáveis. Todas as tomadas de decisão na área profissional devem ser objeto de conhecimento prévio.
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