A publicidade nas redes sociais consiste em exibir anúncios pagos pelas marcas aos utilizadores de uma rede social, sejam intercalados no conteúdo ou na forma de display.
Como regra geral, estes anúncios seguem um modelo de custo por clique ou CPC, ou seja, o anunciante só paga se um utilizador clicar no anúncio.
Qual é a importância da publicidade nas redes sociais?
A publicidade online incorporou novas plataformas e oportunidades de negócios para empresas e marcas e existem diversos tipos de canais de publicidade na internet.
De acordo com os últimos estudos, o tipo de anúncio mais utilizado pelas marcas é a publicidade nos mecanismos de busca, mas a publicidade nas redes sociais ganhou grande presença nos planeamentos das empresas, já que as plataformas sociais nos últimos anos subtraíram presença ao conteúdo orgânico. Desta forma, as empresas têm de investir em publicidade paga, para conseguirem um maior alcance das suas publicações.
A importância da publicidade nas redes sociais reside no facto de se ter tornado um meio fundamental:
- 80% dos profissionais de marketing consideram as redes sociais uma importante fonte de captação de visitas e, sobretudo, de oportunidades de vendas.
- Pode aumentar o alcance e oferecer o mesmo valor (conteúdo) que as suas fontes orgânicas.
Estes meios publicitários são a nova arma promocional para muitas empresas e negócios.
Alguns pontos-chave sobre os anúncios:
- Ajudam a potencializar o branding do negócio e criar notoriedade a curto prazo.
- Possuem ferramentas avançadas de segmentação (Micro-segmentação), que permitem chegar ao seu comprador ideal (buyer persona).
- Possuem maior capacidade de avaliação, o que permite otimizar os custos de publicidade.
- São um meio mais tolerado e com formatos integrados à comunicação dos utilizadores.
Deve considerar o uso de diversos meios de comunicação digital, para alcançar um maior alcance das suas ações.
Para um correto planeamento de marketing digital, deve considerar a utilização de diversas formas de publicidade para conseguir um maior alcance das suas ações, diversificando esforços nos diferentes meios de comunicação em que o seu cliente ideal pode estar.
Caso não consiga fazer uma grande implementação técnica e económica, aconselhamos que foque nas redes sociais que o seu público-alvo mais utiliza, pois permite um alto nível de segmentação e maior controlo de orçamento.
Um fator a ser considerado são os algoritmos que condicionam o que os utilizadores veem na sua linha do tempo.
Se alcançar maior alcance e mais envolvimento, estes utilizadores terão maior possibilidade de ver também os seus posts orgânicos, aumentando o engajamento do seu público.
Este tipo de marketing é mais eficaz a longo prazo e cria um vínculo mais forte com os clientes porque atinge um público participante.

As principais vantagens de utilizar um gestor de anúncios para o seu negócio nas redes Sociais e no Google são:
A principal vantagem é que com pouco investimento é possível um grande impacto nos potenciais clientes. O custo por clique é muito baixo em comparação com outros formatos de publicidade.
Tem mais ferramentas para segmentar e encontrar o seu público-alvo, já que campanhas específicas podem ser criadas dependendo de dados demográficos e sociodemográficos, interesses, comportamentos, experiência empresarial, etc.
As redes sociais oferecem-nos maior flexibilidade de formatos de anúncios. Podem ser anúncios visuais, escritos, em vídeo ou simples de texto e a maioria deles são exibidos nos mesmos espaços onde os nossos utilizadores interagem, por isso são mais integrados e aceites.
Uma maior monitorização através de relatórios de como a sua campanha publicitária está a progredir ou das visitas que recebeu, ajudará a avaliar os resultados e conhecer os seus seguidores mais fiéis, para que possa fazer ajustes de configuração ou melhorar o desempenho em campanhas futuras.
Dicas gerais para fazer anúncios nas redes sociais:
- Tenha atenção ao formato, tamanhos e mensagens das imagens, sempre que possível edite as aplicações que o ajudarão a obter imagens bem otimizadas, como o editor de imagens Adobe Spark.
- Aproveite ao máximo a criatividade e os tamanhos dos anúncios.
- Analisa bem a segmentação.
- Experimente diferentes tipos de anúncios.
- Acompanhe os resultados.
- É fundamental criar botões de “Call to action” para ajudar a alcançar a conversão esperada.
Um truque simples para combinar anúncios do Facebook e anúncios do Google
Ao analisar o seu orçamento, pode ser difícil decidir se vai concentrar os seus recursos em anúncios do Google ou anúncios do Facebook. Ambas as plataformas têm um alcance tremendo e uma grande parte desses utilizadores são seus potenciais clientes, só tem que encontrá-los.
De um modo geral, os anúncios do Google visam o comportamento, enquanto os anúncios do Facebook visam interesses.
O Google Ads é uma ótima maneira de encontrar novos clientes. Os anúncios do Facebook são uma ótima maneira de ajudar os clientes a encontrar o seu negócio. O retargeting inteligente permite que crie uma experiência em ambas as plataformas que levará a conversões mais altas.

Truque de retargeting
Se está a gastar dinheiro em anúncios do Google e anúncios do Facebook, pode usar o rastreamento de campanha do Google para fazer uma segmentação nos seus anúncios do Facebook.
Ao configurar uma campanha do Google Ads, acaba com parâmetros de rastreamento no final dos seus URLs de destino. Se os configurar manualmente, terão os parâmetros do módulo de rastreamento do Urchin (UTM), que terão a seguinte aparência:
utm_source – O site de onde o utilizador veio, como utm_source = google
utm_medium – O tipo de link, como utm_medium = email
utm_campaign – a promoção específica, como utm_campaign = newuser
utm_term: os termos de pesquisa específicos associados ao anúncio, como utm_term = marketing + agência
utm_content – o que o utilizador realmente clicou, como utm_content = logo
Se usar a codificação automática do Google, o seu URL terá um ID de clique do Google, por isso será parecido com gclid = seguido por outros letras, números e caracteres especiais. E se usar um gestor de tags e uma ferramenta de análise de terceiros, poderá ter parâmetros que parecem completamente diferentes.
Independentemente da aparência dos seus URLs, pode inseri-los no Facebook para rastreamento, desde que tenha o pixel do Facebook configurado para o seu site ou páginas de destino.
As redes sociais não devem ser vistas apenas como entretenimento, mas também como uma forma de levar o seu negócio adiante. Se ainda não incluiu as redes sociais no seu planeamento de negócios, mãos à obra.
Vai ver como esta forma de publicidade permite realizar uma melhor análise tanto do seu público-alvo quanto dos seus resultados, com melhor segmentação e melhor desempenho geral.
Agora que conhece as vantagens do gestor de anúncios para o seu negócio nas redes Sociais e no Google, o que está à espera para criar a sua campanha publicitária nas redes sociais?