Porquê ter uma conta Instagram Business? Que características estão disponíveis com um perfil Instagram Business? Como criar a sua conta Instagram Business? Como criar um perfil de negócio na Instagram? Como actualizar a sua conta Instagram para uma página empresarial?
O Instagram está a tornar-se cada vez mais popular. As empresas utilizam-no por várias razões: para comunicar através de fotos e vídeos, para beneficiar de um maior compromisso do que outras plataformas, para divulgar as suas mensagens a uma grande comunidade, para utilizar as Histórias Instagram ou para tirar partido da plataforma de publicidade do Facebook.
Desde o seu lançamento, as marcas têm utilizado um perfil pessoal para construir a sua presença no Instagram. Mas a plataforma lançou agora o perfil profissional para as empresas.
Porquê criar um Perfil Profissional Instagram para a sua empresa?
Com um Perfil Profissional Instagram, você tem acesso a 4 características adicionais: informações de contato, estatísticas, o botão Promover e links nas Histórias Instagram.
- Informações de contacto: os seus clientes podem contactá-lo directamente através de um endereço de e-mail, número de telefone ou endereço físico, visível a partir da sua biografia de perfil.
- Estatísticas: Isto permite-lhe compreender o seu público e a forma como o seu conteúdo se está a apresentar.
- O botão Promover: é possível patrocinar publicações sem sair da conta.
- Links nas Histórias Instagram: Os perfis profissionais Instagram com mais de 10.000 assinantes podem adicionar links nas suas Histórias Instagram.
Pré-requisitos antes de criar um Perfil Profissional Instagram
Criar um perfil profissional é fácil. Enquanto anteriormente as empresas eram obrigadas a ligar uma página do Facebook ao seu perfil no Instagram para completar o processo, este já não é um requisito obrigatório, mas um requisito opcional.
Contudo, não se engane: quando criar um perfil profissional Instagram que não esteja ligado a uma Página do Facebook, o Instagram criará automaticamente uma Página do Facebook para a sua empresa, não gerida por si, que terá de reivindicar posteriormente.
Sem mais demoras, vamos ver juntos como criar uma conta Instagram para a sua empresa, como converter a sua conta Instagram num perfil de empresa, como utilizar as estatísticas, como promover uma publicação e como activar a gestão multi-contas.
#1. Crie uma conta para a sua empresa
Se você já tem um perfil Instagram, vá para o passo #2. Caso contrário, continue a ler.
Abra a aplicação e escolha um número de telefone ou endereço de e-mail para se registar. Depois introduza o nome da sua empresa e uma palavra-passe. Alterar o nome de utilizador atribuído, se necessário, e adicione uma imagem de perfil.
Certifique-se de que o seu nome e nome de utilizador no Instagram correspondem ao nome da sua empresa.
#2. Converta o seu perfil pessoal num perfil profissional Instagram
Nas opções do seu perfil pessoal Instagram, seleccione “mudar para perfil profissional” em Conta.
O procedimento difere então em função da sua situação:
A ) Se tiver uma página no Facebook:
Ligue o seu perfil profissional Instagram à sua página do Facebook, preenchendo a sua página do Facebook entre as opções disponíveis.
B ) Se não tiver uma página no Facebook:
Ignorar a etapa proposta e escolher uma categoria e uma subcategoria.
Como mencionado anteriormente, o Facebook cria automaticamente uma página no Facebook para o seu negócio. Você pode reclamá-lo mais tarde no seu Instagram Profile Options nas configurações da sua empresa.
#3. Crie o seu perfil profissional Instagram
Na etapa seguinte, indique pelo menos uma das 3 opções: um endereço electrónico, um número de telefone e um endereço físico.
É através desta informação que os utilizadores irão contactá-lo a partir do Instagram.
Agora que o seu perfil profissional foi criado, verifique e, se necessário, modifique os dados disponíveis (imagem do perfil, categoria, biografia, etc.).
Se você ligou o seu perfil profissional Instagram à sua página do Facebook durante o procedimento, a informação da sua página do Facebook foi importada.
#4. Analise as suas estatísticas Instagram
Com um perfil profissional Instagram, você está autorizado a acessar ás seguintes estatísticas:
- Acertos no perfil: o número de vezes que o seu perfil foi visto.
- Cliques para um website: o número de cliques no link na descrição do seu perfil profissional Instagram.
- Alcance: o número de contas únicas que viram as suas publicações.
- Impressões: o número total de vezes que todas as suas publicações foram vistas.
- As suas publicações mais populares, classificadas por defeito pelo número de pontos de vista.
Outros filtros:
- Métricas: cliques no site, chamadas, comentários, e-mails, interação, assinaturas, itinerários, impressões, gostos, visitas de perfil, alcance, gravações, mensagens de texto.
- Período: 7 dias, 30 dias, 3 meses, 6 meses, 1 ano, 2 anos
- Tipo: fotos, vídeos, carrosséis, produtos
- Histórias: impressões, alcance, pressione o botão Next, pressione o botão Back, respostas, digitalização, saídas
- Quem são os seus assinantes: idade, sexo, cidade, país
- Quando os seus assinantes são mais activos (horas, dias)
Embora possa visualizar estas estatísticas desde a sua primeira publicação, tenha em mente que deve ter pelo menos 100 assinantes para obter informações demográficas sobre o seu público.
Para aceder às suas estatísticas, clique no ícone do gráfico de barras na parte superior do seu perfil profissional Instagram.
#5. Promoção de uma publicação Instagram
Três objectivos são elegíveis para realizar uma campanha publicitária sem sair da conta: mais visitas ao perfil, mais tráfego no website e mais visões das promoções.
Antes de começar, certifique-se de que é o administrador da página do Facebook associada à conta Instagram.
Em seguida, clique no botão Promover apresentado na parte inferior da publicação relevante e escolha o objectivo pretendido.
Seleccione o público-alvo, o orçamento e a duração. Em seguida, validar.
Lembrete: Certifique-se de que o seu anúncio está em conformidade com as regras de publicidade da Instagram.
#6. Activar a gestão multi-contas
Este item não é necessário para a criação de um perfil de empresa Instagram, mas é muito útil para mudar sem problemas entre o seu perfil pessoal Instagram e o(s) perfil(s) profissional(ais) que gere.
Por exemplo, considere a activação da gestão de contas múltiplas para evitar ter de introduzir as suas credenciais sempre que mudar de conta. A funcionalidade Change Account pode ser encontrada nas suas opções de perfil.
Como aumentar o Envolvimento (Engagement)?
Em 2018, o Instagram ganhou 100 milhões de utilizadores adicionais na sua plataforma, não havendo sinais de abrandamento do crescimento em 2019.
Há uma razão pela qual está a crescer a um ritmo incrível: a plataforma é muito atractiva e divertida.
A pessoa comum recorre ao Instagram para aceder a fotografias e vídeos notáveis produzidos por amigos, influenciadores e marcas.
As empresas confiam no porque os utilizadores têm 10 vezes mais probabilidade de se envolverem com marcas do que noutras plataformas como o Facebook ou o Twitter.
No entanto, para libertar o potencial do Instagram, é importante criar um perfil Instagram que capte a atenção dos membros Instagram. Seguindo as dicas abaixo, os profissionais de marketing em redes sociais podem otimizar um perfil Instagram para alcançar resultados de negócios significativos.
Instagram em resumo
Mais de 25 milhões de empresas já utilizam as contas Business para aceder a ferramentas úteis de análise e promoção.
Ao contrário das contas pessoais, as contas empresariais (como já foi referido anteriormente) fornecem aos utilizadores análises relacionadas com o desempenho e as tendências de acompanhamento.
Os utilizadores empresariais têm a localização do escritório e o horário de funcionamento numa secção separada da tradicional bio, que é muito profissional e tranquiliza o consumidor.
Uma vez que 80% dos utilizadores seguem pelo menos uma marca, o Instagram permite que as contas empresariais incluam um botão de contacto que envia uma mensagem via mensagem Instagram directa, e-mail ou SMS para os representantes da marca.
Isto torna o apoio aos clientes das redes sociais muito mais fácil do que antes.
Por último, mas não menos importante, as contas das empresas podem promover o seu conteúdo com apenas alguns cliques.
Esta promoção paga, relativamente barata, permite-lhe atingir um público mais vasto, independentemente do posto de trabalho que escolher para impulsionar.
Em termos simples, uma conta Instagram Business oferece aos profissionais de marketing de redes sociais uma maior flexibilidade quando se trata de criar uma presença eficaz no Instagram. Melhor ainda, as contas Instagram existentes podem ser facilmente actualizadas para uma conta Business com apenas alguns cliques (já está explicado).
1. UTILIZAR UMA LIGAÇÃO DE SEGUIMENTO DE PERFIL
Uma vez que o Instagram permite que apenas um URL ao vivo seja compartilhado por toda a plataforma, o link em um perfil de conta é extremamente importante.
No entanto, muitas pessoas ainda cometem o erro de utilizar uma ligação indetectável no seu perfil de conta Instagram. Se a ligação não puder ser rastreada, é impossível saber quantos visitantes ou clientes foram obtidos através da Instagram.
Usando uma plataforma de análise ou um gerador de URL personalizado, os marqueteiros podem ver quantas pessoas estão acessando o link na biografia. Se você quiser implementar esta estratégia, você pode rastrear um URL usando o Google Analytics UTMs.
2. COLOCAR UM LINK PARA O SEU SITE
Para aqueles que querem conduzir o tráfego para uma página web corporativa, certifique-se de que todo o website corporativo está optimizado para telemóvel.
A maioria dos usuários Instagram acessará sua página a partir de um dispositivo móvel, e dar a impressão errada pode prejudicar seriamente suas chances de o visitante se tornar um cliente fiel.
Para além de proporcionar uma experiência móvel óptima, a velocidade da página deve ser rápida em todos os tipos de dispositivos.
Um estudo concluiu que os sites móveis que demoram 4 segundos ou mais a carregar perdem mais de 60% dos visitantes.
3. INVISTA NUM SISTEMA ANALÍTICO PARA A SUA CONTA
A única forma de saber se a sua estratégia Instagram está a funcionar é analisá-la.
Enquanto uma conta Instagram Business fornece informações básicas de desempenho, plataformas de análise de terceiros fornecem uma riqueza de informações que de outra forma seriam inacessíveis.
Desde o cálculo do número de cliques no link da sua biografia Instagram até à determinação das mensagens que são melhor entregues aos seus seguidores, até à identificação do momento ideal para publicar novos conteúdos, uma ferramenta analítica de terceiros é essencial para optimizar o seu perfil e estratégia.
4. CONCENTRAR-SE MAIS NA QUALIDADE DOS SEGUIDORES DO QUE NA QUANTIDADE.
Muitas pessoas pensam que é importante ter um grande número de assinantes para criar um perfil Instagram totalmente optimizado.
Afinal, quanto mais seguidores uma marca tiver, mais credível ela é para a sua comunidade.
No entanto, os métodos de aquisição de seguidores através de sites como o achat-followers.com não são aconselháveis, uma vez que muitas vezes os subscritores obtidos são perfis vazios sem sequer imagens de perfil.
Este método só é útil para aumentar a sua referência no Instagram e a sua credibilidade, mas NÃO isso é tudo.
Nunca conseguirá clientes através destes serviços.
5. CLASSIFICAÇÃO ATRAVÉS DAS SUAS PUBLICAÇÕES
Ao contrário de outras redes sociais, o conteúdo do Instagram não está realmente escondido.
Basta um crowler para ter acesso a todas as publicações desde a criação da conta. Por conseguinte, é importante prestar atenção a todas as publicações, mesmo as mais antigas, para que não vos prejudiquem.
6. PERMITIR AS NOTIFICAÇÕES INSTAGRAMAS
Assegure-se de que você e a sua equipa são capazes de responder à sua audiência em qualquer altura, permitindo as notificações Instagram. Mostrar aos utilizadores do Instagram que a sua marca está sempre disponível é uma óptima forma de reforçar a sua relação com a sua comunidade e aumentar o envolvimento dos seus seguidores.
7. TERCEIRIZAR A GESTÃO DA SUA CONTA
Muitos consumidores esperam um serviço instantâneo ao cliente nas redes sociais. Além disso, é muito importante manter um bom e-reputation, porque a voz de um cliente insatisfeito espalha-se muito rapidamente nas redes.
À medida que o Instagram cresce em popularidade, será cada vez mais importante para as marcas de todas as dimensões fornecer aos utilizadores um apoio ao cliente satisfatório. E como as contas Instagram Business oferecem aos usuários do perfil a possibilidade de entrar em contato com marcas com o toque de um botão, os pedidos de atendimento ao cliente podem chegar facilmente a qualquer hora do dia.
Com isto em mente, você precisará designar alguém para monitorar as mensagens Instagram recebidas ou poderá receber um feedback negativo.
8. ACTUALIZAR A SUA IMAGEM DE PERFIL PARA REFLECTIR AS CAMPANHAS EM CURSO
A maioria dos profissionais de marketing do Instagram não considera a possibilidade de actualizar o seu perfil Instagram, mas pode ser uma excelente forma de manter o perfil actual e relevante.
Adicionar variações de logótipo ou desenhos específicos a uma campanha de marketing pode encorajar os seguidores a ver o seu perfil com mais frequência do que normalmente fariam.
9. TORNAR-SE UM UTILIZADOR VERIFICADO
Assim como o Twitter, o Instagram oferece às marcas estabelecidas a oportunidade de receber o status de usuário verificado para a sua conta. Este crachá azul tranquilizará a sua comunidade de que a sua conta é oficial.
COMO OBTER A CERTIFICAÇÃO INSTAGRAM?
A obtenção da certificação não é um processo simples. De facto, é impossível solicitar a certificação de uma página Instagram directamente da rede social quando se é administrador de uma página. Desde 2014, a equipa do Instagram tem vindo a auditar as contas de figuras públicas e marcas populares.
Mesmo que o Instagram estipule que não há nenhum número de seguidores a alcançar, nenhum sector de actividade em particular ou nenhuma optimização a fazer para obter o crachá certificado, é aconselhável ter:
- Uma biografia
- Conteúdo publicado regularmente
- Uma comunidade empenhada (não comprar seguidores falsificados)
- Risco de usurpação de identidade
Só as grandes marcas e celebridades estão realmente preocupadas com a obtenção de um crachá Instagram. Além disso, mesmo que a sua página no Facebook seja certificado por um crachá azul ou cinzento, a sua página Instagram não será necessariamente certificada.
O PROCEDIMENTO PARA A OBTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO INSTAGRAM
A partir de Agosto de 2018, a equipa Instagram decidiu simplificar o processo de obtenção da certificação. Mais uma vez, nem todas as contas obterão o crachá azul. Eis o procedimento a seguir para obter a certificação:
- A partir da aplicação, clique em “Definições” no menu
- Depois clique em “Solicitar uma verificação”.
- Preencha o formulário: apelido, nome próprio, nickname Instagram
- Anexe uma fotografia tipo passe
O Instagram especifica que o procedimento é particularmente adequado para personalidades, grandes marcas, organizações e influenciadores. Todas as contas que poderiam ser pirateadas. Se pensa que é uma dessas contas sensíveis, peça o seu crachá Instagram!
PORQUÊ OBTER UM CRACHÁ CERTIFICADO PELO INSTAGRAM?
Um crachá verificado pelo Instagram é uma boa oportunidade para a comunicação digital e uma verdadeira vantagem para a sua imagem de marca. O crachá verificado tem várias vantagens:
- Visibilidade: As páginas com um crachá azul Instagram são mais visíveis e podem destacar-se da concorrência desta forma
- Imagem de marca: Ter uma conta certificada é muitas vezes um sinal tranquilizador para os utilizadores da Internet que podem confiar na sua página porque é considerada autêntica pelo Instagram.
Como conseguir seguidores no Instagram?
Sem fórmula mágica, terá compreendido: o conteúdo da sua conta Instagram terá de ser puro, de qualidade e atractivo para os visitantes. Terá de oferecer algo que os interesse e/ou entretenha.
Quanto mais personalizada e autêntica for uma conta, maior a probabilidade de esta ser apelativa para os utilizadores da Internet.
Na verdade, pense que através do seu relato, é um pouco de uma história pessoal que conta. Partilha a sua experiência onde coloca as suas competências à disposição dos visitantes.
Tente obter um espírito e uma ideia geral e manter-se coerente no que publica e no que oferece aos seus seguidores.
Tente encontrar o formato correcto da legenda: nem demasiado curta nem demasiado longa. O conteúdo destas legendas deve ser relevante, fácil e agradável de ler.
Use-o para contar um pouco mais aos visitantes da sua conta. Esteja sempre atento às novas tendências, veja o que está a ser feito e o que está a funcionar neste momento e tente inspirar-se nelas, mas tente ser único.
Complete o seu perfil e biografia de forma profissional e criativa. Tente melhorar as suas competências SEO para ganhar algumas posições e aparecer nos primeiros resultados nos motores de busca.
É bastante simples quando se compreende como funciona, e não é preciso muito para dominá-lo. Simples mas eficaz, permite-lhe ter mais seguidores na sua conta Instagram, cresce e mantém-se assim a longo prazo.
APRESENTAÇÃO CUIDADOSA
As suas fotografias terão de ser impecáveis, por isso é necessário investir numa grande máquina fotográfica, ou num smartphone com excelente qualidade de imagem.
Para embelezar as suas fotos, considere o uso de vários filtros.
Evite filtros que possam distorcer uma fotografia ou fazê-la brilhar em demasia e, portanto, não muito autêntica.
O processamento das suas fotografias é também uma alternativa a considerar.
Você pode adicionar os filtros oferecidos pelo Instagram, usar uma aplicação de edição de fotos, ou simplesmente ajustar os vários parâmetros da foto manualmente: como contraste, exposição, brilho, nitidez, etc.
Você pode aprender mais em poucos cliques com a ajuda de uma infinidade de tutoriais online. Por exemplo, pode aprender alguns gestos simples que irão melhorar a qualidade das suas fotografias, como fazer excelentes fotografias, quaisquer que sejam as condições em que se encontre.
Você também pode aprender a usar vários programas de edição de fotos. Hoje em dia, existem alguns programas de software excelentes, fáceis de utilizar e completamente gratuitos. Pode demorar algum tempo, mas vale bem a pena, e é muito mais fácil do que alguns de vós possam pensar. Então, pense nisso!
NÃO POUPE EM HASHTAGS!
Para além de facilitar aos utilizadores a procura de conteúdos específicos, as hashtags podem também ser uma óptima forma de gerar tráfego para a sua conta e ganhar potenciais seguidores.
Terá de os integrar directamente com a descrição da fotografia em questão Para o fazer, precisa de saber como escolher as palavras-chave relacionadas com o seu negócio. Se tenho um conselho a dar-vos, bem, é o de elaborarem uma lista fixa de palavras-chave que correspondam ao espírito da vossa conta ou que estejam próximas dela.
Poderá então adicionar a esta lista palavras-chave adicionais relacionadas com o conteúdo da imagem publicada ou que sejam populares no momento.
Quanto mais houver, maior será a probabilidade de ser visível. Não se preocupe, embora possa parecer muito, esta prática só pode ser benéfica para si.
Pense também em geotagging, indique explicitamente onde a foto foi tirada. Ao activar a geotagging, esta será automaticamente associada a um local ao pesquisar na rede social, como um restaurante ou um monumento histórico, e isto pode atrair visitantes para a sua conta Instagram.
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