
Neste artigo vou falar-vos de Marketing Social e da sua importância para os vossos negócios. A gestão das redes sociais é essencial para a sua empresa nos dias de hoje.
Vivemos um momento histórico em que a utilização das redes sociais e o marketing social torna-se essencial para a subsistência das pequenas e médias empresas.
As redes sociais, além de dizer ao seu cliente “Olá, estou aqui”, cumprem outras funções, como fornecer informações valiosas sobre a sua empresa. Uma vez que o cliente saiba que a sua empresa existe, é hora de lhe dizer por que a sua empresa é a melhor opção para ele.
Fornecer informações que ajudem o seu potencial cliente no seu dia a dia, fará com que ele o veja como um especialista e confie em si para lhe dar qualquer tipo de ajuda.
O papel do Community Manager na gestão das redes sociais
Em toda a boa gestão de redes sociais, a figura do Community Manager, o profissional que gere as redes sociais, desempenha um papel fundamental.
É fundamental ter um CM em qualquer empresa de médio ou grande porte que queira marcar presença na web, pois as redes sociais, muitas vezes, são a primeira coisa que o cliente da sua empresa vê.
O gestor de comunidade é responsável por postar as publicações nas suas diferentes redes sociais, criar artigos sobre os serviços da sua empresa e gerir promoções pagas.
Mas a sua função não termina aí, o seu potencial vai além disso. O Community Manager cria, mostra a identidade corporativa da sua empresa ao mundo e interage com ela, por isso deve ter um grande conhecimento sobre a sua empresa, o que ela pode oferecer, o que a diferencia e como humanizá-la com o seu público.
Entre as suas responsabilidades também está a de enviar estatísticas de crescimento para a empresa contratante durante a gestão de redes sociais.
Ele deve analisar o target, avaliar qual é o produto com mais interação e entender qual é o melhor momento para publicar. Em suma, “transformar informação em conhecimento”.
Deixamos-lhe um resumo das principais competências que um bom Community Manager deve ter:
- Bom comunicador.
- Bom criador de conteúdo.
- Grande detetor de tendências.
- Rápido na gestão de possíveis crises.
- Analista.
- Criativo.
Como pode ver, o community manager é um profissional muito completo que está a tornar-se cada vez mais importante nas empresas.

O que é um planeamento de redes sociais
Agora que tem a clareza sobre a importância de ter um bom profissional de gestão de redes sociais ao seu lado, e o impacto que isso pode ter no seu negócio, é hora de avaliar o COMO.
O planeamento de redes sociais é a forma como vai realizar a sua estratégia nas redes sociais para atingir os objetivos desejados.
É um documento onde elabora os diferentes objetivos gerais e específicos, desenvolve quais ações vai fazer para alcançá-los e entende o que fazer caso as coisas não saiam como deseja dentro dos prazos esperados.
A realidade é que todos nós podemos ter um perfil nas redes sociais, mas para ter sucesso devemos ter o perfil certo para o nosso público.
Um planeamento de redes sociais bem estudado pode dar-lhe muitos benefícios:
- Melhorará o posicionamento web do seu negócio.
- Expandirá o seu mercado para novos clientes.
- Terá uma boa presença nas redes sociais e poderá receber feedback sobre a qualidade dos seus serviços.
- Aumentará a fidelidade dos seus clientes.
- Abrirá novos canais de comunicação com o seu comprador.
- Saberá antecipar a concorrência.

Principais funções de um gestor de comunidade
- A principal função de um profissional de gestão de redes sociais é gerar tráfego para o seu site. Através das redes sociais, muitos potenciais clientes decidem saber mais sobre o negócio que procuram e entrar no seu site. Isso gera, por sua vez, um bom posicionamento que se traduz num maior número de impressões no Google.
- Monitorizar todas as publicações que serão feitas nas diferentes redes sociais existentes, qual o melhor horário para fazê-lo e estabelecer quais conteúdos terão.
- Interagir com os seus clientes para retê-los e conseguir novos. Além disso, quando há um cliente inconveniente, o gestor de redes sociais preparou um manual para gestão de crises. Nele, preparou respostas para reverter qualquer situação desagradável para a empresa.
- Melhorar a imagem da empresa. Aproximar a sua marca do seu público, gerar discussões e conversas online que tenham um único objetivo: humanizar a sua marca.
- Analisar os resultados. Acompanhar tudo o que está a acontecer nas suas redes sociais, quantos likes recebe, comentários, referências ao site.
Vantagens de contratar um profissional para a gestão das minhas redes sociais
Muitas pessoas pensam que qualquer pessoa pode fazer este trabalho. É verdade que o upload de um post pode ser feito por todos, mas isso não é gerir redes sociais. Requer muito mais do que isso e vamos explicar porquê.
Existe uma grande diferença entre ter um perfil e estar presente nas redes sociais. Ter um profissional para gestão de redes sociais é essencial para alcançar o sucesso empresarial, principalmente em negócios digitais, como lojas online, agências de marketing, cursos online ou novos empreendimentos.
Benefícios das redes sociais geridas de forma profissional
As empresas, cada vez mais interessadas em aumentar a visibilidade dos seus negócios, estão a recorrer às redes sociais para completar a sua estratégia digital.
Este meio está a ser fundamental na estratégia de marketing social de qualquer empresa, seja ela um negócio puramente online, ou físico.
No entanto, são poucos os que realmente aproveitam este canal e conhecem as inúmeras vantagens que as redes sociais para as empresas trazem para a sua estratégia.
12 vantagens de ter uma boa gestão de redes sociais
1- Maior visibilidade e imagem da marca
Grande parte dos seus potenciais clientes tem perfil numa das principais redes sociais e todos os dias fazem mais de 500 milhões de Tweets, 4,5 bilhões de Likes no Facebook e partilham 95 milhões de vídeos e fotos no Instagram.
A presença da nossa empresa nas redes sociais ajudará a aumentar o alcance das nossas ações de marketing social, atingindo um grande volume de potenciais clientes que seria complicado e caro obter pelos meios tradicionais.
Além disso, as redes sociais têm a propriedade de viralizar um bom conteúdo, fazendo com que ele alcance um grande volume de utilizadores a um custo mínimo.
2- Melhorar a reputação online do seu negócio
As redes sociais são mais do que um perfil do seu negócio e uma vitrine dos seus produtos, elas devem respeitar a imagem corporativa, apoiar os valores da marca e ter um bom atendimento ao cliente, pois são o canal ideal para atender as necessidades do seu cliente e entrar em contacto com ele.
A presença nas redes sociais melhorará a imagem da marca se fizermos uma boa gestão deste canal, carregarmos conteúdos interessantes para os utilizadores, formos criativos e resolvermos as dúvidas e questões dos utilizadores de forma rápida e amigável.
Devemos ter em mente que o principal objetivo das redes sociais é facilitar e ajudar os membros da nossa comunidade, não transformar o nosso perfil num catálogo de produtos.
O conteúdo para redes sociais desempenha um papel importante na valorização da reputação do nosso negócio e no aumento da visibilidade através da viralização.
Tenha cuidado para que o seu conteúdo conte a história da sua marca, seja único, personalizado, criativo e seja o conteúdo que os seus clientes desejam partilhar nas redes sociais.
É fundamental ter uma estratégia de conteúdo para nunca ficar sem um bom conteúdo para partilhar com os nossos clientes.
3- Facilitar a comunicação entre a empresa e os clientes
As redes sociais são o canal perfeito para ter uma comunicação direta e imediata com os nossos clientes.
Muitas empresas consideram que ter uma grande comunidade de seguidores nas redes implica ter uma boa gestão dos mesmos.
No entanto, o tamanho não é uma medida de desempenho muito significativa. Para tirar o máximo proveito da sua comunidade, ela deve ser composta por utilizadores ativos que partilham e interagem com o conteúdo.
É aqui que entra em cena o gestor da comunidade, a pessoa responsável por construir, gerir e administrar a comunidade online. Entre as suas múltiplas atribuições, deve estimular a interação com o conteúdo publicado e desempenhar a função de mediador entre a comunidade e a marca.
Quando se cria uma boa comunidade nas redes, a tarefa do community manager passa a ser mais de observador e moderador, pois são os próprios utilizadores que interagem entre si em prol e defesa da marca.
Além disso, deve-se garantir que as diferentes redes sociais das empresas sejam constantemente atendidas.
Os comentários dos utilizadores devem ser respondidos a tempo, especialmente os negativos, para que não se tornem crises reais que possam afetar a reputação da nossa marca.

4- Conhecer melhor os seus clientes
Antes de criar um perfil corporativo numa das principais redes sociais, devemos ter certeza de que o nosso público está lá. Para isso, devemos estudar o perfil dos nossos clientes e ver com quais redes eles interagem, para escolher criteriosamente a melhor rede social para realizar ações de comunicação para o nosso negócio.
Uma vez escolhidas as redes onde devemos estar presentes, devemos adaptar o conteúdo em formato e tom a cada rede social.
5- Criar de campanhas publicitárias nas redes sociais
As redes sociais são uma forma fantástica de realizar campanhas publicitárias devido ao seu baixo custo em relação aos resultados alcançados.
O sucesso fundamental das campanhas nas redes sociais deve-se às segmentações que podem ser realizadas nas principais redes, principalmente no Facebook, onde as campanhas podem ser segmentadas por idade, sexo, localização geográfica, profissão, gostos, hobbies, interesses, páginas que seguem, entre outros.
Entre os tipos de campanhas mais utilizados nas redes sociais estão: conteúdo promovido, sorteios, download de ebooks e publicidade direta. No entanto, as redes sociais oferecem-nos uma ampla gama de possibilidades para atingir o nosso público.
A publicidade nas redes sociais potencia o resto das ações digitais, proporcionando-lhes maior impacto e visibilidade.
6- Monitorizar os resultados
Da mesma forma, as redes sociais fornecem-nos uma ampla variedade de dados para supervisionar e controlar o alcance de todas as ações realizadas, tanto nas nossas campanhas pagas nas redes quanto nas nossas publicações orgânicas.
Com esses dados, estabeleceremos objetivos de interação com os utilizadores, com os quais melhoraremos o conteúdo publicado até atingir os objetivos estabelecidos na nossa estratégia de redes sociais.

7- Promover os nossos produtos ou serviços
As redes sociais podem ser uma boa vitrine para promover os seus produtos e serviços. No entanto, são muitos os que se entusiasmam e transformam os seus perfis nas redes sociais num espaço onde apenas mostram produtos e ofertas, perdendo o significado e o valor que as redes sociais têm para os utilizadores e gerando uma imagem de marca má.
Não podemos perder de vista o objetivo e as vantagens das redes sociais para as empresas, que nada mais são do que criar uma comunidade de utilizadores interessados na nossa marca, entrando em contacto direto com eles, fornecendo conteúdo valioso e atendendo as suas necessidades.
8- Fidelizar o cliente
As redes sociais são o canal mais adequado para fidelizar os clientes e transformá-los em embaixadores da marca.
Este é o grande desafio das redes sociais profissionais. Este tipo de cliente recomendará a nossa marca antes da concorrência, participará ativamente interagindo com o nosso conteúdo e defendendo a marca contra outros utilizadores da rede, se necessário.
É essencial cuidar e mimar este tipo de cliente, pois é ele que ajudará a nossa comunidade a crescer e a atingir os objetivos que estabelecemos.
Para isso, devemos ter um relacionamento próximo com ele e agradecer por todas as ações que realiza em benefício da nossa marca.
9- Capturar tráfego para o site ou blog corporativo
Uma das vantagens das redes sociais para as empresas é poder partilhar o conteúdo criado no site corporativo ou blog.
Com isso geramos tráfego para o nosso site. Portanto, não apenas partilhe os seus posts no seu perfil, mas também incorpore ícones de partilha nas principais redes sociais no seu site ou blog corporativo.
10- Permitir que estude a concorrência
Outra vantagem das redes sociais para as empresas é detetar facilmente quem são os seus concorrentes e estudar o que eles fizeram ou estão a fazer.
Poderá detetar as ações que estão a realizar nas redes, que tipos de conteúdo partilham e quais são os mais bem-sucedidos, em que momentos publicam e, acima de tudo, detetar possíveis erros, aprender com a sua experiência.
Se for muito observador e fizer um bom estudo, poderá desenvolver uma estratégia de redes sociais melhor do que a sua concorrência.
11- Esteja atento ao orçamento
Deve estar ciente do dinheiro que tem para investir nas redes sociais e como usá-lo corretamente. Um bom planeamento permitirá que direcione bem os anúncios, colabore com influenciadores, faça concursos e promoções de produtos e execute outras estratégias para aumentar o seu público.
Um gestor de redes sociais executa muito bem esta tarefa.
12- Tendências e concorrência
Deve conhecer a fundo o seu setor, saber quais tendências estão em alta e os diferentes canais usados.
Informar-se sobre as últimas tendências para estar atualizado sobre o que está a acontecer é outro requisito para não ficar para trás. O mundo digital é rápido e mutável, nunca deve parar de aprender e atualizar as suas ações.

Desvantagens das Redes Sociais nas empresas
Não devemos cair na ideia de que a gestão de redes sociais para empresas dificilmente envolve esforço, pois podemos deparar-nos com as seguintes dificuldades:
- A necessidade de ter perfis profissionais nas diferentes redes sociais.
- Ter conteúdo personalizado, adaptado à marca e ao que os utilizadores gostem.
- As redes sociais estão ativas 24 horas por dia, 365 dias por ano, pelo que devemos ter uma gestão contínua das mesmas para responder rapidamente aos utilizadores e prestar-lhes um bom serviço.
- Devemos estar preparados para possíveis crises nas redes sociais que possam surgir, derivadas de comentários negativos não respondidos ou de utilizadores revoltados com a marca.

As redes sociais mais usadas
LinkedIn: um must have
Ter uma página dedicada à empresa numa rede social profissional como LinkedIn ou Viadeo é um requisito obrigatório. Além do aspeto institucional, dá status à sua atividade.
Você e os seus colaboradores podem indicar quem é o empregador em cada um dos vossos perfis pessoais. Tanto você quanto os seus contactos podem vê-lo, e o boca a boca pode desempenhar um papel importante, especialmente com a intervenção de opiniões e recomendações.
Dessa forma, pode melhorar a marca empregadora.
Facebook: a ferramenta essencial
A rede social por excelência é o Facebook. É muito fácil criar uma conta e uma página com endereço, detalhes de contacto, horário… Tudo depende se planeia publicar conteúdo regularmente ou não.
Se o seu último post tiver sido postado há muito tempo, a sua marca será prejudicada e sugere que a sua atividade parou. Neste caso, é melhor não ter uma conta.
Twitter e a capacidade de ir direto ao ponto
Os tweets têm um número limitado de caracteres, o que os torna mensagens curtas e diretas. Popular para notícias e comunicações atuais, o Twitter é usado para política, eventos, etc.
Por que não adicionar a sua empresa ao fluxo de notícias para fins de marketing social?
Instagram: a todo o vapor
O visual está no centro das atenções: fotos, vídeos e até gifs animados. Filtros são propostos para tornar as imagens mais atrativas.
Graças ao seu sucesso exponencial desde 2012, depois de comprada pelo Facebook, é a rede social ideal para os setores da moda e do turismo.
Além disso, a plataforma permite apostar no storytelling, que, graças à sua dimensão lúdica, promove o empenho e fidelização dos seus seguidores.
Snapchat e espontaneidade
Um conceito ainda diferente: visual, mas limitado no tempo. Você publica uma foto, os seus seguidores podem vê-la durante segundos.
Uma restrição que brinca com o efeito surpresa e ansiedade dos utilizadores.
YouTube para vídeos
Exclusivamente em vídeo, o YouTube funciona com o Google. Mais do que uma plataforma de partilha de vídeos, o YouTube afirma o seu lugar como rede social.
Pode criar um canal, adicionar vídeos, dar likes, comentar, partilhar vídeos, etc.
O vídeo é um formato de conteúdo cada vez mais popular que todas as marcas devem usar devido à sua viralidade como uma alavanca eficaz para o marketing social.
Versão inspiradora do Pinterest
O princípio é simples: use apenas fotos e fixe-as em quadros. O Pinterest é uma fonte visual de inspiração, é o reino da beleza.

Algumas das vantagens de trabalhar com um gestor de redes sociais:
- Você obterá melhores resultados, pois os profissionais poderão estabelecer metas mais realistas.
- As redes sociais serão sempre atendidas, pois os profissionais monitorizam-nas com frequência.
- Poderá segmentar o seu público e, portanto, as suas campanhas publicitárias terão um impacto maior.
- Será mais fácil lidar com crises nas redes sociais ou evitá-las completamente.
Pode contar com conteúdo de qualidade a ser publicado em diversos formatos para conseguir uma maior interação com o público.
Atualmente existem agências e profissionais de marketing social que oferecem todos os tipos de planos para começar a publicar profissionalmente nas redes sociais. Portanto, não importa o tamanho da sua empresa, com certeza encontrará algo que cabe no seu bolso.
As redes sociais são um dos principais canais de qualquer estratégia digital e convidamo-lo a aproveitá-las ao máximo.
Divulgue os seus produtos e serviços e torne-se referência no setor publicando conteúdos de interesse, fazendo com que os seus clientes se apaixonem por experiências e realizando campanhas para alcançar maior alcance, ouvindo as necessidades dos seus clientes e superando a sua concorrência.