Conhecidas como espaços web, a mídia digital é composta por espaços únicos presentes na internet aos quais todos têm acesso independentemente da sua localização no mundo, permitindo que sejam informados sobre temas que estão a ser vividos em tempo real no mundo, como a manutenção de uma ampla margem de comunicação entre as pessoas, unindo o mundo de polo a polo sob o uso de ferramentas computacionais de grande alcance.
Estas mídias têm muitas aplicações que são relevantes para diferentes ambientes de trabalho, como marketing.
Da mesma forma, a mídia digital não se limita apenas às redes sociais estruturadas sob esquemas únicos, como sistemas computacionais baseados em PHP ou qualquer outra linguagem de programação focada em objetos, mas vão além do conhecido, uma vez que a mídia digital pode estar presente de forma pública e privada forma, para permitir que cada pessoa desempenhe as suas funções de forma digna e bem estruturada.
Esta mídia digital promove o consumismo das pessoas, uma vez que estes são os alvos selecionados pelos seus desenvolvedores.
Quando utilizar a mídia digital?
Bem esta resposta é muito simples: “Sempre”, estamos constantemente a interagir com a mídia digital, uma vez que interagimos nas redes sociais, que possuem sistemas de altíssima escalabilidade devido ao seu aumento constante e diário.
Cada plataforma é muito especial, pois amplia os horizontes de cada pessoa dando-lhe um novo pensamento.
Da mesma forma, muitas estratégias singulares podem ser aplicadas a elas para poderem lucrar com o uso destas mídias, como a implementação de técnicas voltadas ao marketing digital, bem como a aplicação de qualquer estigma presente nos tipos de publicidade digital.
Porém, a visibilidade de cada uma destas mídias digitais depende do tema que têm como foco principal e do seu alvo único.
As ferramentas da mídia digital são reconhecidas pela versatilidade e pela simplicidade que as torna o que são, fazendo com que pessoas com pouco conhecimento do assunto, como as pessoas mais eruditas do mundo digital, tenham acesso aos mesmos lugares como forma de obter o mesmo conteúdo de forma equitativa, em qualquer lugar e na hora que cada utilizador decidir, com tudo à sua disposição.
Além disso, tudo está online, e na web não há limites para conhecer conteúdos de qualidade e de excelente qualidade.
A importância do Plano Estratégico Digital no processo de transformação
Muitas empresas entenderam que a digitalização está a causar uma mudança na forma como os seus negócios funcionam, mas poucas têm um caminho claro de como abordá-la num cenário global de médio prazo.
Atualmente, os consumidores não fazem distinção entre setores quando se trata de descobrir, comparar ou comprar produtos ou serviços.
Eles simplesmente esperam que as empresas e setores com os quais estabelecem pontos de contacto lhes ofereçam uma experiência de cliente única, diferenciada e consistente.
O facto de o surgimento das tecnologias digitais ter criado consumidores “empoderados”, tem levado muitas empresas a iniciarem a sua “reflexão digital” a partir da relação com os seus clientes, dadas as oportunidades que o ambiente digital oferece para o seu conhecimento e interação.
E um primeiro passo é ouvir e entender nossos consumidores, bem como analisar as informações que eles nos enviam para repassá-las à nossa empresa.
O plano de Marketing
Mas, como repassar, se as ações da área de marketing não fazem parte do plano estratégico global da empresa?
De nada serve conhecer as necessidades do nosso consumidor se com esta informação não conseguimos adaptar a nossa oferta, utilizar canais e ferramentas digitais para o desenvolvimento e otimização de propostas comerciais, segmentando a nossa oferta de produtos ou adequando os preços aos diferentes canais que usamos para comercializá-los.
Por outro lado, para realizar muitas dessas mudanças, as empresas precisam de repensar as suas operações e processos internos, que requerem capacidades e recursos que não possuem no curto prazo e cujo desenvolvimento ou incorporação devem ser identificados e planeados
Os meios digitais oferecem uma perspetiva global de negócios
Em muitos casos, o digital é um divisor de águas na forma como as empresas fazem negócios e, pelo menos, merece uma reflexão para entender o novo ambiente e poder aproveitar as oportunidades que ele oferece em uma perspetiva global de negócios.
A transição de um negócio tradicional para o digital pode levar a uma redistribuição de participação de mercado, grandes mudanças na cadeia de valor ou o surgimento de novos modelos de negócios, desafios que afetam toda a operação da empresa e, portanto, a sua estratégia global.
Assim como os executivos definem planos estratégicos que norteiam o crescimento e a evolução das suas empresas, é fundamental estender esta reflexão global para o campo digital.
Embora o impacto da mídia digital tenha pontos em comum em muitas empresas e setores, o posicionamento de cada empresa, o seu porte, a sua situação, o grau de maturidade digital, a gestão que possui, etc., fazem uma reflexão individualizada para entender como as tecnologias digitais afetam e afetarão os seus negócios.
Estratégia Digital?
Um Plano Estratégico Digital de médio prazo permitirá entender as principais ameaças que afetam a nossa empresa e o setor em que atua, bem como as fragilidades que possui para enfrentar este ambiente em mudança, mas também para identificar os ativos que temos para fazer frente às novas oportunidades que este novo ambiente nos oferece.
Este plano estratégico deve definir objetivos quantitativos nas operações de posicionamento e diferenciação nos mídias digitais, bem como as linhas de desenvolvimento que a empresa terá de cumprir para atingir os objetivos traçados.
Além disso, deve conduzir ao estabelecimento de objetivos de curto prazo e à sua concretização num plano de ação concreto e mensurável, por áreas de atividade que reúna a atuação de toda a empresa com objetivos de mídia digital ao nível do posicionamento e do negócio digital.
As empresas que fizerem esta reflexão estratégica global estarão mais preparadas para enfrentar os desafios do novo ambiente, serão mais ágeis para adotar as mudanças necessárias, chegarão ao cliente com propostas diferenciadas e experiências excecionais e estarão posicionadas na vanguarda na eficiência da gestão do seu negócio.
O facto da nossa marca, serviço ou produto atingir um estatuto de prestígio, sendo a primeira opção para o nosso público-alvo é determinante.