
Ansioso para começar um negócio online ou começar um novo blog, mas não sabe por onde começar? Com a melhoria da tecnologia, incluindo excelentes ferramentas online e custos mais baixos, nunca houve um momento mais fácil para colocar o seu negócio online e começar a ganhar dinheiro!
Quer pretenda apenas ganhar algum dinheiro extra de lado ou substituir completamente o seu rendimento por um negócio online, pode de forma rápida e fácil tirar a sua ideia do zero, estabelecer uma presença na Web, começar a conduzir o tráfego para o seu website e gerar vendas em curto espaço de tempo.
Dito isto, vamos olhar para 10 passos simples que você pode fazer para começar a trabalhar com um negócio online de sucesso de forma rápida e fácil.
1. Conheça o seu mercado dos Negócio Online
Uma das maiores chaves para o sucesso de um negócio online é conhecer o mercado em que você está (ou quer estar).
Quais são os seus maiores desejos e necessidades? Onde passam o seu tempo online e como você pode alcançá-los? Quais são as palavras certas e os botões quentes emocionais que você quer abordar com eles?
Quanto melhor conhecer o seu mercado, mais sucesso terá ao alcançá-los com a mensagem certa e oferecendo-lhes os produtos e serviços certos. Você não precisa necessariamente de um especialista no seu mercado e pode aprender à medida que avança: mas é bom ter algum conhecimento sobre o mercado em que você quer estar como base.

Outra opção se você não está familiarizado com um mercado ou disposto a aprender sobre ele (mas sabe que é lucrativo) é formar uma equipe ou fazer parceria com um especialista no assunto. Você pode entrar em negócios com eles juntos ou simplesmente pagá-los pela sua experiência de conteúdo.
De qualquer forma, será melhor começar com um nicho de mercado comprovado e lucrativo do que tentar reinventar a roda. Se já há muita concorrência no mercado, isso é um bom sinal de que há potencial de lucro. Enquanto a maioria das pessoas se afastaria de um mercado competitivo, marqueteiros experientes sabem que mercados competitivos são onde o dinheiro está.
Não tente reinventar a roda, simplesmente vá onde o dinheiro já está.
2. Registe o seu nome de domínio para o seu negócio
Então você decidiu no nicho de mercado em que quer entrar. O primeiro passo depois disso é registar um nome de domínio para o seu novo empreendimento online.
O seu nome de domínio é o seu endereço único na Internet. É a sua propriedade intelectual, tal como uma patente ou uma marca. Existem inúmeros registradores de nomes de domínio (empresas que registram domínios) online onde você pode comprar o seu domínio.
Alguns registradores até oferecem domínios “gratuitos” com um pacote de hospedagem ou outra compra. Uma dessas empresas é a Bluehost Web Hosting, que oferece um nome de domínio gratuito com a compra de uma conta de alojamento. HostGator, SiteGround, a Domínios e LiquidWeb também são opções populares.

Embora muitas delas sejam legítimas, certifique-se de confirmar que o domínio está registrado em seu nome. Se o domínio for registrado em nome dos registradores, pode ser difícil, se não impossível, mudar para outra empresa de hospedagem sem perder o seu domínio. É por isso que eu normalmente recomendo que você compre o seu nome de domínio com uma empresa e compre a sua conta de hospedagem com outra empresa.
Além disso, se você está terceirizando o seu site para outra empresa, você vai querer ter certeza de que você realmente comprou o nome do domínio e ele está registrado em seu nome e não é de propriedade da empresa com a qual você está terceirizando. Já vi histórias de horror de pessoas sendo mantidas reféns por seus webmasters que realmente são donos do nome de domínio do dono do negócio, não é bom!
Dois registradores nomes de domínio muito populares são GoDaddy.com e NameCheap.com.
Aqui estão algumas outras opções para registar o seu nome de domínio. No entanto a Marketing Digital Local regista os seus domínios através da Domínios.pt, onde tem vários domínios com negócios online.
Ao registar o seu nome de domínio, existem duas formas comuns de o fazer.
Se você gosta mais de marca pessoal então você pode simplesmente ir com o seu nome, ou algum tipo de variação do seu nome, se ele já foi registado. Por exemplo, você pode registar JoaoPinto.com se o seu nome for João Pinto. Se o JoaoPinto.com já foi comprado, então você pode ir com algo como JoaoPintoBlog.com.
O outro caminho comum é registrar um nome de domínio que seja descritivo do produto ou serviço que você oferece ao mercado. Um bom exemplo é o MelhoresSuplementos.com. É bastante óbvio pelo próprio nome exatamente sobre o que esse site é.
A chave é que o seu nome de domínio deve ser muito fácil de dizer, falar, soletrar e lembrar.
Além disso, tente evitar nomes “bonitinhos e criativos” que não explicam ao mercado qual é a sua proposta de valor.
3. Encontre um Alojamento Web para o seu negócio online
Uma web host é a empresa que essencialmente lhe “aluga” espaço nos seus servidores para alojar o seu website. Estas empresas normalmente oferecem registo de domínio e muitas vezes é mais fácil ter ambos com a mesma empresa – embora muitas pessoas comprem o seu domínio com uma empresa e o hospedem com outra.
Basicamente o seu alojamento web é onde você irá carregar as suas páginas web, imagens, vídeos, etc.
Recursos de hospedagem web, como capacidade de armazenamento, porcentagem de tempo de atividade, e-mail baseado em domínio e segurança do servidor devem ser coisas importantes a serem consideradas ao avaliar uma hospedagem web. Além disso, a capacidade de hospedar um blog, fornecer formulários de resposta, ferramentas de marketing e ferramentas para comércio eletrónico são critérios importantes a serem considerados ao escolher o seu web host.

Além disso, você vai querer ter certeza de que seu web host oferece compatibilidade com WordPress (o software CMS mais popular) e oferece seu site para ser seguro (tecnicamente um certificado SSL).
Outra coisa importante a considerar, possivelmente a mais importante, é a facilidade de acesso ao suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Alguns dos mais populares servidores web incluem:
- Bluehost
- GoDaddy
- NomeCheap
- HostGator
- iPage
- SiteGround
De um modo geral, a maioria dos web hosts oferecem os mesmos serviços, características e benefícios; e todos geralmente custam em torno da mesma quantia. Embora eu seja um grande crente no apoio às empresas locais, esta é uma área em que é melhor ir com uma empresa maior que pode oferecer apoio 24 horas por dia, 7 dias por semana, em caso de problema.
4. Desenhando o seu site

Isto não é tão difícil como parece. Você tem duas opções para a criação do site e começar um negócio online:
- Crie o site você mesmo.
- Contrate um designer para criá-lo para você
Há pelo menos três opções para criar o seu próprio site.
Muitas empresas de hospedagem oferecem ferramentas gratuitas para a construção de sites.
WordPress é uma plataforma popular de blogs gratuitos – tanto para sites como para blogs autónomos. É uma instalação muito simples, com muitas empresas de hospedagem tendo ferramentas de instalação apenas para WordPress. Você não vai precisar de anos de estudo e manuais grossos para usar este software. Existem literalmente milhares de modelos WordPress que você pode encontrar para personalizar ainda mais o seu site.
A outra opção é usar um programa como o Dreamweaver by Adobe que fará tudo o que você precisa, mas tem uma curva de aprendizado bastante íngreme. Um dos manuais de treinamento do Dreamweaver tem uma espessura avassaladora de 1000 páginas.
A contratação de um designer profissional pode ser uma opção mais simples. Isto não é necessariamente caro. Existem vários sites onde você pode encontrar profissionais freelance. Você pode até mesmo considerar contratar um estudante do ensino médio ou universitário local de forma barata. Além do trabalho de design visual, você precisará dar uma atenção significativa ao conteúdo do seu site.
Novamente, é importante que se você terceirizar o design do seu site, você realmente compra e possui tanto o nome do domínio quanto a conta de hospedagem; o web designer está simplesmente projetando o seu site.
Se você não é bom com tecnologia ou não tem tempo ou paciência para aprender como construir o seu site, então é melhor terceirizá-lo para um profissional para que você possa se concentrar nas coisas importantes como criação de produtos, marketing e promoção, e outras atividades de maior valor.
A chave é que você quer absolutamente evitar qualquer tecnologia que o impeça de começar e gerir o seu negócio. Você está no negócio de marketing e venda online, não se tornando um programador profissional
5. Aceitar pagamentos on-line
Os dias de impressão e envio por fax de um formulário de encomenda, ou o envio de um cheque, já se foram há muito. É absolutamente crítico que você tenha a capacidade de aceitar pagamentos e processar transações diretamente no seu site. Isto permite aos clientes agirem por impulso e obterem satisfação imediata.

Duas das opções mais populares para aceitar pagamentos online incluem:
Assim que estiver um pouco mais avançado e decidir criar funis de vendas e outras experiências de carrinho de compras mais avançadas, pode considerar a possibilidade de actualizar para um software de carrinho de compras como:
Certifique-se de verificar as características exigidas e seus termos. As taxas mensais mínimas podem afectar as empresas em fase de arranque. É melhor escolher um fornecedor de serviços capaz que permita o crescimento, para que você possa começar com serviços básicos e de baixo custo e atualizar à medida que seu volume aumenta.
A maioria das pessoas começará com uma solução menos rica em recursos e de menor custo ao iniciar; depois, atualize para uma solução de carrinho de compras mais robusta à medida que o seu negócio cresce.
A menos que você seja uma loja de comércio eletrónico com centenas ou milhares de produtos, você provavelmente pode evitar uma solução de carrinho de compras mais complexa e usar como um simples processador de pagamento para aceitar pagamentos on-line (como o PayPal).
Muitas pessoas começarão usando um método como o PayPal para aceitar pagamentos online e, em seguida, à medida que seus negócios crescerem, adicionarão um carrinho de compras / sistema de check-out mais rico em recursos.
6. Determinar os métodos de entrega do produto
Dependendo do seu tipo de produto, os seus métodos de entrega podem variar de muito simples (produto de informação descarregável ou um serviço online) até mais complexos (envio de mercadorias via pelos correios, utilizando uma empresa de entregas). Para produtos que podem ser baixados, considere uma empresa de preenchimento eletrónico como E-junkie.com ou Clickbank.com.
Saber mais sobre a ClickBank »»
Se ainda não o é, deve considerar seriamente a promoção de produtos de informação digital como um afiliado.
Se você está lidando com um negócio de produtos físicos, você pode querer considerar a possibilidade de ir com um modelo de negócio de envio de produtos online para que você não esteja realmente lidando com nenhum inventário.

7. Obter tráfego para o seu siteo
Mesmo o design mais avançado e o novo produto surpreendente são inúteis se estiverem enterrados sob milhões de outros sites. Para gerar vendas on-line, você tem que dirigir grandes quantidades de tráfego de sites. Considere estes métodos básicos para promover o seu novo site:
- Registe-se nos três principais motores de busca (Google, Bing e Yahoo)
- Liste seu blog nos principais diretórios de blogs
- Marketing de conteúdo, marketing de vídeo e podcasting
- Publicidade Online: Google PPC, anúncios no Twitter e publicidade no Facebook
- Mala directa (impressão, não e-mail)
- Marketing off-line (outdoors, veículos da empresa, papelaria, anúncios impressos, produtos promocionais)
Embora existam várias maneiras de conduzir o tráfego para o seu site, você não quer ficar sobrecarregado com todas as escolhas. Concentre-se apenas em alguns métodos inicialmente, maximize essas fontes de tráfego e depois adicione continuamente mais maneiras de direcionar grandes quantidades de tráfego para o seu site.
Se você já está envolvido neste mercado do que você realmente deveria saber onde o seu mercado se reúne, que sites eles visitam, que revistas eles lêem, etc. Se não, então você vai querer gastar um bom tempo fazendo pesquisa de mercado para saber exatamente em que plataformas você deve estar anunciando.
Se você está com um orçamento apertado, então comece com métodos gratuitos de condução de tráfego para o seu site. Quando começar a gerar lucros vai querer reinvestir em métodos pagos de condução de tráfego (tais como anúncios pay-per-click) porque os métodos pagos são muito mais rápidos e escaláveis do que os métodos gratuitos em geral.
8. Publique uma Newsletter por e-mail
Capturar os endereços de e-mail dos visitantes do seu site é fundamental para o crescimento de cada negócio online. No entanto, uma lista grande e crescente só é valiosa quando informações úteis e relevantes são enviadas regularmente a essas pessoas. O objectivo de uma lista de e-mails é transformar potenciais clientes em clientes e clientes em clientes repetidos e embaixadores da sua empresa/producto.
Tente manter-se em contacto regular com a sua lista de e-mails, enviando-os pelo menos uma vez por semana com uma actualização, informação, ou algum tipo de oferta.
Um ótimo provedor de serviços de e-mail marketing é AWeber.com.
A melhor maneira de conseguir que as pessoas se inscrevam na sua lista é oferecer algum tipo de oferta gratuita valiosa. Isto pode ser um relatório gratuito, um white paper, ou um código de desconto/código de cupom. Estes tipos de ofertas funcionam melhor do que uma simples oferta de “subscrever a nossa newsletter”.
É absolutamente crítico que você implemente uma estratégia de e-mail marketing em seu negócio, pois o e-mail marketing ainda é a atividade de maior ROI que você pode usar para comercializar e vender seus productos online.
9. Acompanhar o crescimento

Estão disponíveis ferramentas fáceis (e gratuitas) que lhe permitem ver quem clicou onde e quando. Muitas empresas de alojamento Web oferecem ferramentas de análise de tráfego.
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita – que rastreia, entre outras coisas:
- Páginas populares
- Fontes de tráfego
- Palavras-chave populares
- Localização dos cliques
Estes relatórios podem ser personalizados com uma infinidade de variáveis incluindo intervalo de datas, visualizações de páginas e duração de tempo no site.
Outras coisas que você pode querer considerar é o número de pessoas que estão abrindo os seus e-mails e clicando nos links de volta ao seu site.
Enquanto o tráfego de visitantes fornece um indicador interessante, o que você está realmente procurando são transações. Se você está vendendo um produto ou um serviço, o sucesso é medido em vendas.
É absolutamente crítico que você rastreie e analise essas métricas-chave em seu website; caso contrário, como você saberá o que está funcionando, o que não está funcionando e o que você precisa fazer para melhorar as conversões?
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10. Outras Considerações Comerciais
Além das considerações on-line específicas, você precisará considerar:
- Tributação
- Banca
- Licenciamento e marcas
- Estrutura jurídica do negócio
- Localização da empresa
- Armazenagem de produtos
- Contabilidade
Assuntos legais, entre outras coisas
Observe que estes itens são listados por último. Embora importante, você não quer deixar que estas coisas o impeçam de fazer. A ideia é escolher o seu mercado, obter um nome de domínio, construir o seu site, e começar a gerar receitas o mais rápido possível e trabalhar os detalhes ao longo do caminho!
[…] e-mails todos os dias para ter sucesso. A maioria das pequenas empresas não tem um departamento de marketing que possa criar e distribuir conteúdo com a frequência que algumas pessoas dizem que você deve. […]