O remarketing é uma técnica de publicidade online que consiste em exibir aos utilizadores anúncios sobre uma marca com a qual eles já tiveram algum tipo de contato. Para criar listas de remarketing com o público desejado, é necessário incluir um código no seu site, que está disponível em plataformas como Google Ads e Facebook Ads.
Provavelmente os banners publicitários de um produto ou serviço que anteriormente procurava já o “assombravam” na web: promoção de bilhetes de avião para determinado destino, alguma peça de roupa, descontos em calçado que estava a ver, entre outros.
E não, não é por acaso, é o Remarketing em ação.
Atualmente atinge um grande número de pessoas, mas o que elas não sabem é que também podem utilizá-lo a favor dos seus negócios, tanto B2B como B2C.
Neste post vamos explicar melhor o assunto e daremos algumas dicas que pode fazer quando criar a sua campanha.
Remarketing o que é?
Em primeiro lugar, é importante deixar claro que “Remarketing” e “Retargeting” são praticamente a mesma coisa.
A diferença é que a primeira é a forma como o Google chama a sua própria ferramenta de retargeting.
Outras plataformas, como AdRoll, Re Targeter e FetchBack, usam esta última palavra.
A palavra vem do inglês “target”, que significa “objetivo”. Ou seja, a ideia do retargeting é atingir a mesma pessoa mais de uma vez, através de anúncios que o utilizador exibe após a primeira pesquisa sobre o assunto, numa determinada página que visitou ou em qualquer outro tipo de interação.
Para que serve o remarketing?
O objetivo do Remarketing é claro: aumentar as conversões e, com isso, também as vendas.
A filosofia do Remarketing é que nem toda a gente que vê um anúncio pela primeira vez, opta por fazer a compra.
Na verdade, apenas um pequeno número de utilizadores o faz. Segundo dados do Google Ads, no comércio eletrónico, 97% dos visitantes não compram na primeira visita.
Isso acontece ainda mais em vendas complexas, a conversão em solicitações de cotações ou ações semelhantes é ainda menor.
Desta forma, o Remarketing representa a possibilidade de continuar a atingir o cliente que ainda não comprou, para que a marca continue presente na sua cabeça enquanto ainda está a tomar a decisão.
Já entre o primeiro contacto do utilizador com a empresa até a efetivação da compra, são várias etapas do processo. Aqui podemos dividi-las em quatro momentos diferentes:
- Conscientização: quando a pessoa começa a pesquisar sobre o assunto, sem necessariamente ter a intenção de comprar.
- Consideração: quando a pessoa já tem algum conhecimento e está a pensar sobre a compra (aqui compara preços, procura recomendações, entre outras ações).
- Compra: quando a própria pessoa faz a compra;
- Fidelização: fase pós-compra, quando a intenção é focar numa nova conversão.
Dessa forma, com um plano de Remarketing bem estruturado, é possível atingir os utilizadores nas diferentes fases desse funil e ajudá-los a avançar para as próximas etapas.
Como funciona o remarketing?
A sua estrutura operacional é simples. Vamos usar o Google Ads como exemplo.
Imagine que está a pesquisar um “Software de marketing digital” e clica num link patrocinado na página de resultados.
Quando entra no site do anúncio, um cookie (que funciona como um selo) é armazenado no seu computador e é o que o Google usará para identificá-lo.
Posteriormente, o Google mostrará os anúncios dessa mesma página noutros sites parceiros que têm espaço para anúncios (Rede de Display) ou nas páginas de resultados (Rede de Pesquisa).
Desta forma, novos anúncios aparecerão por algum tempo, para tentar convencê-lo a comprar.
Geralmente, o período de remarketing é de 30 dias, mas pode variar, dependendo da plataforma e das configurações utilizadas.
Formas de remarketing no Google Ads: Rede de Display e Rede de Pesquisa
No Google Ads, existem basicamente duas maneiras excelentes de fazer remarketing: na Rede de Display e na Rede de Pesquisa.
Sabe qual é a diferença?
1 – Remarketing na Rede de Display
A Rede de Display é um grupo de sites aliados que oferecem um espaço nas suas páginas da web para divulgar links patrocinados.
Esses espaços são usados para espalhar banners para utilizadores que estão numa lista de remarketing.
É a partir daí que vê as promoções que o “perseguem” em diversos sites.
Cada plataforma de remarketing tem acordos com sites diferentes para configurar a sua própria Rede de Display.
Portanto, dependendo do que escolher, os seus anúncios serão exibidos nos sites dessa plataforma.
Além disso, muitas vezes são feitas alianças para que o mesmo site possa exibir anúncios de redes diferentes.
2 – Remarketing na Rede de Pesquisa
Outra opção de remarketing é através da rede de pesquisa. Através desta possibilidade, os anúncios são exibidos na própria página de resultados.
Podemos encontrar estes anúncios na pesquisa do Google, Google Maps, Google Shopping, Imagens do Google, grupos do Google e mecanismos de pesquisa aliados.
O formato dos anúncios na rede de pesquisa é diferente do formato da Rede de Display.
Enquanto neste último pode fazer banners com imagens de diferentes tamanhos, na Rede de Pesquisa o formato é o do anúncio padrão do AdWords, com texto limitado.
No entanto, a maior diferença entre a Rede de Display e a Rede de Pesquisa é que, na primeira, os banners de redireccionamento aparecerão em websites aliados que o utilizador visita, mesmo que não esteja a procurar por nenhum desses conteúdos.
Pelo contrário, na Rede de Pesquisa, os anúncios são apresentados quando o utilizador volta a consultar o referido conteúdo no motor de busca Google, ou seja, está num momento de interesse e as oportunidades de conversão são elevadas.
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Outras formas de Remarketing: Facebook e Instagram
Outra opção que podemos aproveitar é o Remarketing do Facebook, que funciona de forma semelhante ao da Rede de Display, em que os anúncios aparecem dentro da rede social, seja no feed de notícias ou na barra lateral.
Da mesma forma, é possível fazer este tipo de marketing no Instagram. É por isso que já deve ter visto nesta rede, o anúncio de uma marca com a qual interagiu anteriormente ou de um produto que quase comprou, mas abandonou no carrinho.
Ressalta-se que o Remarketing no Facebook e Instagram é feito através de empresas parceiras, como Perfect Audience e AdRoll.
Então qual é a melhor forma de remarketing?
A resposta dependerá das estratégias que desenvolver para a sua empresa.
O ideal é investigar as possibilidades e pensar em como adaptar os formatos à sua realidade.
O conselho é experimentar diferentes modelos para aperfeiçoar as suas campanhas.
Neste artigo, continuaremos a concentrar-nos no remarketing para o Google Ads.
Como criar uma campanha de remarketing do Google
O principal objetivo de uma campanha de Retargeting na Rede de Pesquisa é continuar a destacar a sua marca perante o utilizador, quando ele procura um determinado tema.
O objetivo é mostrar diferentes opções aos utilizadores que estão em diferentes estágios do processo de compra, como uma oferta ao pesquisar o produto ou comparar preços, ou para quem já comprou anteriormente, oferecer um complemento relacionado ao seu produto, por exemplo.
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Instale as tags do Google Ads
- Faça login no Google Ads.
- Clique no ícone da ferramenta no canto superior direito e depois em Gestor Público, na seção Biblioteca Partilhada.
- À esquerda, clique em Fontes de dados do público. Lá verá um conjunto de fontes com as quais é possível criar listas de remarketing.
- Na primeira caixa “Tag do Google Ads“, clique em Definir tag. Se já configurou uma tag, selecione Editar fonte no ícone de três pontos no canto superior direito da caixa “Tag do Google Ads”. Se só precisa do código, vá para a etapa 6.
- Escolha o tipo de dados que o tag receberá: dados padrão ou atributos/parâmetros específicos. Também pode optar por incluir o parâmetro “ID do utilizador” no rótulo. Desta forma, serão recolhidos os IDs dos utilizadores que entram no seu site, para apresentar anúncios mais direcionados. Se selecionar atributos ou parâmetros específicos, poderá escolher o tipo de empresa que melhor representa os seus produtos ou serviços.
- Clique em Criar e continuar para uma tag existente, este botão exibirá as palavras Guardar e Continuar.
- Quando a tela de instalação aparecer, a tag global do site e o snippet de evento estão prontos para uso. Pode copiar o código, usar o Gestor de tags do Google, fazer o download da tag ou enviá-la por e-mail a um webmaster. Para integrar o remarketing no seu site, copie o código e cole-o entre as tagsdo site. A tag global deve ser colocada em todas as páginas do site. O fragmento do evento é adicionado apenas às páginas específicas que permitem que siga os eventos de remarketing dinâmico desejados.
- Clique em Concluir.
- Na tela de confirmação “E agora?”, Clique em Concluir novamente.
Opcional:
Se já adicionou a tag global do site para outro produto do Google, como o Google Analytics, adicione o comando ‘config’ da tag do Google Ads (destacado abaixo) a cada instância existente da tag.
Crie uma lista de remarketing no Google Ads
Com a tag configurada, é altura de definir estratégias.
O remarketing é baseado em listas, como aqueles que entraram nos URLs relacionados a um determinado produto, que entraram na página de preços, quem fez uma compra no site, entre outros.
Com isso, é necessário analisar quais são os públicos mais interessantes para abordar através de novos anúncios.
Para criar listas de remarketing, siga estas etapas:
- Faça login no Google Ads.
- Clique no menu de ferramentas e, em Biblioteca partilhada, clique em Gestor público.
- Em seguida, clique em Listas de público (provavelmente já está lá).
- Para adicionar uma lista de visitantes do site, clique no botão Mais e selecione “Visitantes do site” (há também as opções ” utilizadores da aplicação”, ” utilizadores do YouTube” e “Lista de clientes”).
- Na página exibida, insira um nome que descreva a lista de remarketing. Precisará de ter uma tag ou snippet de evento configurado para que este processo funcione.
- Escolha um modelo no menu suspenso “Lista de membros”.
- Selecione um conjunto de regras nos menus suspensos “Página visitada”. Em cada menu, adiciona as condições para as páginas da web no seu site onde deseja coletar informações de cookies dos visitantes. Os valores podem ser palavras, um número ou uma data, dependendo do modelo de regra e das condições que selecionou para a lista que deseja criar.
- Insira um valor para o tamanho inicial da lista, ou seja, a quantidade de visitantes que pretende receber durante um determinado período. Para aumentar o tamanho inicial da sua lista, inclua visitantes dos últimos 30 dias.
- Escolha a duração dessa adesão, ou seja, quanto tempo um visitante permanecerá na sua lista. Não se preocupe com o número que inseriu, essa configuração pode ser alterada a qualquer momento.
- Escolha uma descrição opcional para o público.
- Clique em “Criar público”.
Crie quantas listas de remarketing desejar.
Em seguida, crie novas campanhas e grupos de anúncios para adicionar as suas listas.
Pode definir listas para diferentes seções do seu site usando regras. Por exemplo, se deseja definir uma lista para uma página do seu site onde vende dispositivos eletrónicos, pode usar a regra: “URL contém: eletrónico”.
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Estratégias de remarketing para a rede de pesquisa
Existem várias maneiras de trabalhar com listas na Rede de Pesquisa. Por isso, trazemos alguns exemplos que podem ajudá-lo a pensar sobre as estratégias para o seu negócio.
1 – Otimize o seu lance de palavra-chave
Digamos que tenha uma empresa, o seu produto seja um software de marketing digital e já tenha uma campanha do AdWords com palavras como “software de marketing digital”.
O que está à procura é que alguém que entrou no seu site por um anúncio dessa campanha, mas ainda não fez a compra, veja novamente um anúncio da sua empresa ao repetir uma segunda pesquisa sobre o assunto.
Dessa forma, o retargeting pode ser usado para aumentar o lance das suas palavras-chave.
Com isso, terá mais chances de que o seu anúncio apareça novamente nas pesquisas de alguém que está na sua lista.
Portanto, o que deve fazer é modificar a sua campanha para adaptá-la ao retargeting e, dessa forma, aumentar o seu percentual de audiência.
2 – Reduza o seu lance de palavra-chave
Esta estratégia é contrária à anterior. Suponha que tenha um produto que o seu público-alvo só compra uma vez e geralmente não faz uma nova compra a curto prazo.
Desta forma, quando um comprador realiza uma nova pesquisa com termos relacionados ao seu produto, não deseja que os seus anúncios apareçam nos resultados, pois as probabilidades de conversão são mínimas.
O que pode fazer neste caso é reduzir a oferta de palavras-chave para que diminuam as probabilidades do seu anúncio aparecer nos resultados e não gastar os seus cliques nelas.
Desta forma, exibirá os seus anúncios a potenciais compradores.
3 – Personalize o texto do seu anúncio
Uma possibilidade de Retargeting na Rede de Pesquisa é fazer pequenas modificações nos anúncios para que apareçam novamente aos utilizadores com algum diferencial, como “envio grátis” ou “desconto de 10%”.
Esta opção pode ser feita duplicando uma campanha existente na qual modifica os anúncios da segunda versão de acordo com as suas estratégias, adicionando uma lista de Retargeting.
Desta forma, quem entrou no seu site sem comprar, poderá ver novamente o seu anúncio, mas com um diferencial que o poderá ajudar a concretizar a compra.
4 – Lealdade
Digamos, por exemplo, que tenha um site de câmaras e também venda tripés e lentes, que atraem consumidores para fazer novas conversões.
Nesse caso, é interessante criar uma campanha específica para esses acessórios.
Pode fazer isso com uma lista de retargeting baseada em pessoas que já compraram câmaras no seu site.
Desta forma, quando precisarem desses acessórios e os procurarem na internet, aumentarão as probabilidades dos seus anúncios aparecerem.
Para utilizar esta função, ao criar a sua lista de remarketing, escolha a opção “lista de clientes”.
Para concluir: dicas rápidas para montar uma campanha de remarketing
- Foque-se em públicos relevantes: públicos que são interessantes de alcançar com o Remarketing.
- Crie anúncios específicos para cada público: quanto mais próximo estiver do objetivo do utilizador, melhor. Por exemplo, se ele acedeu à página de preços de um determinado produto no seu site, pode exibir anúncios sobre o produto, talvez com um desconto atrativo.
- Lembre-se de ter uma boa landing page: não adianta ter um ótimo anúncio, mas redirecionar o visitante para a página inicial do seu site. Lembre-se de que deve ajudá-lo a encontrar o seu objetivo e, claro, a comprar.
- Faça análises constantes: tenha atenção às métricas que permitem medir os resultados do seu esforço. É importante lembrar que não só o CPC (Custo por Clique) é relevante, mas também o CAC (Custo de Aquisição do Cliente), ou seja, o seu gasto real para cada conversão gerada na campanha.
- Não exagere: tenha cuidado para não ultrapassar o número de anúncios para um determinado utilizador, pois isso pode cansá-lo. Recomenda-se não ultrapassar 10 visualizações por pessoa.
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4 dicas para gerar mais lucros com as suas campanhas de remarketing
1 – Evite a síndrome do spam
Pense no remarketing como o rio que é alimentado por vários fluxos diferentes. Se um desses fluxos estiver contaminado, inevitavelmente haverá problemas.
Uma campanha de remarketing traz de volta o tráfego que já se envolveu com o seu conteúdo. Se o tráfego nunca foi relevante em primeiro lugar, reconectá-lo provavelmente não o converterá.
Existem vários motivos pelos quais uma campanha de remarketing pode não funcionar de maneira ideal e um desses motivos é que uma das origens de tráfego originais não está a enviar um bom tráfego.
Então, como chegar à raiz disto?
O remarketing funcionou bem no início, mas depois falhou?
Se o remarketing funcionou bem, mas estava a começar a falhar, veja todas as novas campanhas ou origens de tráfego que se multiplicaram quando o Remarketing começou a funcionar.
Pode não ser necessariamente algo lançado pela equipa de marketing. Pode ser, por exemplo, um problema relacionado ao site.
Se o remarketing nunca funcionou bem verifique a análise do site para ver se surge algum problema. Procure páginas de destino e campanhas que não parecem gerar um bom tráfego.
O problema pode não ser muito complicado. É ainda mais provável que o seu público precise de ser mais segmentado.
2- Seja proactivo em relação aos geradores de tráfego
Este é um dos muitos bons motivos para ser realmente proactivo e pensar sobre os tipos de tráfego que gera para o seu site em todos os canais e como voltar a engajar esse tráfego.
Geralmente, mesmo que o tráfego seja “gratuito, a qualidade é melhor do que a quantidade“.
Às vezes, algumas empresas exploram conteúdo e estratégias sociais criadas para atrair multidões, mas não necessariamente a multidão certa.
Pense em presentes grandes e sofisticados que todos desejam, não apenas os seus potenciais clientes.
Se a sua empresa decidir lançar uma dessas campanhas, convém excluí-las proactivamente da sua campanha de remarketing ou, pelo menos, segmentá-las num bloco de anúncios ou grupo de anúncios separados.
3- Avalie o seu conteúdo e como o público interage com ele
No Google Analytics, pode configurar o seu público para ser usado como segmentos secundários e personalizados como dimensões, o que abre um mundo de possibilidades para analisar o desempenho.
Com isso, pode explorar como determinados públicos interagem com o conteúdo.
Por exemplo, pode analisar:
- Quais as páginas de destino que funcionam melhor.
- Quais as páginas que são as páginas de saída mais comuns.
- Qual o conteúdo geralmente que procuram.
- Como interagem com os eventos, quais os formatos de conteúdo tendem a preferir.
- Quais são as pesquisas no site que estão a fazer?
4- Crie relevância entre o público e os seus anúncios
A melhor vantagem do direcionamento do seu públicos-alvo é que agora tem a capacidade de criar anúncios muito relevantes que falam para esse público.
Com os anúncios de texto, pode usar os públicos-alvo para alterar dinamicamente o texto do anúncio para realmente falar com o potencial cliente.
Com os anúncios gráficos, deve criar algo relevante para o seu público.
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