A sigla SEO refere-se a Search Engine Optimization, que em português se traduz como otimização de mecanismo de pesquisa.
Também conhecido como search engine optimization, SEO consiste em criar conteúdo e melhorar o seu site para torná-lo o mais sedutor possível para o Google e os potenciais seus clientes.
O objetivo é aparecer primeiro na página de resultados quando um cliente estiver à procura de algo relacionado ao que vendemos. SEO é a melhor ferramenta de marketing para atrair visitas ao seu site.
Qual é a diferença entre SEM e SEO?
SEM é Search Engine Marketing (em português: search engine marketing).
SEM é tudo o que podemos fazer no Google para promover os nossos produtos e serviços. Está dividido entre PPC (publicidade) e SEO (posicionamento orgânico).
O SEO, como mencionamos acima, é Search Engine Optimization. O SEO, então, é filho do SEM e consiste em dotar o seu site de bons textos para que as suas páginas se posicionem nos primeiros lugares do motor de busca.
SEO o que é e como funcionam os motores de busca?
SEO, conforme explicamos na introdução deste artigo, trata de fazer alterações no seu site e produzir textos relevantes para aparecer primeiro no Google quando as pessoas pesquisarem algo relacionado ao seu setor.
Por exemplo: Se vende t-shirts, vai querer que o seu site apareça em primeiro lugar sempre que alguém consultar algo que tenha a ver com esta peça de roupa, como por exemplo, ” t-shirts 2021″, ” t-shirts femininas” ou ” t-shirts masculinas”.
A vantagem do SEO é que pode saber exatamente qual é a procura por conteúdo – o que as pessoas estão à procura – e então oferecer um artigo que responde a todas as preocupações do utilizador.
A função do motor de busca é organizar todo o conteúdo que existe no planeta, de forma a oferecer o que há de mais relevante de acordo com a pesquisa que um determinado utilizador fez.
SEO é bom para o seu negócio? Vantagens do posicionamento orgânico
Vai gerar mais visitas através do SEO.
Esta estratégia fará com que os seus futuros clientes o encontrem enquanto navegam na Internet. Graças ao SEO, alcançará milhares ou milhões de pessoas.
Terá mais potenciais clientes
Com o posicionamento na internet, transformará cliques (visitas) em clientes potenciais.
Vai tornar-se um líder
Quanto melhores posições ocupar na página de resultados do Google, mais perto estará de dominar o mercado na Internet.
Vai fechar mais vendas
Aparecer em primeiro lugar nos motores de busca quando os seus potenciais clientes estão à procura de informações sobre o seu setor permitirá que esteja mais perto de conseguir novos clientes.
Por que precisa de SEO na sua empresa? Qual a importância de aparecer em primeiro lugar no Google
Aparecer primeiro no Google significa que, quando o seu potencial cliente quiser saber algo relacionado ao que vende ou oferece, será o primeiro a responder.
Esta é uma grande vantagem, uma vez que a maioria dos processos de compra hoje em dia envolvem este mecanismo de busca.
Por que isto acontece? Porque a maioria dos potenciais clientes, quando quer descobrir algo, quase sempre acaba por perguntar ao Google.
O Google é o grande líder da Internet, muito acima do YouTube, das redes sociais e de outros mecanismos de busca como o Bing.
Quanto mais acima estiver, mais visitas receberá.
Além disso, estar entre as primeiras posições é vital, pois permite desenhar a chave que abre qualquer processo de venda.
Esta chave tem um nome: confiança.
Porquê? Porque as pessoas acreditam no Google: “Se colocaram esta página na primeira posição, será por alguma coisa.”
SEO em marketing digital: como desenvolver uma estratégia eficaz?
Pensemos na frase de Cyrus Shepard, um consultor muito conhecido na área:
“Ao contrário do marketing tradicional, onde pressiona o utilizador com uma mensagem, o SEO permite que entregue exatamente o conteúdo que o utilizador está à procura, exatamente ao mesmo tempo que ele está à procura.”
Graças ao SEO, pode-se dar às pessoas o que elas querem, no momento em que solicitam. Além disso, como o Google fornece as informações do que as pessoas desejam, pode oferecer uma solução sob medida.
Este processo funciona da seguinte maneira:
Graças a algumas ferramentas, pode determinar, por exemplo, que durante os últimos dois meses do ano muitos utilizadores estão à procura do seguinte: “Presentes baratos para o Natal.” Com esta informação em mãos, poderá criar o melhor texto possível, que proporcionará ao potencial consumidor uma solução para os seus problemas.
Através desta solução pode ser que o potencial cliente compre na sua loja ou, simplesmente, utilize as informações do seu artigo para comprar presente em outro lugar.
Mesmo que não consiga conquistar um novo cliente na primeira vez, começará a construir um relacionamento que se pode traduzir, com o tempo, em dezenas e dezenas de vendas.
Uma das vantagens de atrair visitas para a sua página é, justamente, que pode começar a acumular e-mails que vão alimentar a sua base de dados.
Com estes contatos, enviará ofertas para determinados leads ou continuará a educar o seu público, com a certeza de que, mais cedo ou mais tarde, acabará por comprar os seus produtos ou serviços.
Tudo isto é maravilhoso e representa um antes e um depois na história do marketing.
Através do SEO não vai incomodar ninguém e dizer o quão bom é o seu negócio ou os benefícios do seu produto ou serviço, em vez disso, só falará sobre a sua empresa ou setor quando as pessoas perguntarem.
Esta é a grande vantagem do SEO e representa a principal diferença que esta tática tem em relação às demais formas de promoção existentes no marketing.
Com o SEO pede permissão, em vez de interromper ou irritar as pessoas com anúncios que ninguém quer ver.
Com esta prática de marketing, atrai potenciais compradores porque o seu conteúdo é importante para eles.
É importante porque o ajudará numa de duas coisas:
-Resolver um problema.
-Responder a uma pergunta
Você não quer vender, você quer ajudar os seus potenciais clientes com qualquer inconveniente que eles possam ter.
Paradoxalmente, quanto menos quiser fechar uma venda, mais perto estará de conseguir um novo cliente. Voltamos à mesma palavra: confiança.
SEO o que é? Guia do iniciante para o Posicionamento do Google
O Google é uma plataforma que responde a perguntas e resolve problemas.
As pessoas usam-no para isso. Se a sua empresa está a fazer uma destas duas coisas, vai sair-se muito bem nos mecanismos de pesquisa. Não importa se o seu tema é muito técnico ou muito competitivo.
Resumindo, todo o jogo de SEO é atender às necessidades do seu público melhor do que os seus concorrentes.
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O que é SEO On-page? Fatores internos
O SEO On-page consiste em todas as otimizações que pode fazer no seu site para que ele ocupe melhores posições na página de resultados do Google.
Quais são estas otimizações? De acordo com as Diretrizes do avaliador de qualidade da pesquisa do Google, o principal fator para determinar a posição de uma página da internet é “a quantidade satisfatória de conteúdo de alta qualidade” que ela possui.
Os fatores que determinam esta qualidade são:
- a) Satisfação do utilizador.
- b) Originalidade.
- c) Organização e legibilidade.
- d) Profundidade dos textos.
- e) Autor do conteúdo (experiência, autoridade e reputação do redator).
Títulos e descrições usados para chamar a atenção dos leitores:
A tag de título e a metatag de cada conteúdo da internet oferecem a oportunidade de atrair a atenção do utilizador para que ele prefira o seu site a qualquer outro na página de resultados do Google.
Experiência de utilizador:
Cada pessoa que acessa o seu conteúdo deve sentir-se bem, deve entender como usar a página com facilidade e, se quiser ir além disso, deve ficar encantado.
A experiência do utilizador não só permitirá que opte por melhores posições na página de resultados do Google, mas também o deixa mais perto de ter os seus textos, vídeos ou podcasts partilhados nas redes sociais por cada vez mais pessoas que gostaram daquele conteúdo.
O seu site deve ser:
- a) Intuitivo.
- b) Abrir rapidamente.
- c) Ser adaptável a qualquer dispositivo.
- d) Ter um design agradável.
Aspetos técnicos:
É importante tornar o seu conteúdo pesquisável porque isso permitirá que os utilizadores mais relevantes o vejam.
Se o Google está a ter problemas para interpretar o seu site, pode estar a desperdiçar uma fonte significativa de tráfego.
Lembre-se de colocar a sua palavra-chave em:
- a) Tag de título.
- b) H1
- c) Texto
- d) URLs descritivos
- e) Imagens (atributos alt).
- f) Links de outros artigos do seu site para o texto que deseja posicionar.
- g) Outros sites (link building).
E tenha em mente que o Google ainda não lê bem o que está dentro de uma imagem ou vídeo, por isso a maior parte do seu conteúdo deve ser escrito.
O que é SEO Off-page ou Off-site? Fatores externos
SEO off-page é tudo o que pode fazer FORA do seu site para torná-lo mais relevante.
Trata-se, basicamente, de relações públicas e de construção de hiperlinks (backlinks).
O seu objetivo é fazer com que centenas de portais em toda a internet se vinculem ao seu site. Com isto, vai ganhar prestígio e aumentar tanto as suas posições no Google quanto o número de visitas que recebe mensalmente.
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Como funciona o Google? Tipos de pesquisa
Agora, se quer trilhar este caminho e ajudar os seus futuros clientes, deve ter em mente que existem diversos tipos de pesquisas no Google.
As principais são:
Fazer – O objetivo desta pesquisa é fazer algo: comprar sapatos ou ouvir uma determinada música.
Conhecer – O objetivo desta busca é descobrir algo: descobrir o nome do cantor de uma banda ou identificar o melhor restaurante de comida italiana numa cidade.
Ir – O objetivo neste caso é ir a um local específico da Internet: entrar no Facebook ou na página oficial de uma marca.
É importante ter clareza sobre isto para determinar a intenção do utilizador, ou seja, o que essa pessoa vai querer resolver com a sua pesquisa.
Por exemplo: Se alguém pesquisar na Internet por “Definição de Democracia”, é provável que a pessoa por trás da pesquisa seja um aluno que deseja estudar o tema.
Então, se quiser resolver este problema ao utilizador, se quiser produzir um artigo que apareça no topo do Google para este tipo de pesquisa, terá que explicar este conceito da forma mais estruturada possível e, além disso, tem que adicionar a perspetiva de vários estudiosos renomeados e recomendar alguns livros relevantes sobre o assunto.
O Google está a ficar mais inteligente quando se trata de especificar o melhor conteúdo para uma determinada pesquisa.
O que é que isto significa? Que se se esforçar para criar o melhor artigo possível, certamente terá uma grande recompensa.
Como posso otimizar uma página, site ou blog? SEO em 3 etapas
Para otimizar um site, deve executar as seguintes etapas:
Análise de SEO
Esta fase consiste numa auditoria do seu site, um estudo das palavras-chave do setor em que está inserido, uma avaliação da sua concorrência e o esboço do caminho a seguir.
As 7 principais ações a serem executadas nesta fase são:
1- Acompanhamento do site: determinar quanta informação sobre a sua empresa existe na Internet.
2- Tráfego de pesquisa: descobrir como se distribuem as visitas que o seu site recebe do Google.
3- Análise de palavras-chave: realizar pesquisas de palavras-chave para descobrir os termos mais pesquisados no seu setor.
4- Tráfego de pesquisa + análise de palavras-chave: qual é o desempenho das palavras-chave que a empresa deseja conquistar de acordo com o tráfego que já recebe?
5- Títulos e descrições do site: quais são os títulos e descrições das suas páginas?
6- Velocidade de carregamento: qual a velocidade de carregamento do seu site nas versões mobile e computador?
7- Análise do concorrente: quais os termos que o Google associa ao seu concorrente? Qual é a autoridade de domínio dessa empresa? Como o tráfego que chega a esse site é distribuído?
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SEO On-Page
Esta etapa tem como base a otimização do seu site. São vitórias rápidas de qualquer projeto. O SEO On-Page consiste em reparar o que está indicado na Análise de SEO.
Basicamente, existem 7 etapas:
1- Alterar os títulos e descrições das suas páginas principais.
2- Modificar a arquitetura de informação do site (menus, URLs amigáveis, links internos).
3- Melhorar a velocidade de carregamento.
4- Corrigir os erros mais importantes (links que não abrem).
5- Instalar aplicativos úteis (plugins) em termos de SEO e experiência do utilizador.
6- Certificar-se de que o site é adaptável (responsivo) em todas as plataformas (PC, celular, tablet).
7- Ter atenção à indexação de todas as páginas (criar o SiteMap e carregar no Search Console).
Marketing de conteúdo
Nesta parte, a tarefa é produzir as melhores peças de conteúdo que já existiram no seu setor. A intenção é que apareça primeiro no Google sempre que um potencial cliente quiser resolver um problema ou responder a uma pergunta.
Para fazer isto, deve desenvolver um plano de conteúdo e abordar os seguintes tópicos:
1- Preços e custos (por que colocar os seus preços no seu site e por que os seus medos não fazem sentido?)
2- Principais problemas dos seus produtos ou serviços.
3- Comparação entre a sua oferta e a da concorrência.
4- Revisões e avaliações dos seus produtos ou serviços.
5- Criação de artigos no seu setor de atuação.
Quais ferramentas principais posso usar para fazer SEO?
Esta ferramenta permite que estude como as pessoas estão a encontrar o seu site no mecanismo de busca. No Google Search Console pode ver o desempenho de todas as páginas do seu site.
Com esta ferramenta poderá saber de quais países acessaram o seu site, quanto tempo passam em cada uma das suas páginas, quantas pessoas navegam no seu site em tempo real, quantos novos utilizadores estiveram no seu site, entre outras coisas.
Com esta ferramenta poderá saber a rota que os seus utilizadores fazem ao entrarem no seu site. Desta forma, saberá, por exemplo, quanto conteúdo uma determinada pessoa leu antes de solicitar um orçamento.
Além disso, o HubSpot permite automatizar todos os processos para não perder nenhuma oportunidade de obter potenciais leads.
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Aplicações para realizar uma análise de SEO
Se deseja auditar o seu site, pode tentar as seguintes aplicações:
–Ferramenta de SEO da MozBar.
–Ubersuggest.
–Planeador de palavras-chave do Google.
–Screaming Frog.
–Yoast SEO.
–Similarweb.
–SEMrush.
–Ahrefs.
Quanto dinheiro pode ganhar por aparecer primeiro no Google? ROI de SEO
Depende do contexto: qual é a indústria? Quais são as características da sua empresa? Qual é o valor do seu produto? Existe alguma intenção de compra na pesquisa?
Sem informações adicionais, é impossível fazer um cálculo exato. O que é certo é que um texto bem posicionado pode render 3 milhões de dólares de lucro.
5 razões para investir em SEO
1. Invista no que é realmente seu
Já se perguntou qual é o seu maior património na internet? Eu diria que a melhor resposta é: o seu site. O seu site estará consigo enquanto a sua empresa estiver ativa, e é lá que as pessoas saberão o que faz e quais são as vantagens de escolher o seu negócio.
E quanto às redes sociais? São extremamente importantes em vários pontos da estratégia de Marketing Digital, no entanto, não são a sua herança.
Imagine se há 15 anos tivéssemos a investir um valor muito alto no MySpace? Certamente o que parecia ser algo muito vantajoso nessa altura, hoje em dia seria desastroso.
Investir em SEO para o seu site é investir em algo realmente seu, é apostar no seu maior património na internet e colher os frutos de um trabalho árduo, mas muito valioso.
2. Conquiste espaço na primeira página do Google
Estar na primeira página do Google não significa que a sua empresa preste um serviço melhor ou tenha um produto com qualidade muito superior ao da concorrência.
Estar entre os primeiros significa que o seu trabalho de SEO está a ir bem e que o seu conteúdo é relevante.
Porém, para o público em geral que utiliza o Google para fins de pesquisa, a sensação é que o Google o indica como um dos melhores do mercado.
Aqui, pequenas e grandes empresas competem no mesmo nível. Mais um motivo para investir em SEO.
3. Seja a referência que o seu potencial cliente procura
Quanto maior o número de pesquisas que o mostram nas primeiras páginas, maior será a sua autoridade no segmento em que atua.
As pessoas procuram dados relevantes, soluções de problemas, dicas para melhorar a sua rotina e muitas outras informações.
E se, nesses casos, as pesquisas foram por temas em que a sua empresa atua, sem dúvida a marca que as pessoas verão como referência de mercado será a sua.
Não basta apenas produzir conteúdo, é preciso estar alinhado às técnicas de ranking para que o seu site esteja sempre à frente da concorrência, ou seja, precisa de investir em SEO.
4. Aumente as visitas ao seu site (e venda mais)
Estar nas primeiras páginas dos motores de busca significa mais visitas. Otimizar o seu site vai facilitar a sua navegação e o seu conteúdo, além de ser valioso, pode ser ainda mais atrativo.
Resultado: Aumento do volume de pesquisa, novas conversões no site, mais leads para engajar e muito mais oportunidades de novos clientes.
Um site parado, sem atualizações e sem o uso de técnicas de SEO não gerará acessos recorrentes e perderá relevância com o tempo, passando de um site com potencial de gerar muitos negócios para um simples cartão de visita virtual estático e com pouquíssimos acessos.
5. Aumente a qualidade dos seus anúncios
Se planeia investir no Google Ads e melhorar as suas campanhas, é fundamental que se concentre em SEO.
O Google Ads mede a posição do seu anúncio através do Índice de qualidade. Ele faz a estimativa (juntamente com a oferta fornecida) de qual será a posição do seu anúncio no leilão. O Índice de qualidade é dividido em CTR (taxa de cliques), a relevância das palavras-chave e a qualidade da página que será acessada. É neste ponto que começa o papel das estratégias de SEO.
A otimização da página para o utilizador (entre outros fatores) inclui a adição de conteúdo original, dados relevantes e outras informações que, em conjunto com as diversas técnicas de SEO, podem ajudar a melhorar a experiência de navegação. Não adianta clicar num anúncio para procurar uma coisa e encontrar outra, certo?
Perante todos estes fatores que analisamos acima, é fundamental que tenha uma verba destinada ao SEO do seu site e se ainda não começou a otimizá-lo, deve incluí-lo nos seus objetivos de curto prazo.