“Precisamos de mais tráfego para o nosso website”. “A nossa taxa de ressalto é demasiado elevada”. “As nossas redes sociais não se convertem”. Estas são queixas comuns dos proprietários de empresas. Enquanto cada plataforma oferece os seus benefícios, há uma em particular que muitas marcas parecem esquecer e realmente precisam: Os vídeos do YouTube.
Tantas empresas não se sentem exactamente à vontade para produzir conteúdo em vídeo, mas os benefícios dos vídeos do YouTube para o seu negócio são inegáveis.
Se não estiver a utilizar a plataforma, está a perder seriamente.
Já lá vão os dias em que bastariam alguns posts no Facebook e um Tweet aqui e ali.
A sua presença online precisa de muito mais do que isso – e tem de ser estratégica.
Não publique qualquer conteúdo antigo apenas para publicar conteúdo – não vai funcionar. Em breve descobrirá que o tempo, dinheiro, energia e recursos que está a colocar no seu marketing digital estão a ser desperdiçados.
No entanto, uma estratégia bem pensada do YouTube pode pagar maciçamente pela sua marca. O YouTube é de utilização gratuita, e podes produzir vídeos muito baratos e até gratuitos, se necessário.
A produção de vídeos não precisa de ser igual a dos produtores de filmes. Na maior parte das vezes, um smartphone de qualidade e uma boa iluminação farão o trabalho.
Então, sabe que fazer vídeos é exequível – mas o que é que eles oferecem sobre outros tipos de conteúdo? Aqui estão apenas sete benefícios do YouTube para a sua marca.
7 Benefícios do YouTube para o seu negócio
1. A publicação no YouTube irá ajudar as pessoas a encontrá-lo no Google

O Google é dono do YouTube. Já reparou como os vídeos estão a aparecer mais do que costumavam aparecer nos resultados de pesquisa do Google?
Isso não é coincidência. Ao utilizar consistentemente o YouTube para o seu negócio, aumenta as suas hipóteses de aparecer nos resultados de pesquisa e melhorar as suas próprias classificações.
Como empresa, deve ter o objectivo de maximizar a sua presença online. É ainda melhor fazê-lo com o YouTube porque é um produto do Google.
O Google adora empresas que utilizam as suas ferramentas e muito provavelmente dão prioridade a essas marcas, pelo menos em certa medida.
Quanto mais posições puder ocupar nos resultados de pesquisa do Google – assumindo que é por uma razão positiva – melhor.
A publicação de vídeos do YouTube é mais uma forma de empilhar as probabilidades a seu favor.
2. O YouTube irá expô-lo a um grande público
Aqui estão apenas algumas estatísticas importantes a considerar no YouTube:
- YouTube recebe mais de 30 milhões de visitantes por dia, que vêem quase cinco mil milhões de vídeos do yutube.
- Mais de metade das vistas vêm de dispositivos móveis, e estes utilizadores vêem uma média de 40 minutos.
- YouTube tem versões locais em mais de 88 países e 76 línguas.
- É o segundo maior motor de busca, vindo apenas depois do próprio Google. E note que o YouTube está apenas a crescer. Ano após ano, mais pessoas gastam mais tempo com ele.
E talvez ao contrário de algumas outras plataformas, o público do YouTube é extremamente variado.
Pessoas de todas as idades, níveis de educação, e níveis de rendimento utilizam-no, homens e mulheres que estão localizados em todo o mundo.

Utilizam a plataforma por uma série de razões, incluindo educação e entretenimento.
Não importa o que a sua marca está a tentar promover ou quais são os seus objectivos, as probabilidades são que consiga fazer o trabalho usando o YouTube.
3. Adquirir Tráfego Qualificado
Isto é importante. Não quer tráfego pago, porque nem todos lhe vão comprar. Quer tráfego qualificado – pessoas que podem ser potenciais clientes e clientes.
Os proprietários de empresas muitas vezes não compreendem isto. Claro, conseguir um milhão de visitas no seu website pode soar bastante bem. Mas se for um milhão de visitas aleatórias e não for uma dessas pessoas a comprar-lhe, então quem se importa?
Precisa de tráfego qualificado que seja significativo para a sua marca. O YouTube pode facilmente ajudá-lo a conseguir isto.
Quando as pessoas vão ao YouTube, como acha que elas o encontram? Elas não tropeçam apenas na sua página. Escrevem algo na barra de pesquisa, e depois você aparece nos resultados.
Como dissemos anteriormente, as pessoas usam o YouTube como motor de busca – tal como fazem com o Google.
Isto significa que provavelmente pode assumir que as pessoas que vêem os seus vídeos são, pelo menos, interessados no seu produto ou serviço. Assim, deveria estar a fazer algo para realmente captar a sua atenção e transformá-las num fã fiel.
Aqui está um exemplo: Nos seus vídeos do YouTube, pode mencionar uma “recompensa” que os seus seguidores podem receber quando se inscrevem na sua lista de correio. Inclua a ligação na sua descrição do vídeo, e dirija a sua atenção para ela.
Esta é uma forma simples de utilizar o YouTube para transformar os espectadores de vídeo em subscritores de correio electrónico – o que é muito bom.

4. Os vídeos têm taxas de conversão mais elevadas
Algumas pesquisas sugerem que o conteúdo em vídeo é 12 vezes mais visto do que o texto a ser lido.
Além disso, podemos estar a processar vídeos 60.000 vezes mais depressa do que o texto.
Além disso, os vídeos podem evocar emoção como nenhuma outra forma de conteúdo online pode.
Podem fazer-nos pensar e sentir. E se o fizerem pensar e sentir, não é provável que se esqueça desses vídeos.
Isso é muito mais do que se pode dizer da maioria dos outros tipos de marketing online.
Por último, mas certamente não menos importante, os vídeos ajudam a humanizar a sua marca.
Dão-lhe vida, levando as suas mensagens do plano e estático ao dinâmico e envolvente.
Os vídeos ajudam a sua marca a construir confiança e autoridade de uma forma tão única.
Se uma marca quer realmente ligar-se às pessoas, os vídeos têm absolutamente de fazer parte do seu plano de marketing digital.
Inegavelmente, os vídeos captam melhor a nossa atenção do que texto e imagens.
5. Pode utilizar os anúncios do YouTube para chegar a um público ainda maior
Outro dos muitos benefícios do YouTube é a sua robusta plataforma publicitária.
Funciona através do Google Adwords, mas não é como a sua publicidade paga padrão.
Já se sabe aproximadamente quantas pessoas estão a passar quanto tempo no YouTube.
Imagine servir os seus anúncios a telespectadores qualificados que poderiam muito bem transformar-se em prospectos e depois em clientes.
Ganhar tráfego orgânico no YouTube já é incrivelmente poderoso.
O tráfego pago pode proporcionar um retorno ainda maior do investimento para o seu negócio.
Além disso, à medida que todas as plataformas de comunicação social se tornam cada vez mais competitivas e saturadas, é quase obrigado a pagar para jogar se realmente quiser ver uma diferença.
O YouTube, semelhante ao Facebook, é muito inteligente quando se trata de entregar os seus anúncios exactamente ao tipo de pessoas certas.
Ao contrário de outras plataformas de anúncios – anúncios de TV e rádio, as pessoas vêem realmente os anúncios do YouTube que aparecem à frente dos seus olhos, porque estão sobre temas que lhes interessam.
6. Existem várias formas de redireccionar os vídeos do YouTube
Trata-se de muito mais do que aquilo que se publica na sua própria página do YouTube.
Os seus esforços em vídeo não precisam de terminar aqui. Na verdade, não devem absolutamente terminar.
Outro dos muitos benefícios do YouTube é que há uma multiplicidade de formas de utilizar este conteúdo.
Para começar, pode partilhar os seus vídeos através dos seus outros canais de comunicação social.
Como os vídeos chamam mais a atenção das pessoas e o mantêm por mais tempo, é uma excelente forma de aumentar o tráfego e o envolvimento nos seus outros lugares sociais.
Além disso, esta é uma forma inteligente de dirigir ainda mais tráfego de volta à sua página no YouTube e recolher mais assinantes.
Também pode incorporar os seus vídeos nas suas páginas web estáticas e nos seus posts em blogues.
Se adivinhou que isto ajudará a manter as pessoas no seu site por mais tempo, adivinhou correctamente.
Não leve isto de ânimo leve. Nem sempre é fácil melhorar a sua taxa de ressalto e manter as pessoas na página durante um período de tempo mais longo.

Outro detalhe importante a assinalar: Noutras plataformas, os seus postes são enterrados e provavelmente nunca verão a luz do dia à medida que continuar a partilhar mais e mais postes ao longo do tempo.
Este não é o caso do YouTube.
Porque funciona como um motor de busca, desde que as pessoas procurem aquilo sobre o qual criou os seus vídeos, pode ser encontrado.
Isso é uma grande vitória para a sua marca.
7. Os vídeos são melhores para levar as pessoas a agir
Talvez já saiba como é importante incorporar uma chamada para a acção (CTA) em mensagens das redes sociais, mensagens de blogues, e outros tipos de conteúdos digitais.
Isto porque, uma e outra vez, os CTAs têm demonstrado que conseguem que mais pessoas tomem medidas do que conteúdos que não têm um CTA.
Os seus vídeos do YouTube não são diferentes. E talvez, sem surpresa, os vídeos podem ser mais eficazes do que outros tipos de conteúdo quando se trata de conseguir que os seus telespectadores tomem realmente medidas.
Não nos interprete mal: Mais espectadores, por si só, são excelentes. No entanto, se não conseguir que eles tomem algum tipo de acção, poderá nunca convertê-los em seguidores.
É aqui que entram os vídeos do YouTube. Algumas pesquisas dizem que uma chamada para a acção juntamente com um vídeo pode equivaler a 380% mais cliques do que uma chamada para a acção normal.
Isto é insanamente poderoso!
Pense num objectivo que quer que os seus espectadores alcancem.
Quer que eles subscrevam a sua newsletter?
Gostem da sua página no Facebook?
Comprem usando um código de desconto?
Seja o que for, um vídeo do YouTube juntamente com um CTA simples e conciso pode muito bem ser a sua melhor aposta.
Lembre-se: Não está a criar conteúdo para criar conteúdo. É uma ferramenta. Deve servir um propósito. Deve acender uma mudança mensurável na sua presença online.
Os vídeos recebem mais tráfego, mantêm esse tráfego lá por mais tempo, e são melhores a dizer a esse tráfego o que fazer. É um cenário ganha-ganha.