A nossa sociedade foi transformada durante a pandemia provocada pela Covid-19. Fomos testados de várias maneiras todos os dias e tivemos de nos adaptar a novas rotinas de trabalho e aprendizagem, principalmente para quem tem pequenos negócios.
Algumas empresas não conseguiram fazer frente à crise e fecharam as portas.
Alguns de nós perderam empregos, outros estão a tentar aprender novas habilidades para voltar ao mercado de trabalho após a crise e muitas empresas estão a tentar reinventar-se para sobreviver.
Pelas suas características, os pequenos negócios são especialmente vulneráveis à crise económica e, no entanto, constituem um pilar fundamental da economia de qualquer país.
É imprescindível que as pequenas empresas ao redor do mundo encontrem uma forma de fazer frente à crise provocada pela pandemia, pois são vitais para a economia de cada nação, portanto, a sua sobrevivência ou queda pode afetar a todos nós, principalmente nestes tempos de incerteza.
De certa forma, a crise atual está a acelerar a transformação digital, mas também tem potencial para acelerar a exclusão digital, por isso é essencial aproximar a tecnologia dos pequenos negócios, pois pode ajudá-las a enfrentar a tempestade e manter-se à tona.
Em geral, as tecnologias digitais são muito importantes para a maioria das indústrias não apenas para sobreviver, mas também prosperar.
As soluções digitais são a resposta para enfrentar a crise dos pequenos negócios?
Qualquer negócio focado no fornecimento de troca de bens e serviços entre pessoas sem interação física prosperará.
Um exemplo destas empresas é a Cisco, que fornece infraestrutura física para internet.
Outras empresas que prosperaram durante a crise incluem a Zoom, que promove o trabalho remoto.
Os grossistas online também estão a desfrutar de um período de prosperidade.
A Amazon viu um aumento de 44% no preço das ações desde março de 2020 e contratou mais 175000 funcionários para trabalhar nos centros de distribuição.
Alguns dirão que se trata de empresas grandes e bem posicionadas, mas grandes fabricantes estão a fechar as portas enquanto algumas pequenas empresas locais encontraram o seu caminho para enfrentar a tempestade.
Por exemplo, muitos pequenos negócios de restauração estão a reinventar-se, com foco na entrega em domicílio.
As características comuns entre as empresas que estão a ter sucesso nestes tempos difíceis são a capacidade de se adaptar aos novos requisitos e necessidades dos consumidores e a vontade de adotar tecnologia para melhorar a produção e os serviços.
Para superar esta crise, as empresas devem reagir rapidamente.
Atualmente, existem tecnologias que não só lhes permitem realizar os seus processos produtivos e comerciais, mas também permitem melhorá-los.
Os 7 Pilares do Marketing que vão Transformar o Seu Negócio
Aqui estão alguns exemplos de como a tecnologia pode ajudar os pequenos negócios a navegar com sucesso nesta crise pandémica.
1-Digitalização dos Pequenos Negócios
Na pandemia COVID-19, tornar-se digital já não é apenas um luxo, mas uma necessidade vital.
O primeiro passo para entrar no mundo digital é ter o site da sua empresa, onde potenciais clientes podem avaliar os produtos e serviços que oferece.
Depois, pode começar a promover o seu negócio em mecanismos de pesquisa e em plataformas de redes sociais.
Em qualquer caso, transformação digital não é apenas ter uma presença digital, é a integração e implementação de tecnologia digital em todas as áreas de um negócio.
O dicionário diz que o conceito de transformação digital se refere às mudanças associadas à aplicação da tecnologia digital em todos os aspetos da sociedade humana.
Em palavras simples, num nível de negócios, terá que mudar a forma como a sua empresa opera e entrega valor aos clientes.
Esta não é apenas uma mudança visual, é uma mudança cultural que exige que as organizações desafiem continuamente o status quo, experimentem e não tenham medo do fracasso.
Atualmente, pode encontrar uma ampla gama de soluções, como ferramentas de colaboração virtual e reuniões virtuais que podem apoiar e acelerar o desenvolvimento do seu negócio.
2 – Uso de aplicações digitais
Muitos pequenos negócios e serviços permaneceram abertos durante o COVID-19, adotando novas regras e tecnologia de distanciamento físico para manter os seus negócios a funcionar e preservar a segurança dos seus funcionários.
Durante a pandemia, vimos um aumento no uso de serviços online, não apenas para comprar bens ou serviços, mas também para ter acesso a organizações sociais, hospitais e para solicitar benefícios sociais.
A capacidade de fornecer serviços personalizados e digitais está a tornar-se um recurso essencial.
Antes da COVID-19, estes tipos de aplicações digitais eram atraentes, agora são necessárias.
Para muitas organizações, estas aplicações podem fornecer serviço de boa qualidade ao mesmo tempo em que reduzem as visitas físicas e ajudam a reduzir a disseminação do vírus.
3 – Tecnologia para se adaptar ao confinamento
Para a indústria e os pequenos negócios, confinamento e encerramentos temporários criam muitas complicações e podem levar a grandes perdas.
As fábricas que digitalizam os seus processos produtivos estão mais bem preparadas para enfrentar crises e qualquer tipo de imprevisto, como a pandemia atual.
Instalar sensores para monitorizar toda a cadeia de suprimentos pode permitir que as fábricas planeiem e otimizem as suas metas de produção.
Como a maioria das pessoas precisa de ficar em casa, veículos guiados automatizados e drones podem ajudar a movimentar produtos na fábrica.
Outros desenvolvimentos tecnológicos, como realidade aumentada, podem ajudar a reduzir o número de trabalhadores necessários numa fábrica
4 – Monitorização remota de trabalho
Empresas em todo o mundo mudaram para um modelo de trabalho remoto devido ao surto de coronavírus e os empregadores tiveram que implementar soluções eficazes para monitorizar o progresso dos seus funcionários.
Muitas das ferramentas foram projetadas para fornecer aos empregadores informações sobre os processos de produção e outros aspetos da organização.
Para muitos empregadores, o controlo do tempo é fundamental para determinar a produtividade dos funcionários ao trabalhar remotamente, enquanto outros preferem concentrar-se na produtividade.
As empresas podem maximizar a capacidade dos seus funcionários de trabalhar remotamente com o uso de tecnologia e software adequados, no entanto, estas informações devem estar disponíveis tanto para o empregador como para o funcionário.
5 – Tecnologia da informação e comunicação
A tecnologia tem melhorado continuamente as formas de comunicação.
Durante esta pandemia, a tecnologia ajudou e continua a ajudar as pessoas a comunicarem-se virtualmente, independentemente da sua localização.
Os meios de comunicação digital tornaram-se uma ferramenta essencial para as empresas que precisam de continuar a trabalhar.
Ter a tecnologia apropriada implementada dentro de uma organização é essencial para manter uma comunicação fluida e eficiente quando o distanciamento social é obrigatório.
Existem milhares de pequenos negócios a enfrentar a crise económica provocada pela COVID-19.
Certamente são tempos muito desafiadores, no entanto, existem algumas ferramentas disponíveis que podem ajudar a minimizar o impacto desta crise. (veja AQUI)
Muitas dessas tecnologias já existiam, os pequenos empresários precisam apenas de aprender a usá-las de forma eficaz para seu benefício e dos trabalhadores que deles dependem.