Vivemos na sociedade do conhecimento, onde empresas e instituições perdem competitividade, visibilidade e oportunidades se não tiverem uma boa comunicação corporativa online, por isso deve ler este artigo sobre redes sociais vantagens e desvantagens até ao fim.
Graças às redes sociais, hoje qualquer empresa pode aproximar-se do seu público-alvo. As plataformas sociais são capazes de gerar visibilidade, prestígio e reconhecimento às empresas, sempre com o objetivo de viabilizar novas oportunidades de negócio.
A Internet é um meio de comunicação, um canal de distribuição e um ambiente de interação. As redes sociais são o eixo complementar e oferecem cada vez mais ferramentas promocionais. Quer conhecê-los? Neste artigo, explicamos quais são as vantagens e desvantagens das redes sociais para as empresas.
Redes sociais vantagens e desvantagens
Vantagens das redes sociais para as empresas
1. Visibilidade para as marcas
As plataformas de redes sociais melhoram sempre o reconhecimento da marca ou o nome da empresa. Uma empresa precisa de maior visibilidade para atingir um maior número de públicos-alvo.
Através das redes sociais, criaremos uma imagem do nosso negócio, comunicando aos nossos seguidores onde estamos e o que fazemos e, o mais importante, como nos diferenciamos dos demais.
2. Disseminação de conteúdo
Para dar visibilidade a uma marca, devemos criar conteúdos de qualidade, pois conteúdos sem interesse não agregam valor e não geram participação nas redes sociais.
E além de criá-los, as redes sociais permitem-nos divulgá-los. É necessário divulgar os nossos produtos e/ou serviços sempre com conteúdos de valor agregado.
As publicações devem ter um conteúdo valioso e próximo dos seus seguidores, conteúdo esse que além de útil, convide os seus seguidores a partilhá-lo com os seus amigos.
3. Efeito Viral
O conteúdo postado nas redes sociais é partilhado e difundido rapidamente, atraindo clientes.
As redes sociais também são a principal ferramenta para lançar uma campanha publicitária de qualquer produto ou serviço, devido ao seu enorme efeito viral dada a grande exposição que têm para as pessoas devido ao enorme número de utilizadores que se encontram nestas plataformas, como o Facebook, Instagram ou YouTube, considerando apenas aqueles que atualmente têm mais relevância na Internet.
Existem muitas redes sociais e o melhor de tudo é que são ferramentas de marketing poderosas para as empresas.
4. Interação com clientes e utilizadores
Quando publicamos conteúdo ou informação de uma empresa nas redes sociais, o utilizador não só pode recebê-lo, mas também responder e comentar, gerando, então, uma conversa.
Têm se tornado uma ótima ferramenta para se ter uma melhor interação com clientes ou utilizadores e fornecer uma melhor qualidade de serviço, a fim de oferecer um produto ou oportunidade de negócio pela Internet.
As redes sociais não são uma plataforma de divulgação de informação, mas sim uma ferramenta para a realização de conversas bidirecionais, nas quais há sempre um emissor e um ou mais destinatários capazes de dar feedback.
Se estivermos presentes nas redes sociais saberemos o que os nossos potenciais clientes procuram. Seremos capazes de ouvi-los, falar com eles e dar-lhes o que exigem de nós. Ou seja, estaremos ao seu lado, conversando e falando a sua mesma língua.
Graças à presença nas redes sociais podemos aproveitar o potencial que as novas tecnologias nos oferecem para melhorar a perceção que têm os nossos clientes e colaboradores.
Já que quem não está nas redes sociais, não existe para muitos consumidores. Ao mesmo tempo, graças às redes sociais, podemos segmentar e direcionar a nossa comunicação exclusivamente aos nossos potenciais clientes, otimizando assim o nosso investimento publicitário.
5. Atendimento ao cliente
Com as redes sociais, o cliente com o clique de um botão pode comunicar-se diretamente com o proprietário de um negócio de forma fluida.
Esta é uma grande vantagem, pois podemos perguntar aos nossos seguidores como podemos melhorar ou ajudar a criar novas ideias.
Em suma, o consumidor final informa-nos e devemos adaptar-nos ao que lhe interessa.
Continua a ler este artigo até ao fim para não perderes nada sobre: Redes sociais vantagens e desvantagens
6. Aumento do número de vendas pela Internet e aumento da conversão
Se o nosso objetivo é fidelizar, podemos aumentar o número de vendas obtidas com ações de marketing nas redes sociais.
É lógico que se atingirmos um público-alvo maior, maior será o número de vendas, mas devemos ter em mente que as redes sociais não são um canal de vendas diretas.
Para vender pelas redes sociais temos de gerar conteúdo valioso, conhecer o mercado, a logística, o público-alvo, etc. Não se trata apenas de ter redes sociais, porque se ninguém as visitar será de pouca utilidade.
7. Fonte de tráfego para nosso site
Graças às redes sociais, podemos trazer tráfego para o nosso site corporativo. Associar o seu site às redes sociais garantirá um bom número de visitas, principalmente se criar um conteúdo interessante que as pessoas partilham com os seus amigos.
8. Fonte de tráfego para o nosso blog
As redes sociais também são uma fonte de tráfego para o nosso blog. Quando criarmos conteúdo, devemos ter em mente que cada rede social deve ser gerida de forma diferente, pois o que funciona numa não funciona na outra.
Cada rede social é gerida de forma especial, por isso devemos garantir que o nosso conteúdo seja corretamente otimizado para cada uma delas.
9. Melhorar a reputação online
A reputação online é a imagem de uma empresa, pessoa ou instituição na Internet. Além da imagem que a própria marca projeta, a reputação online também é composta por notícias, comentários e opiniões expressas por terceiros em redes sociais, fóruns, blogs e redes sociais.
As redes sociais criam muito movimento, isso faz com que os motores de busca nos posicionem e com isso ficaremos muito mais visíveis.
10. Conexão com outros profissionais
Também devemos ter em mente que através das redes sociais podemos entrar em contato com outros profissionais ligados à nossa área.
Além disso, permite-nos estar a par das últimas notícias, eventos, conferências, artigos, vídeos relacionados com o nosso negócio, tutoriais de todo o tipo, além de ter a opinião dos consumidores em tempo real, tanto positiva como negativamente, para agirmos em conformidade.
Por último, mas não menos importante, é preciso saber que o verdadeiro potencial das redes sociais se observa no longo prazo e é muito importante definir uma estratégia de redes sociais.
Com o trabalho nas redes sociais, estamos a criar uma base de dados especializada, que nos permitirá desenvolver muito mais campanhas através do conhecimento dos nossos utilizadores/potenciais clientes.
Redes sociais vantagens e desvantagens
Desvantagens das redes sociais para as empresas
1. Má reputação online
Se não sabe como lidar bem com as redes sociais, elas podem tornar-se uma faca de dois gumes. Se não é profissional ou não realiza uma boa gestão, é melhor não estar presente nas redes sociais, pois os erros ficam expostos a todos.
O desenvolvimento de uma estratégia de marketing online, como a gestão de uma rede social, requer profissionalismo.
Portanto, precisaremos de um profissional para geri-la e preparar um conteúdo de qualidade.
2. Haters
Os haters escondem-se atrás de um utilizador frequentemente anónimo (como este senhor) e estão presentes em fóruns da Internet, espaços virtuais e redes sociais.
Os haters fazem comentários e críticas infundadas com o intuito de incomodar ou provocar discussões com os responsáveis pelas redes sociais ou com outros seguidores.
Na realidade, para os haters não importa se é uma marca ou uma pessoa, o simples facto de existir nas redes sociais faz com que possa ser atacado.
3. Fake news
A disseminação de boatos e fake new (notícias falsas) através das redes sociais pode ferir sentimentos, ideias ou gerar confusão em terceiros.
As áreas mais suscetíveis de produzir fake news são a área da saúde, especificamente oncologia, nutrição, pediatria e dermatologia cosmética.
Nesse sentido, as redes sociais visam “educar o leitor para que ele saiba quais conteúdos são confiáveis e quais devem ser evitados”.
4. Investimento em tempo e dinheiro
Como qualquer oportunidade de negócio, para obter resultados é necessário investir tempo e dinheiro.
Mais do que uma desvantagem, vejo isto como um investimento no futuro. É uma realidade que quando queremos ver resultados, é necessário investir.
E tempo e esforço são essenciais para qualquer conquista. E se deseja que a sua marca tenha uma boa reputação online e obtenha todas as vantagens que listamos neste artigo, deve contratar um profissional.
As redes sociais podem abrir muitas portas.
As redes sociais não só se tornaram uma nova tendência no relacionamento entre si, mas também representam uma ferramenta de trabalho para muitas empresas na análise do perfil de potenciais clientes. As redes sociais podem abrir muitas portas.
Cada vez mais, as empresas estão a recorrer ao Facebook, YouTube e Instagram para aprimorar o seu valor de marca e aumentar o seu alcance de mercado.
O Facebook, em particular, está a atrair cada vez mais pessoas e por um muito bom motivo, porque o Facebook permite chegar ao seu público local com conteúdos relevantes, informações sobre promoções e descontos em tempo real e dar-se a conhecer de uma forma muito mais humana.
Cada empresa, por menor que seja, deve comunicar-se. Comunicar não é uma opção, é uma obrigação, temos a obrigação, mas também a necessidade de informar.
Pouco ou nada importa se fazemos um excelente trabalho se os outros não o sabem. O que não é comunicado não existe. E uma das ferramentas de maior sucesso para se comunicar atualmente são as redes sociais.