
Chamar a atenção do público-alvo e dos consumidores é essencial para o sucesso de qualquer negócio.
Mas muitas pequenas e médias empresas não têm orçamentos suficientes para financiar anúncios de televisão ou outras campanhas de grande escala.
O marketing digital pode ser uma solução para as empresas. Com um orçamento relativamente pequeno, é possível alcançar muitos potenciais clientes através dos canais online.
A escala de custos é muito eficaz, mas que canais existem e como podemos fazer o melhor uso deles?
Tenha um website bem cuidado e atualizado
O seu site é, por assim dizer, o suporte central de todas as suas campanhas de marketing digital.
Para muitas pessoas, este é o primeiro ponto de contacto quando tiverem dúvidas sobre os seus produtos ou a sua empresa.
Há uma coisa que deve pensar ao projetar o seu site. Seja uma loja online ou um site puramente informativo sobre os seus produtos e serviços, deve sempre considerar as expectativas e desejos dos seus (potenciais) clientes.
Na verdade, quase todas as suas campanhas de marketing digital irão direcionar os utilizadores ao seu site, e é por isso que ele desempenha um papel fundamental.
Qual é o sentido de ter um site?
Com um site corporativo, é possível informar os potenciais clientes sobre a sua empresa. Ao mesmo tempo, um site também pode ser usado para vender.
Como fazer um site de sucesso? O seu site deve atender às expectativas do seu público-alvo, tanto no conteúdo como no design. Para que os consumidores encontrem o seu site nos mecanismos de pesquisa, deve conter palavras-chave relacionadas ao seu setor.
Existem ferramentas para criar o seu próprio site?

Faça bom proveito das redes sociais
A solução mais promissora é chamar a atenção das pessoas onde elas costumam passar, por exemplo, nas redes sociais.
Ou seja, no Facebook, Instagram, Twitter e outras redes do mesmo tipo. Mas cada plataforma tem as suas próprias características e, em particular, o seu próprio público.
Existem algumas diferenças entre elas, mas nem todos os utilizadores estão ativos em todas as plataformas.
Uma estratégia de marketing de sucesso nas redes sociais envolve, acima de tudo, identificar corretamente o seu público-alvo.
O seu público-alvo é mais ativo no Facebook ou Twitter? Para minimizar perdas durante as suas campanhas de marketing, este ponto deve ser esclarecido com antecedência.
Qual é o objetivo do marketing nas redes sociais?
Todos os profissionais de marketing sonham que as suas campanhas de redes sociais se tornem virais. Ou seja, que a sua mensagem publicitária seja retransmitida pelos próprios utilizadores, sem custo ou esforço adicional.
Para isso, o conteúdo deve apelar aos utilizadores da plataforma a ponto de eles decidirem espontaneamente partilhar o post (foto, vídeo ou texto) com os seus amigos, familiares ou conhecidos.
Como ter sucesso nas redes sociais?
Para ter sucesso no seu marketing digital nas redes sociais é fundamental ser honesto e ter um bom conhecimento do seu público-alvo.
Requer interação com a comunidade. O canal que as redes sociais representam não deve ser visto como uma via de mão única. É aconselhável reagir da melhor forma possível ao seu público e aos seus comentários, em vez de simplesmente enviar mensagens publicitárias ou responder a quaisquer perguntas.
Discutir com o seu público-alvo fortalece o vínculo de lealdade, mas também e acima de tudo fornece informações valiosas.
Isso ocorre porque as redes sociais fornecem feedback direto que exigiria muito mais esforço noutras circunstâncias.
Existem ferramentas para gestão redes sociais?
Quando tem que lidar com várias plataformas, pode perder-se muito rapidamente. Com a ajuda das ferramentas certas de gestão de redes sociais, as coisas podem tornar-se muito mais fáceis.
Pode planear os seus posts com antecedência, monitorizar as reações da sua comunidade e comunicar-se com ela de uma maneira muito mais direcionada.
O trabalho de marketing colaborativo e baseado em equipa nas redes sociais também é facilitado por muitas ferramentas.
As redes sociais são uma ótima maneira de desenvolver o alcance orgânico. Além disso, também é possível fazer publicidade paga.
E, como acontece com outras soluções de publicidade, o espaço publicitário direcionado a públicos-alvo específicos pode ser adquirido.

Utilize o marketing de influência
Nos últimos anos, o já dinâmico setor de publicidade teve novos desenvolvimentos. Se no passado dependíamos principalmente de estrelas de cinema e da televisão para torná-los embaixadores da nossa marca, atualmente recorremos cada vez com mais frequência àqueles que chamamos de influenciadores do marketing digital e destes últimos também são do interesse das empresas.
Os influenciadores são pessoas que devem a sua notoriedade principalmente à sua presença online. Eles monitorizam essa notoriedade nas redes sociais, fazendo acordos com empresas. No final, ambas as partes ganham.
Os influenciadores são geralmente vistos pelos seus seguidores como muito genuínos, e é por isso que as suas mensagens publicitárias têm uma credibilidade relativamente alta.
Quando os influenciadores anunciam, os seus seguidores ou subscritores desenvolvem uma paixão real pelo produto ou marca que está a ser promovido.
Qual é o objetivo do marketing de influência?
A maioria dos influenciadores conhecem muito bem o seu público. É por isso que muitas vezes conseguem encontrar o tom certo melhor do que qualquer departamento de marketing. Além disso, a imagem positiva do influenciador reflete-se no produto ou marca promovido.
Como ter sucesso com o marketing de influência?
A primeira coisa a ser considerada é a escolha do seu embaixador. Existe um influenciador adequado para quase todos os segmentos de negócios.
Este não tem necessariamente o mesmo alcance que as estrelas mais famosas das redes sociais, mas por outro lado tem um círculo de seguidores leais interessados num assunto muito específico.
Colaborar com microinfluenciadores geralmente é mais barato do que chamar os grandes nomes do negócio e pode ter benefícios significativos se conseguir atingir o seu público-alvo com precisão. Fica a dica!
Existem ferramentas para marketing de influência?
A maior parte do trabalho é feita pelo próprio influenciador. Sendo assim, é melhor não interferir muito, porque as celebridades das redes sociais sabem melhor do que ninguém como atingir o seu público.
Ao impor muitas restrições, ou a campanha não produzirá os resultados desejados ou o influenciador não concordará em colaborar ou encerrará a colaboração prematuramente.