
O gigante das redes sociais oferece uma maneira fácil para qualquer empresa lançar rapidamente uma campanha publicitária exibindo conteúdo comercial enquanto os utilizadores navegam no Facebook.
É possível criar anúncios para atrair novos fãs para uma página, garantir que os utilizadores vejam determinados posts ou até mesmo direcionar visitas a um site.
Como na maioria das campanhas de pay-per-click, as empresas devem estabelecer um orçamento que indique quanto estão dispostas a pagar num período limitado.
Os custos variam, mas, em média, custam menos de um euro cada, dependendo do seu público.
As campanhas no Facebook Ads são mais fáceis de monitorizar do que as campanhas de pagamento por clique dos mecanismos de pesquisa, porque exigem muito menos trabalho diário.
Também são mais baratas que a publicidade tradicional.
E se feitos corretamente, os anúncios do Facebook Ads podem gerar muitos novos fãs na sua página e mais visitas ao seu site. Mas o mais importante, podem atrair novos clientes.

Partilhamos um guia de 10 etapas para criar anúncios eficazes no Facebook Ads:
1 - Acesse a sua conta pessoal do Facebook

Para começar, acesse o seu Facebook e clique no botão “Criar um anúncio” que é exibido na seta para baixo, ao lado da guia “Iniciar”.
Não precisa ter uma página para criar um anúncio, mas o proprietário – ou o gerente de anúncios – precisa de ter uma conta pessoal (embora os anúncios não tenham como alvo perfis pessoais).
2 - Decida o que deseja anunciar
Neste ponto, o Facebook Ads desejará saber para onde os seus anúncios devem ir.
Pode enviar utilizadores para um site ou blog da sua empresa.
Também pode vinculá-los à sua página de fãs ou promover outras páginas do Facebook, como eventos e lugares.
3 - Escolha a sua meta de publicidade

Depois de escolher para onde o seu anúncio deve ir, decida o que quer fazer com ele.
Se deseja criar uma presença maior da sua marca nas redes sociais, atraindo fãs para a sua página, escolha “Obter mais likes”.
Se deseja promover conteúdo específico, por exemplo, o seu blog, selecione “Promover postagens na página”.
Se deseja direcionar tráfego para o seu site, clique em “Exibir opções avançadas”.
Vale a pena experimentar todas as opções, embora nesta demonstração nos concentremos no anúncio de um site.
4 - Crie o anúncio

Agora é a hora de projetar. Os anúncios do Facebook Ads consistem em títulos de 25 caracteres e uma descrição de 90 caracteres, além de uma fotografia.
O Facebook Ads sugere textos automaticamente, mas geralmente é melhor reescrevê-los.
Isto pode ser atualizado em tempo real, portanto, não tenha medo de errar.
O site exibe uma imagem de 100 x 72 pixels, portanto, use uma foto que fique bem neste formato.
O Facebook Ads recomenda que a sua imagem seja deste tamanho, embora o site faça o ajuste.
O Facebook Ads possui vários padrões em relação ao que pode e não pode postar.
Portanto, antes de fazer o seu anúncio, veja as regras de publicidade.
5 - Escolha o seu público
Pode limitar o público do seu anúncio para que ele alcance apenas determinados utilizadores.
Pode segmentá-los para determinadas áreas geográficas, idade, sexo e interesses.
Nas opções avançadas, pode catalogar por idioma, local de trabalho e status de relacionamento.
6 - Defina o nome, orçamento e calendário

É altura de nomear a sua campanha e definir orçamento e calendário.
O nome é indistinto, mas deve escolher algo relacionado ao público-alvo.
Em seguida, diga ao Facebook Ads quanto dinheiro está disposto a gastar, pode ser diariamente ou durante a campanha.
O pagamento pode ser por clique (sempre que alguém clicar no seu anúncio) ou por número de impressões, ou seja, sempre que mil pessoas vêm o anúncio.
Pode definir anúncios para exibição contínua ou escolher horários exatos para exibição.
7- Pague pelo anúncio
Depois de revisar seu primeiro anúncio, o Facebook solicitará suas informações de pagamento (cartão de crédito, cartão de débito, PayPal ou cupom de anúncios do Facebook).
A cobrança é mensal. O Facebook pode reter seu anúncio por até um dia para aprovar o conteúdo.
8 - Monitore sua campanha

Agora que a sua campanha está em execução, deve continuar o processo utilizando a ferramenta Ad Manager, que se encontra no lado esquerdo da sua conta pessoal.
Esta ferramenta mostra informações sobre as suas campanhas, incluindo o seu orçamento, despesas e calendário.
Ao clicar numa campanha publicitária, poderá ver mais informações, incluindo gráficos e métricas.
A partir daqui pode ver quantas pessoas viram o seu anúncio, quantas vezes é exibido nas atualizações e o número de cliques.
As duas métricas nas quais deve concentrar-se são cliques (o que está a pagar) e ações, que mostram como as pessoas interagem com os seus anúncios.
9 - Crie um relatório
Pode exportar relatórios diretamente do Facebook Ads.
Os relatórios consistem em arquivos HTML que podem ser usados para comparar anúncios.
Esse recurso fornece informações que fornecem aos seus negócios informações sobre a sua campanha, incluindo dados demográficos das pessoas que clicam nos anúncios.
10 - Gira os seus anúncios e faça alterações onde estiver
Se um anúncio não estiver a obter bons resultados, altere os seus atributos selecionando a campanha à qual ele pertence e clicando no anúncio específico.
Pode editar o texto, aumentar ou diminuir o valor e ajustar o seu público.
Também pode tirar proveito dos seus anúncios de maior sucesso clicando em “Criar um anúncio semelhante” no editor. Isto iniciará uma nova página para criar um anúncio com as características padrão.
