
Apesar do surgimento de novos canais de interação, o Email Marketing continua a posicionar-se como um dos meios mais eficientes que as empresas têm para se comunicar com os seus clientes e possíveis clientes.
Ainda não implementou esta técnica? Envia as suas próprias campanhas há muito tempo, mas deseja melhorar os seus resultados? Vamos ajudá-lo a criar uma estratégia passo a passo infalível.
Por que é tão importante ter um planeamento?
Embora o Email Marketing seja uma ótima ferramenta, não faz mágia.
Para que os seus assinantes abram os seus emails, leiam até o final e interajam com a sua marca, é necessário realizar uma série de ações que devem ser estabelecidas previamente com base nos objetivos que procura.
Desta forma, direcionará todos os seus esforços para o mesmo destino.
Saber mais sobre email marketing
As etapas para criar uma estratégia de marketing por email são:
1) Pesquise o seu mercado
– Defina o seu público-alvo, este grupo de pessoas com um determinado perfil demográfico e socioeconómico, ideal para oferecer o seu produto ou serviço.
Pode dividi-lo em segmentos ou subgrupos para personalizar ainda mais as suas campanhas.
– Analise os seus concorrentes e pesquise o seu mercado. Siga os influenciadores do seu setor e descubra as últimas tendências.
Examine quem está a fazer as coisas bem e quem não está, descubra os erros que não deve cometer.
– Determine a sua proposta de valor, a essência da sua empresa, as características permanentes e imutáveis sem as quais não seria o que é.
Pense no que tem a oferecer aos seus clientes e por que eles o escolhem novamente: tem um excelente serviço ao cliente? A qualidade dos seus produtos e serviços é a melhor? Depois de saber quais são os benefícios distintos da sua marca, estará pronto para comunicá-los.
2) Defina metas de email marketing
Se deseja determinar as táticas mais apropriadas para a sua estratégia, deve primeiro definir claramente os seus objetivos.
Assim, pode ir com segurança em direção à meta e não se desviar do caminho.
As campanhas por email são os meios mais diretos e mensuráveis existentes, mas é muito importante que todas as ações que realiza sejam voltadas para o resultado que deseja alcançar, seja a lealdade aos seus clientes, aumentar as suas vendas e direcionar mais tráfego para o seu site Web, adicionar registos aos seus eventos etc.
3) Crie uma base de dados de e-mails autorizados
Outro ponto-chave de qualquer estratégia é ter uma base de dados e mantê-la atualizada.
Existem técnicas muito eficazes para capturar leads de qualidade e aumentar o alcance das suas campanhas, as mais usadas são geralmente pop-ups, formulários, redes sociais e marketing de conteúdo.
Uma base de dados ajudará a organizar as suas ações.
Pode visualizar facilmente informações detalhadas sobre os seus assinantes e segmentá-los facilmente em subgrupos, com base no comportamento de compra, hábitos ou interesses mais específicos.
4) Produza o conteúdo dos seus emails
Não pense muito rápido no conteúdo dos seus e-mails, este aspeto é crucial para obter melhores resultados.
Lembre-se, só tem alguns segundos para cativar os seus contatos; portanto, as suas propostas devem ser claras e ao mesmo tempo atraentes.
Ao ser claro sobre a quem a sua campanha está a ser direcionada e quais são as necessidades do seu público, pode fornecer-lhe informações que lhe interessam, sem incluir conteúdo chato ou puramente comercial!
Uma ótima maneira de capturar a mente dos seus assinantes é enviar periodicamente um email com notícias sobre a sua empresa, os últimos lançamentos de produtos ou serviços.
5) Programe as suas campanhas de Email Marketing para datas especiais
Dias como Natal, Black Friday, Dia dos Namorados, entre outros, são oportunidades perfeitas para aumentar as suas vendas e obter novos clientes.
Aproveite estes eventos para expandir os seus negócios.
Pode fazer uma série de envios de email marketing antes, durante e após uma determinada data.
6) Decida a frequência dos seus emails
Para criar um link que dure com o tempo, lembre-se com frequência os seus clientes de que ainda está disponível para eles.
Mas quantos e-mails deve enviar num determinado período? Bem, cada base de dados é um mundo e a única maneira de descobrir é testá-lo.
Tente encontrar um meio termo, ou seja, marque a sua presença, mas sem saturar os seus assinantes com conteúdo sem sentido.
O objetivo não é incomodá-los, mas fornecer as informações que eles esperam receber no momento certo.
7) Avalie resultados e otimize suas campanhas de Email Marketing
Os seus assinantes reagem de maneira diferente a cada campanha, portanto, é essencial avaliar o impacto e saber se funcionam ou não.
Para analisar os resultados dos seus envios, deve definir os KPIs que levará em consideração, os instrumentos que usará para realizar as medições e o período de tempo em que fará isso.
[…] respondendo á pergunta – a sua empresa precisa de uma ou mais iscas digitais para captar endereços de e-mails e outras informações sobre os seus futuros clientes para poder personalizar conteúdos e […]
[…] e-mail marketing é uma forma fácil de atingir compradores com promoções que atendam às suas necessidades […]