A Isca Digital é uma estratégia de marketing estruturada e concebida pelos comerciantes para encorajar os clientes a continuarem a comprar ou a utilizar os serviços das empresas.
Na nossa opinião, uma isca digital deve ser descrito como uma estratégia estruturada para ajudar a construir uma relação mais forte entre o cliente e a marca.
Proporcionando uma troca de valor entre a marca e o cliente, para além do produto e dos serviços pagos.
Isca Digital – Porque minha empresa precisa de uma?
Considere uma isca digital como um pequeno incentivo que seu futuro cliente precisa para se envolver com a sua marca. Ele é usado no primeiro contacto em troca de uma informação. A sua empresa vende camisas? Crie uma isca digital com informações sobre como usar e combinar diferentes tipos de tecidos e cores.
Agora, respondendo á pergunta – a sua empresa precisa de uma ou mais iscas digitais para captar endereços de e-mails e outras informações sobre os seus futuros clientes para poder personalizar conteúdos e converter esses prospectos em clientes reais.
Não basta ter um site. Nem todo visitante irá enviar-te uma mensagem no formulário de contacto. Use iscas digitais para prender a atenção de seus visitantes e mantê-los envolvidos com a sua marca.
Isca Digital – Como funciona?
A filosofia por trás de uma isca digital é simples e clara – ofereça algo que interesse bastante a um visitante anónimo ao seu site e, em troca, ele te dirá – o seu nome, o seu e-mail, o seu telefone e em algumas vezes até o seu endereço.
Não é uma relação forçada se bem que ele ainda nunca teve contacto com sua marca. Tudo o que você precisa fazer é descobrir o que os seus futuros clientes precisam. Uma informação de pré-vendas que não está estreitamente ligada aos seus produtos ou serviços.
A mensagem aqui não é ‘Compre os meus produtos/serviços’, mas sim, veja que eu entendo as suas dores e posso ajudá-lo! Pense em uma isca digital como um programa de fidelização. Ele irá ajudar-te a ganhar a empatia e a confiança dos seus clientes.
Benefícios de ter uma Isca Digital
Segundo pesquisas, 80% dos seus lucros futuros virão de 20% da sua base actual de clientes. Por outras palavras, precisa de cuidar dos seus actuais clientes.
As marcas precisam investir em iscas digitais para ajudar a aumentar a retenção de clientes, gerar fidelização, proporcionar um ponto de diferenciação competitiva e, em última análise, levar os clientes de volta à loja, uma isca digital é o começo deste processo.
Muitos, contudo, falham quando se trata de cuidar dos seus clientes já existentes. Algumas marcas oferecem iscas digitais que não beneficiam realmente o cliente ou são difíceis de usar, outras oferecem iscas digitais puramente como um estratagema de marketing.
Muitas iscas digitais têm, na realidade, uma má reputação. O cliente pensa que será alvo de spam com ofertas.
Se implementadas e geridas correctamente, as iscas digitais têm muito potencial. Eles permitem às marcas conhecer melhor os seus clientes – quanto mais os clientes fazem compras com eles, mais eles revelam sobre si próprios, tornando mais fácil para a marca continuar a conversa com o cliente.
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Aumenta a visibilidade da sua marca
Ter uma isca digital de qualidade promovido através dos canais apropriados de mídia social coloca a sua marca na frente daqueles que podem estar procurando uma solução para o seu problema. Como mostrar soluções alternativas é o princípio geral de uma isca digital, você terá metade da batalha já ganha.
Desenvolve relações duradouras com o seu público
Se você fornecer continuamente ao seu público conteúdos accionáveis, eles voltarão-se para o seu negócio quando precisarem de mais do que aquilo que eles próprios podem fazer.
Cria lealdade e confiança
Oferecer iscas digitais que forneça conselhos, educação e soluções úteis livremente e sem um campo de vendas constrói confiança com seus potenciais clientes e clientes. Relacionamentos construídos sobre confiança são mais propensos a ir além do aconselhamento gratuito para uma relação lucrativa para o seu negócio.
Ajuda-o a construir autoridade e credibilidade
Os negócios baseados em serviços vivem ou morrem com base na sua experiência e na forma como podem comunicar isso ao seu público. Demonstre a sua experiência com conteúdo que fornece uma visão dos seus pontos fortes como negócio e do que você pode fazer pelos seus clientes.
Posicione o seu negócio como um especialista no seu sector
Uma vez que você tenha demonstrado a sua experiência, as pessoas irão naturalmente recorrer ao seu conteúdo em primeiro lugar para as respostas que estão procurando.
Gera tráfego para o seu site para melhorar a geração de leads
Um dos benefícios mais importantes das iscas digitais é a geração de leads. Adicionar mais conteúdo de qualidade nas suas iscas digitais ajuda a criar uma pegada digital maior.
Ajuda o seu cliente a passar mais rapidamente pela decisão de compra
As decisões de compra começam com uma pesquisa. Se o conteúdo das suas iscas digitais os levar na direcção de uma solução, eles juntarão-se à sua lista. Se bem feito, a isca digital pode mover os potenciais compradores no seu ritmo de viagem. Quando eles estiverem prontos para comprar, o seu negócio muito provavelmente será posicionado como o especialista. Isto torna a decisão de comprar de você muito mais fácil.
Fornece valor sem compromissos
O ganho do doador é o conceito de ajudar as pessoas a crescerem nos seus negócios sem um motivo oculto. As Iscas Digitais levam o conceito de ganho de rede do doador a um nível superior. Você ajuda as pessoas livremente sem esperar nada em troca. Isto torna o seu negócio mais acessível e o que a maioria das pessoas se sentirá mais confortável quando decidirem escolher um fornecedor.
Com todos estes benefícios, não é de admirar que, de acordo com o relatório de 2018, 74% dos profissionais de marketing dão prioridade a uma abordagem de criação de iscas digitais. Além disso, as empresas têm quase 4 vezes mais probabilidade de ver um maior ROI trabalhando com iscas digitais do que sem.
Desafios de Iscas Digitais
Com todos esses benefícios positivos, por que é tão difícil para os proprietários de pequenas empresas implementar com sucesso as Iscas Digitais? Uma Isca Digital não é como outra actividade de marketing de “definir e esquecer”. É um processo que requer manutenção consistente para aumentar a sua visibilidade e demonstrar a sua experiência.
Os maiores desafios enfrentados pelas pequenas empresas são:
Determinar os seus objetivos
Por que você quer criar uma isca digital em primeiro lugar? Com os benefícios acima, qual deles você está interessado em alcançar? Isso irá impulsionar o tipo de conteúdo que você precisará produzir.
Ser capaz de se concentrar num público-alvo restrito e compreender intimamente os seus desafios
Muitos proprietários de pequenas empresas têm dificuldade em escolher o seu cliente alvo ideal. Para ter sucesso com as iscas digitais, você tem que se concentrar para criar o conteúdo certo no momento certo para ajudá-los a tomar uma decisão de compra.
Ter tempo e recursos suficientes para produzir o conteúdo que o seu público-alvo está procurando
A criação de conteúdo de qualidade leva tempo. Mas se isto é importante para si, arranje o tempo na sua agenda ou encontre alguém que possa fazer a escrita inicial para si. Então tudo o que você precisará fazer é revisar o conteúdo para criação da isca digital.
Desenvolver um plano de conteúdo que forneça o roteiro para a isca digital a ser produzida e quando
Ter um calendário editorial é crucial para o sucesso. A disposição do conteúdo de e-mails que será enviado, com detalhes como data de envio, tipo de canal de comunicação e objectivos promocionais ajuda você a manter-se no caminho certo. Esta é uma área que você não pode improvisar e esperar pelo melhor.
Escrever o conteúdo com foco e clareza
Se você criar iscas digitais de um único ou estreito tópico, você vai encontra-se escrevendo conteúdo de e-mails mais focado e fácil de consumir. Mesmo que a tendência seja escrever e-mails de forma longa, conteúdos mais curtos ainda podem funcionar. Depois de escrever algumas mensagens mais curtas para começar, então concentre-se em algum conteúdo de pedra angular.
Não entender que conteúdo produzir e em que formato
Isto volta a determinar os seus objectivos e a compreender as necessidades ideais do seu cliente. O que você produz e em que formato tem que se alinhar com a sua ideia de cliente. Se os seus clientes não gostam de vídeo ou vídeo é difícil de consumir onde eles trabalham, certifique-se de que você tem texto para acompanhar o vídeo.
Não saber onde postar as suas iscas digitais para chegar ao seu cliente ideal
Você pode criar o melhor conteúdo e fazer a melhor isca digital de todos os tempos, mas se você não a promover, ela ficará escondida. Mas onde promovê-las é a questão. Mais uma vez, saber onde o seu alvo irá provavelmente ver o seu conteúdo ajuda-o a determinar onde publicar.
Você é uma empresa local? Publique na sua página Google My Business.
O seu público está no Facebook? Coloque-o na sua página do Facebook e compartilhe-o pessoalmente com os seus amigos.
Você está a vender principalmente para proprietários de empresas? Compartilhe-o no LinkedIn no seu perfil pessoal e página da empresa.
Produzir iscas digitais de qualidade consistente que estimule e informe o seu público numa programação regular.
Dicas de Iscas Digitais para Pequenas Empresas
Os benefícios das iscas digitais definitivamente superam os desafios, então aqui estão algumas dicas para ajudar você a começar.
Entenda intimamente o público que você está tentando alcançar para que os seus esforços de marketing não sejam uma perda de tempo.
Assim que você conhecer o seu público, concentre-se em como a sua isca pode beneficiá-lo. Gere iscas digitais com conteúdo respondendo às perguntas que os seus potenciais clientes e clientes têm.
Quando alguém inicia o processo de compra, ele começa com uma pesquisa, mas se as suas iscas digitais e os seus e-mails responderem as suas dúvidas, eles irão procurar respostas directamente no seu site. Torne-se a marca que responde às suas perguntas minuciosamente para que eles não tenham outra escolha a não ser entrar em contacto com você.
Documente a sua estratégia de marketing. Os marqueteiros que documentam a sua estratégia têm 538% mais chances de relatar o sucesso do que aqueles que não o fazem.
Foco na qualidade do conteúdo das iscas digitais e dos e-mails. Não acredite que você tem que enviar e-mails todos os dias para ter sucesso. A maioria das pequenas empresas não tem um departamento de marketing que possa criar e distribuir conteúdo com a frequência que algumas pessoas dizem que você deve. Procure por uma taxa que funcione para você e envie conteúdo útil.
Seja realista em quanto tempo você pode gastar em marketing com base nos seus recursos. Se você não tiver tempo, pense em terceirizar para alguém que possa produzir os e-mails e distribuí-los para você. Certifique-se apenas de supervisionar o processo para que o que está sendo criado se alinhe com sua visão e as suas crenças.
Produza conteúdo que seja intemporal para que continue a funcionar para você a longo prazo. Publicar conteúdo de qualidade e sempre verde continuará a conduzir o tráfego para o seu site por um período de tempo mais longo.
Reutilize o seu conteúdo em diferentes tipos de conteúdo. Um post de blog pode ser transformado num infográfico, apresentação, vídeo ou um podcast. Estes diferentes tipos de mídia podem então ser compartilhados em diferentes plataformas para aumentar o seu alcance.
Certifique-se de colocar todo o seu valioso conteúdo no seu site e compartilhá-lo com as mídias sociais. Você possui e controla o seu site, mas aluga espaço em sites sociais.
Partilhe os seus conhecimentos e experiência
Cada negócio pode comercializar com sucesso os seus produtos ou serviços oferecendo conteúdos que educam e oferecem uma solução para os maiores desafios dos seus clientes. Quando um potencial cliente o encontra através do conteúdo que você fornece, ele começa a formar uma conexão com você construída sobre a confiança.
Quando você compartilha o seu conhecimento e experiência livremente, sem compromissos, a filosofia de ganho do doador toma conta e você torna-se o destinatário da riqueza:
A partir da satisfação de ajudar alguém com o seu conhecimento e através de novos clientes que realmente apreciam o que você tem a oferecer.
Basta lembrar que para algumas pequenas empresas, provar a sua experiência através do conteúdo produzido é um investimento que você precisa fazer. As pessoas precisam de determinar se você pode ajudá-los. Portanto, embora você possa pensar que os seus posts não estão a funcionar, eles estão influenciando as decisões de compra.
Não espere para começar com esta estratégia de marketing eficaz. Trabalhe com alguém que o possa ajudar a obter clareza e a tirar partido de todos os benefícios do marketing. E se você tiver alguma pergunta de marketing, entre em contato comigo para discutir suas necessidades.