Em 2021, após a pandemia COVID-19, as empresas perguntam-se como reativar negócios e continuar a trabalhar com os seus clientes. O ponto de saída encontrado por diferentes empresas e fabricantes foi nos canais digitais, que serviam para a produção e distribuição dos seus produtos e conteúdos, além de continuarem a trabalhar de mãos dadas com os seus clientes, contando com ferramentas de Marketing Digital.
Como se pode perceber, o caminho que as empresas devem seguir daqui em diante é a adaptabilidade ao novo modo de vida das pessoas, comportamentos e hábitos de consumo, que pode ser alcançada através dos canais digitais e, sobretudo, através da avaliação das novas necessidades e procura do público.
Mas o que é Marketing Digital?
Segundo Philip Kotler (considerado o pai do marketing), marketing “é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo lucrativo; identifica necessidades e desejos não realizados. Definir, medir e quantificar o tamanho do mercado identificado e o lucro potencial.”
O Marketing Digital toma esta conceção e leva para os canais digitais: é definido como um conjunto de ações e estratégias em canais digitais que uma pessoa ou empresa executa com o objetivo de atrair novos potenciais clientes, fechar mais negócios, criar relacionamentos mais próximos dos clientes, agregar valor a certas marcas ou produtos e desenvolver uma identidade de marca.
Também pode ser definida como as estratégias voltadas para a comunicação e marketing eletrónico de produtos e serviços, ideais para as empresas comunicarem com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.
O seu objetivo não é apenas vender algo, mas aprofundar-se em tudo que envolve o processo de venda como produção, logística, marketing e pós-venda do produto ou serviço.
Hoje, as estratégias de Marketing Digital estão cada vez mais a mover-se em direção à personalização, entregando a mensagem certa à pessoa certa no momento certo, a fim de fornecer mais do que um produto, uma experiência.
Agora, os departamentos de marketing precisam de fazer parte da onda de mudanças e inovações derivadas da tecnologia e das novas formas de comunicação pelos canais digitais para explorar positivamente esses canais, melhorar o desempenho ou alcance das empresas, otimizar processos internos e conectar-se melhor com novos perfis de consumidor.
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Por que as empresas devem implementar o marketing digital
A publicidade online oferece grandes oportunidades para as PMEs se darem a conhecer no mercado e aumentarem as suas vendas, além disso, as empresas podem complementar as suas vendas offline com estratégias e vendas online promovendo a loja física através de diferentes canais para atrair clientes, ou através da venda produtos e serviços através de plataformas de delivery ou e-commerce, sempre levando em consideração a personalização que estas estratégias exigem para dar resultados positivos.
É importante lembrar que existem épocas do ano que representam um aumento considerável nas vendas online, como o Natal e o regresso às aulas. As estratégias de marketing digital têm conseguido otimizar os resultados das empresas que souberam utilizá-las corretamente, aumentando as suas vendas e ganhando mais visibilidade junto do público.
O que é preciso para começar a planear a implementação de estratégias digitais?
Para implementar e realizar estratégias de marketing digital de forma eficaz, é necessário estabelecer os objetivos a serem alcançados desde o início, sempre pensando que sejam claros, precisos e realizáveis, bem como estabelecer prioridades.
Por outro lado, é necessário formular orçamentos e avaliar se as ações a serem realizadas fornecem ferramentas suficientes para atingir os objetivos traçados para o crescimento do negócio.
Uma técnica que pode funcionar para elevar os objetivos é aplicar a “fórmula inteligente”: específica (específica), mensurável (mensurável), atingível (alcançável), relevante (relevante) e com limite de tempo (limitado no tempo).
- Objetivos específicos: devem expressar claramente o que exatamente deseja alcançar. Quanto mais específico for, mais fácil será o entendimento da equipa.
- Objetivos mensuráveis: é necessário definir variáveis para avaliar os resultados, quantificá-los e saber se foram alcançados e em que percentagem.
- Objetivos alcançáveis: estes devem estar atrelados à realidade e possíveis, considerando o tempo, esforço e recursos necessários. Devem ser viáveis, não inatingíveis.
- Metas relevantes: às vezes pode cair no estabelecimento de metas tão simples que acabam por ser uma perda de tempo. Se forem muito simples, podem tornar-se uma tarefa para definir como objetivos aqueles que exigem esforço e representam um benefício observável.
- Objetivos com tempo limitado: devem ter um tempo definido para a sua execução.
O que é necessário?
É necessário levar em consideração os fatores culturais, psicológicos e geográficos que influenciam as pessoas na procura e na compra de um produto ou serviço para que as campanhas estejam de acordo com os gostos e necessidades do público-alvo, melhorando o seu desempenho.
Com o exposto, agora é possível pensar em quais os canais digitais podem ajudar a cumprir esses objetivos: podem ser blogs, sites, motores de busca, redes sociais ou e-mail, com base nos hábitos e gostos do público, tentando solucionar os seus problemas e satisfazer os desejos dos seus clientes atuais e potenciais.
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Estratégias mais usadas no marketing digital
- Email Marketing: Esta estratégia é usada atualmente para vários fins, enfatizando a conversão de utilizadores de uma página da web em leads qualificados, bem como o retorno de clientes para que eles possam comprar novamente. É uma forma direta de chegar ao consumidor, enviando diferentes ofertas ou lançamentos por email, além disso, estes podem ser personalizados de acordo com os gostos e interesses de cada cliente.
É preciso lembrar que quando uma pessoa fornece o seu e-mail para receber informações ou novidades sobre produtos ou serviços, é porque está realmente interessada na sua oferta, facilitando à empresa a venda de novos serviços ou produtos.
- Redes sociais: Atualmente, quase metade da população mundial usa redes sociais. Graças à sua popularidade, tornou-se uma das melhores formas de auto promoção, além disso, é um excelente canal de atendimento, já que assim o utilizador pode expressar a sua insatisfação com a marca ou solicitar informações sobre os produtos e serviços, portanto, pode ser usado como um canal de comunicação bidirecional útil para responder a perguntas e solicitações dos clientes.
Como parte das estratégias nas redes sociais, podem ser utilizadas as plataformas de publicidade que possuem, como Facebook Ads ou LinkedIn Ads, permitindo aos clientes corretos conhecerem os produtos ou serviços anunciados, aproveitando a segmentação que disponibilizam.
Por fim, o objetivo de quem o aplica é posicionar-se como um consultor e especialista que entende as necessidades do cliente e se preocupa com o seu sucesso e satisfação.
Como pode ver, o marketing digital oferece muito às empresas que tomam a iniciativa de implementá-lo. A chave principal será sempre entender o público, medir os resultados e otimizar as estratégias.
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