
Como vender pelo Instagram os seus produtos ou serviços
Atualmente, o Instagram tem mais de 1 bilhão de utilizadores ativos em todo o mundo. É, sem dúvida, um ótimo canal de vendas para marcas que desejam divulgar os seus produtos. Saiba como vender pelo instagram, agora mesmo
Com o recurso Instagram Shopping, as marcas podem usar a sua conta do Instagram como uma janela virtual para exibir os seus produtos com etiquetas de preços e redirecionar seguidores diretamente para a sua loja online.
Desta forma, o Instagram passa a ser um excelente aliado na estratégia de marketing de qualquer negócio online, e é esse potencial que vai descobrir neste guia. Podemos começar?
Como vender pelo Instagram?
Para vender no Instagram, precisa:
- Ter um perfil de empresa na rede social.
- Publicar conteúdo relevante para os seus seguidores.
- Obter seguidores de qualidade.
- Oferecer os seus produtos através do Instagram Shopping.
Para poder avançar em cada uma destas etapas com sucesso, criamos este guia definitivo que o ajudará a entender como vender pelo Instagram.
Aprenderá os segredos para criar um perfil de empresa, como personalizá-lo, como e quando publicar conteúdo de qualidade, como atrair mais seguidores para a sua conta (e, posteriormente, para a sua loja online) e muito mais.
Requisitos para vender pelo Instagram
Antes de dizer quais são esses requisitos, é importante entender a relevância do Instagram como uma oportunidade de vendas para todos os negócios online.
Um facto interessante em relação a este ponto é que 50% das visitas recebidas pelas lojas na internet vêm de uma rede social como o Instagram ou o Facebook!
As visitas num comércio eletrónico são essenciais para gerar vendas e a rede mais poderosa para isso hoje é o Instagram.
Portanto, é essencial não só que esteja presente nele, mas que dedique o tempo e o esforço necessários para aproveitar todo o seu potencial.
O Instagram pode ajudá-lo a gerar mais tráfego na sua loja virtual e alcançar uma maior presença nas redes sociais, e isso pode se traduzir num aumento nas suas transações!
Além disso, e muito importante, 1 em cada 3 vendas feitas entre lojas na internet são de sessões iniciadas a partir de uma rede social, sendo a principal delas o Instagram.
Há dois anos, o Facebook representava 80% dessas vendas, mas o Instagram está a crescer mês a mês e atualmente 85% das vendas vêm através desta rede (e menos de 15% do Facebook).
Não há dúvida de que o Instagram é a rede social do momento.
Agora, então, vamos dizer-te quais são os requisitos para que possa começar a vender pelo Instagram.

Do perfil pessoal ao perfil da empresa
Para vender pelo Instagram, a primeira coisa que precisa de fazer é mudar o seu perfil pessoal para um perfil empresarial.
Isto permitirá que não só se mostre aos seus seguidores como uma marca profissional, mas também tenha funcionalidades adicionais que a plataforma oferece exclusivamente para empresas.
As mais relevantes são:
- Estatísticas da sua conta. Onde pode verificar a interação que as pessoas têm com as suas publicações e, assim, tomar melhores decisões na sua estratégia de rede social.
- Promoção das suas publicações. Para que o seu alcance seja cada vez maior e consiga mais seguidores de qualidade.
- Ativação do Instagram Shopping. A funcionalidade estrela do Instagram que, ao ligá-lo à sua loja online, permite-lhe vender através desta rede social. Para habilitá-lo, após ter escolhido o seu perfil de “empresa”, não se esqueça de selecionar a categoria “Compras”.
Depois de alterar o seu perfil pessoal para um perfil empresarial, está pronto para otimizar este novo perfil.
5 chaves para um perfil de empresa de sucesso
O perfil da sua empresa no Instagram é um espaço muito especial que deve cuidar porque representa a sua marca na web.
Desde a sua foto, o nome da sua conta, a sua descrição e até o uso que dá às histórias do Instagram: tudo isso é importante para alcançar um perfil de empresa de sucesso e, assim, atrair novos seguidores e reter aqueles que já possui. Siga estas quatro dicas!
1 – Use uma versão simplificada do seu logótipo
Para que a foto do seu perfil seja bem reconhecível e não deixe dúvidas, recomendamos que use uma versão simplificada do seu logótipo.
Se ainda não criou o seu logótipo, pode fazê-lo com a ferramenta Logaster.
Basta inserir o nome da sua marca, clicar no botão “Iniciar criação da marca” e escolher o logótipo desejado.
2 – Preste atenção especial ao nome da sua conta
Ao pensar sobre o nome que escolher para o perfil do seu negócio, é importante que use palavras-chave relacionadas ao seu negócio.
Isto ajudará os utilizadores do Instagram a identificar rapidamente do que se trata a sua marca ou a que categoria ela pertence.
3 – Aproveite a descrição (bio) para se aproximar do seu público
Este é um lugar importante onde pode falar mais sobre si e a sua marca. Portanto, aproveite de uma forma atrativa para se dar a conhecer no Instagram.
Tem apenas 150 caracteres para consegui-lo!
Por isso, coloque a sua imaginação e criatividade à prova e comunique, ainda que em poucas palavras, o espírito da sua marca.
Se já tem uma loja online, pode adicionar um apelo à ação convidando os seus seguidores a visitá-la (para isso, adicione o link da sua loja na aba correspondente).
Aproveite este espaço para conseguir mais vendas!
Dica extra: nas suas publicações, diga aos seus seguidores que existe um link na biografia que eles podem aceder para aprender sobre o seu comércio eletrónico.
E se usa um hashtag com frequência no seu negócio, inclua-a na descrição da biografia para tornar o seu perfil mais fácil de encontrar na seção “Explorar Instagram”.
Finalmente, também pode usar ferramentas como IGBIO que permitem adicionar mais de um link na sua biografia para partilhar diferentes informações.
Pode ser um link para outras redes sociais da sua marca, para a página de contacto da sua loja online, etc.
4 – Não se esqueça de explorar as histórias apresentadas
Ao contrário das histórias “normais” que duram apenas 24 horas, as histórias em destaque não desaparecem, mas são colocadas num lugar privilegiado no feed.
Portanto, recomendamos que aproveite esta funcionalidade criando diferentes histórias sobre aspetos do seu negócio que acha que podem ser atraentes para os seus seguidores. Por exemplo:
- Como a sua marca foi criada.
- Imagens do seu showroom, loja ou escritório.
- Fotos da sua coleção mais recente (lembre-se de atualizá-las assim que mudarem).
- Ideias sobre como usar os seus produtos.
- Como comprar na sua loja online.
- Quais as formas de pagamento e envio que oferece no seu comércio eletrónico.
- Se fornece outras opções de contacto (como WhatsApp).
O importante é que as suas histórias em destaque capturem os seus potenciais clientes e gerem (muita) interação com eles.
Histórias em destaque são, então, um espaço muito valioso dentro do Instagram, pois também permitem que responda às dúvidas mais frequentes que os seus potenciais clientes possam ter e, assim, os ajude a conhecê-lo e comprar.
Dica: ao criar as suas histórias em destaque, recomendamos que seja muito claro nos títulos que escolher (devem orientar as pessoas) e também que adicione “separadores” ou “capas” para que sejam mais compreendidos e reforcem a sua imagem de marca.
5 – Incentive-se a criar conteúdo usando os formatos de Reels e Guias
Quatro anos após o lançamento das histórias, o Instagram lançou Reels and Guias, dois recursos que permitem que leve o conteúdo da sua marca para o próximo nível!
Para começar a criar conteúdo nestes novos formatos, basta entrar no seu perfil e clicar no símbolo “+” que aparece à esquerda do seu perfil. Lá poderá escolher entre os diferentes formatos disponíveis para gerar conteúdo, entre eles encontrará “Reels” e “Guias”.
Reels do instagram como podem ajudar a vender
O segredo na hora de criar conteúdo neste formato é fazer um vídeo curto com a maior criatividade e espontaneidade possível! Dicas, bastidores, partilhar ideias de como usar os seus produtos, as opções na hora de gerar conteúdo são infinitas!
Partilhamos as ferramentas que tem disponíveis ao criar um Reels:
- Áudio: permite que escolha uma faixa de música da biblioteca do Instagram.
- Efeitos de RA: pode adicionar efeitos e filtros de realidade aumentada às suas gravações.
- Cronómetro e contagem decrescente: esta ferramenta permite calcular os tempos de gravação e saber quando as filmagens começarão.
- Alinhamento: após gravar um primeiro vídeo, mostra a transparência do mesmo, para regravar outra tomada mantendo o mesmo plano.
- Velocidade: aumente ou diminua a velocidade do vídeo ou áudio para criar vídeos em câmara lenta ou rápida.
Além disso, o Instagram anunciou que o recurso #Shopping já está disponível em reels!
Isto significa que, ao marcar os produtos da sua loja em formatos como IGTV ou Reels, em breve este tipo de vídeo será exibido dentro da seção de compras do Instagram, aumentando o alcance da sua loja online e permitindo que se conecte com potenciais clientes!
Guias: os guias do Instagram são uma forma de criar e consumir conteúdo que agrupa várias publicações sob um tema da sua escolha. Atualmente, os temas disponíveis ao criar um guia são:
- Locais: permite recomendar locais na sua localização, ou nos locais que escolher e considerar que melhor se alinham com a estratégia de vendas do seu negócio!
- Produtos: tem como objetivo recomendar os seus produtos favoritos da sua loja online, ou de outras marcas que não sejam concorrentes diretas do seu negócio!
- Publicações: Recomende as publicações que criou anteriormente, bem como as publicações de outras contas que guardou e considera do interesse da sua comunidade.
Aproveitando as vantagens de vender no instagram
Como pode aproveitar as vantagens dos guias para impulsionar a sua estratégia de vendas nas redes sociais? Partilhamos 3 chaves:
- Escolha as suas melhores fotos para criar um catálogo que seja atraente para influenciadores que possam estar interessados na sua marca.
- Agrupe as suas publicações por categorias para que os seus novos seguidores (e potenciais clientes) possam aceder rapidamente ao conteúdo anterior.
- Crie um guia que inclua fotos dos seus produtos combinadas com conteúdo inspirador, criado por outros utilizadores que estão alinhados com o seu negócio.

A chave para vender no Instagram: o conteúdo é rei
Certamente já ouviu esta frase. Sendo uma rede social que se baseia 100% no visual, é muito importante criar um conteúdo de qualidade para se diferenciar da concorrência.
Portanto, é necessário que se concentre na criação deste conteúdo, tanto visual quanto escrito, pois ele pode definir o sucesso da sua marca no Instagram.
Veja as dicas abaixo para vender mais:
Cuide da qualidade da imagem
O triunfo das marcas (e não só no Instagram) está totalmente relacionado ao branding. Por outras palavras, o seu poder está na sua imagem e nas ideias associadas a ela.
Antes de começar a publicar as suas fotos, deve perguntar-se: qual é o conceito que a sua marca quer transmitir?
Que sentimento deseja despertar nos seus clientes? O seu objetivo nas redes sociais não tem de ser simplesmente promover produtos: tem que propor ao público um estilo de vida condizente com o seu negócio e que desperte o seu interesse.
Por exemplo, se os seus produtos são relacionados à moda alternativa, as suas fotos devem capturar cenas desse universo, com um estilo underground e descontraído.
Por outro lado, se a sua empresa se dedica a joias, faz mais sentido enviar fotos elegantes e sofisticadas, certo?
Depois de identificar qual é a proposta principal da sua marca e definir o seu público-alvo, comece a trabalhar com a fotografia!
Capture cenas únicas
Certifique-se de que os seus seguidores acedem a fotos que não veriam de outra forma.
A essência do Instagram é registar reações espontâneas e momentos relaxantes.
É importante que aproveite esta oportunidade para humanizar a sua marca: publique fotos do processo de fabricação dos produtos, dos bastidores de um evento ou até mesmo interações divertidas da equipa por trás da marca.
Treine o seu olho para aproveitar e fotografar estes momentos: esse será o verdadeiro diferencial do seu conteúdo.
Use boa iluminação
Não é por acaso que a palavra fotografia significa “escrita de luz”.
A iluminação, que muitas vezes não recebe a atenção devida, é a principal aliada das boas imagens.
Sempre que possível, tire fotos com luz natural. Os melhores horários do dia são de manhã cedo e quando o sol a por-se, embora não precise ser tão rígido neste momento.
Caso precise de usar luz artificial, escolha lâmpadas fluorescentes para imagens mais claras e neutras e lâmpadas incandescentes para fotos mais íntimas em tons de âmbar.
Aplica a regra dos terços
Para conseguir o enquadramento perfeito, os especialistas em fotografia usam um truque que já usa, mas não conhece a sua teoria: a regra dos terços.
Esta regra consiste em desenhar duas linhas verticais e duas linhas horizontais imaginárias no plano que deseja capturar.
O ponto que deseja destacar deve estar no quadrado do meio, ou seja, no centro da foto.
Outra opção é que fique em algum dos lados, mas sempre para onde convergem as linhas.
Além disso, não se esqueça de ajustar as linhas horizontais à linha do horizonte, caso seja uma paisagem que está a retratar, pois isso pode dar um toque mais profissional.
E tente sempre ter simetria entre o lado direito e esquerdo da imagem.

Explore sensações
Lembra-se daquele estilo de vida que acabamos de falar e que a sua marca quer transmitir? Lembre-se disso ao escolher o que fotografar.
O objetivo principal das suas imagens deve ser conectar-se com quem as vê. Portanto, muitas vezes pode ser interessante procurar a espontaneidade e explorar novos ângulos.
Ao fotografar os seus produtos, acompanhe-os com outros elementos que, sem ofuscá-los, ajudem a contar a história da sua marca, a sua essência, o que deseja que os seus clientes sintam ao comprá-los e usá-los.
Eles vão se identificar com a mensagem, vão associá-la ao conceito da sua marca e, assim, terão um interesse maior em conhecê-la.
Use o filtro indicado
Já tirou a foto? Bem, agora só precisa de escolher um filtro para reforçar ainda mais a ideia que deseja transmitir.
A maioria dos filtros gera tons fechados que transformam a luz através de “nuances” de cor.
O Instagram geralmente apresenta atualizações para usar nas suas fotos.
Lembre-se de que se usar o mesmo filtro para todas as fotos, dá uma certa unidade visual ao feed, o que é muito atraente ao olho humano.
E não se esqueça que os filtros não precisam de estar com toda a intensidade com que são normalmente exibidos: pode escolher qual percentagem de intensidade aplicar.
Se aplicar o mesmo filtro a todas as fotos em 30% ou 50%, o efeito será subtil, mas a unidade estética será clara. É tudo uma questão de cuidar do seu feed!
Preste atenção à qualidade do texto
Embora o foco principal do post seja a foto, a informação escrita também diz muito sobre a sua marca.
Por isso, com a imagem devidamente editada, vem a segunda parte do conteúdo: a descrição.
A seguir, vamos explorar o papel que os textos desempenham no Instagram e entender como aproveitá-los para complementar e reforçar a sua proposta de negócio nesta rede social.
O campo de descrição da foto está disponível precisamente para poder expressar o que a imagem não diz, conectar-se mais com os seus seguidores ou adicionar informações adicionais.
Portanto, nada melhor do que aproveitar o potencial deste recurso com as seguintes dicas:
1 – Escolha as suas palavras muito bem
Cada termo publicado tem um impacto diferente no leitor, por isso é muito importante ter cuidado e pensar no que vai escrever.
Recomendamos o uso de certas expressões extremamente informais apenas se forem apropriadas para o contexto da imagem (e, claro, para o seu público).
Além disso, ao refletir sobre a sua afirmação, anote todas as ideias que lhe ocorrerem e verifique se está clara e não leva a interpretações erróneas.
Evite a ambiguidade ao máximo para que nenhum seguidor fique insatisfeito ou uma mensagem prejudique a imagem da sua marca.
Tente ser simples e objetivo, não usando palavras desnecessárias, mas expressando tudo o que deseja dizer.
2 – Use hashtags, para vender bem no instagram
Surgidas no Twitter, as hashtags fizeram tanto sucesso que hoje o seu uso já se estende a quase todas as redes sociais.
São palavras-chave relacionadas ao tema da publicação, precedidas do símbolo “#”.
Esses hashtags atuam como marcadores de conteúdo, ou seja, indicam um contexto maior.
No Instagram, os hashtags são uma atração à parte e fazem toda a diferença quando o assunto é engajamento.
Alguns utilizadores tendem a pesquisar hashtags, o que pode aumentar as chances de verem a sua foto.
A aplicação permite o uso de até 30 hashtags em cada foto e 10 em cada história, mas não adianta exagerar.
É conveniente utilizar no máximo cinco ou seis, sempre após a descrição.
Para definir essas palavras-chave, primeiro procure os termos relacionados ao seu conteúdo.
Por exemplo, se a sua loja vende roupas de moda feminina, inclua “#moda” ou, melhor ainda, “#modaportugal” para obter mais alcance.
Investigue também quais são os hashtags mais populares do momento e veja se é possível usá-los de alguma forma.
Por fim, considere a criação de um hashtag exclusivo da marca para os seus seguidores postarem fotos utilizando os produtos da sua loja online.
Isto também ajuda a reforçar o conceito escolhido para a sua marca.
De qualquer forma, tenha em mente as seguintes restrições de escrita no Instagram:
- Nos hashtags, não pode usar caracteres especiais como “?” ou “&”.
- A plataforma não reconhece espaços entre as palavras do hashtag e, se os usar, apenas a primeira palavra será contada como parte dela.
- Não há diferença entre letras maiúsculas e minúsculas.
Pronto para criar suas próprias hashtags?

Preste atenção ao SEO do seu Instagram
Quando se trata de atrair tráfego para a sua loja online, o SEO (Search Engine Optimization) é uma excelente ferramenta para que os seus potenciais clientes encontrem a sua empresa no momento certo.
Também pode aplicar esta mesma estratégia no Instagram!
Estas são algumas dicas que deve aplicar no seu Instagram e que o ajudarão a vender mais produtos e serviços.
Foque no conteúdo da bio e nos destaques para vender pelo Instagram.