Saber como atrair clientes para um site é essencial para um negócio online começar a funcionar.
Depois de fazer com que os primeiros clientes contratem a sua empresa, é altura de melhorar a qualidade dos seus clientes, investindo mais tempo e recursos no recrutamento inicial. Investir tempo para atrair potenciais clientes pode traduzir-se num ciclo de vida do cliente mais longo e mais leal ao seu produto ou serviço.
Agora, vejamos a aquisição de clientes de acordo com a origem do tráfego.
1 - Como atrair clientes com tráfego grátis
Tráfego grátis é todo o tráfego que conseguimos atrair para a nossa plataforma digital sem ter que gastar dinheiro com isso.
Tráfego direto
Atraímos tráfego direto quando o utilizador digita na barra de endereço do seu navegador o domínio da web (URL) do seu site ou entra nele através dos seus favoritos.
Como atrair clientes através do tráfego direto:
- Entregue um cartão de visitas.
- Dê uma palestra ou workshop grátis.
- Participe como palestrante num evento, seminário ou webinar.
- Dê uma entrevista a um meio tradicional. (TV, jornais, revistas impressas, etc.).
Tráfego de referência
O Tráfego de referência são as visitas que vêm de outras páginas da web ou blogs.
Como atrair clientes graças ao tráfego de referência:
- Publicação de artigos como convidado noutros blogs ou sites corporativos.
- Fazer alianças estratégicas (win-win) com empresas do mesmo nicho, mas complementares.
Tráfego do mecanismo de pesquisa
É uma forma altamente eficaz de gerar tráfego para um website. A procura por um produto/serviço num mecanismo de busca denota um alto grau de interesse, portanto, este tipo de tráfego é altamente eficaz para converter uma venda.
É, por exemplo, um utilizador que, ao digitar num motor de busca: “mobiliário de escritório”, chega a uma página web que aparece nos primeiros resultados dessa busca, entra no site, faz uma pesquisa e finaliza a compra.
Atrair clientes através do tráfego do mecanismo de pesquisa (SEO) oferece grandes possibilidades de converter um visitante casual num comprador ao longo do tempo.
Como atrair clientes graças ao tráfego do mecanismo de pesquisa
Publicar conteúdo útil no seu site ou blog. Geralmente, referimo-nos à publicação de artigos no site que ajudam a resolver os problemas do utilizador (como um guia de utilização do produto ou uma review do serviço).
O importante é que seja escrito de forma que indexe nos motores de busca e seja relevante (útil) para atingir a maior quantidade possível de potenciais clientes.
O conteúdo deve ser “algo” que o dono do negócio produziu ou encomendou sob a sua supervisão. Por outras palavras, deve ser original e não uma cópia encontrada na internet.
Geração de inbound links (back-links) para o site. São alcançados naturalmente sempre que um artigo no nosso site tem um link de outro site ou blog.
Estes links não só trazem visitas de outras páginas, mas também melhoram o nosso posicionamento nos motores de busca.
Os pontos anteriores são apenas dois dos muitos fatores que auxiliam no melhor posicionamento web, SEO (Search Engine Optimization), do seu site.
Tráfego de Email Marketing
É gerado por uma campanha de email marketing enviada para a nossa base de dados. Estas são as visitas que obtemos com o envio da nossa newsletter ou das nossas promoções ou ofertas de produtos ou serviços.
Qualquer campanha de marketing por e-mail contém um call to action com um link para a nossa página de vendas ou para o nosso website.
Tráfego das redes sociais
É o tráfego proveniente de uma rede social que chega ao site da nossa empresa. NÃO é usado para posicionar um site nos resultados do mecanismo de pesquisa, mas é extremamente valioso quando se trata de criar ou aumentar uma audiência.
Estamos a falar de redes sociais “tradicionais”: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube. Dependendo do nicho de mercado em que atuamos, podemos remover algumas ou adicionar outras.
Como atrair clientes através das redes sociais?
- Publicar o conteúdo do nosso blog: se o conteúdo publicado (em geral: artigos) é interessante, engraçado, novo, original, os mesmos utilizadores das redes encarregaram-se de divulgá-lo sem que nada seja pedido. Por outras palavras, é publicidade gratuita.
- Publicação de vídeos, imagens, infográficos, podcasts (áudios): igual ao ponto anterior, mas em formato diferente e noutras plataformas.
- Divulgação de promoções e descontos no produto ou serviço oferecido. Promoções, descontos, a palavra “grátis”, ainda hoje são uma das ferramentas mais fortes para atrair potenciais clientes para a plataforma digital.
- Oferecer um produto ou serviço digital gratuito por um período de teste: Outra boa opção quando se trata de atrair tráfego é oferecer conteúdo gratuito.
Pode oferecer informações em formato de e-book, curso online, audiolivro, entrevistas ou manuais em formato PDF.
Este conteúdo pode ser criado do zero ou pode utilizar conteúdo antigo e agrupá-lo por tópicos.
É uma ótima maneira de relançar e redirecionar o conteúdo que criou no passado e obter algo novo para oferecer gratuitamente.
- Marketing de Influenciadores: trata-se de entrar em contato com um influenciador do seu nicho e fazer um acordo/contrato para divulgar o seu produto/serviço aos seus seguidores.
2 - Como atrair clientes com tráfego pago
Tráfego pago é o tráfego para um site obtido em troca de um pagamento a terceiros.
Como atrair clientes através de tráfego pago
Publicidade paga
Geralmente paga por cada clique recebido (pay-per-click – PPC) e, em outros casos, por cada vez que o anúncio é visualizado por um utilizador. Geralmente, são anúncios que aparecem em mecanismos de pesquisa ou redes sociais.
Os tipos de anúncios mais comuns para atrair clientes são:
- Em motores de busca, na barra lateral ou na área superior (Ex: Google).
- Em vídeos: durante a reprodução do vídeo (Ex: YouTube).
- Anúncios nas redes sociais localizados nas laterais ou no meio do feed (Ex: Facebook).
- Anúncios tradicionais numa página web. É o caso das revistas ou jornais digitais que permitem a publicidade mediante o pagamento de uma mensalidade.
Os sistemas mais comuns para atrair tráfego pago são:
Como pode ver existem inúmeras formas de atrair clientes para o seu website, e estas são apenas algumas deles. Saber como atrair clientes é imperativo que ser aumentar os lucros da sua empresa e crescer na internet.