Para entender o que significa implementar o inbound marketing na sua empresa, vamos primeiro dar explicar o que é a metodologia inbound. A metodologia comprovada para a era digital.
Desde 2006, o inbound marketing tem sido o método de marketing mais eficaz para fazer negócios online.
Em vez de se concentrar nos antigos métodos de marketing externo de compra de anúncios, listas de e-mail e geração de leads, o inbound marketing concentra-se na criação de conteúdo de qualidade que atraia as pessoas à sua empresa e ao seu produto, onde naturalmente desejam estar.
Ao adaptar o conteúdo postado aos interesses do cliente, naturalmente atrai tráfego de entrada que pode converter, fechar e encantar com o tempo.
No topo estão as quatro ações (atrair, converter, fechar, encantar) que as empresas inbound devem levar em consideração para obter visitantes, leads, clientes e promotores.
É importante contar com ferramentas que as empresas usam para realizar estas ações. Várias ferramentas, como e-mail, podem ser essenciais em vários estágios da metodologia.
Observe também que análises e relatórios são serviços a serem realizados em cada etapa do processo, tudo isto de forma a medir o impacto produzido por cada atividade específica e quantificar o impacto da sua empresa.
Estágio de atração no inbound marketing
Há uma grande variedade de coisas que a sua empresa pode fazer para ajudar a direcionar o tráfego de clientes para o seu site.
Com estratégias como criação de conteúdo, otimização de mecanismos de pesquisa e construção de presença nas redes sociais, a sua empresa não só será capaz de aumentar o número de pessoas que interagem com a sua marca, mas também cria consciência sobre a marca para ajudar seu público a relacionar a sua empresa com os produtos que desejam comprar.
Esta é a ferramenta que iremos utilizar para atrair potenciais clientes ao seu site e convertê-los em compradores.
Algumas das estratégias mais importantes que pode executar para atrair as oportunidades de vendas certas para os seus clientes são:
A importância da implementação do inbound na sua empresa
Blogs
Os profissionais de marketing que priorizam os blogs têm 13 vezes mais chances de obter um ROI (Retorno do Investimento) positivo. Quer saber qual é a moral da história? Se a sua empresa se preocupa com tráfego e oportunidades de vendas, precisa de criar conteúdo para publicá-lo num blog e é muito importante ser constante.
Web Design
O site da sua empresa é o seu principal fornecedor. Otimize-o para atrair os seus consumidores ideais, transformando o seu site num farol de conteúdo que atrai os clientes certos para visitar as suas páginas. Atualmente, os sites podem ser muito mais do que páginas estagnadas. A tecnologia de personalização permite que os designers criem belos sites que também são responsivos e personalizados para o visitante.
SEO
Mais de 80% das agências de marketing inbound consideram o SEO uma das fontes mais importantes de leads. Deve levar em consideração as considerações de SEO, como cabeçalhos de página e as suas tags, bem como imagens, pois merecem toda a atenção. Além de ser essencial para que os potenciais clientes o encontrem, o SEO representa um melhor posicionamento para a sua empresa e uma porta de entrada no processo de vendas.
Social Media Outreach
Estratégias de entrada bem-sucedidas têm conteúdo incrível, e as postagens nas redes sociais permitem que partilhe informações valiosas na web, interaja com os seus leads e mostre o lado humano da sua marca. Mas certifique-se de medir os seus resultados (é essencial que os profissionais de marketing usem tecnologia que possa ajudá-los a vincular a receita às atividades nas redes sociais).
Gerar oportunidades de venda (converter)
Como converter os visitantes do seu site em leads? Depois de direcionar o tráfego para o seu site com sucesso, a próxima etapa é separar os visitantes casuais daqueles com interesse genuíno na sua marca e produtos.
Isto requer a criação de conteúdo mais detalhado, como artigos técnicos, e-books, webinars e páginas de destino projetadas especificamente para geração de leads.
Potenciais clientes interessados neste conteúdo estarão dispostos a partilhar as suas informações de contacto para acessá-lo.
Ao estabelecer páginas de destino e frases sólidas para o cliente, pode usar essas ferramentas para obter os nomes de potenciais clientes, as suas informações básicas de contacto e a área ou tópico específico em que estão interessados, para que possa gerar leads qualificados.
Precisará de, pelo menos, os seus endereços de e-mail. As informações de contacto são o bem mais valioso para quem
atua no mercado online. Algumas das ferramentas mais importantes para converter visitantes em leads incluem:
Chamada para ação: depois de conseguir que um público se interesse pela sua marca, é importante canalizar esse interesse em ação.
Portanto, todos os blogs ou outros conteúdos devem apresentar uma chamada para ação. Chamada para ação ou CTAs são botões ou links que convidam os seus visitantes a realizar certas ações, como “Faça download deste ebook” ou “Participe num webinar“.
Se não incluir chamadas para ação suficientes ou se as suas frases não forem atraentes o suficiente, será difícil gerar leads.
Páginas de destino: quando um visitante do site clica numa chamada para ação, deve ser redirecionado para uma página de destino.
É aí que a chamada para ação é entregue e os potenciais clientes fornecem informações que a sua equipa de vendas pode usar para iniciar uma conversa com eles.
Quando os visitantes do site preenchem formulários nas páginas de destino, geralmente transformam-se em leads.
Formulários: para que os visitantes se tornem oportunidades de vendas, devem preencher um formulário e fornecer informações sobre eles.
Otimize o seu formulário para que esta etapa do processo de conversão seja o mais fácil possível e tenha as informações mais assertivas, que o levarão à sua próxima venda.
Contatos: mantenha-se informado e acompanhe os leads convertidos numa base de dados de marketing centralizado.
Ter todos os seus dados num único lugar ajuda-o a entender cada interação que tem com os seus contactos (seja por e-mail, página de destino, redes sociais ou outros) e como otimizar as suas futuras interações para atrair, converter, fechar e agradar os seus compradores de maneira mais eficaz.
Utilizando estas ferramentas, verá como terá uma base de dados maior de possíveis clientes e a sua receita aumentará.
Ao realizar cada uma dessas etapas, estará mais perto de ter um grande número de potenciais clientes, que trarão imensos benefícios para a sua empresa.
Faça o encerramento com inbound marketing
Como gerou oportunidades de vendas com potenciais clientes que conhecem a sua empresa, a próxima etapa é convertê-los em clientes.
Para isso, a sua empresa precisa de duas coisas: uma estratégia de rastreamento de oportunidades de vendas que maximize a sua taxa de conversão, bem como um sistema de classificação de oportunidades de vendas especificamente adaptado para a sua empresa, que irá orientar os seus clientes para fazer as suas compras.
Agora que tem informações precisas sobre os leads, como nome e email, pode segmentar e rastrear esses leads com eficácia por e-mail, com automação de marketing e outros canais.
Os serviços de aquisição de clientes que tem à mão são:
E-mail marketing
O que faz se um visitante clica na sua chamada para ação, preenche um formulário de página de destino ou faz download de um ebook, mas ainda não está pronto para a conversão?
Conheça os prós e contras de texto de e-mail, layout e segmentação de lista.
Com isso, poderá gerar estratégias de promoção e fluxos de acompanhamento de oportunidades de vendas que vão melhorar o tráfego da sua página, as conversões, o número de clientes e, o mais importante, o relacionamento que tem com o seu cliente.
Automação de marketing
Este processo envolve a criação de email marketing e acompanhamento de oportunidades de vendas adaptadas às necessidades e fases do ciclo de vendas da sua empresa.
Por exemplo, se um visitante fez download de um book sobre um determinado tópico, pode enviar a este visitante uma série de e-mails relacionados a esta área.
Por outro lado, se o seguiu no Twitter ou visitou uma das páginas de preços da sua empresa, desejará acionar uma mensagem diferente que reflita esses interesses.
Configuração de CRM
Mantenha-se atualizado sobre os detalhes de todos os contactos, negócios e transações dos seus clientes e ajude-os a converter estes leads qualificados em vendas.
Como pode garantir que a sua empresa realmente veja o valor do marketing que criou? transformando estes leads em clientes. quando a empresa se envolve em sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (crm), pode facilitar as vendas, garantindo que tenha as informações certas em mãos para melhor interagir com leads após a equipa de marketing transferi-los.
Gerar clientes promotores da sua marca (delight)
Já gerou tráfego para o seu site, guardou uma base de dados de oportunidades de vendas, atraiu, converteu e fechou clientes graças ao funil e fez novos negócios.
No entanto, as suas ferramentas ainda não acabaram.
Vender um produto é apenas o primeiro passo.
Você não apenas gera um negócio com um cliente: você gera mais cinco negócios em 20 anos.
Se o seu cliente estiver satisfeito e feliz com a experiência que obteve com a sua empresa, irá tornar-se um promotor. Isso significa duas coisas.
Primeiro, que é leal à sua marca. Continuará a confiar na sua empresa para atender às suas necessidades e até mesmo explorar outros produtos e serviços que oferece, já que forneceu a melhor experiência.
Em segundo lugar, esse cliente contará a outras pessoas a sua experiência e recomendará a sua empresa a amigos, colegas de trabalho e outras pessoas que procuram produtos ou serviços semelhantes, o que ajudará a gerar novos clientes.
Agora, depende de si construir o tipo de marca que as pessoas desejarão associar e promover com lealdade inabalável às experiências dos seus clientes.
As ferramentas que pode usar para transformar um cliente num promotor incluem:
Pesquisas
É a melhor maneira de descobrir o que o seu cliente deseja, fazendo perguntas. Use as informações das suas pesquisas para certificar-se de que está a oferecer aos clientes o que eles procuram.
Conteúdo inteligente
Mostra a diferentes visitantes diferentes conteúdos dependendo de vários fatores, as buyer personas (perfis de consumidores) ou o estágio do ciclo de vida em que se encontram. Por exemplo, um visitante desconhecido pode ver uma mensagem de boas-vindas, enquanto um cliente atual visualiza o conteúdo sobre os interesses que exibiu em visitas anteriores.
Personalização
Forneça aos seus visitantes conhecidos conteúdo personalizado adequado aos seus interesses e desafios.
Texto inteligente
Pode ser usado em sites, páginas de destino e até mesmo em e-mails. O texto inteligente personaliza a experiência digital com base nas informações que tem na sua base de dados (como nome, nome da empresa ou até mesmo cor favorita).
Monitorização de redes sociais
Mantenha-se informado sobre as conversas de redes sociais que mais importam para si. Ouça as perguntas, o que gostam, o que não gostam e os comentários dos seus clientes, comunique-se com eles com conteúdo relevante.
Usar uma plataforma integrada ajuda-o a gerir as suas conversas nas redes sociais num só lugar. E por último, mas não menos importante, deve fazer análise de ROI (Return on Investment) para melhorar os seus métodos de marketing para a sua empresa de tempos em tempos.
Como você pode garantir que os seus clientes fiquem satisfeitos e queiram contratar novamente seus serviços ou comprar seus produtos?
Relatórios e análise: a melhor forma de obter o resultado de poder através do inbound marketing
O Inbound Marketing leva-o a gerar resultados mais positivos em termos de crescimento da sua empresa, pois seguindo os passos necessários para um Inbound Marketing de qualidade, pode estar a multiplicar o seu rendimento de uma forma que não esperava.
É muito importante que à medida que desenvolve a sua campanha de Inbound Marketing para a sua empresa, gerando mais tráfego no seu site, mantendo uma base de dados ideal das suas oportunidades de vendas, convertendo e fechando clientes, gere cada vez mais conteúdos de interesse e atualizações no seu site para que possa atrair cada vez mais visitantes e, assim, mais clientes para a sua própria marca.
É por isso que deve fazer RELATÓRIOS e ANÁLISES constantes em cada um dos processos do seu funil, para saber se está a funcionar de forma otimizada e se parou de funcionar ao longo do seu processo.
É essencial acompanhar os seus resultados ao longo do processo de marketing.
Ter análises claras que mostrem o ROI dos seus esforços não apenas o ajudará a melhorar a sua estratégia, mas também a ilustrar o valor que a sua empresa oferece aos clientes.
Com que rapidez os leads orgânicos se convertem em clientes em comparação aos leads adquiridos através de campanhas de publicidade paga?
Das pessoas que visitam o seu site a cada mês, qual percentagem delas se transforma em leads qualificados e quantas se transformam em novos clientes?
Conhecer e compreender estas informações pode dar-lhe uma ideia melhor do que funciona e do que não funciona na estratégia de inbound marketing da sua empresa, de modo que possa redefinir a sua estratégia de marketing de acordo com os resultados.
Deve estar atento a estes fatores e muitos outros para aprimorar as estratégias e gerar mais receitas para a sua empresa.
A importância do conteúdo no Inbound Marketing
A importância do conteúdo no Inbound Marketing é um dos elementos que mais nos interessam no marketing digital.
O Inbound marketing é um conceito que, embora esteja connosco há anos, está a tornar-se cada vez mais necessário.
Esta é uma das estratégias que toda empresa deve levar em consideração, pois está intimamente ligada ao comportamento do consumidor.
O seu objetivo é claro: fazer com que o potencial cliente encontre a marca.
O ecossistema de marcas e consumidores mudou nos últimos anos. Os utilizadores agora estão muito mais informados, têm milhares de opções na escolha de um produto ou serviço e uma grande variedade de plataformas onde podem navegar e expressar as suas opiniões. Portanto, deve oferecer-lhes o que é útil para eles.
Portanto, uma das chaves do Inbound Marketing é o conteúdo e a sua criação.
Além de explicar a sua marca, é preciso pensar em todos os clientes que visitam o seu site e em que fase se encontram.
Ou dito de outra forma: pode ser visitado por alguém que já contratou os seus serviços no passado, alguém com quem tem um relacionamento agora ou alguém novo que está a vê-lo pela primeira vez.
Realmente, este é o utilizador que mais nos importa, que queremos reter.
Como reter o usuário
- Atrair: desenhar um conteúdo adequado é fundamental para atrair o cliente, um conteúdo que fale sobre a marca e o seu produto, que não desperdice o tempo do cliente.
- Converter: o nosso cliente já nos conhece, agora temos que fidelizar, para que nos escolham em detrimento da concorrência.
- Fechar: fechar o processo oferecendo o melhor serviço possível
- Encantar: encantar o cliente com o nosso atendimento. Ofereça um trabalho de boa qualidade com a atenção que o cliente merece. Um cliente satisfeito significa recomendação, reconhecimento e repetição.
Ter clientes comprometidos com a sua marca pode ser uma vantagem de várias maneiras. Ações que melhoram o engajamento só podem trazer mais benefícios, desde o aumento das vendas graças ao boca a boca até a melhoria da experiência e confiança do cliente, o que terá um impacto direto no aumento de potenciais clientes.
A importância do Inbound Marketing para expandir os seus negócios
A Internet e as redes sociais mudaram totalmente as regras de marketing e a forma como interagimos com os nossos clientes. Antes que as empresas fossem em busca de clientes, agora são os clientes que encontram empresas.
O crescimento imparável da Internet e do que podemos fazer através dela, significou uma mudança radical nos costumes de todos os habitantes do planeta terra.
As redes sociais também significaram uma mudança na maneira como nos relacionamos uns com os outros e com os outros. O marketing não ficaria de fora de todas essas mudanças.
Para atrair um cliente para o nosso produto ou marca, é importante, como já dissemos, oferecer conteúdos-chave e de qualidade. Um exemplo seria estratégias de SEO e redes sociais.
Uma boa estratégia de Inbound Marketing envolve determinar o comprador, ou seja, detetar e definir o potencial cliente ou consumidor de nossa marca. Sexo, idade, nível económico… tudo isto nos ajudará a segmentar e estabelecer diversos parâmetros que nos levarão ao sucesso.
Assim que soubermos estes dados, devemos ter em atenção estes 4 pontos:
- Atrair
O marketing de conteúdo é a primeira fase a ser considerada. Temos de criar conteúdo de qualidade focado na Persona do Comprador que definimos.
Fazer bons artigos de blog com palavras-chave adequadas ao seu posicionamento SEO, ter um site otimizado para diferentes dispositivos e manter uma boa atividade nas redes sociais é essencial.
Estas ações têm como objetivo atrair o nosso cliente.
- Converter
Depois de atrair esse cliente, é necessário convertê-lo. Nesta fase, o cliente já nos conhece, oferecemos-lhe diversos conteúdos de interesse através do nosso site, blog ou redes sociais.
Agora é a altura de transformar todos estes visitantes em leads, reunindo as suas informações de contacto.
Podemos fazer isto através de botões de call to action, formulários ou uma página de destino que um cliente acessará ao clicar num CTA.
- Fechar
Já temos os dados desse potencial cliente, é altura de transformá-lo num verdadeiro cliente. As ferramentas disponíveis para Inbound Marketing ajudam os clientes a avançar no processo de compra.
Integrando um CRM, a avaliação dos contactos através de uma qualificação de leads para saber quais dedicar mais esforços e a automatização do marketing com ações nas redes sociais ou e-mail são o impulso necessário para fechar vendas com sucesso.
- Construir lealdade
Se um cliente estiver satisfeito com um produto ou marca, provavelmente vai recomendá-lo.
É o momento em que os nossos clientes se tornam prescritores. Isto é alcançado através de conteúdo inteligente, eventos, marketing por email e, novamente, redes sociais.
É muito importante manter os nossos clientes satisfeitos, pois eles são capazes de viralizar a nossa marca.
Mas o mais importante é ter uma boa coordenação de todos estes pontos para que o processo alcance o sucesso.
Para fazer isto, a melhor maneira é ter especialistas em Inbound Marketing que ajudem os seus clientes a encontrá-lo e a realizar todo o processo com sucesso.