O comércio eletrónico provou ser a melhor ferramenta para impulsionar as vendas de negócios e a pandemia de covid-19 conseguiu prová-lo. Mas embora seja agora a ferramenta de vendas preferida por muitos vendedores, também se tornou um mercado muito competitivo.
A realidade que vivemos atualmente devido à pandemia deixa uma mensagem clara: vender online não é mais uma opção, é uma necessidade. Mas como destacar-se num mercado cada vez mais competitivo?
Neste artigo recomendamos 6 técnicas de vendas que precisa para que o seu processo de vendas online seja sólido o suficiente para destacar-se e não seja apenas mais um na multidão.
1- Landing pages claras, objetivas e padronizadas
Se ainda não está familiarizado com o termo, uma landing page é uma página que visa converter utilizadores em clientes. Estes podem chegar porque clicaram numa campanha, botão ou outro elemento dentro da mesma página web, nas redes sociais ou através de outro canal.
O seu objetivo é promover um determinado produto ou serviço, expressando os seus benefícios e incentivando a sua compra.
Um LP com uma boa estrutura e ótima experiência do utilizador permitirá que transmita melhor a proposta de valor da sua marca.
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Não precisa de ser complexo e quanto mais simples melhor. Recomendamos seguir uma estrutura na qual inclua os seguintes elementos:
Título breve e conciso:
Uma descrição curta e atrativa do que está a oferecer deve ser projetada especificamente para motivar o seu público.
Acompanhe-a com uma legenda que reforce a sua mensagem e adicione um call to action (CTA).
Razões pelas quais os clientes precisam do seu produto/serviço:
Escreva 3 ou 4 motivos pelos quais o utilizador deve comprar o seu produto, diga-lhe porque precisa dele e qual problema resolve. Adicione um CTA.
Benefícios oferecidos:
Proponha 2 benefícios que descrevam a sua proposta de valor exclusiva para que possa persuadir o cliente. Adicione um CTA.
Passos a seguir para o sucesso:
Oriente o cliente a fazer o uso correto do seu produto/serviço e assim obter os benefícios que foram prometidos anteriormente. Adicione um CTA.
Depoimentos de impacto:
O marketing boca a boca é o mais eficiente, as pessoas acreditam mais em alguém que já conhece a sua marca. Portanto obtenha algumas recomendações e publique-as na sua página.
Inscrição ou contacto:
Deixar as suas informações é um requisito essencial para que o cliente possa entrar em contacto consigo, mas o facto de o cliente deixar as informações é de grande valia para garantir uma comunicação contínua e, assim, oferecer conteúdos de interesse. Adicione um CTA.
Adicione páginas para ter um site completo:
- Checkout: Desenhe um processo de pagamento simples e fácil para uma boa experiência do utilizador.
- Upselling: adicione uma página onde oferece ao cliente um produto que possa ser do seu interesse com desconto ou faça uma promoção para que o carrinho de compras aumente.
- Downselling: às vezes os clientes abandonam os seus carrinhos de compras, para isso, adicione uma página onde pode oferecer um artigo similar por um preço menor e assim garantir uma compra.
- Página de agradecimento: mostra um resumo do pedido de compra ao utilizador e lembre-se sempre de agradecer com uma frase como: “Obrigado por confiar em nós”.
2- Mantenha a ordem e controlo dos seus produtos
Encomende os seus produtos numa plataforma que lhe permite conhecer o seu desempenho. Recomendamos que esta base de dados contenha pelo menos as seguintes informações:
- Produto: Atribua um nome aos seus produtos para que possa distingui-los.
- Preço: especifica o preço de cada item.
- Frequência de Pagamento: Verifique com que frequência um produto é comprado para que possa concentrar os seus esforços de marketing com eficiência.
- Datas: Conheça as datas em que cada produto é mais procurado.
- Conversão: Analise a conversão de compra que existe de acordo com os seus produtos.
Com estes dados obterá informações valiosas para gerar estratégias de marketing mais eficazes e tomar decisões que ajudem a sua empresa a inovar e melhorar a proposta de valor para os seus clientes.
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3- Aumente o número de conversões com funis
Um funil de vendas contém várias etapas pelas quais um utilizador passa ao navegar na internet e conhecer o seu produto ou serviço até realizar uma compra e tornar-se seu cliente.
Ao estruturar corretamente o seu funil, poderá obter informações relevantes sobre quais partes do seu sistema de vendas online estão a funcionar de forma eficaz e quais precisam de ser aprimoradas.
Sugerimos que defina os seguintes pontos para construir o seu funil da melhor forma:
- Defina os seus canais de comunicação para divulgar um produto ou serviço (Facebook, Instagram, Google, LinkedIn, Twitter, TikTok, Mail, etc).
- Crie uma estratégia de marketing digital e estabeleça a direção que os utilizadores tomarão para comprar o seu produto ou serviço.
- Crie uma experiência de utilizadores ideal no seu site ou loja, onde comunique de forma clara e concisa os benefícios do seu produto ou serviço.
- Dê um plus ao seu cliente, oferecendo-lhe promoções que garantam a sua compra e, sobretudo, a sua fidelização à sua marca.
- Ofereça ao seu cliente um bom serviço pós-venda e certifique-se de que está satisfeito com o produto/serviço que adquiriu. Manter contacto com ele permitirá que ofereça mais produtos posteriormente.
4- Gira os seus clientes e leads
Crie uma base de dados com informações básicas do cliente, como nome, e-mail, número de telefone e histórico de pedidos.
Esta técnicas de vendas ajudará a conhecê-los melhor e manter o contacto ideal para continuar a enviar ofertas, promoções, novos produtos ou serviços, bem como conteúdos do seu interesse.
5- Gira os seus pedidos de forma otimizada
Controle os seus pedidos com dados como número do pedido, nome do cliente, data do pedido, informações de entrega, valor total e status do pedido.
Dessa forma, poderá acompanhar as compras de cada cliente sem muito esforço e sem esquecer de nenhum deles.
Além disso, melhorará a qualidade do seu serviço, o que se traduz em potenciais vendas online.
6- Gira os relatórios dos seus processos de vendas e resultados
Por fim, quando tiver todas as informações necessárias, poderá fazer relatórios que o ajudarão a ter uma visão panorâmica da sua empresa e assim saberá quais são os seus pontos fracos, bem como os seus pontos de melhoria.
Desta forma terá um conhecimento mais claro do que o seu cliente está à procura.
Sem dúvida, estas técnicas de vendas permitirão que acelere as suas vendas online e se posicione como um especialista no seu nicho de mercado. Se tem dúvidas ou precisa de ajuda, a MDL pode ajudá-lo a implementar estas técnicas.
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