
O Instagram incluiu as lives no Instagram no final de 2016, um complemento aos stories que tem ganho peso dentro da plataforma.
Por isso, a empresa passou a divulgar este meio de comunicação que pode trazer muitas vantagens.
A ferramenta Instagram Live foi muito bem recebida pelos milhões de utilizadores do Instagram que começaram a usá-la de várias maneiras.
É uma forma divertida e envolvente de partilhar vídeos de viagens, experiências ao vivo e vlogs.
Já não há dúvidas sobre o potencial comercial deste recurso.
Algumas empresas e profissionais de marketing aprenderam a tirar vantagem disso e a sua adoção comercial é cada vez maior.
Como fazer lives no Instagram
Está a pensar fazer uma live no Instagram?
As lives no Instagram são cada vez mais usadas, e não são apenas para celebridades, influenciadores ou grandes empresas, mas também graças a plataformas como o Instagram, qualquer pessoa se sente cada vez mais poderosa para criar conteúdo e divulgá-lo em diferentes formatos.
A verdade é que o Instagram nos motivou a partilhar a nossa vida e dá-nos todas as ferramentas que precisamos, inclusive as lives no Instagram.
Por que fazer lives no Instagram?
É simples: reúne o maior número de pessoas partilham, interagem e vendem, se isso se adequar à sua estratégia global.
Além disso, as lives no Instagram fortalecem o relacionamento e permitem que conheça melhor o seu público.
Acima de tudo, uma live no Instagram permite que converse com os seus seguidores e os ajude a responder às suas maiores preocupações ou oferecendo-lhes soluções para os seus problemas.
Portanto, se ainda não fez uma live no Instagram, recomendo que experimente!
Investimento em lives no Instagram
Apesar do Instagram ter nascido como uma rede social focada na fotografia, ao longo dos anos foi ganhando cada vez mais opções até se tornar o atual sucesso que é.
Pois agora pode partilhar não só fotos, mas também vídeos, stories que desaparecem após 24 horas da sua publicação e também transmissões ao vivo, as famosas lives no Instagram.
Esta última opção é uma das que mais tem crescido nos últimos meses. Portanto, a empresa anunciou uma série de mudanças para aprimorá-las.
Para que os utilizadores mais ativos possam beneficiar das novas transmissões ao vivo.
Chegou então a hora de fazer um guia completo sobre as lives no Instagram: como são feitas, quais as opções que oferecem, que interação permitem com o público, como salvá-las, etc.
O que são lives no Instagram?
lives no Instagram ou direto no Instagram são uma forma de partilhar experiências com a comunidade de utilizadores da plataforma.
Integrado como funcionalidade nos próprios stories, basta acessá-los e começar a transmitir ao vivo o sinal captado pela câmara do smartphone.

Como iniciar lives no Instagram
Para iniciar um live no Instagram, o processo é tão simples quanto publicar um story.
O que deve fazer é o seguinte:
- Abra a aplicação Instagram
- No canto superior esquerdo, toque no ícone para adicionar um novo story
- Uma vez aqui, deslize para a esquerda na parte inferior para selecionar a opção ao vivo
- Pressione o botão para iniciar a transmissão
Pronto, a transmissão começará automaticamente e os seus seguidores receberão uma notificação de que está ao vivo.
Desde que não tenham sido desabilitados, porque as notificações do Instagram podem ser configuradas para que os vídeos Live e IGTV não sejam notificados em tempo real.
Como o público interage durante as lives no Instagram
Os seus seguidores podem interagir consigo ao fazer uma live de maneiras diferentes.
Por um lado, com as reações na forma de corações, emoticons, etc., bem como com o envio de perguntas ou comentários aos quais pode responder.
Estas perguntas e comentários são eficientes graças a uma caixa especial que verá durante a transmissão.
Por fim, as lives também oferecem a possibilidade de interagir com o seu público, aceitando que entrem na live em tempo real.
Basta solicitar e, se aceitar, ambos aparecerão no ecrã.
Qual é a duração máxima das lives no Instagram?
Até agora, a duração máxima das lives no Instagram era de 60 minutos.
A partir de agora, o Facebook anunciou que durariam até 4 horas (240 minutos). Pode ser demais para si, mas a verdade é que é algo que alguns utilizadores já pediram.
Portanto, este aumento de horas dará margem mais do que suficiente para a maioria dos eventos, palestras, seminários e outros tipos de conteúdo que são publicados nestes tipos de eventos.
Quantas pessoas simultaneamente podem fazer uma live no Instagram
Uma live no Instagram agora só pode ser feita com no máximo duas pessoas.
Cada uma delas logicamente usando o seu smartphone e câmara.
Esta é a opção oficial, embora haja a possibilidade de fazer eventos ao vivo com mais pessoas.
O único problema desta opção, embora também traga vantagens, é que tem que usar serviços de terceiros.
Ou seja, recorre ao uso de um computador e de aplicações como o OBS que se conectam a uma plataforma que atua como intermediária para simular que está a transmitir do seu telemóvel.
São opções seguras, pelo menos se usar serviços como Instafeed e YellowDuck.
A vantagem deste último método é que poderá ter um maior controlo e capacidade de personalização das lives no Instagram, algo que pode interessar se também deseja aumentar a qualidade da transmissão em si ou fazê-lo em várias plataformas ao mesmo tempo.
Onde as lives no Instagram são guardadas?
As lives no Instagram são excluídas assim que terminam, a menos que decida salvá-las como stories.
Nesse caso, você e os seus seguidores terão tempo extra para visualizá-las novamente.
Este período também foi modificado recentemente e agora é de trinta dias. Assim que esse tempo expirar, desaparecerão.
Caso não queira que isso aconteça, a opção dada pelo Instagram é baixar as lives no Instagram e enviar para outra plataforma ou publicá-las diretamente no IGTV.
Pode ganhar dinheiro com lives no Instagram?
Finalmente, as lives no Instagram podem ser monetizadas?
A resposta é não, pelo menos por parte da plataforma, não oficialmente. Se conseguir um patrocínio para a sua realização, isso é outra coisa.
Embora o mais interessante de tudo seja que o Instagram está a testar algo a que decidiram chamar de Instagram Badges.
Estes emblemas do Instagram permitirão aos utilizadores comprar por valores entre 0,99 e 4,99 euros um emblema que permite destacar o seu comentário.
E esse dinheiro vai para o perfil de quem está a fazer a live. Então, sim, no futuro pode ser uma fonte adicional de rendimentos.
Por que as lives no Instagram são interessantes?
O uso de mensagens diretas do Instagram pode ser muito atraente para qualquer utilizador da plataforma, embora os perfis de influenciadores e marcas possam aproveitá-las ainda mais.
Com um público de mais de 500 milhões de utilizadores ativos por dia, a visibilidade a ser conquistada é brutal.
Além disso, durante os meses de confinamento, o uso das lives no Instagram cresceu.
E se levarmos em conta que quando faz uma live, o seu perfil fica posicionado em primeiro lugar nas notificações de novas histórias para qualquer usuário, mais uma razão para apostar nelas.
O guia definitivo para fazer lives no Instagram
É por isso que criamos este guia para ajudá-lo a entender como pode usar as lives no Instagram para o seu negócio.
Saiba porque deve fazer lives e quais as melhores maneiras de usá-las para o seu negócio.
Lives no Instagram: o básico
Antes de entrarmos nos detalhes de como pode usar as Lives no Instagram para fins comerciais, vamos primeiro ver como funciona.
Funções principais
Estas são algumas das funções que tornam as Lives no Instagram realmente úteis para o seu negócio.
- Permite transmitir vídeos em tempo real.
- Os seus utilizadores podem interagir consigo através de comentários no seu vídeo.
- Também permite que adicione outras pessoas à sua live como convidadas.
- Pode gravar um replay do seu vídeo ao vivo nos seus stories.
- Outro recurso útil é a capacidade de fixar certos comentários no topo.
Como fazer lives no Instagram?
Fazer uma live no Instagram é simples e basicamente segue os mesmos passos da criação de um story.
Basta aceder a interface a partir da qual está a criar stories e deslizar para encontrar a opção “Live”.
Assim que clicar no botão redondo, a live será ativada no Instagram.
Parece simples, certo? Bem, não exatamente.
Se quiser usar este recurso para o seu negócio, precisa de fazer um pouco mais do que isso. Não é tão simples quanto iniciar uma live.
Deve primeiro preparar-se, deve ter uma ideia clara do que deseja mostrar e dizer. É melhor ter o conteúdo pronto e praticar antes de publicá-lo.
Por que fazer lives no Instagram?
Se a lista de não convenceu do potencial comercial das lives no Instagram, temos mais alguns motivos para si.
Aqui estão alguns dos principais benefícios das lives no Instagram e os motivos pelos quais deve incluí-las na sua estratégia de marketing de redes sociais.
Consegue mais visibilidade
As lives no Instagram aparecem no topo do ecrã entre os stories no feed de um utilizador.
Além disso, têm precedência sobre as histórias, são mostrados primeiro na sequência, e aparecem com um grosso anel rosa ao redor deles, para distingui-los dos stories normais.
Os seus seguidores recebem uma notificação imediata de uma live no Instagram
Outra vantagem das lives no Instagram sobre qualquer outro tipo de conteúdo do Instagram é que imediatamente capta a atenção do público.
Assim que começar a live, o Instagram enviará uma notificação a todos os seus seguidores para ver a transmissão ao vivo.
Também cria um senso de urgência ao incentivar os seus seguidores a vê-lo imediatamente.
Permite que interaja com os seus seguidores em tempo real
Uma das maiores vantagens de fazer lives no Instagram em relação a outros tipos de vídeos é que permitem que interaja com os seus seguidores em tempo real, o que torna a experiência mais atraente para o seu público e dá-lhe a oportunidade de entender melhor as suas dúvidas e preocupações.
Formas de aproveitar as vantagens das lives no Instagram
Aqui estão seis maneiras de usar as lives no Instagram para a sua empresa.
Dê-lhes uma oportunidade e experimente para encontrar formas inovadoras de usar este recurso.
Use-as para o lançamento de um produto
Uma ótima maneira de aproveitar as vantagens das lives no Instagram é usá-las para lançar um novo produto.
Falar sobre o lançamento de um produto em tempo real gera interesse no produto.
Funciona melhor se for publicado um pouco antes do lançamento real do produto para criar um buzz em torno dele.
Dê às pessoas uma pequena amostra antes do lançamento, para que fiquem interessadas e prontas para aprender mais.
Aproveite esta oportunidade para detalhar os principais recursos e casos de uso do produto e o que o diferencia.
Pode revelar o preço, mas é melhor direcionar as pessoas ao seu site para aguardar o lançamento do produto e descobrir o preço.
Isto cria curiosidade suficiente para atrair pessoas ao seu site e aprender mais sobre o produto.
Organize uma sessão de perguntas e respostas ao vivo
Um dos usos mais comuns das lives no Instagram é fazer uma sessão de perguntas e respostas ao vivo com os seus seguidores.
Isto permite que interaja diretamente com seus os seus seguidores e crie engajamento.
Use esta opção para ouvir as preocupações ou desafios do cliente e fornecer soluções.
Também pode incentivá-los a fazer perguntas sobre a sua marca ou sobre os seus produtos.
A principal vantagem de usar as lives no Instagram é que pode ter um chat em tempo real. Isto significa que as pessoas não precisam de esperar para resolver problemas ou obter respostas para as suas perguntas.
Não se esqueça de ativar a opção que permite aos visitantes comentarem, caso contrário, não vão conseguir
Vídeos ao vivo de um evento de marca
Se está a organizar um evento da marca e deseja gerar um buzz online ao seu redor, pode transmitir ao vivo a partir do evento e partilhar alguns detalhes.
Isto permitirá que os seus seguidores online obtenham informações sobre os eventos e gerem engajamento online para a sua marca.
Pode postar fotos do evento posteriormente no seu feed, mas não terá o mesmo efeito que o vídeo ao vivo.
Ao fazer lives no Instagram, pode fazer os seus seguidores sentirem-se parte da experiência e ajudá-lo a construir um público leal e engajado para os seus perfis nas redes sociais.
Isto não se limita a eventos de marca e pode ser usado para qualquer outro evento do qual participe ou do qual a sua marca faça parte.
O importante é partilhar a experiência com os seus seguidores e envolvê-los com conteúdo de vídeo ao vivo interessante.
Faça uma entrevista
Como marca, pode encontrar ou trabalhar com influenciadores no seu setor.
Pode usar as lives no Instagram para entrevistar essas pessoas e fazer com que mais pessoas o sigam no Instagram.
Os influenciadores têm os seus próprios seguidores grandes e leais.
E, se promover a próxima entrevista com antecedência, os seus seguidores vão querer ver a entrevista, o que ajudará a alcançar um público muito mais amplo.
Outra maneira de fazer aumentar o seu público é usar o recurso “Convidado ao vivo”, que permite convidar oura pessoa para entrar na live.
E, para isso, não precisa de estar fisicamente próximo ao seu convidado. Pode entrevistar pessoas remotamente.
E o melhor é que o seu público e os seguidores dos seus convidados podem ver o vídeo.
Basicamente, esta é outra maneira de trabalhar com influenciadores, mas com o benefício adicional de permitir que fale com eles diretamente através de comentários.
Use-o para fazer perguntas úteis específicas que fornecerão informações valiosas ao seu público.
E deixe o seu público fazer perguntas aos seus convidados, postando-as nos comentários.
Tutoriais de produtos
Como qualquer outro tipo de conteúdo de vídeo, as lives no Instagram também podem ser usadas para tutoriais.
A melhor forma de mostrar um produto em uso é fazendo um vídeo.
É muito mais fácil de entender do que em imagens ou um longo guia de texto.
O uso das lives no Instagram dá um ar de autenticidade e torna o produto mais real para as pessoas.
Não é apenas um vídeo editado onde, se algo correr mal, pode voltar a gravar. É real, está a acontecer à frente do público e é confiável.
As lives no Instagram também permitem que as pessoas façam perguntas e obtenham respostas em tempo real.
No geral, esta é uma ótima plataforma para apresentar o produto em uso e educar os seus clientes sobre as melhores maneiras de usá-lo.
As lives no Instagram podem ser muito úteis para o seu negócio e devem fazer parte da sua estratégia de marketing.
Pode usá-las para comercializar os seus produtos, atrair os seus seguidores ou simplesmente melhorar a presença da sua marca nas redes sociais.
Este artigo inclui tudo o que precisa saber para começar a usar as lives no Instagram para o seu negócio. Aproveite estas dicas e comece a fazer lives no Instagram!
Tudo o que precisa saber sobre o Instagram Live
Algumas coisas vão parecer um pouco loucas para si, mas são as dúvidas típicas que surgem antes de carregar no botão mágico LIVE, por isso deixamos aqui algumas recomendações:
- Pode “fixar” um texto na sua live, mas terá que o fazer quando ficar ao vivo, por isso é melhor usar uma aplicação de notas para apenas copiar e colar.
- Deve alterar o link na sua biografia se quiser promover algo. É recomendável ter um link com vários links para mais conversões
- Se for convidar alguém para entrar na live, peça a essa pessoa que entre na hora certa, pois só poderá adicionar uma pessoa que já esteja conectada na live.
- Prepare bem o seu palco para a live (boa iluminação, sem ruído e um bom suporte para o seu telemóvel).
- Durante a live, pode virar a tela (formato horizontal), mas lembre-se de que as lives são projetadas para o formato vertical.
- Durante a sua live, pode alternar da câmara frontal para a traseira com um único clique.
- Tenha o seu telemóvel 100% carregado para não ter problemas.
- Se quiser ver melhor os comentários, conecte o seu telemóvel ao computador para vê-los num ecrã maior.
- Deve salvar a sua live se mais tarde quiser partilhá-lo noutro lugar e dar mais difusão ao replay (a gravação só vai disponível se a gravar).
E para obter o maior número de pessoas conectadas na sua live no Instagram, é recomendável:
- Criar stories anteriores e convidar a sua comunidade.
- Fazer anúncios nos stories do Instagram para atrair mais pessoas (esses anúncios podem levá-las a segui-lo para receber a notificação).
- Pedir aos seus seguidores para ativar notificações para que fiquem alertas ao seu novo conteúdo.
- Nos posts do feed, e antes da live, lembre-se de que vai gravar um vídeo ao vivo no Instagram.
Ideias para as suas lives no Instagram
Existem muitas ideias para lives no Instagram, mas partilhamos as mais usadas:
- Partilha do seu conhecimento com uma aula explicativa, tutoriais, dicas, etc.
- Entrevistas com outros profissionais que complementam o seu trabalho e dos quais a sua comunidade pode beneficiar.
- Webinars para partilhar, conectar e promover um produto ou serviço.
- Sessão de perguntas e respostas.
- Concursos ao vivo para mostrar mais transparência.
- Contar histórias (por exemplo, uma novidade ou uma boa notícia).
- Mostrar os “bastidores” ou a parte por trás de alguma coisa do seu trabalho/negócio.
- Mostrar um novo produto ou serviço.
Depois de fazer uma live no Instagram
- O normal seria deixá-la gravada durante 24 horas para que as pessoas que não estavam a ver ao vivo possam vê-la depois. Grave o arquivo original da sua live. Assim pode colocar no IGTV mais tarde.
- Destaque a live durante 24 horas.
- Guarde a live no IGTV. Lembre-se que para fazer upload de um vídeo longo deve fazê-lo através do seu computador no IGTV.
Então, agora sabe tudo sobre as lives no Instagram, por que não ir em frente e fazer uma?
Pode experimentar desde o formato clássico de perguntas e respostas, aulas ao vivo ou simplesmente mostrar o que está a acontecer naquele exato momento ao seu redor. Você decide.