
Uma boa estratégia de Marketing nas Redes Sociais deve ajudá-lo a atingir os objetivos que definiu para o seu negócio.
Para isso, tem que ser dinâmico, para que se ajuste às variações que ocorrem nas redes sociais todos os dias. E claro, deve contemplar todas as novidades e detalhes em termos de redes sociais, para aproveitá-las ao máximo.
Neste artigo do blog, vamos falar sobre algumas dicas fundamentais para melhorar o seu Marketing nas Redes Sociais.
Aqui conhecerá os aspetos que deve considerar e as técnicas que deve utilizar para aprimorar a sua campanha nas Redes Sociais.
1. Atraia a atenção dos utilizadores com infográficos
As pessoas adoram infográficos! Eles são capazes de resumir dados e apresentá-los de forma atrativa e didática, tudo ao mesmo tempo.
É por isso que é importante incluir este tipo de produto gráfico nos seus posts, pois ajudará a fornecer valor agregado ao seu público.
Agora, é justo que se pergunte: como faço um infográfico? Felizmente, hoje em dia não precisa de ser um designer para compor este tipo de gráficos. Graças a ferramentas online como o Canva, pode criá-los com muita facilidade.
2. Mantenha o seu conteúdo sempre atualizado
Uma excelente estratégia para aproveitar ao máximo o seu conteúdo é mantê-lo sempre atualizado.
Para isso recomendamos, em primeiro lugar, rever os seus artigos e analisar aqueles que têm recebido mais aceitação por parte do público.
Depois de encontrá-los, deve aplicar as atualizações necessárias (por exemplo, adicionar dados que surgiram após a sua publicação).
Assim que os seus posts de mais sucesso estiverem prontos, pode republicá-los nas suas redes sociais. Pode usar o Postcron para agendar posts no Facebook, Twitter e outras redes sociais, para que sejam publicadas no dia e horário que determinar. Voilà!
3. Aproveite o seu blog!

Como sabe, em matéria de Social Media Marketing, “o conteúdo é rei”. Na verdade, é ele quem permite que agregue valor aos seguidores.
Agora, recomendamos que tenha em mente que seus os posts podem ter formatos diferentes, por isso seja criativo!
Assim, de acordo com as suas necessidades, pode escrever artigos curtos, posts fotográficos, textos mais longos, microblogging e muito mais.
Em todos os casos, é importante que o seu conteúdo seja otimizado para ser exibido corretamente nos dispositivos móveis, de onde vem grande parte do público nas Redes Sociais.
Pode verificar se são adequados com a ajuda do Windows Resizer, uma extensão para o Chrome que permite que saiba como o seu conteúdo fica nas diferentes resoluções.
4. Use os botões sociais
Para impulsionar a disseminação do seu conteúdo, é importante que dê aos seguidores uma maneira de partilhar os seus posts nas suas contas e com os seus amigos.
Para isso, são utilizados os botões sociais, que permitem às pessoas publicar os seus posts nas suas Redes Sociais com o apertar de um botão.
Veja aqui mesmo ao lado, clique no botão e partilhe este artigo com um amigo!
Se o seu blog estiver hospedado em servidores WordPress, pode adicionar o AddToAny, um plug-in desenvolvido especialmente para este site.
5. Organize concursos e promoções
Organizar promoções e concursos no Facebook é uma ótima maneira de homenagear os seus seguidores e entretê-los ao mesmo tempo.
Para isso pode recorrer às datas mais importantes do ano, como o Natal ou o Dia da Mãe.
Estar presente em ocasiões especiais ajudará a parecer mais humano para o seu público e incentivará as pessoas a associarem a sua marca a momentos felizes.
6. Trabalhe com calendários de conteúdo para redes sociais
É importante que organize os seus esforços nas redes sociais, para que possa realizar a sua estratégia de marketing com mais eficiência.
Para isso, deve ter certeza de que pode medir a eficácia das suas campanhas. Com este objetivo e também para facilitar o seu dia a dia nas Redes Sociais, existem Calendários de Conteúdo para Redes Sociais.
Trabalhar com um Calendário de Conteúdo para Redes Sociais permite ordenar a frequência das suas publicações e ajuda a tomar decisões sobre o conteúdo que vai publicar.
Para isso, deve inserir todos os posts que vai fazer todos os dias, indicar os horários e especificar os canais de distribuição (Redes Sociais), entre outros dados.
7. Implemente o botão Pin It
Pode aproveitar a sua navegação diária para obter conteúdo interessante para partilhar com o seu público.
De que maneira? Instalando o botão Pin-It. É uma extensão do Chrome que permite enviar qualquer foto que encontrar na Internet para o Pinterest.
Além disso, adicione um botão para partilhar no Pinterest sempre que passar o rato sobre uma imagem.
8. Programe conteúdo para partilhar com o seu público
Muitas vezes acontece que ao navegar na Internet depara-se com artigos, fotos e informações interessantes para postar no Twitter, partilhar posts no Facebook e partilhar nas suas diferentes redes sociais.
Para não se esquecer de fazê-lo, aconselhamos a utilização da extensão Postcron para Chrome.
Com a sua ajuda, pode agendar facilmente qualquer conteúdo que encontrar na Web, para posteriormente partilhá-lo com o seu público no dia e horário da sua preferência.
9. Conheça as suas estatísticas nas Redes Sociais

Para saber se os seus objetivos de comunicação em Redes Sociais estão a funcionar conforme o esperado, é fundamental que obtenha um retorno do seu desempenho em cada Rede Social.
Basicamente, trata-se de poder analisar qual conteúdo é melhor recebido pelo público e em que horários, para que possa aperfeiçoar as suas estratégias de publicação com esta referência.
Para isso pode consultar ferramentas analíticas como o Facebook Insights da sua Fan Page, Twitter Analytics, Google Analytics e outros.
10. Escolha o melhor conteúdo para partilhar com o seu público
Como já dissemos várias vezes, o conteúdo é a melhor maneira de alcançar e “conquistar” o seu público, por isso é tão importante!
É por isso que aconselhamos a centralizar as suas publicações nos tópicos que mais interessam aos seus seguidores.
Como sabe quais são? Muito simples! Para tal deverá consultar o BuzzSumo, uma ferramenta online que permite saber com muita facilidade quais são os temas mais partilhados nas Redes Sociais.
11. Participar de conversas
Uma ótima estratégia para atingir o seu público nas Redes Sociais é participar das conversas mais populares do seu nicho.
Assim, de acordo com o site em questão, pode garantir que as suas publicações apareçam vinculadas a determinados temas.
Por exemplo, no Twitter, pode fazer isso adicionando a #hashtag correspondente ao seu post.
Além disso, poderá conhecer os temas mais comentados daquela Rede Social consultando o painel Tendências.
12. Interaja com o seu público
Para estabelecer um vínculo com seus seguidores, é importante que se comporte de forma interativa e responsiva.
Assim, deve certificar-se de responder sempre que puder às menções que recebe no Twitter, bem como agradecer gostos e comentários no Facebook, e outros gestos de pessoas em outras Redes Sociais.
A ideia é que se mostre grato e próximo, pois isso vai estimular o seu público a continuar a participar.
13. Inclua frases de ação nos seus posts
Muitas vezes, perguntar diretamente ao seu público o que espera que ele faça é a maneira mais fácil de conseguir isso.
Faça um teste! Assim, se o que deseja é ter mais seguidores no Twitter, convide seu público a segui-lo nessa Rede Social a partir das suas outras contas.
O mesmo se espera ganhar mais gostos ou que as pessoas partilhem o seu conteúdo. Lembre-se: é só pedir!
14. Divulgue as suas contas nas redes sociais offline
Um ponto muito importante para poder divulgar a sua marca nas Redes Sociais é não se esquecer de divulgar as suas contas nas Redes Sociais offline.
Assim, pode colocar os seus URLs do Facebook, do Twitter e outros dados nos seus cartões de visita por exemplo.
Também é uma boa ideia aproveitar todos os espaços expostos ao público.
Com a ajuda destas 14 dicas pode melhorar o seu Marketing nas Redes Sociais.
Incorpore-as nas suas rotinas nas Redes Sociais e não se esqueça de controlar as suas métricas através de ferramentas analíticas.