Se tiver sido despedido durante a actual crise sanitária e financeira ou se estiver apenas à procura de uma forma de obter rendimentos extra a partir de casa, ainda há muitas oportunidades de bons negócios.
Embora alguns sectores da economia tenham parado, muitos sectores ainda estão a crescer.
Em particular, os serviços de entrega, o comércio electrónico, o fitness doméstico, as ferramentas de colaboração e a força de trabalho à distância têm assistido a um aumento do crescimento.
Recolhemos uma lista de ideias de negócios que, mesmo em crise, ainda se pode começar de casa.
A maioria destas ideias pode ser iniciada online e requer pouco equipamento ou poucos custos.
14 Negócios Online que podem ser iniciados ainda hoje:
Aulas de fitness para crianças
Os desportos estão encerrados e as crianças não podem ir aos treinos ou interagir com outras crianças que gostam de estar em forma e atléticas.
Se tiver uma formação atlética e já foi treinador voluntário de uma equipa desportiva infantil, há uma boa oportunidade de oferecer aulas de treino indoor e de fitness através de um sistema de videoconferência online.
Os pais estão mais do que dispostos a pagar para manter os seus filhos ocupados.
Personal Shopper
Há pessoas em risco que não deveriam ir aos supermercados.
E embora existam alguns serviços de entrega em todo o país, há espaço para criar um negócio que tenha um toque mais pessoal.
Clientes com menos conhecimentos técnicos, e até mesmo clientes com conhecimentos técnicos, querem falar com uma pessoa real, e ver a sua lista de compras com informações específicas sobre os artigos de que necessitam.
Parte do potencial mercado alvo poderia também transformar-se num cliente de longa data, pós quarentena.
Consultor estratégico/Contabilidade
As empresas ainda precisam de manter os seus livros, mesmo quando os negócios são lentos.
Mais do que nunca, as empresas precisam de contabilistas inteligentes que também possam ser conselheiros estratégicos.
Comece o seu negócio com um enfoque não só em conseguir fazer os livros e impostos, mas também em ajudar a configurar as finanças e os relatórios financeiros para que os seus clientes possam gerir melhores os negócios, sobreviver a esta crise, e estejam prontos para prosperar.

Planificador Financeiro
Muitas pessoas irão sofrer financeiramente com esta crise.
Se estiver certificado para fornecer planeamento financeiro ou tiver as competências necessárias para obter a certificação, este poderá ser um negócio em expansão.
Este serviço é fácil de oferecer virtualmente, e alguém com boas competências de planeamento financeiro combinado com boas competências pessoais poderia fazer uma grande diferença na vida das pessoas que lutam para repensar a sua situação financeira.
Precisará de ter uma forte presença on-line e oferecer serviços e preços relevantes.
Empresa de Consultoria em Comércio Electrónico
Despedido de uma empresa de tecnologia? Sabe como utilizar ferramentas tecnológicas para as empresas?
Mais do que nunca, qualquer empresa existente precisará de uma presença online.
Não sabemos como a COVID-19 irá afectar a forma como operamos um negócio no futuro, mas é certo que haverá algumas grandes mudanças.
Ajudar as pequenas empresas a entrar no Mercado digital, adicionar o comércio electrónico, e adicionar as ferramentas certas de serviço ao cliente para racionalizar os seus negócios.
Passeios a pé e cuidados com animais de estimação
As pessoas de alto risco precisam de ajuda para tirar os seus cães para fora e as pessoas que estão doentes procuram pessoas para cuidar dos seus animais até que estes estejam de novo de pé.
Isto é mais uma agitação lateral do que um negócio a tempo inteiro, mas pode haver algum dinheiro para se ter.
Assistente Virtual
Todos os que trabalham em casa, enquanto estão em quarentena, estão a lidar com um problema sério!
Se tiverem crianças em idade escolar, estão a tentar trabalhar a partir de casa, ao mesmo tempo que mantêm as crianças no bom caminho com a escolarização.
Oferecer serviços de assistente virtual de uma forma rentável para organizar e ajudar o executivo ocupado que acabou de ficar mais ocupado e poderia dar-lhe um negócio que cresce rapidamente, e também sobrevive uma vez que a vida tenha voltado a algum tipo de normalidade.
Serviço de tutoria virtual
De repente, praticamente todas as crianças em Portugal, e em muitos países, estão em casa.
As escolas estão a tentar o seu melhor para ensinar as crianças e adaptar-se, mas muitas crianças precisam de mais, e algumas dessas crianças têm pais que pagarão por mais.
Terão de reunir um estábulo de tutores que tenham credibilidade, bem como um plano de jogo virtual completo.
Apoio Técnico Remoto
Este negócio pode visar todas aquelas pequenas empresas e indivíduos que estão presos em casa e mais dependentes da televisão, Internet e ecrãs do que nunca.
Ajuda a resolver problemas de conectividade à Internet com routers e hardware, ajuda a proteger máquinas contra malware e vírus, ajuda a configurar routers sem fios nas casas para melhor conectividade a todos os membros do agregado familiar.
Claramente, para iniciar este negócio, é necessário ter conhecimentos de rede e de TI.
Se foi despedido do seu trabalho, e esta é a sua perícia, pode ser capaz de prosperar com este negócio.
Cursos digitais / Treino online
Tem alguma habilidade que possa ensinar? Se tem experiência num assunto agora é o momento de pensar em transformar essa experiência em cursos online e/ou coaching online.
Talvez seja um feiticeiro de photoshop ou pode ensinar as pessoas a montar apresentações eficazes em PowerPoint, ou como melhorar as suas capacidades de fala.
Talvez compreenda a optimização de motores de busca (SEO) e possa ensinar às empresas como maximizar a sua exposição online.
A chave aqui é traduzir as suas competências num curso on-line em pacote ou ao vivo, ou coaching on-line, e depois comercializá-las on-line na sua rede.
Utilize um sistema de gestão de aprendizagem on-line (LMS) e crie um curso on-line para oferecer as suas competências.
Comercializador/expedidor afiliado
Todos os vendedores de comércio electrónico procuram maximizar as suas vendas neste momento.
Se tiver competências que lhe permitam conduzir o tráfego (talvez seja um grande blogger, ou YouTuber, ou tenha uma grande pegada nas redes sociais) então poderá transformar essas competências num negócio.
Torne-se um afiliado para produtos online, e potencialmente ofereça serviços de entrega ao vendedor, ajudando-o a expandir a sua capacidade de enviar para mais clientes.

Fornecedor de festas de aniversário virtuais
Muitas pessoas estão a ter aniversários, formaturas, bailes, etc., muito diferentes.
Se conseguir descobrir como utilizar vídeo, plataforma virtual, música, e talvez adicionar a entrega de presentes e guloseimas para a pessoa especial, pode haver uma oportunidade de ajudar as pessoas a celebrar nestes tempos muito estranhos.
Serviços de transcrição
Como as empresas têm de recorrer a conferências, reuniões e webinars, haverá uma maior necessidade de serviços de transcrição.
Se tiver a paciência e o dom de digitação rápida e precisa, poderá construir um negócio que entregue transcrições a partir de vídeo online e reuniões virtuais.
Se por acaso fala também uma segunda língua, pode acrescentar esta habilidade aos seus serviços.
Terá de pensar através da gestão do trabalho, e potencialmente contratar alguma ajuda de terceiros. Isto pode ser uma grande oportunidade de negócio.
Produtos educativos
Bem-vindo ao novo mundo da educação das crianças. Crianças de todo o mundo ficam presas em casa e, de repente, fazem todo o seu trabalho escolar online.
Escolas diferentes estão a lidar com isto de formas diferentes, algumas melhores do que outras.
A educação será muito provavelmente mudada para sempre por esta mudança imediata para a aprendizagem online, e as escolas, educadores e pais procurarão mais e melhores ferramentas e produtos educativos para esta nova forma de ensino.
[…] Têm se tornado uma ótima ferramenta para se ter uma melhor interação com clientes ou utilizadores e fornecer uma melhor qualidade de serviço, a fim de oferecer um produto ou oportunidade de negócio pela Internet. […]