Como estamos actualmente a assistir a um momento histórico e a uma pandemia global sob a forma de COVID-19, indústrias, sectores e empresas estão com dificuldade de ganhar dinheiro em todo o mundo.
Com países inteiros em bloqueio e pessoas aconselhadas a ficar e trabalhar a partir de casa, o panorama retalhista parece bastante sombrio, uma vez que ainda mais pessoas optam pelas compras online.
À medida que o distanciamento social torna-se a norma, o comércio electrónico é mais viável do que nunca.
A capacidade de os retalhistas abraçarem a tecnologia, alavancarem o comportamento dos clientes online e utilizarem o marketing digital irá ajudá-los a sobreviver e a prosperar através do que parece ser uma recessão inevitável.
Neste post, analisaremos o que torna um site de comércio electrónico eficaz, bem como os canais de marketing digital que o podem ajudar a ultrapassar os tempos turbulentos que se avizinham.
Comércio electrónico – Uma solução para crise!
As pequenas e médias empresas podem ter de repensar os seus canais de comercialização devido ao coronavírus.
As empresas de comércio electrónico, em muitos sectores, estão a sofrer aumentos consideráveis na procura.
A entrega de alimentos online está a crescer à medida que o medo se instala e as pessoas encomendam em vez de comerem ou arriscarem-se a ir ao supermercado e ficarem infectadas.
Com os restaurantes a serem forçados a oferecer apenas comida para fora, a adaptação é crucial para a sobrevivência.
Os jogadores mais pequenos que ainda não têm uma loja de comércio electrónico podem estar a pensar em lançar um ramo de comércio electrónico para chegar aos clientes que têm medo de entrar na loja.
Mas onde há medo e incerteza, há sempre oportunidade. A vida ainda continua.
Mas existe sem dúvida uma oportunidade de utilizar tecnologias digitais para permitir ao pessoal continuar a trabalhar, vender e interagir com os clientes na Internet.
O trabalho remoto já estava em ascensão, e acredito que depois da COVID-19 ter explodido, o trabalho remoto tornar-se-á ainda mais a norma.
Bom, para falar a verdade eu estou escrevendo este artigo a milhares de quilómetros de onde tu estas a ler e estou a escreve-lo na minha própria casa.
Além disso, as compras online já tiveram preferência sobre as lojas físicas para a maioria dos compradores.
Agora, com a COVID-19 a funcionar, a escolha para as compras online vai dominar. Chegou a altura de se adaptar.
Porque criar uma loja de comércio electrónico?
Há muitas razões pelas quais o mundo, ou pelo menos aqueles com acesso, parece gravitar em direcção ao comércio electrónico.
Como ponto de venda comercial, a Internet pode proporcionar às empresas benefícios como um maior alcance e custos comerciais reduzidos.
Todos estes prós podem ter um impacto significativo sobre o negócio como um todo.
Eis alguns dos principais benefícios que o comércio electrónico pode proporcionar:
Atrair novos clientes
Os retalhistas com site de compras têm maior visibilidade para um público mais vasto.
Enquanto uma loja física só pode ser conhecida por transeuntes, uma loja de comércio electrónico pode ser acedida e vista por um número ilimitado de utilizadores da Internet.
Algumas das melhores formas de atrair novos clientes utilizando o poder da Internet incluem:
Resultados dos motores de busca – Se o seu site for optimizado correctamente, pode alcançar uma série de novos clientes através das suas consultas de pesquisa em motores de busca como o Google e o Bing.
Quanto mais optimizado for o seu site, mais elevados serão os seus resultados e mais novos clientes poderá atrair.
Partilha social – Se os clientes estão satisfeitos com os seus produtos, a partilha social facilita a partilha da sua satisfação com amigos e familiares.
Isto funciona da mesma forma que a palavra de boca em boca funciona para as lojas físicas, mas com a Internet, os consumidores podem fornecer uma ligação directa ao produto no seu site.
Agora os outros consumidores sabem exactamente qual o produto que os seus amigos adoram e exactamente onde o encontrar, sem alarido.
Sem Limitações Geográficas
Semelhante à sua capacidade de atrair novos clientes, o comércio electrónico permite teoricamente vender a clientes sem limitações geográficas.
Agora isto, claro, depende de quão longe está disposto a enviar um produto, mas a oportunidade está lá.
Mais Acessível
Ao contrário de uma loja física, a Internet, e portanto a sua loja de comércio electrónico, está aberta vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.
Isto torna a sua loja e os seus produtos mais acessíveis aos consumidores.
O comércio electrónico também pode ser acedido em qualquer lugar com capacidades de Internet.
Os consumidores já não têm de gastar tempo e dinheiro a viajar para o seu local.
Análise de clientes
O poder da análise do cliente pode ajudá-lo a refinar tudo, desde os produtos que oferece até à forma como comercializa esses produtos.
Poderá ser capaz de recolher alguma informação do cliente numa loja física, mas seria trabalhoso e potencialmente impreciso.
Com o comércio electrónico tudo o que precisa de fazer é largar um pedaço de código na sua marcação HTML e o resto acontece automaticamente.
Aqui estão alguns exemplos do tipo de informação que a análise do cliente poderia fornecer:
- Dados demográficos
- Produtos Comprados
- Produtos Visualizados
- Produtos Partilhados
- Fonte de referência
- Tempo gasto no local
- Tipo do dispositivo
- Hora da compra
- E mais!
Todos estes dados podem então ser analisados para o ajudar a tomar decisões sobre o seu negócio.
Automatização dos Descontos
O comércio electrónico permite-lhe automatizar os descontos e as vendas.
Pode definir códigos de desconto no backend do seu site e criar expirações para eles.
Isto atenua a possibilidade de aceitar erroneamente um cupão expirado que poderia ocorrer numa loja física.
Pode também notificar imediatamente os clientes de qualquer venda directamente no site.
Cada produto é claramente marcado sem muito trabalho manual, como é exigido nas lojas físicas.
Custos mais baixos
Em geral, uma loja de comércio electrónico terá custos operacionais mais baixos do que uma loja física.
Não terá os custos gerais dos bens imóveis e os custos associados à manutenção de uma localização física.
Além disso, o inventário pode ser automatizado com um sistema de gestão baseado na web e ajudar a diminuir os custos de inventário.
Poderá também ter de empregar menos pessoas, uma vez que não terá uma loja que precise de ser gerida durante o horário de funcionamento.
Tipicamente, as pequenas lojas físicas terão pelo menos duas pessoas com pessoal que é pago à hora.
Em teoria, uma pequena loja de comércio electrónico poderia ser gerida por uma única pessoa, provavelmente o proprietário, por apenas algumas horas por dia, e assim ganhar dinheiro.
Comércio Electrónico – Como começar um site e ganhar dinheiro?
Se tudo isso lhe soar bem, terá algumas coisas a tratar antes de poder começar.
Escolha uma Plataforma
Registe o seu domínio
Desenhe o seu site
Publicar Produtos
Há muitas vantagens para o seu negócio em lidar com o comércio electrónico e é um mercado que está a crescer a um ritmo incrivelmente rápido. Pode ser um investimento bastante baixo e valerá a pena.
Comércio Electrónico – Como ter mais resultados? (e ganhar dinheiro)
Se pretende iniciar um site de comércio electrónico ou rever a sua estratégia de publicidade de comércio electrónico, há vários factores a considerar.
Uma agência digital de qualidade ou desenvolvedor web pode ajudar a conceber e optimizar o seu site de comércio electrónico para funcionar de forma óptima, rápida e segura. Mas se decidir fazer isso sozinho, aqui estão algumas coisas que podes fazer.
Optimizar a Conversão
Agilize o funil de vendas proporcionando uma viagem sem problemas aos seus clientes. Um bom web designer pode aplicar os princípios da psicologia para melhorar a conversão. É possível condicionar os seus utilizadores a uma "melhor experiência de compra". Os principais actores do comércio electrónico gastam milhões e milhões a pesquisar a psicologia por detrás dos seus websites.
Melhore a Experiência do utilizador
Vai querer uma experiência de utilizador final limpa e bonita para a sua viagem de cliente. Além disso, um design de comércio electrónico personalizado que reflicta a sua identidade de marca única e ponto de divergência irá ajudá-lo a destacar-se dos seus concorrentes.
Crie um Site de Comércio Electrónico Responsivo
Com mais pessoas a comprar on-line no seu telemóvel do que num computador hoje em dia, é essencial levar aquele grande UX para o telemóvel. Proporcione uma experiência móvel limpa e sem falhas para seus clientes fazerem compras a partir de qualquer lugar e em qualquer altura no seu telemóvel.
Priorize a experiência do cliente
Ao conceber a sua loja de comércio electrónico com a experiência do seu cliente em mente, está a fornecer-lhes algo que eles adoram. Como resultado, descobrirá que isto reduz a agitação, cria palavras positivas e constrói uma base de clientes fiéis que gostam de se envolver com a sua marca.
Ao desenvolver websites de comércio electrónico, cada detalhe é importante para ajudar a aumentar as suas receitas.
A partir da estrutura do site e da navegação, da velocidade de carregamento da página e da experiência móvel, cada aspecto terá impacto na experiência do utilizador final e, consequentemente, nas vendas geradas.
Mesmo detalhes como fontes, esquemas de cores, e localização das chamadas para a acção têm impacto nas suas receitas.
Envolva-se através de canais digitais
Existem também áreas para envolver os trabalhadores e os clientes através dos canais digitais. Com as pessoas que ficam em casa, os seus pontos de contacto na loja reduzem, pelo que é vital saber capitalizar este comportamento através da utilização de canais digitais para comunicar. Pode trabalhar com agências digitais para desenvolver estratégias em torno da comunicação com o seu cliente alvo através de canais online, permitindo tanto uma grande experiência de cliente como oportunidades de vendas. Uma boa agência digital ajudá-lo-á a utilizar os meios sociais para comunicar informações como o seu horário de abertura e fornecimento. Além disso, ao investir em publicidade paga, poderá ligar-se aos utilizadores no momento em que estes procuram produtos e serviços como o seu.
Comércio Electrónico – Como fazer Marketing?
Há uma gama de opções de marketing para colocar os seus produtos à frente dos seus clientes alvo.
Anúncios Google (PPC)
Aparecer em resultados de pesquisa orgânica é útil mas pode ser difícil de alcançar, especialmente se for novo em folha ou se estiver num mercado competitivo.
Se precisar de ser visto instantaneamente, investir em publicidade paga ajudará a colocar os seus produtos e serviços à frente do seu público-alvo no preciso momento em que estão à procura deles.
Publicidade pay-per-click (PPC) é onde paga uma pequena taxa cada vez que um dos seus anúncios é clicado nos resultados da pesquisa.
Essencialmente, está a “comprar” cliques no seu website, em oposição a obter essas visitas de forma orgânica (SEO).
A publicidade nos motores de busca (SEM) é uma das formas mais populares de publicidade através dos anúncios Google e Bing.
Há uma série de formas de o fazer com o Google, incluindo Campanhas de Pesquisa Google e Campanhas de Compras Google.
Anúncios no Facebook
Outra forma de publicidade paga com um elevado ROI é o Facebook Ads (que também inclui os Instagram Ads).
Tal como o Google, o alcance do Facebook é extenso, com mais de um espantoso bilião de pessoas com uma conta no Facebook em todo o mundo.
Faz então sentido, direccionar o seu produto ou serviço para o público certo através do Facebook.
O Facebook também lhe permite ter os seus anúncios em frente da audiência certa na altura certa. Com métricas tais como grupo etário, localização, e mesmo interesses, pode restringir os seus anúncios a um público-alvo específico para o ajudar a obter o melhor ROI.
Os meios de comunicação desempenham um papel vital nos anúncios do Facebook.
Está provado que os leitores respondem melhor aos anúncios com uma imagem ou vídeo para acompanhar o texto.
Quanto ao texto, pode contar uma história sobre a sua marca, produtos e serviços.
Fazê-lo de uma forma convincente, o que atrai mais acção pode ser difícil, uma vez que os utilizadores estão normalmente nos seus dispositivos móveis para se divertirem e não procuram especificamente os seus produtos e serviços quando vêem os seus anúncios.
No entanto, ao dizer isto, eles podem ser extremamente eficazes quando são correctamente configurados e constantemente monitorizados e ajustados com base na resposta que recebe.
Comércio Electrónico - Gestão vs Terceirização
Uma agência digital de qualidade sabe como identificar o seu mercado-alvo e compreender o seu comportamento de navegação na Internet.
Concebem campanhas publicitárias que foram optimizadas para plataformas específicas, incluindo o Facebook e o Google Ads.
Vale a pena investir numa agência digital que irá conceber os seus anúncios, escrever um texto convincente e assegurar que existe um fluxo contínuo de tráfego para o seu site de comércio electrónico.
Eles irão testar e refinar continuamente os seus anúncios, trabalhando para uma optimização da conversão.
Além disso, uma agência digital irá rastrear os pixéis e redireccionar os anúncios para que os visitantes sejam lembrados do seu negócio à medida que viajam pela Internet.
Gerir as suas próprias campanhas pode parecer fácil no início, no entanto, há uma série de configurações de campanha que precisa de ter uma forte compreensão, a fim de criar campanhas que atinjam os seus objectivos.
Além disso, pode haver muitos conhecimentos técnicos necessários para ligar plataformas e integrar os seus catálogos de produtos.
Para além da configuração inicial, é necessária uma análise e interpretação adequada dos dados para optimizar e obter um forte ROI das suas campanhas.
Não só precisa dos conhecimentos e competências para fazer tudo isto, como também precisa de dedicar tempo todas as semanas para rever e ajustar as suas campanhas.
Demonstrar total transparência
Como sabemos, a confiança é um factor essencial que os consumidores de hoje procuram numa marca.
Quando se trata de coronavírus, a transparência total em torno das frustrações e receios dos clientes irá melhorar ainda mais a reputação da sua marca e fomentar a lealdade dos clientes.
Seja aberto sobre as medidas de protecção do coronavírus que está a pôr activamente em prática.
Além disso, considere formar a sua equipa no tratamento de quaisquer questões de COVID-19 com a sensibilidade apropriada.
Conclusão
Para um negócio, qualquer crise pode implicar um julgamento por fogo, especialmente se atingir níveis globais. Inevitavelmente, haverá alguns inconvenientes, problemas impossíveis de resolver e sacrifícios temporários, mas as empresas que têm uma estratégia sólida na gestão do seu dia-a-dia estarão melhor preparadas para enfrentar quaisquer mudanças de uma forma racionalizada e adaptável.
A crise actual demonstrou a importância e o valor do comércio electrónico tanto para os consumidores como para as empresas, como uma alternativa mais necessária do que nunca nestes tempos de encerramento físico de lojas.
O facto é que as medidas de isolamento social converteram o comércio electrónico num canal chave, tanto para os clientes como para as empresas.
Neste período difícil, existe uma clara vantagem para marcas e empresas, de qualquer dimensão, que têm canais de venda online. A transformação digital que tinha sido anunciada como um processo inevitável é hoje mais urgente do que nunca.
A transformação digital é uma vantagem para o consumidor e um passo de sobrevivência para as empresas tradicionais. Comece de onde está agora, com soluções prontas para o futuro digital: teremos todo o prazer em guiá-lo e avaliar em conjunto as necessidades do seu negócio.
Como diz o ditado comum, a mudança é a única constante nas nossas vidas. E no caso da pandemia do coronavírus, isto é especialmente verdade. A situação muda com cada semana, o que torna difícil prever como os mercados irão reagir à crise. Consequentemente, quase todos têm a sua própria teoria sobre o que a queda económica e o distanciamento social significa para o nosso futuro.
Nas últimas semanas, tenho tido a missão de convencer os nossos clientes de que investir na sua presença online e no comércio electrónico é o único caminho a seguir. Actualmente, a venda de produtos online é a única opção para muitas empresas. No entanto, quando o pior já tiver passado, o comércio electrónico irá muito provavelmente crescer, uma vez que os hábitos dos compradores terão sido irreversivelmente moldados pela crise.
Pode-se dizer com certeza que muitas empresas e indivíduos não serão capazes de se adaptar à nova realidade a tempo, principalmente devido à natureza do seu negócio ou à falta de agilidade. E as consequências desta situação serão impossíveis de evitar.
Há muitos factores a considerar ao criar e gerir uma loja de comércio electrónico com óptimo aspecto e que se converte. O design é crucial, mas para além disso, é necessária uma estratégia de marketing que vise o público certo, obtenha tráfego do site e converta esse tráfego em clientes. Se precisar de qualquer ajuda com a sua estratégia de comércio electrónico, entre em contacto com um dos nossos consultores hoje mesmo.