

Quando se pensa em loja online, há um exemplo moral bem conhecido na fábula da tartaruga e lebre – ” lento e estável ganha a corrida”. O mesmo se aplica ao comércio electrónico.
Os clientes nem sempre são fáceis de se envolver – a taxa média de abandono do carrinho é de 69,2%. É necessária persistência e uma variedade de estratégias de divulgação para atingir o seu público e aumentar as vendas. A alternativa de bater os clientes com uma divulgação agressiva de uma só vez atrapalha os compradores ou, pior ainda, irrita-os. Em vez disso, a divulgação eficaz resume-se a atingir audiências repetidamente ao longo do tempo para construir familiaridade e, eventualmente, incentivar as compras.
Qualquer comerciante pode divulgar a sua loja sem uma agência dispendiosa. As 5 técnicas de divulgação deste artigo são fáceis de fazer com qualquer orçamento, independentemente de ser uma pequena ou grande empresa.
Os vendedores que implementam estas tácticas terão uma estratégia de divulgação diversificada – uma estratégia que permite ligações a longo prazo com os clientes que regressam e oferecem oportunidades para envolver e atrair novos compradores.
1) Espalhar a palavra nas redes sociais

A divulgação nas redes sociais tem tudo a ver com consistência – a publicação regular em horários que se ajustam aos horários dos seus clientes permite-lhe chegar e envolver frequentemente os compradores.
Não se espalhe utilizando todas as plataformas de mídias sociais. Em vez disso, concentre-se nos canais que os seus compradores estão realmente a utilizar. Pode seguir quais as plataformas que os seus compradores estão a utilizar mais com ferramentas baseadas em dados, como o Google Analytics.
Escolha as plataformas de redes sociais preferidas dos seus clientes e partilhe notícias e tendências relacionadas com a indústria para manter as suas contas informativas e úteis para os compradores.
Também deve partilhar links para o seu site e produtos, mas não sobrecarregue os clientes com anúncios directos. Demasiada auto-divulgação torna a sua conta nas redes sociais menos valiosa e útil para os compradores. Um rácio recomendado é de 80/20 – 80% de notícias actuais da indústria e 20% a ligar o seu site e produtos.
2) Utilize publicidade PPC
PPC significa pay-per-click, um tipo de marketing em que as empresas pagam por cada clique que o seu anúncio recebe. A publicidade PPC permite medir se as campanhas são rentáveis, comparando os custos do anúncio com a quantidade de tráfego e vendas geradas pelo anúncio.
O tipo mais comum de PPC é a publicidade em motores de busca, sendo o Google Ads o software de PPC mais popular. O Ads permite-lhe criar anúncios que aparecem no motor de pesquisa do Google e colocar os seus anúncios através de um processo de leilão. Você licita em uma palavra-chave, e os anúncios são escolhidos com base nos valores dos lances e na pontuação de qualidade do anúncio. Ligue as suas contas Analytics e Ads para medir a actividade dos clientes após estes clicarem num anúncio do Google.

A publicidade nas redes sociais também utiliza modelos PPC. Os anúncios aparecerão no feed ou na linha do tempo de um usuário, dependendo da plataforma, e você pagará por CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil impressões). Facebook, Instagram, LinkedIn e até Snapchat são todos exemplos de canais de social media que utilizam este modelo de publicidade paga.
Com o PPC, tem de se comprometer a testar e melhorar as suas campanhas numa base contínua. Quando verifica regularmente estas campanhas pagas, certifica-se de que o dinheiro do seu clique está a ser gasto de forma sensata para gerar maior tráfego e vendas.

3) Formar parcerias estratégicas

Gerar buzz em torno da sua loja através do networking com os principais players da sua indústria. Contacte os blogs para ver se têm todo o prazer em rever os seus produtos ou o seu site num post. Ao ter o seu site em destaque em um post em um site popular, você pode levar milhares de visitantes-alvo para o seu site de comércio eletrónico.
Você também deve contactar e conectar-se com os influenciadores das redes sociais na sua indústria, que podem publicar e partilhar conteúdos sobre a sua loja. Uma vez identificadas as contas de redes sociais que têm grandes quantidades de seguidores e estão afiliadas à sua indústria, comece a envolver-se com eles regularmente:
- Com os seus perfis e Páginas de redes sociais.
Retweet ou responda aos tweets dos grandes influenciadores, especialmente se eles são sobre a sua loja. Comente e agradeça aos influenciadores que retweetam as suas mensagens.
Pesquise as pessoas que usam as suas hashtags no Instagram para ver se algum dos principais influenciadores usou estas palavras-chave, e siga os influenciadores que encontrar.
Interagir e conectar-se com os principais players da sua indústria frequentemente cria consciência em torno da sua marca e produtos para que eles possam ajudar a espalhar a palavra sobre a sua loja.
4) Ter uma estratégia SEO
A desvantagem de vender a partir de uma loja online é ter menos tráfego do que os grandes mercados, como o Amazon e o eBay. Tem de optimizar a sua loja online para receber mais visitas, incorporando palavras-chave nos títulos e descrições das suas listas de produtos. Pode aumentar o tráfego e as vendas na sua loja online, incluindo termos e frases frequentemente pesquisados no seu site.
Identifique palavras-chave usando uma ferramenta externa, como Ahrefs, Amazon, ou Google. Uma vez identificadas as palavras-chave ideais e incluídas nas descrições e títulos dos produtos, pode medir o sucesso da sua estratégia de SEO com o Google Analytics. Com esta ferramenta, pode visualizar o relatório de Canais da secção Aquisição para ver quais as palavras-chave de pesquisa orgânica que estão a conduzir a um maior tráfego e a maiores vendas.

5) Utilizar promoções por e-mail

O e-mail marketing é uma forma fácil de atingir compradores com promoções que atendam às suas necessidades específicas. Os clientes estão principalmente interessados em como o seu produto pode beneficiá-los, por isso é mais provável que se envolvam com descontos e ofertas que sirvam as suas necessidades.
Por exemplo, visitantes de lojas que visualizaram produtos mas nunca fizeram uma compra beneficiariam de um desconto por e-mail para compradores de primeira viagem.
Lento e estável ganha a corrida
Com o comércio electrónico a crescer e a concorrência entre os vendedores a atingir o auge, é mais importante do que nunca colocar esforços no marketing da sua loja online. Dito isto, a implementação das estratégias deste guia leva tempo. As tácticas abrangem diferentes canais que precisam de ser todos verificados de forma rotineira, e os resultados não chegam instantaneamente.
No entanto, a distribuição do seu esforço por diferentes estratégias é a chave para o marketing a longo prazo. Utilizar um conjunto diversificado de tácticas aumenta as suas hipóteses de sucesso de divulgação – se uma falhar, tem outras estratégias em que pode confiar à medida que melhora os seus esforços noutros locais. Estar disposto a usar múltiplas tácticas e melhorar os seus métodos conforme necessário permite-lhe, enquanto vendedor, alcançar mais compradores e impulsionar mais vendas através das suas campanhas.
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