Quer saber como criar um blog da empresa sem ser demasiado longo ou demasiado complicado? Não é um fã da tecnologia ou da manipulação informática? Boas notícias, estás no lugar certo! Continue a ler para saber como criar um blog de forma correcta e fácil. Você entenderá como se preparar antecipadamente para criar um blog, decidir sobre o seu conteúdo e agir sem notas falsas.
1. Criação de um blog da empresa: 3 acções a realizar previamente
O que é exactamente um blog corporativo?
O blog é, sem dúvida, uma poderosa ferramenta de comunicação para uma empresa. De facto, a criação de um blog da empresa é um passo essencial para a implementação de uma estratégia de marketing de entrada. O objectivo? Atrair visitantes, transformá-los em leads e depois em clientes e, consequentemente, aumentar o seu volume de negócios.
Definir os objectivos do blog
Criar um blog é como criar uma empresa: antes de agir, é preciso pensar e definir objectivos precisos. Pergunte-se “Porquê criar um blog”? Há várias respostas a esta pergunta:
- Para trabalhar a imagem e notoriedade da sua empresa;
- Para melhorar o referenciamento do seu site, em particular graças a um conteúdo claro, optimizado e de qualidade;
- Informar sobre o seu domínio de actividade;
- Promover os seus produtos/serviços;
- Promover os seus conhecimentos e diferenciar-se da concorrência.
Identificar correctamente o alvo do blog da empresa
Já definiu os seus objectivos? Agora é a hora da persona. Mas sim, você sabe… a persona é aquele famoso tipo de visitante (o seu futuro cliente) que virá ao seu blog. “Que idade tem ele? É um homem, uma mulher, ou talvez mesmo um adolescente? Quais são os seus hobbies? etc.” Todas estas são perguntas a que terá de responder para se certificar de que está a visar as personas certas e a obter tráfego qualificado.
2. Criação de um blog da empresa: aspectos práticos
Escolha de um fornecedor de alojamento
Para criar um blog, você precisará de um host que hospede o blog e os seus dados nos seus servidores. Espero que entenda que, sem um alojamento, não há blog. Além do alojamento também precisará de:
- Um nome de domínio personalizado;
- Um endereço de correio electrónico associado;
- Um design qualitativo e profissional.
Para aqueles que preferem uma solução chave na mão, aconselho-os a subscreverem, no início, um alojamento partilhado que os poupe de deitarem as mãos à lama digital.
NOTA BEM: saiba que se já tem um website, não precisa de encontrar um alojamento. Será simplesmente a do seu site. Portanto, para criar um blog da empresa, basta integrar uma secção de blog no seu site. No entanto, se você decidir criar um blog em outro host, considere usar a url da sua empresa para o seu nome de domínio: blog.suaempresa.pt. Esta dica permitir-lhe-á fazer uma boa ligação entre a sua empresa e o seu blog.
Escolha de um sistema de gestão de conteúdos
Já escolheu o seu alojamento? Muito bem. Só um pouco mais de paciência, o seu blog estará em breve pronto para ver a luz. Para continuar a criar o seu blog, terá de integrar um Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS). Graças ao CMS, você será capaz de:
- Escrever e publicar artigos;
- Estruturar o seu conteúdo (menus, categorias, etc.);
- Desenhar, gerir e personalizar o blog;
- Adicionar widgets ou plugins relevantes, tais como botões de partilha nas redes sociais.
Existem diferentes ofertas de CMS na web, mas recomendo vivamente o CMS WordPress, que por si só representa quase 30% dos websites. É actualizado regularmente e a sua interface é bastante simples de utilizar.
Escolher um design consistente do blog
Do lado do design, é necessário manter-se coerente com a identidade corporativa, de forma a não confundir os seus visitantes. Você pode recorrer a um web designer ou escolher um modelo pago já pré-feito e de possível customização para criar um blog profissional. Acima de tudo, certifique-se de utilizar os códigos da carta gráfica da sua empresa.
3. Construir sobre conteúdos para um blog corporativo de qualidade
Reflectindo sobre a linha editorial
O seu blog está pronto. Finalmente, de um ponto de vista técnico. A linha editorial está ainda por definir. Este é o fio vermelho do seu blog. Pensar na linha editorial de um blog permite-lhe criar coerência nos seus temas e nos seus artigos, através do tom, do ângulo e do estilo utilizado. Encontre temas que irão atingir os olhos dos seus visitantes: apresentar a vida da sua empresa é bom, mas não é necessariamente o que os utilizadores da web estão à procura!
Pense também em ser regular na publicação dos seus artigos no blog. Terá de ser adaptado de acordo com a sua persona e com os seus objectivos. Em qualquer caso, para obter mais visitas e uma melhor optimização dos motores de busca, publique regularmente! Em suma, é melhor publicar 4 artigos por mês, respeitando um calendário editorial, em vez de 30 artigos no ano, sem qualquer regularidade.
Solicite a ajuda da MDL, temos vários profissionais de redação, como jornalistas e professores, prontos para o ajudar a escrever os seus artigos de qualidade. CLIQUE AQUI»»
A selva da edição web
Ao longo dos anos, a Experiência do Utilizador (UX) tem sido uma força motriz para o Google e para os seus algoritmos. O seu conteúdo deve responder aos pedidos dos utilizadores e aos algoritmos do Google. Para o conseguir, os seus blogues devem oferecer um conteúdo de qualidade, rico, claro e preciso. Em suma, conteúdo que interessa ao leitor, o suficiente para que ele chegue ao seu blogue e decida continuar a navegar. Para ter sucesso com o seu blogue corporativo, vai precisar, portanto, de qualidade e de conteúdos optimizados. Eis algumas recomendações:
- Publicar posts no blog com pelo menos 800 palavras;
- Escolha cuidadosamente as palavras-chave de cada artigo;
- Realizar uma rede interna de qualidade;
- Escrever títulos com estilo e que chamem atenção;
- Inclua fotos e/ou vídeos nos seus artigos para ilustrar o que está a dizer;
- Incorporar CTAs (Call To Action) para convidar os seus leitores a ver – e comprar – os seus produtos.
Escrever com qualidade é tudo muito bom, mas não é o seu trabalho. Porque não recorrer a um editor web especializado em SEO, ou mesmo a uma equipa de escritores para produzir os seus artigos?
CLIQUE AQUI para saber mais »»
Como criar um blog corporativo: o que você precisa ter em mente
Tem agora todas as cartas na sua mão para começar a fazer blogs. Em si mesmo, criar um blog corporativo está longe de ser algo magico e pode ser resumido em três pontos:
- Pensar no seu blog, nos seus objectivos e na sua linha editorial;
- Escolher o um alojamento, CMS e design;
- Procurar um editor web especializado em SEO.
Gostou deste artigo? Comente o que for adequado: um pouco, muito, apaixonadamente…
[…] de blogs e podcasts podem ser publicados em todas as etapas do funil de marketing de conteúdo, e geralmente […]