O marketing digital é um conjunto de estratégias para promover produtos e serviços em plataformas online: sites, redes sociais, blog, e-mails, SEO, marketing de conteúdo, dispositivos móveis, etc. Com isso em mente, pode entender mais facilmente o que é permitido e o que não é no marketing digital.
O que é marketing digital?
O conceito é definido através de inúmeras táticas e canais digitais, para se conectar aos clientes num espaço específico: a internet.
Do seu site aos recursos digitais da sua empresa – anúncios digitais, campanhas de email marketing, banners online e muito mais -, existe um amplo espectro que se enquadra no âmbito do marketing digital.
O marketing digital, a promoção dos seus produtos ou marca através da Internet, difere da maneira tradicional de marketing através dos canais e métodos utilizados, que permitem que um sistema de organização e análise com base nas suas campanhas saiba em tempo real como elas estão a funcionar.
O marketing digital ajuda a monitorar aspetos como o seu número de conversões, qual conteúdo funciona e o que não funciona, quantas pessoas visitam o seu site e interagem com as suas redes sociais, procuram por si no vasto mundo da web, entre outros aspetos.
Por que o marketing digital é importante?
Atualmente, o conteúdo digital tornou-se o mais persuasivo e acessível ao público.
As informações estão lá, no local e hora que precisar. Longe vão os dias em que o acesso às informações da marca e do produto era extremamente limitado. O marketing digital é uma fonte infinita de informações.
Assim, este ramo de marketing abrange entretenimento, compras, notícias e, acima de tudo, interações. Agora, os clientes têm acesso não apenas ao que a sua empresa diz, mas também ao que o mundo digital pensa da sua marca.
Hoje em dia, o público está a comprar produtos a marcas em que possa confiar, empresas que conhece, que utilizam comunicações personalizadas e relevantes e, principalmente, de acordo com as necessidades e preferências dos seus clientes.
Estratégias de marketing digital
Toda a gente fala sobre redes sociais e sites como eixos norteadores do marketing digital.
É correto pensar dessa forma, mas deve ter em mente que todas as empresas estão a fazer a mesma coisa. Portanto, devem ser encontradas novas formas de conexão com os seus clientes.
Abaixo, deixaremos as estratégias de marketing digital mais utilizadas e como realmente deve usá-las para ir além da concorrência.
1. Marketing de Conteúdo
Mais do que uma tendência isolada, é a espinha dorsal pela qual tudo o que faz no marketing digital deve ser orientado.
O marketing de conteúdo baseia-se no design, criação e distribuição de conteúdo relevante e criativo para atrair a atenção do público e, em determinado momento, transformá-lo em cliente.
Não é surpresa que, no ano anterior, 75% das empresas B2B e B2C aumentaram os seus orçamentos de marketing em estratégias de conteúdo (Pointvisible).
Todo o esforço que faz nos emails marketing, redes sociais, blogs, infográficos, vídeos, etc. devem ser orientados para resolver problemas do cliente e não para falar apenas do seu produto.
Concordamos que o que tem a oferecer é a solução que eles precisam, mas, na maioria dos casos, as pessoas nem sabem ao certo qual é o seu problema.
O marketing de conteúdo deve ter como objetivo inserir conteúdo orientado para as pessoas.
Desta forma, quando o potencial cliente nos encontra, solucionamos as suas dúvidas com conteúdo que agrega valor.
Como criar uma estratégia de conteúdo eficaz?
Com o mar de informações que está na internet, atualmente é mais difícil atrair pessoas para o nosso conteúdo. Estamos cientes disso. A chave não é apenas criar artigos, infográficos ou posts nas redes sociais.
Há mais de dez anos, a frase “O conteúdo é rei” era verdadeira: hoje deve-se acrescentar que apenas o conteúdo de qualidade é bem-sucedido.
Portanto, deve ter em consideração os seguintes pontos para obter alguns minutos do tempo do seu público e, eventualmente, conseguir novos clientes:
Para quem está a criar conteúdo?
É essencial que conheça a sua personalidade do comprador. É provável que faça um estudo de como são os seus potenciais clientes, mas a realidade é que precisa ir mais longe na sua pesquisa.
Não basta determinar dados demográficos, idade ou sexo, encontrar outras informações que vão dar-lhe o suficiente para ter uma radiografia mais específica do público-alvo.
Identifique o que o seu público gosta, o que chama a sua atenção, quais canais ele usa, quais são os seus desafios pessoais. Tudo sob uma perspetiva ética, que serve apenas para criar conteúdo que faça sentido para ele.
Que problema vai resolver
Ao conhecer profundamente o seu público-alvo, pode descobrir o que está a causar mais problemas.
Depois de saber com o que o seu público alvo está mais preocupado, pode criar conteúdo focado em fornecer soluções direcionadas ao seu produto.
Mas não se confunda, não se trata de adaptar qualquer problema à sua marca, mas sim de encontrar uma maneira de fazer com que os consumidores vejam o valor da sua oferta.
O formato ideal
Se conhece o seu público em detalhe, saberá o formato que ele mais gosta de consumir.
Entre os mais populares estão vídeos, infográficos, e-books e listas. A determinação do tipo de formato que o seu conteúdo oferece será baseada 100% nas características do público.
Faça a si mesmo perguntas sobre se o seu público-alvo gosta mais de ler, se prefere dados concretos ou design minimalista…
Os canais que vai usar
É uma realidade que quase todas as pessoas estão no Facebook.
Do mais novo ao mais idoso, toda a gente consulta regularmente a plataforma social mais famosa do mundo.
No entanto, de acordo com o perfil de cada pessoa, os canais em que cada pessoa passa mais tempo são diferentes.
Com que frequência deve postar
Deve saber que não há tempo exato para postar. Sabemos que muitas vezes pesquisou momentos em que precisa de programar os seus posts para encontrar a hora exata em que o seu público está online.
Não há um momento ideal para lançar um post no Facebook, Instagram ou qualquer meio digital.
Embora existam recomendações estatísticas das horas em que pode postar e obter maior engajamento, tudo depende do comportamento do seu público e da interação dele com a sua marca.
É verdade que uma certa consistência deve ser mantida na publicação do conteúdo, para não perder o interesse do seu público, no entanto, o comportamento dele nas redes é muito variável, o que influencia bastante se ele vê ou não o seu conteúdo.
Qual é a solução? Torne o conteúdo da sua marca o conteúdo que o seu público-alvo deseja consumir. Concentre-se em oferecer algo útil para que seja partilhado e assim a sua marca tenha um alcance maior.
DICA: use termos de pesquisa para se posicionar nos mecanismos de pesquisa.
As seguintes estratégias de marketing online devem adotar uma abordagem do consumidor. Todos elas usam conteúdo, tente torná-lo o mais útil possível.
2. Email Marketing
O email marketing é talvez o mais antigo dos sistemas de marketing digital que existe, o seu uso é tão útil que substituiu o o correio tradicional em muitos aspetos, devido ao seu baixo custo. Existe um mito à volta do envio de e-mails.
Isto ocorre porque muitas vezes campanhas de email marketing em massa são enviadas para bases de dados grandes que não levam em consideração o contexto dos destinatários.
A eficácia de uma boa campanha de email marketing reside na personalização e na consideração completa do contexto da pessoa que receberá o email, o que impedirá que seja sinalizado como spam ou enviado diretamente para o lixo.
3. SEO ou posicionamento na internet
Não é segredo para ninguém que o posicionamento na internet é vital ao desenvolver uma boa campanha de marketing digital.
Não aparecer entre os primeiros resultados dos mecanismos de pesquisa, influencia dramaticamente o tráfego necessário para o nosso site, que será refletido no nosso facturamento.
Seja por executar uma campanha de posicionamento na internet paga no Google Adwords, utilizando técnicas de posicionamento específicas ou combinando ambas, o objetivo é direcionar o tráfego para o nosso site e aumentar a penetração da marca, expandir o nosso mercado e fechando mais vendas.
Da mesma forma, estas estratégias de posicionamento na internet, se combinadas com outras ferramentas, serão muito mais eficazes, funcionando melhor como parte de uma engrenagem, pois são um ponto muito importante no marketing digital.
4. Marketing nas redes sociais
As redes sociais implicam todas as plataformas existentes atualmente na internet, nas quais pode fazer publicações e interagir com os seus amigos, familiares e colegas.
Assim, temos uma ampla gama de opções nas redes sociais, entre as redes sociais mais conhecidas pelo seu uso massivo está o Facebook, que possui milhões de utilizadores em todo o mundo.
Por outro lado, existe a possibilidade de publicar e partilhar vídeos e fotos através do YouTube e Instagram.
Também podemos publicar conteúdo de qualidade em blogs e partilhar o progresso da nossa campanha através do Twitter.
Em resumo, é uma variedade muito ampla na qual podemos gerar conteúdo, encontrar futuros clientes, publicar publicidade, gerar visitas ao nosso site e, assim, ajudar na geração de tráfego.
Mas as redes sociais no marketing digital não são um fim, mas um meio, e devemos ser muito claros para não nos perdermos ao longo do caminho, esquecendo os nossos principais objetivos.
5. Comércio Eletrónico
A possibilidade de os clientes terem a oportunidade de fazer uma transação online, de acordo com experts em marketing digital, constitui uma verdadeira revolução dentro do que até agora era conhecido como comércio.
Há 15 anos, a massificação do comércio eletrónico popularizada por portais como Amazon ou Ebay era impensável antes da sua existência.
A oferta de mecanismos de comércio eletrónico na sua empresa facilitará muito o seu trabalho, ao mesmo tempo em que cria confiança e conforto para os seus clientes.
6. Marketing de Vídeo
É uma estratégia poderosa que deve usar para aumentar as suas vendas: uma prova da sua eficácia é que, segundo um estudo da HubSpot, 81% das marcas utilizam-na. O marketing de vídeo consiste em usar elementos audiovisuais na internet para atingir os objetivos já definidos na sua estratégia de conteúdo.
Por ser uma estratégia, todas as equipas de uma empresa participam da sua criação para gerar resultados: o objetivo é em provocar um debate, ser acionável e mensurável.
Usar o vídeo não é apenas uma ferramenta útil durante o processo de compra do cliente, mas também permite que os vendedores classifiquem os clientes.
As opções de vídeo são infinitas: desde vídeos da marca, vídeos de como o produto funciona, tutoriais, depoimentos (clientes como embaixadores), vídeos de eventos, entrevistas e muito mais.
7. Bots
Esta invenção é ainda muito recente, os robôs são como os brinquedos de corda das pessoas no marketing digital. Isto ocorre porque é o software que programa para executar um conjunto de determinadas ações que serão executadas por si só, sem a necessidade de intervir.
Não precisa saber de programação, são fáceis de programar, executar e são uma ótima ferramenta para otimizar o seu tempo.
Com a ajuda de bots, pode executar tarefas tão simples como ter uma comunicação que se assemelha a uma conversa ao vivo com os visitantes do site.
A personalização da experiência do utilizador é muito mais fácil com os bots, pois através de uma série de perguntas direcionadas ao utilizador, podem ser obtidas informações sobre as suas preferências.
Melhor ainda, os leads podem ser classificados também programando uma série de perguntas que indicam em que estágio do funil de vendas o cliente se encontra.
8. Transmissão ao vivo
Estar presente para os seus clientes a todo o momento ganhou mais valor nos últimos anos, graças às ferramentas de transmissão ao vivo. É uma das maneiras mais inovadoras de promover a marca, disseminar o seu conhecimento e, assim, alcançar potenciais clientes.
De acordo com a PR Newswire, o mercado de streaming de vídeo deve duplicar em valor monetário até 2021, tornando-se uma indústria de mais de US $ 70 trilhões.
A plataforma número um para transmissão de vídeo em tempo real é o Facebook Live, que possui milhões de utilizadores em todo o mundo que interagem três vezes mais quando há transmissão ao vivo do que com vídeos tradicionais.
O Instagram Live segue em importância e é especialmente popular entre os influenciadores, pois permite partilhar experiências pessoais “exclusivamente” com os seguidores e, ao mesmo tempo, interagir com eles.
YouTube, Twitter e Vimeo também são amplamente utilizados, e o melhor de tudo, é possível reagendar uma transmissão.
Através da transmissão ao vivo, a marca/empresa pode fazer coisas úteis como aumentar o engajamento e, com isso, a aquisição de clientes, melhorar o posicionamento de SEO e aumentar o número de conversões.
9. Personalização de marketing
A personalização de marketing não se refere a colocar o nome do cliente no início do email. Colocar o nome é uma etapa que deve seguir ao preparar o seu email.
Para usar todo o potencial da personalização, é de extrema importância poder segmentar os seus contatos. Esta é a chave para a personalização no marketing, pois o objetivo é apoiar o contacto para avançar no processo de compra, mostrando o conteúdo relevante no momento certo.
Pode aplicá-lo a ações por e-mail e ao conteúdo das principais páginas do seu site.
Vamos ver um exemplo: Se um visitante se inscrever após visualizar o conteúdo da fase de consideração, poderá assumir que ele já conhece o seu problema.
Você segmenta-o e mostra um conteúdo diferente que lhe confere maior valor neste estágio para avançar.
Esta segmentação ajudará a excluí-lo dos envios de email marketing relacionados ao primeiro estágio e este cliente será encaminhado para receber email marketing de outro estágio do funil: fechar a venda.
Quanto mais específico for, mais relevante será o conteúdo que o cliente recebe.
10. Automatização de Marketing
Já vimos, analisamos e aprendemos separadamente as ferramentas mais importantes do marketing digital. Agora feche os olhos e imagine a possibilidade de ter todas estas ferramentas a funcionar juntas, da mesma maneira, como o único objetivo das suas estratégias de marketing digital, num programa tudo em um.
Imagine que poderia estabelecer um relacionamento tão forte com s seus clientes a ponto de acompanhá-los durante todo o processo.
De perspetivas de clientes ou leads, a fechar as suas vendas com eles e, melhor ainda, que os seus clientes se tornem embaixadores da sua marca.
Imagine que tudo isto pode acontecer dentro de um sistema orgânico e automatizado, que começa a atrair os seus potenciais clientes, educando-os com conteúdo de qualidade, transformando-as em clientes e tudo isto num relacionamento direto e sem intermediários, o cliente e a sua marca frente a frente.
Abra os olhos e acorde, porque este sonho é uma realidade, é chamado Inbound Marketing e baseia-se nas necessidades do cliente, não é invasivo, mas interno.
A metodologia consiste em atrair visitantes, convertê-los em leads e, em seguida, através de um processo de estímulo, direcioná-los para o conhecimento do seu produto como a melhor alternativa para as suas necessidades e problemas.
A criação e distribuição de conteúdo relevante para o seu público fará com que os clientes ideais para a sua marca encontrem o seu produto ou serviço sem precisar de listar grandes quantias de dinheiro no Google Ads ou no Facebook Ads.
Ao criar conteúdo que faz sentido para as pessoas e agrega valor às suas vidas, certamente terá clientes fiéis à sua marca que encontrarão nela as respostas que estão à procura.
O Inbound Marketing é o resultado de anos de criação de estratégias de marketing digital.
Aqui está uma breve história de como isto aconteceu
Fala-se em marketing digital desde o início dos anos 90, quando a proliferação de computadores pessoais e acesso à Internet aumentou e cada vez mais pessoas usavam canais online para obter informações.
Foi então que as marcas transferiram os seus esforços para as novas tendências. A maioria divide a história do marketing digital em duas fases: 1.0 e 2.0; no entanto, hoje podemos falar sobre 3.0 e até 4.0.
Com a web 1.0, o marketing digital consistia basicamente em adaptar o que era feito na publicidade tradicional às plataformas digitais. Na web 2.0, a comunicação com o público mudou.
Aqui, com redes sociais e blogs, as marcas podem receber feedback sobre o que publicaram e, assim, gerar uma interação mais próxima.
Philip Kotler propôs a definição de Marketing 3.0, onde as marcas consideram os seus consumidores como seres humanos completos: com necessidades, desejos e valores.
Portanto, o comportamento em relação ao público é personalizado, deixando para trás dados estatísticos simples e incorporando uma filosofia focada em suprir aos desejos dos clientes.
Recentemente, o autor lançou um livro chamado Marketing 4.0, onde o ambiente digital é totalmente explicado como o terreno onde as melhores estratégias de marketing são desenvolvidas.
Neste estágio, as marcas param de comportar-se como grandes empresas holding e tornam-se mais próximas do consumidor. Isto traves da agregação de valor, além de apenas bens e serviços.
Segundo Kotler, o Marketing 4.0 procura ganhar a confiança dos clientes. Semelhante ao Inbound Marketing, nesta filosofia, práticas intrusivas são deixadas para trás e são adotadas estratégias com conteúdo que atrai a perspetiva da marca.
A Revolução do Marketing Digital
O marketing digital é o caminho que todas as empresas estão a seguir devido ao grande potencial de sucesso e ao aumento das vendas a um custo relativamente baixo.
A importância de mover e integrar estratégias para plataformas online é mais do que clara para todos.
Antes, fazer marketing digital era uma vantagem sobre outras empresas, uma vez que poucas o implementavam nas suas estratégias, hoje é mais do que elementar ter uma presença online.
Fazer marketing digital não é apenas postar regularmente no Facebook, ter um vídeo no Youtube, abrir um perfil de empresa no Instagram ou enviar massivamente e-mails marketing para grandes bases de dados.
Então qual é o caminho certo no marketing digital?
O sucesso de todas as estratégias de marketing online que apresentamos neste artigo é a abordagem correta para atingir o público-alvo.