
O hashtag é uma palavra que está cada vez mais na moda com o uso nas redes sociais, principalmente com a utilização de hashtags para Instagram para atrair mais seguidores.
Os tags ou hashtags podem ser compostos por uma palavra-chave ou uma série de palavras. Estes rótulos são caracterizados por serem precedidos pelo símbolo de número (#), também chamado de hash.
Sabia que o Twitter foi a primeira rede social a usar hashtags? Bem, dado o sucesso que teve com os utilizadores, atualmente são usadas em quase todas as redes sociais.
No entanto, apesar da superlotação do hashtag, muitos utilizadores não têm certeza do seu verdadeiro propósito.
Há quem use os hashtags mais populares, mesmo sem saber do que se trata. Isso faz com que as informações vazem de maneira inconsistente. Por outro lado, existem muitas marcas que usam hashtags para popularizar o seu conteúdo, mas não o fazem corretamente, abusando do uso de hashtags para obter alcance no seu conteúdo ou posts. Como?
Indexam dezenas e mais de dezenas de tags, sem saber que essa estratégia pode acabar por prejudicar em vez de ajudar.
Mas afinal o que é um Hashtag?
Hashtag é uma expressão ou palavra-chave usada por utilizadores de redes sociais. É composto por uma palavra ou uma série de palavras. Os hashtags são precedidos pelo sinal de libra.
Os hashtags são utilizados para classificar o conteúdo publicado nas redes sociais, o que permite uma maior interação entre o conteúdo e outros utilizadores interessados no assunto. De acordo com estas informações, pode-se dizer que os Hashtags são ferramentas de comunicação usados para classificar ou identificar conteúdo nas redes sociais.
Portanto, todos os hashtags usados são, por assim dizer, transformada num hiperlink. Ao clicar no link, verá todo o conteúdo relacionado a essa palavra. Também pode usar várias palavras relacionadas em cada hashtag. Por exemplo #ContentMarketing.
Portanto, no texto de um post, pode encontrar algo assim:
“Aprenda a usar o #ContentMarketing para converter mais leads”
Como pode ver, também pode usar o hashtag no conteúdo do post. O uso de hashtags não facilita apenas a localização de uma palavra, tópico ou conteúdo.
Além disso, ajuda a partilhar informações ou trocar opiniões sobre um evento ou artigo.
Por outro lado, quando um grande número de pessoas partilha conteúdo com o mesmo hashtag, no Twitter, ele é transformado em Trending Topic ou tendência.
O Trending Topic refere-se a um tópico que já foi comentado várias vezes ou está em voga numa região ou no mundo inteiro.
Os hashtags dão visibilidade aos posts nas redes sociais. É por isso que a sua marca deve usar hashtags para promover uma campanha ou evento especial.
Como e quando usar um Hashtag?

Usar um hashtag é muito simples. Primeiro deve identificar qual é o tópico ou conteúdo que vai partilhar. Depois tem que pensar sobre qual é a palavra-chave pela qual pesquisaria essas informações.
Como mencionado acima, um hashtag pode ser uma palavra-chave ou uma série de palavras. Se optar por usar várias palavras, lembre-se de que as boas práticas recomendam letras maiúsculas e minúsculas. O mais usual é colocar a inicial de cada palavra em letras maiúsculas.
Depois de identificar a sua palavra-chave ou série de palavras-chave, deve colocá-las após o sinal de libra (#). Deve colocá-lo no texto que vai partilhar na sua rede social.
Algo importante que deve saber, os espaços não são identificados, portanto, se for escrever uma série de palavras no seu hashtag, devem estar todas coladas ou juntas.
Outra boa prática é usar apenas dois por post. Como mencionamos anteriormente, muitas marcas abusam do uso de hashtags para aumentar a sua visibilidade. Não cometa esse erro!
Para descobrir quais hashtags usar, pergunte-se: com que palavra ou palavras o meu público poderia pesquisar o meu conteúdo? Isto ajudará a obter as suas palavras-chave.
Deve escolher poucas palavras ou as mais bem posicionadas. Além disso, não repita palavras em hashtags e use essa palavra relevante apenas uma vez, caso contrário, será mal vista.
Os hashtags podem ser usados várias vezes. Por exemplo, se a sua empresa tem um evento de lançamento para uma nova marca, pode posicioná-lo como um hashtag, usando o nome do lançamento, como por exemplo: #omeueventodelançamento nas redes sociais.
Sabia que os hashtags também são muito usados para promover séries de TV ou filmes? Assim, as pessoas acompanham e leem a opinião dos outros.
Como minha empresa pode usar hashtags?
Como sabe o que é um hashtag e quais são as melhores práticas para usá-lo, pode estar a perguntar-se como pode usá-lo na sua empresa.
Em primeiro lugar, deve estar ciente da importância da sua marca estar presente em diferentes redes sociais.
As redes sociais vão ajudar a ter mais interação com os seus seguidores, algo que é praticamente impossível de se conseguir noutro canal de comunicação. Além disso, pode construir um relacionamento com as suas buyer personas além da venda e comercial.
É importante que crie um perfil corporativo nas suas redes sociais. Este perfil deve ser público, pois isto fará com que o seu conteúdo, com a ajuda de determinadas tags, tenha mais visibilidade.
O que é interessante é que as marcas criam o seu próprio hashtag que é uma boa estratégia de posicionamento ou de divulgação.
Obterá resultados positivos se convidar a partilhar o hashtag, da sua marca, em troca de prémios ou outros benefícios.
Em conclusão sobre Hashtags para Instagram
Cada rede social possui uma personalidade e regras definidas. É por isso que o uso de hashtags deve ser cuidadosamente estudado e avaliado.
Usar hashtags é muito simples, basta aplicar as melhores práticas. No caso de marcas, o seu uso deve ser responsável e comprometido.
A melhor forma de impulsionar os hashtags de uma marca é através de anúncios e promoções. Esta é uma estratégia que motiva os utilizadores, além de ser muito benéfica para a sua marca, pois ganhará maior visibilidade.
A única maneira de um hashtag ser prejudicial é ser mal utilizado. Por mal utilizado, queremos dizer utilizado com práticas inadequadas: usar muitas palavras para a mesma tag, escrever com erros de ortografia ou usar hashtags em excesso.
Existem redes sociais que implementam cada vez mais “punições” para utilizadores que fazem uso indevido de hashtags. No Twitter, o uso indevido dos hashtags pode até levar à suspensão da conta.
O uso adequado do hashtag fará com que os seus utilizadores vejam que a sua marca é responsável e confiável.