Vamos aprender como criar um site de vendas, porque a presença na internet é um elemento cada vez mais importante para a maioria das empresas. O próprio fato de estar online não é garantia de nada, e só um bom planeamento e estratégia da nossa ação digital nos permitirá ver um retorno claro da publicação de conteúdos da empresa na Internet, e o nosso site será o centro dessa estratégia na maioria dos casos.
Quando uma PME inicia a sua presença na internet, o primeiro passo é normalmente a publicação do seu site corporativo.
Tal como acontece com o resto das ações que podemos realizar na Internet (redes sociais, blogs, publicidade, etc.), saber como criar um site de vendas exige um trabalho prévio para planear o que queremos alcançar com o nosso site.
Antes de iniciar o processo de criação do site, é necessário estabelecer quais funções ou objetivos deve cumprir. Isso vai depender muito do nosso modelo de negócios.
Por exemplo, se temos uma loja online, o nosso site provavelmente tem o objetivo de vender, e tudo isso vai determinar que tipo de site iremos criar.
Já no caso de sermos uma clínica dentária, o que queremos é que o nosso site seja muito corporativo e informe sobre os serviços e particularidades do nosso negócio, gere contactos e consultas.
Então vamos lá ver Como criar um site de vendas, ponto a ponto.
Domínio: o começo de tudo para criar um site
Uma vez determinados os objetivos a serem cumpridos através do webiste, podemos iniciar o processo de criação. O primeiro e mais importante passo será a escolha de um domínio para a página.
Dependendo do modelo de negócios, podemos desejar que o domínio corresponda ao nome da empresa para reforçar a marca.
Em outros projetos, procuramos por domínios destinados ao posicionamento de palavras-chave relacionadas aos nossos produtos.
Os objetivos e o tipo de empresa irão orientar-nos para o tipo de domínio que mais nos interessa.
Outro fator importante na seleção de domínio é sua extensão.
Se possível e disponível, é aconselhável comprar domínios com várias extensões principais (.com e .pt.) de forma a protegê-los de possíveis novas compras de empresas com o mesmo nome ou projetos, mesmo que utilizemos apenas um dos eles.
Se quisermos focar o nosso negócio apenas em Portugal, por exemplo, é preferível que a extensão territorial como .pt para aspetos de marca e posicionamento.
No caso de querermos ser uma marca global que chegue a um público internacional, será aconselhável selecionar uma extensão de domínio genérico como .com, o que nos permitirá um posicionamento mais amplo e um domínio mais genérico para outros públicos não nacionais.
Finalmente, é aconselhável usar um site de domínio confiável e garantido e certificar-se de que o domínio está registado em nosso nome, e alguns registradores fazem-no em nome de terceiros e isso pode levar a sérios problemas no futuro.
Design e desenvolvimento
O início de um projeto web pode ser dividido em duas seções, as quais, embora muito diferentes, devem ser desenvolvidas em conjunto para que o projeto se concretize.
O nosso website corporativo deve adaptar o seu design aos objetivos traçados.
Portanto, o trabalho conjunto da empresa com o webdesigner será muito importante e permitirá captar a nossa imagem, filosofia e objetivos para futuros utilizadores dela.
Quanto à parte técnica, podemos escolher um desenvolvimento personalizado, programado especificamente para as nossas necessidades, ou basear-se num CMS (Content Management System) existente entre os muitos disponíveis no mercado.
Esta segunda opção é altamente recomendada, pois não só nos permite economias de custo significativas em comparação com um desenvolvimento do zero, mas também nos dará muito mais flexibilidade no futuro.
O WordPress é o mais difundido mundialmente, o que nos permite todo o tipo de variantes e atualmente já representa 25% de todos os sites da internet e 40% das páginas da web baseadas em CMS.
De que hospedagem preciso?
Devemos contratar um serviço de hospedagem para o site de acordo com as nossas necessidades.
Em muitas ocasiões, as necessidades mínimas serão definidas pelo desenvolvedor que tivemos para iniciar o projeto, mas devemos ter em mente que ao longo da vida do nosso site, as necessidades de hospedagem podem mudar.
Se pretendemos apenas publicar um site com uma única página de apresentação e informações de contato, e não esperamos um grande influxo de tráfego, a nossa hospedagem não precisará de uma grande capacidade de potência, velocidade ou armazenamento.
Caso tenhamos um site com muitos produtos, imagens e páginas para navegar, elementos como a velocidade de carregamento e o desempenho geral da página em todos os processos serão muito importantes para que o utilizador tenha uma boa experiência de navegação, em outros aspetos.
Com base nas informações que temos ou no nível de segurança e exclusividade que desejamos, devemos pensar também se utilizamos hospedagem num servidor partilhado com outros projetos ou empresas ou se queremos um servidor dedicado onde apenas temos informações do nosso site.
Temos muitas opções no mercado para escolher a nossa hospedagem, mas devemos escolher a mais adequada às nossas necessidades. Aqui é muito importante ter bons conselhos de um profissional ou empresa especializada.
Publicidade para um site de vendas
Se o posicionamento exige um planeamento prévio muito importante e um investimento de médio e longo prazo, a publicidade é uma forma de obter resultados em prazos mais curtos, mas também exigirá um bom planeamento e mudanças na estratégia mais ágil e flexível.
Atualmente existem inúmeros canais na internet pelos quais podemos divulgar o nosso projeto e antes de executar uma campanha é muito importante estabelecer qual será o melhor para atingir o nosso público-alvo.
Um exemplo disso seriam as duas redes sociais mais importantes: Facebook e Instagram, com perfis de utilizadores muito distintos.
Para obter bons resultados em campanhas publicitárias na internet, é imprescindível fazer uma boa medição de todos os indicadores, e poder atingir o tamanho máximo para calcular o ROI de cada investimento, e adaptar a estratégia e orçamentos das campanhas a os formatos e canais que funcionam melhor.
Redes sociais para site de vendas
As redes sociais tornaram-se um canal fundamental de divulgação do nosso site, devendo fazer parte de praticamente qualquer plano de marketing.
São canais que estão a ganhar cada vez mais importância e se nas gerações anteriores, a porta de entrada da Internet para a maioria dos utilizadores eram os motores de busca, cada vez mais os utilizadores consomem conteúdo diretamente através das redes sociais.
Uma das vantagens mais importantes das redes sociais é a direccionalidade e transparência da mensagem e comunicação com os nossos clientes, o que nos permitirá uma relação muito próxima com os nossos utilizadores, embora sem um bom planeamento, esta proximidade e transparência podem não ser boas.
Como criar um site de vendas, conclusão
Na verdade, e como pode ver por este artigo, criar um website não é rápido e exige bastante conhecimento, sendo assim, é possível criar o seu website sozinho, mas será trabalhoso.
Pelo contrário se contratar uma empresa de marketing digital pode delegar essa tarefa e usar o seu tempo para cuidar do seu negócio.