Se tem uma empresa consolidada, um empreendimento que está a começar ou uma marca pessoal, já sabe que a concorrência para conquistar o mercado está cada vez mais forte e precisa de uma agencia de marketing digital.
Para atrair mais clientes e obter melhores resultados, tem duas opções: a primeira é tentar projetar e executar um plano de marketing online por si próprio, criar as suas próprias métricas de monitorização e controlo, talvez utilizando o método de tentativa e erro e, claro, levar o seu tempo a aprender tudo isto.
A segunda opção é solicitar serviços de marketing digital a uma agencia experiente, para economizar tempo, esforço e dinheiro.
Neste artigo contamos quais são as vantagens e benefícios de ter um plano de marketing estruturado por uma agencia de marketing digital, feito sob medida para o seu negócio e com objetivos claramente definidos que pode monitorizar, para saber exatamente qual é o retorno gerado em relação ao investimento.
Por que deve contratar uma agencia de marketing digital?
É conveniente para si contratar uma agencia de marketing digital, pois o seu negócio precisa de um planeamento para atingir os seus objetivos, baseado em informações precisas sobre a concorrência, o público alvo e o perfil da sua buyer persona, para trazer soluções eficazes para o mercado e ganhar mais clientes.
É importante lembrar que os clientes não surgem espontaneamente, é um processo de conquista que demora o seu tempo e que exige estratégias, para levar o potencial cliente pela mão em cada fase do funil de vendas, da mesma forma, gerar aquela atração e confiança que é necessária, para que ele escolha a sua marca ao tomar uma decisão de compra.
E tudo isto consegue quando tem um plano definido do início ao fim, com objetivos e métricas claramente estabelecidas, para poder medir os resultados e tomar ações corretivas quando necessário, além de garantir o cumprimento dos objetivos.
Benefícios de ter uma agencia de marketing digital
A conhecida frase de Bill Gates: “Se o seu negócio não está na Internet, o seu negócio não existe”, diz tudo. Atualmente, se o nome da sua empresa ou marca não estiver a aparecer nos resultados dos motores de busca, estará simplesmente invisível para os consumidores.
Uma agencia de marketing digital ajuda-o a definir uma estratégia de posicionamento, para obter a visibilidade e o alcance que a sua marca precisa, para atrair mais clientes e aumentar as vendas.
Para tal, necessitará da identificação das palavras-chave ideais para o seu negócio, do desenho e combinação perfeita de estratégias de SEO e SEM, bem como da escolha adequada dos canais e tipos de redes sociais para passar a sua mensagem.
Da mesma forma, precisa de conteúdo relevante e significativo para agregar valor aos utilizadores, construir credibilidade e obter autoridade na sua área de negócios ou setor.
Isto, por sua vez, permitirá que obtenha tráfego qualificado, converta o público em potenciais clientes e clientes em fãs, seguidores e promotores da sua marca.
Vantagens oferecidas por uma agencia de marketing digital
Ao contratar uma agência, sabe claramente qual é o plano de ação a seguir para atingir os objetivos, as atividades são registadas num calendário, para acompanhar se são executadas no tempo estimado, otimizar recursos e alcançar alta eficácia.
Vejamos as principais vantagens de tomar a decisão de contratar uma agencia de marketing digital, para o seu negócio ou marca pessoal:
- Tem um plano de ação, um roteiro que o levará ao ponto que deseja chegar e objetivos claramente definidos.
- As agencias contam com ferramentas e recursos especializados que disponibilizam para o seu projeto, evitando adquiri-los por conta própria, economizando custo, tempo de formação e curva de aprendizagem da sua equipa de trabalho.
- Os profissionais das agencias são altamente treinados e certificados, tem experiência e estão em constante atualização sobre os últimos desenvolvimentos do setor.
- Também contam com especialistas com grande capacidade criativa e inovação, que o ajudarão a criar campanhas personalizadas. Não terá que contratar um especialista de cada especialidade separadamente, portanto, economiza custos, pois as agencias contam com equipas interdisciplinares à sua disposição.
- Terá uma melhor presença nos canais selecionados, terá imagens e vídeos de alta qualidade, além de um conteúdo otimizado para SEO que passará a sua mensagem de forma eficaz.
- Poderá focar no seu negócio, em prestar um serviço e uma experiência diferenciada aos seus clientes, enquanto a agencia de marketing digital se encarrega de automatizar os processos e cuidar de todos os detalhes.
- Coordenação e coerência entre as ações de captação de clientes, o processo de venda e o serviço de manutenção e fidelização.
- Sincronização das campanhas entre os diferentes canais, para contar histórias marcantes e coerentes com as quais os consumidores identificam-se, para criar empatia e confiança.
Ao ler este artigo, os seus concorrentes já estão a tomar providências para se posicionarem no mundo digital.
Não fique para trás, assuma a liderança e certifique-se de trazer as melhores soluções para o mercado, com a ajuda de uma agencia de marketing digital.
Porque contratar uma agencia de marketing digital?
Se já tem um site, está nas redes sociais, mas não consegue aumentar as vendas, é provável que precise de uma agencia de marketing digital.
Como está o mercado atual, e vendo que a concorrência está cada vez mais forte e cada vez mais difícil saber diferenciar-se dela, deve perguntar-se se os seus esforços e orçamento estão a ser eficazes e estão a trazer os benefícios económicos esperados, que a final de contas é o objetivo principal da empresa.
Se for realizada uma boa estratégia de marketing online, é possível elevar o produto ou serviço às primeiras posições e distanciar-se da concorrência.
Garantir isto com uma boa agencia de marketing digital está nas suas mãos.
É muito importante ter uma boa perceção por parte do target e cuidar da imagem da marca.
Muitas empresas perdem tempo e dinheiro ao gerir diferentes ações de marketing que, por sua vez, deixam de criar uma boa perceção da imagem da empresa junto ao público-alvo e convertem potenciais clientes em clientes finais.
Os concorrentes
Os concorrentes realizarão estratégias de marketing e não é aconselhável ficar para trás ou nas mãos de não profissionais.
Um exemplo claro é o posicionamento na internet: se a empresa não realizar estratégias ou ações constantes de longo prazo para alcançar um bom posicionamento e a concorrência o fizer, em pouco tempo a marca perderá posições e visibilidade no ranking dos principais motores de busca enquanto a concorrência vai subir posições.
O facto de ter presença online com um site ou blog, ter uma boa gestão nas redes sociais, o que é cada vez mais importante no marketing digital, ser participativo e não deixar de lado um público tão interativo como o público online, pode facilitar a aumento do tráfego da web e conversão de potenciais clientes para obtenção de maiores benefícios económicos.
Na verdade, se analisarmos cuidadosamente as estatísticas dos últimos anos, podemos ver que:
- Mais de 52% das empresas recebem clientes através de uma das principais redes sociais, como o Facebook. Na evolução desta rede social, por exemplo, vemos como ela permite criar páginas de empresas e assim diferenciar um perfil pessoal de uma marca, o que mostra a eficácia das ações realizadas nas mesmas.
- 43% das marcas recebem solicitações através da rede social LinkedIn.
- 55% das empresas decidiram aumentar o orçamento de marketing digital.
Podemos constatar, graças a estes dados, que a estratégia de marketing online deve ter um posicionamento relevante dentro da gestão da marca. E, acima de tudo, que ao ter que realizar diversas estratégias de inbound marketing e marketing digital, devem estar sempre nas mãos de profissionais para que a sua gestão e impacto sejam adequados e a perceção do público-alvo seja a que a empresa deseja.
7 razões pelas quais deve considerar a contratação de uma agencia de marketing digital:
1- Saber estruturar a estratégia no tempo e no conteúdo
Se a gestão da imagem da marca das diferentes estratégias de marketing digital ficar nas mãos de um profissional, a forma como pretende interagir com potenciais clientes pode ser gerida de forma adequada como quando deve publicar ou comentar em posts, tanto no site quanto nas redes sociais.
É importante não deixar de lado a questão do posicionamento, pois um profissional pode comunicar ou avisar se um site estiver mal posicionado ou penalizado pelo Google.
É necessário que as estratégias de marketing sejam sempre personalizadas de acordo com as reivindicações da imagem de marca que a empresa possa ter.
2- Ferramentas e recursos
Os profissionais de uma agencia de marketing digital sabem usar corretamente ferramentas como Search Console ou Analytics, entre outras.
Saber usar corretamente as ferramentas existentes para gerir e conhecer o ROI das estratégias de marketing digital pode economizar tempo e dinheiro, além de trazer muitos benefícios.
3- Experiência
Como no ponto anterior, a contratação de uma agencia de marketing digital proporciona a experiência profissional de trabalhar todos os dias com as ferramentas e conhecer as ações da concorrência, da mesma forma que favorece a realização de relatórios profissionais, métodos personalizados para a análise da concorrência e técnicas aplicadas em outras empresas cuja aplicação tem tido sucesso para aquele mercado.
4- Estratégia personalizada
Quando a contratação fica a cargo de um amador e não de profissionais, pode-se cometer o erro de gerir incorretamente as redes sociais, posicionar ou criar e manter um site ou loja virtual de forma errada.
5- Originalidade
A agencia de marketing digital ajudará a realizar diferentes estratégias em relação à concorrência.
O conselho é sempre personalizar as estratégias de marketing e, por isso, uma agencia de marketing digital sabe como transmiti-lo de uma forma nova, divertida e diferente para o público-alvo.
Pode obter mais tráfego para as redes sociais ou para um blog através de vídeos divertidos que mais tarde se tornarão virais.
6- Imparcialidade
Uma equipa de profissionais pode dar opiniões e uma visão mais imparcial sobre a eficácia das ações.
Ocasionalmente, os empresários realizam ações orientadas por familiares ou amigos que não pertencem ao setor de marketing e não surtem efeito e, por isso, é importante deixar aos profissionais do setor saber quais ações, como e quando aplicar.
7- Estar atualizado
Todos sabem que no mundo das novas tecnologias os avanços são constantes e ficar para trás pode ter um impacto considerável no sucesso das ações de marketing digital.
Portanto, se perceber que alguns ou todos estes sinais podem ser a falha pela qual não atingiu os benefícios e retornos que pensava que iria obter com as estratégias que aplicou, chegou a altura de considerar se é necessário colocar o assunto nas mãos de profissionais e, para isso, contratar uma agencia de marketing digital que possa redirecionar a imagem da marca e economizar tempo e dinheiro graças ao profissionalismo de recursos e experiência.
Transparência, gestão contínua das suas expectativas, antecipação de resultados, flexibilidade e adaptação, melhoria do ROI, maior produtividade, sinergia e acima de tudo, a capacidade de oferecer produtos e serviços de qualidade que superem as suas expectativas é o caminho que seguimos.
Mas afinal o que é uma agencia de marketing digital?
O marketing digital tem tido um grande crescimento nos últimos anos, por isso ter um plano de marketing e canais digitais, bem como objetivos ligados ao online é uma prioridade. Isto levou à criação de um novo tipo de negócio: a agencia de marketing digital.
Grandes empresas e empreendedores procuram adaptar as suas estratégias e planos à nova era digital.
Caso trabalhe com marketing digital ou esteja a pensar fazê-lo, certamente já se perguntou: devo fazer o marketing da minha empresa sozinho?
Deveria contratar alguém para lidar com o marketing digital? E se for melhor eu pedir ajuda a uma agencia?
Marketing digital: o que é e por que utilizá-lo?
Como empresário, provavelmente avalia todas as alternativas a pensar numa variável muito importante, o custo.
Porém, é provável que também esteja a dispensar outros igualmente importantes, e é normal, o objetivo é reduzir custos e aumentar receitas.
E pode ser até a melhor decisão se pensarmos a curto prazo, porém pode não ser tão eficaz a longo prazo. É por isso que mostraremos algumas das vantagens que uma agencia de marketing digital lhe pode oferecer.
O que é uma agencia de marketing digital?
Uma agencia de marketing digital é, basicamente, uma empresa que desenvolve atividades relacionadas à construção de marcas, promoção de produtos, interação com públicos-alvo, aumento de vendas e outras atividades através da utilização de ferramentas, processos e estratégias tecnológicas.
Estas empresas estão totalmente equipadas para oferecer serviços e soluções de problemas e atender às necessidades de marketing de outras empresas que procuram destacar-se online, garantindo o cumprimento dos seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
Curiosamente, quando alguém pensa em marketing digital, a primeira coisa que vem à cabeça são banners, imagens e vídeos em diferentes redes sociais ou no Google, o que é correto, mas o marketing digital não é só isso.
Na verdade, o que as boas agencias de marketing fazem, vai além destas coisas que provavelmente lhe vieram à cabeça, que são mais operacionais. Uma agencia ajudá-o a impulsionar os seus negócios.
Provavelmente é um excelente profissional de marketing, mas pode não ter tempo para lidar com todas as estratégias que tem em mente.
Talvez seja um empreendedor que não conhece nada sobre este segmento, ou talvez tenha outras prioridades para o seu negócio, de qualquer forma é bom saber que poderá sempre recorrer a uma agencia de marketing digital caso precise de ajuda.
Um objetivo comum: lucratividade
Embora existam muitos tipos de agencia, com muitas formas de trabalhar, o objetivo final de todas elas é o retorno sobre o investimento (ROI), ou seja, a lucratividade.
As agencias de marketing digital não existiriam, se não fossem lucrativas para quem as contrata, mesmo as agencias focadas em branding têm o objetivo final de ser lucrativas.
Para uma agencia de marketing digital ser lucrativa, deve trabalhar em estreita colaboração com o seu negócio, deve conhecer a fundo o seu negócio, os seus produtos, os seus objetivos, metas e processos.
Todos eles devem ser contemplados numa estratégia que procura atingir um objetivo comum.
Vantagens de uma agencia de marketing digital
Delegar funções de marketing digital a uma agencia de marketing pode trazer muitas vantagens a quem precisa da internet para impulsionar os seus negócios, como por exemplo:
1 – Especialização
A especialização resume-se a uma metodologia de trabalho de algumas empresas onde cada atividade é realizada por um especialista que possui amplo conhecimento da atividade a desenvolver.
O principal benefício desta metodologia de trabalho são as economias de escala cujos custos variáveis por atividade são reduzidos quanto mais eficaz for no exercício da referida atividade.
Este modelo já é conhecido mundialmente e dá-lhe a certeza de que está nas mãos de verdadeiros especialistas que estão em constante formação para lhe prestar os melhores serviços.
2 – Objetividade antes dos resultados
É comum que muitos empresários ou proprietários de empresas defendam as suas operações e a sua forma de conduzir o negócio de qualquer crítica, mesmo que o seu ponto de vista, muitas vezes, seja errado.
Uma agencia de marketing digital ajudará a analisar as operações e processos que existem dentro da empresa e ajudará a identificar potenciais problemas que podem ser prejudiciais aos negócios.
3 – Redução de custos a longo prazo
Contratar uma pessoa ou uma equipa de para lidar com as atividades de marketing digital pode ser caro e demorado.
Tem que calcular os custos de contratação, formação, compra de ferramentas entre outros custos relacionados à operação.
Ainda tem que assumir custos indiretamente relacionados como o espaço onde vão trabalhar, os programas especializados para que realizem o seu trabalho, o consumo de energia, entre outros.
4 – Operações abrangentes
O marketing digital é muito amplo, por isso também tem muitas especialidades.
Se o seu negócio já possui um nível razoável de maturidade, é provável que não precise apenas de uma destas especialidades, mas de uma estratégia mais integrada.
Ter um profissional especializado em cada área do marketing digital pode sair muito caro.
Se acha que precisa de um especialista em SEO, outro em publicidade paga e outro em email marketing, talvez seja altura de pensar numa agencia de marketing digital.
Assim como as agencia de marketing digital oferecem várias vantagens que podem ajudar a impulsionar os seus negócios, também apresentam algumas desvantagens que podem fazê-lo desistir de contratá-las, como:
1 – Perda de controlo sobre as operações
Ao contratar uma agencia de marketing digital, queremos que ela nos ajude nas operações de marketing do nosso negócio, além de nos fornecer o conhecimento e a experiência que possui.
No entanto, isso significa uma perda parcial do controlo das nossas operações, já que ao contratá-las renunciamos à forma como costumávamos conduzir os nossos processos, e agora a missão será fiscalizar as atividades da agencia e alinhar pontos para alcançar os melhores resultados.
2 – Aumento de custos a curto prazo
Se a longo prazo e com um negócio digitalmente maduro, uma agencia de marketing digital significa uma oportunidade de redução de custos, a curto prazo e com um negócio digitalmente imaturo, uma agencia pode significar uma má decisão, já que provavelmente não tem operações suficientes para contratar uma agencia.
A agencia não trará resultados imediatos desde o primeiro dia de trabalho e o custo dos primeiros meses provavelmente será muito alto para uma empresa que está a iniciar a digitalização.
3 – Contratos e compromissos
Ao optar pela alternativa de trabalhar com uma agencia de marketing digital, está a aceitar um compromisso com outra empresa por um determinado tempo que deve respeitar.
Por isso, é muito importante que leve em consideração cada cláusula do contrato, os compromissos e as penalidades que está a assumir antes de assiná-lo.
Na verdade, se cuidar das operações por si, não precisa se preocupar com este ponto.
A transformação digital está a chegar
Se já tentou posicionar-se na Internet sem ajuda, sem resultados positivos, ou se o mundo do marketing digital é totalmente novo para si, já sabe que uma agencia de confiança é a solução.
Agora que conhece as vantagens de contratar uma agencia de marketing digital, sabe que esta não é apenas uma decisão inteligente, por todos os benefícios que obtém em termos de economia de tempo e recursos.
Também obtém maiores oportunidades para o seu negócio e pode obter um bom retorno do seu investimento. A boa notícia é que, através de um diagnóstico minucioso, uma agencia pode determinar exatamente de quais serviços a sua marca precisa.
Seja posicionamento na internet, marketing de conteúdo, publicidade digital, Google Ads, marketing de redes sociais ou uma combinação de vários deles.
Escolha uma boa agencia de marketing digital como a MDL, o investimento valerá a pena e pode concentrar-se em fazer o que sabe fazer melhor para alcançar o crescimento que está à procura.