Na era digital, onde o conteúdo é
o verdadeiro imperador, elaborar, estruturar e publicar um material
interessante, que capte a atenção do leitor e que por sua vez resulte numa
valiosa contribuição é uma tarefa que envolve criatividade, técnica, esforço,
muita pesquisa e conhecimento apurado do assunto em questão.
A escrita é um ramo da arte que
permite transpor barreiras interpessoais para transformar, em certa medida, o
outro que está a ler. No entanto, o verdadeiro elixir desta transformação é
fazê-la de tal forma que o leitor perceba, ainda que subtilmente, um pequeno
pedaço da essência do escritor e seja estimulado pelo seu conteúdo.
Nesta relação de reciprocidade, o
escritor beneficia-se tanto como o leitor, estabelecendo assim um canal direto
entre quem cria conteúdo e quem recebe, que é fortemente potencializado graças
à possibilidade de interação proporcionada pelos meios digitais.
8 ideias para criar conteúdo digital para o seu negócio
1- Sinta amor e paixão pelo tema a ser escrito
Só o que é feito com verdadeira paixão, empenho, entusiasmo e amor alcança a sua merecida recompensa. Este princípio vale para quem adora atuar, programar, decorar, criar e claro para quem quer aventurar-se no mundo da criação de conteúdo.
Um texto feito com amor é sentido pelo leitor e é transmitido em cada palavra escolhida e em cada frase. Isto não significa que deva ser escrito com inúmeros recursos literários, significa que seja qual for o assunto, tem de gostar tanto dele que não se cansa de investigar, pensar e imaginar diferentes cenários.
2 – Expresse uma ideia ou argumento com clareza
O objetivo ao escrever um texto é dar ao leitor o que ele estava à procura da maneira mais clara e simples possível.
Quando um tema é muito complicado na sua abordagem ou explicação, devem ser utilizadas metáforas, comparações ou qualquer tipo de elemento que possa auxiliar na compreensão completa da informação. Inclusive, se necessário, podem ser feitos materiais ou textos complementares com conceitos básicos e dados de interesse para quem está a começar no tema.
3 – Forneça fontes verdadeiras de informação e dados específicos
Este ponto é muito importante, especialmente se for publicado material concreto, como dados científicos e estatísticas. Se for mencionada uma pesquisa ou sondagem, deve-se sempre citar o órgão que a realizou.
Por sua vez, colocar autores que pensam em consonância com a ideia central do texto ou que fornecem informações mais interessantes é sempre uma excelente forma de dar força e riqueza a um conteúdo escrito.
4 – Utilize vários formatos de comunicação
Faça uso de todos os recursos fornecidos pela tecnologia para desenvolver cada artigo com vários meios de expressão como áudio, vídeo, fotografia ou infográficos.
A vinculação entre os diferentes posts já publicados sobre o mesmo tema também é um ponto que deve ser levado em conta para ampliar as informações.
Coloque botões sociais para que o público possa comentar e divulgar. É necessário proporcionar ao leitor a forma de interagir com os conteúdos. Para fazer isso, os botões devem ser colocados com chamadas à ação visíveis que permitem e incentivam a participação.
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5 – Leia muito para escrever melhor a cada dia
A capacidade de vocabulário, a estrutura de um texto, a ênfase numa ideia ou a surpresa são capacidades que, embora possam ser ensinadas, só serão incorporadas com muita leitura prévia sobre o desejado tópico a escrever.
Por isso, para cada página que se escreve, são necessárias centenas de páginas lidas e dezenas de horas de análise e elaboração.
6 – Enriqueça o conteúdo usando a imaginação
Hoje em dia, qualquer pessoa com acesso à Internet tem a possibilidade de se expressar e mostrar ao mundo inteiro o que pensa e sente. Em cada pesquisa que um utilizador faz, encontra milhares e milhares de sites com informações. Mas isso não significa que todas essas informações sejam relevantes e bem feitas.
Para conseguir conteúdos que se destaquem e tenham valor, é preciso sempre procurar ideais criativas e inovadoras. Dessa forma, o conteúdo elaborado será diferenciado daquele feito por obrigação, e ganhará um novo seguidor que estará na expectativa de novos conteúdos.
Uma ideia para criar conteúdos criativos é adicionar uma dose de humor a um texto altamente estruturado para descontrair ou narrar um evento na primeira pessoa para criar um sentimento de identificação.
Por exemplo, para dar informações sobre um novo produto que está a ser divulgado, podem ser criados diálogos imaginários entre os seus utilizadores ou criadores, ou pode ser contada uma história imaginária sobre como o produto foi criado.
7 – Leve em consideração os seus leitores e público-alvo
Uma das grandes vantagens da criação de conteúdos digitais é a contribuição e participação da audiência. Os leitores fornecem feedback que é essencial para quem cria o conteúdo, porque em cada comentário podem detetar os seus pontos fortes, e, mais importante, os seus pontos fracos.
É verdade que é impossível agradar a todos e vai sempre haver quem critique ou dê opiniões negativas sobre algum aspeto do conteúdo. A importância aqui está em distinguir comentários ofensivos de comentários com críticas construtivas ou que sugerem expandir um assunto com mais detalhes. Com estes últimos, é aconselhável manter um diálogo fluido, não apenas respondendo-lhes, mas também escrevendo com as características deste público em mente.
8 – Argumente cada posição exposta no conteúdo
Opiniões pessoais e experiências de negócios são muito valiosas para os seus seguidores, mas a produção escrita também deve ter argumentos sólidos que sustentem e justifiquem as palavras e ideias expressas ao longo da escrita.
Para conseguir isso, podem ser usados diferentes tipos de argumentos como:
- Argumentação racional: É usada quando se apela a ideias ou conhecimentos aceites pela sociedade.
- Argumentação por exemplificação: Dá exemplos concretos que dão força e credibilidade à mensagem.
- Argumentação de factos: Utilizada quando são introduzidos estudos científicos comprovados para enfatizar uma ideia.
- Argumentação sentimental: Aqui todas as táticas persuasivas são usadas para gerar emoções como amor, aceitação e indignação, entre outras.
- Argumentação por autoridade: citar personalidades famosas, cientistas, filósofos ou pessoas de prestígio sobre o assunto é uma forma de apoiar opiniões pessoais e argumentar um ponto de vista.
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E por último, estar presente nos diferentes canais digitais vai ajudá-lo a aumentar as vendas do seu negócio e a fidelizar seguidores e clientes. Por esse motivo, deve tornar o seu conteúdo o mais atraente possível para ajudá-lo a atingir os seus objetivos de negócios.