Provavelmente já reparou que ao fazer uma pesquisa no Google, encontrou alguns links que se destacam no resultado. Provavelmente também acessou a um blog e encontrou um banner publicitário localizado em algum lugar da página. Até quando assiste um vídeo no YouTube, alguns anúncios apareceram antes ou durante os vídeos.
Os três exemplos de anúncios acima são diferentes: o primeiro está numa pesquisa, o outro está num site e o último está no YouTube.
No entanto, têm algo em comum: todos podem ser criados ou geridos através do Google Ads.
Quer ter uma lista de ações bem planeadas que o ajudarão a criar as suas campanhas no Google e no YouTube, sem esquecer nenhuma informação importante?
Continue a ler o nosso artigo e saiba como anunciar no Google.
O que é o Google Ads?
O Google Ads, anteriormente conhecido como Google Adwords, é uma plataforma de anúncios e principal fonte de receita do Google.
A sua primeira versão foi lançada em 2000 e desde então lidera o mercado.
Em 2016, os ganhos do Google AdWords foram de cerca de 79 bilhões de dólares.
A segunda posição está um pouco longe: referimo-nos à plataforma de anúncios do Facebook, com 26 bilhões de dólares.
Desde 2001, o crescimento dos ganhos do AdWords tem sido notável, mas o que torna o Google Ads uma plataforma de anúncios tão fascinante?
Através deste serviço, de maneira geral, as empresas têm a possibilidade de pagar ao Google para destacá-las na internet. Mas não é assim tão simples.
Google Ads: como funciona?
Bem, então o que tudo isto significa é que eu só preciso de pagar e irei aparecer magicamente para todos no meu mercado? Não, não é assim tão fácil.
O Google Ads funciona como um leilão, ou seja, os anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques.
A vantagem é que, no AdWords, o lance mais alto nem sempre vence.
O Google combina alguns fatores de qualidade para classificar a posição dos anúncios com base na sua classificação de anúncios.
Em suma, não basta dar a melhor oferta. É importante que o anúncio seja muito bom.
Como é feita a classificação do anúncio?
Em resumo, a classificação do anúncio é composta por: Índice de qualidade (IQ) x Lance (CPC máximo)
Isto significa que, mesmo que os lances dos seus concorrentes sejam mais altos do que os seus, o seu anúncio pode destacar-se se o seu índice de qualidade for mais alto.
Como o índice de qualidade é calculado?
O índice de qualidade é uma avaliação feita pelo Google, que dá uma pontuação que vai de 1 a 10.
Essa nota, mais a oferta, é o que vai determinar a posição do seu anúncio para a palavra-chave e a segmentação definida.
Os componentes do índice de qualidade são:
- CTR;
- Relevância;
- Página inicial.
Como criar uma conta no Ads
Criar uma conta no Google Ads é muito fácil.
Para começar, entre no site do Google Ads e clique em “Comece agora”.
Em seguida, escreva o e-mail do Google que deseja vincular à conta do Ads e ao seu site.
Ao clicar em “continuar”, o Google passará por uma configuração guiada, fornecendo todos os detalhes de que precisa para criar a sua conta do Ads.
Nas etapas a seguir, precisará de inserir alguns dados e configurar uma campanha de teste (apenas se desejar) para começar a usar os anúncios.
As etapas são:
- Sobre a sua empresa;
- Sua a primeira campanha de Adwords;
- Pagamento
Como como anunciar no google?
Até agora, falamos sobre o que é AdWords e como ele é relevante na internet atualmente.
Se está claro para si que o Google Ads pode ser um ótimo canal de aquisição de clientes para a sua empresa, é altura de começar a criar anúncios.
O anúncio no Google AdWords é dividido em quatro partes:
- URL final: é a página de destino para a qual o utilizador será direcionado após clicar no link. Este endereço não aparece no anúncio;
- Título: é a primeira linha do anúncio, porém io seu registo é feito em 2 linhas de 30 caracteres, que serão separadas por hífen no título;
- Caminho: um endereço “fictício”, mas curto, que aparece em verde. Inclui automaticamente o site cadastrado no URL final e permite a inclusão de duas subcategorias, com 15 caracteres cada;
- Descrição: as linhas do texto abaixo, com tamanho máximo de 80 caracteres.
Como anunciar no Google
A melhor maneira de ter sucesso com o seu anúncio é, de alguma forma, dizer a quem está a pesquisar que o anúncio é “feito para essa pessoa”.
Colocar exatamente a mesma palavra-chave de busca no título, por exemplo, tende a gerar excelentes resultados, principalmente porque os termos utilizados pelo utilizador na pesquisa, se presentes no anúncio, são marcados em negrito e destacam-se.
Outra opção é citar alguns qualificadores no anúncio.
Como no modo CPC, onde paga ao Google apenas pelo clique, os qualificadores também servem para eliminar aqueles cliques nos quais a sua empresa não está interessada.
Por exemplo, alguém que não é estudante provavelmente não clicará no seu anúncio se deixar claro: “somente para estudantes”.
Incluir preços e métodos de pagamento também funciona como um filtro e influencia positivamente a taxa de conversão do anúncio.
Ao visualizar um anúncio sem informação de preço, é necessário entrar no site e avaliar essa informação, gerando um clique e, consequentemente, uma cobrança.
Agora, se o preço já está presente no anúncio, a etapa de pesquisa de preço já foi ultrapassada na pesquisa, tornando o potencial visitante muito mais qualificado e sujeito à conversão.
Alguns estudos também mostram que capitalizar todas as palavras chama a atenção e atrai mais cliques (o próprio Google até recomenda fazê-lo).
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O Google Ads é uma plataforma espetacular para usar em campanhas de links patrocinados.
Para uma estratégia completa de Marketing Digital, é muito importante considerar esta ferramenta como um canal de aquisição de clientes.
Agora, se está a começar, deve ter em mente que este é um universo gigante.
No início, pode cometer alguns erros, mas o importante é que aprenda com eles.
Se as campanhas forem bem planeadas e executadas, mais tarde perceberá que esta plataforma fará parte da sua estratégia de forma permanente.