O YouTube oferece oportunidades incríveis para vendedores de produtos digitais e criadores de conteúdo, vamos então saber como ganhar dinheiro no YouTube?
Como o terceiro maior mecanismo de busca do mundo, o YouTube está a crescer muito, e qualquer pessoa com uma presença no YouTube terá um grande retorno.
Um dos problemas, entretanto, é como monitorizar o seu canal. Embora existam muitas opções, vamos concentrar-nos em como ganhar dinheiro no YouTube com a venda de produtos físicos.
Sabendo que, 6 mil milhões de horas é o número total de horas que as pessoas passam a assistir vídeos no YouTube todos os meses, quase uma hora para cada pessoa no mundo. É também o segundo mecanismo de busca mais popular do mundo e o terceiro site mais popular depois do Google e do Facebook.
Para as empresas, o YouTube é sinónimo de grandes oportunidades. O YouTube é um meio poderoso para branding e criação de tráfego. Inúmeros empreendedores têm aproveitado a plataforma para aumentar as suas vendas.
Neste artigo, vamos nos aprofundar a utilização do YouTube na venda dos seus produtos físicos e explicar como ganhar dinheiro no Youtube.
Etapas para vender mais no YouTube
Quando se trata de vender o seu produto no YouTube, isso pode essencialmente ser resumido em duas etapas principais, vamos ver:
- Fazer com que as pessoas se interessem pelo produto específico que está a vender através do seu conteúdo de vídeo.
- Direcionar tráfego para o seu site.
Não vamos falar sobre a criação de vídeos atrativos (há muitos recursos por aí sobre a criação de ótimo conteúdo de vídeo), mas vamos concentrar-nos à implementação técnica de direcionar o tráfego para a sua loja online.
Para vender com sucesso no YouTube, precisa de ficar por dentro das mudanças de algoritmo. Por exemplo, há apenas alguns meses, o YouTube mudou a sua política de links externos, limitando o uso apenas aos participantes do Programa de Parcerias do YouTube.
Felizmente, o YouTube tem algumas outras ferramentas que permitem links para sites externos. Quando tem uma presença no YouTube, tem várias opções para colocar links para a sua loja onde vende os seus produtos.
Aqui estão algumas maneiras de direcionar o tráfego para o seu site no YouTube:
- Links na descrição
- Link personalizado nos banners do perfil
Examinaremos cada um desses métodos e forneceremos um guia passo a passo para implementar cada um.
1 – Adicione links na descrição e comentários
O link na descrição é um dos métodos mais comumente usados para enviar os seus espectadores a um site. Um dos motivos é que qualquer pessoa pode fazer isso, independentemente da idade do canal ou da quantidade de assinantes que tenha.
Os espectadores do YouTube esperam links na descrição de quaisquer tópicos que foram discutidos no vídeo – eles servem como uma espécie de catálogo de referência de tópicos.
IMPORTANTE: Em qualquer vídeo do YouTube, as três primeiras linhas da descrição estão sempre visíveis. Qualquer coisa além disso, e o espectador tem que clicar em “mostrar mais”. Por esse motivo, fazer uso dessas três primeiras linhas é imperativo.
Dica profissional: encurte links mais longos para torná-los mais fáceis de ler, faça com que o texto pareça mais limpo e uniforme.
Outra opção!
É escrever os links nos comentários e, como proprietário do canal, tem a opção de fixar o seu comentário no topo.
Isto permite que obtenha ainda mais visibilidade nos seus links, o que pode direcionar os espectadores à sua loja online, onde vende os seus produtos físicos.
Vamos ver Como fazer isso:
- Vá para a seção de envio de vídeo clicando no ícone da câmara no canto superior direito do YouTube e selecione “enviar vídeo”
- Depois de enviar o arquivo de vídeo, adicione a sua descrição e links para a caixa Descrição
- Se quiser encurtar os seus links, use serviços de encurtamento de links, como Goo.gl ou Bit.ly
- Publique e pronto!
2 – Adicione um link personalizado ao banner do seu perfil
Quando as pessoas acessam o seu perfil, vêm a sua capa, bem como os ícones que escolhe exibir. Estes dados são essenciais para que as pessoas sintam a personalidade do seu canal.
Além disso, é uma página comum que os seus espectadores visitam quando procuram novo conteúdo para assistir ou quando estão a pensar em inscrever-se.
O YouTube permite que até 5 links sejam exibidos na parte superior do banner do perfil. Estes links podem ser uma combinação de quaisquer links externos, como as suas diferentes plataformas de redes sociais, site ou loja online.
Use esta oportunidade de link proeminente para fazer com que os seus subscritores saibam que tem produtos para vender, bem como para enviá-los à página certa.
Ao adicionar um link ao seu perfil do YouTube, aparecerá um ícone clicável.
Dica: use a opção “Título do link” para convidar os seus visitantes a clicarem nele.
7 passos para adicionar os seus links e saber Como ganhar dinheiro no youtube
Guia passo a passo para adicionar links personalizados ao seu perfil do YouTube:
- Clique na imagem do seu perfil no canto superior direito do YouTube e escolha “Meu canal” no menu suspenso
- Depois clique no botão azul “Personalizar Canal”
- Vá para a guia “Sobre” do seu perfil
- Role para baixo até a seção “Links”
- De seguida clique no ícone de lápis no lado direito para editar os links
- Depois é só clicar no botão “Adicionar” e preencha as informações sobre o seu link e o texto que deseja mostrar
- E por fim clique em “Concluído” para guardar o progresso
Concluindo Como ganhar dinheiro no YouTube a vender os Seus Produtos físicos
Aproveitando ao máximo o seu público no YouTube
Ter seguidores leais no YouTube é o ponto de partida perfeito para vender os seus produtos físicos e, graças às ferramentas integradas do YouTube, é possível definir táticas de vendas integradas e perfeitas.
Para criadores de vídeo que estão apenas a começar, tirar o máximo proveito de táticas como links na descrição, usar posts fixos e criar links personalizados no perfil do seu canal será a melhor aposta para enviar os seus espectadores para comprar os seus produtos físicos.
Enquanto isso, os YouTubers com maior credibilidade e número de subscritores têm a oportunidade de fazer uso magistral da capacidade de vincular sites associados.
Independentemente do seu nível de experiência no YouTube, poderá encontrar maneiras criativas de como ganhar dinheiro no Youtube e aproveitar ao máximo a base de subscritores e espectadores do YouTube em crescimento exponencial.