O Instagram vai completar doze anos em 2022 e muitas coisas mudaram desde que as pessoas o adotaram como uma das suas aplicações favoritas. Como as marcas também aderiram à plataforma, o Facebook entendeu o seu potencial e comprou-a em 2012. Desde então, as inovações da aplicação foram assunto e os stories não são exceção.
Surgiram em 2016 como concorrência ao Snapchat, mas em dois anos capturaram a atenção dos utilizadores e ultrapassaram-no: 400 milhões de pessoas já usavam Instagram stories contra 191 milhões que utilizavam o Snapchat. Esta é uma tendência que não diminuiu.
É por isso que podemos afirmar que o Instagram já é parte obrigatória de qualquer estratégia de marketing digital, mas se ainda não está convencido, talvez os 1000 milhões de utilizadores mensais da plataforma ajudem. Graças aos stories, os utilizadores da plataforma atraíram seguidores, aumentaram as vendas e surpreenderam os seus seguidores.
19 ideias para fazer Instagram stories
1 – Mostre como o seu produto é criado
Uma das vantagens das redes sociais é que o seu conteúdo pode ser mais imediato, sem produções complicadas.
Isto permite que se aproxime do seu público e crie uma conexão que pareça familiar e espontânea.
Um story no Instagram pode ajudar os seus seguidores a entender melhor de onde vêm os seus produtos, quem está envolvido nos processos ou como surgiu a ideia de oferecer o seu serviço, tudo depende do que vende.
Dependendo da complexidade do processo, pode adicionar um pequeno texto que destaque algum aspeto importante que diferencie a sua marca (se for feita à mão ou com materiais ecologicamente corretos, por exemplo).
E se tem uma seção no seu site onde as pessoas podem saber mais sobre os seus produtos, inclua o link, para que quem tiver curiosidade possa saber mais.
2 – Sugira como usar o seu produto
A sua marca deve ser a primeira a sugerir como usar os seus produtos ou serviços.
É preciso lembrar que as dicas de utilização que vêm de si terão um toque de autoridade e também podem inspirar o seu público.
Não é necessário criar um passo a passo, apenas precisa de pensar em algo simples.
3- Mostre os processos por trás do marketing
Quando uma campanha é bem-sucedida ou um produto é tão popular que as pessoas querem saber como é feito, as marcas podem mostrar ao seu público os segredos que de outra forma seriam difíceis de conhecer.
Graças aos dispositivos móveis, o seu Instagram stories pode tornar-se o acesso VIP dos seus seguidores para descobrir o material que foi necessário para criar uma campanha publicitária ou de onde vem a matéria-prima utilizada nos seus produtos.
A intenção é que partilhe um momento ou informação que os seus seguidores não conseguiriam ter de outra forma.
Se reparar, esta também é uma técnica de vendas subtil.
4 – Eduque sobre a utilização ideal do seu produto
Esta ideia servirá principalmente para quando o seu produto ou serviço tiver uma garantia de utilização que depende de determinadas diretrizes ou para quando os seus clientes lhe disserem que há alguma confusão com uma das funções ou instruções do manual.
Se fizer um story no Instagram que aborde o assunto, também fornecerá conteúdo valioso que educa o seu público sobre a utilização correta e segura de que prolonga a vida útil do seu produto (seja um brinquedo, um software, um carro, um item de cozinha ou um móvel).
Quando dá este tipo de conselho, as pessoas agradecem porque é como dar-lhes uma maneira de aproveitar melhor os seus produtos.
Não precisa de complicar, a informação deve ser bastante direta e a única preocupação que precisa de ter é seguir as diretrizes claras da imagem da marca.
Isto também ajuda a identificá-la e não corre o risco de danificar o produto.
5 – Mostre o que um profissional faz com o seu produto
Todas as marcas dizem que o seu produto ou serviço é o melhor, mas em quem as pessoas acreditam mais, em quem vende o produto ou num especialista da área que o recomenda?
Não se trata apenas de um profissional recomendar o seu produto, mas também de que os seus seguidores vejam o desempenho que ele tem ao usá-lo.
É uma das melhores publicidades que existem, porque se mostrar de forma descontraída, não parece uma publicidade.
Como o importante é que seja algo rápido e de preferência em formato de vídeo, não é necessário que haja textos, músicas ou links que levem ao site.
O importante é que quem vê passa o tempo mais rápido e, ao mesmo tempo, surpreende-se com o que pode ser feito com o seu produto.
6 – Partilhe como os seus clientes usam o produto
Se já se sentiu em dúvida porque uma peça de roupa é muito chamativa ou temeu que não ficasse tão bem em si quanto os modelos que a anunciam, uma foto de um cliente real fará maravilhas.
O mesmo vale para tudo o que uma pessoa pode comprar: quando fica a saber que outra pessoa sem muita experiência ou glamour comprou o mesmo produto que você está a pensar em comprar e conseguiu usá-lo, as dúvidas desaparecem.
Quando um cliente está satisfeito, partilha uma foto do seu produto e marca a sua conta de instagram ou inclui um hashtag da sua marca na publicação.
Nesse caso pode pedir a permissão da pessoa para partilhá-la nos seus stories.
7 – Conte uma história interessante aos seus seguidores
Os stories do Instagram têm um grande potencial de interação com os utilizadores.
Conte uma história ou tradição interessante sobre a sua marca e lembre aos seus seguidores o que a diferencia das outras marcas.
8 – Conte aos seus seguidores algo que eles não sabem
Assim como pode criar conteúdo para fornecer informações valiosas através do seu blog ou site, as Instagram stories oferecem um bom formato para partilhar dados ou notícias relevantes relacionadas ao que o seu público procura na sua marca.
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9 – Partilhe o conteúdo mais recente no seu site ou blog
Como extensão do seu feed de notícias, os seus stories funcionam para que os seus seguidores do Instagram saibam quando há novos artigos no seu blog, no seu catálogo de produtos ou quando há novas promoções.
Lembre-se de que nem todo o seu público segue todos os seus canais, por isso vale a pena adicionar essas informações para garantir que ninguém perca as últimas novidades.
10 – Faça colaborações com outras marcas para aumentar o valor dos seus stories
Unir esforços pode ser muito produtivo para duas marcas que partilham um público específico.
Graças às colaborações, é possível aumentar o seu público e alcance, além de demonstrar os benefícios que a sua marca oferece aos clientes em geral.
Se tem campanhas ativas com outras marcas, também é uma boa ideia implementar esta estratégia, principalmente porque mostra transparência.
Os perfis de empresas do Instagram oferecem a oportunidade de marcar os seus colaboradores, para que também informe aos perfis deles que está a falar sobre a colaboração com outro parceiro.
11 – Use os stories como um catálogo
Pode usar os stories para mostrar as suas novidades ao seu público antes de adicioná-las à sua loja online ou catálogo.
Isto ajuda-o a ter uma ideia dos produtos que vão chamar a atenção dos seus seguidores e também os atrai ao seu site para encomendar o produto assim que ele estiver disponível.
Se tem uma marca de roupa, pode usar os seus stories para partilhar novidades ou os modelos que tem em stock.
Pode fazê-lo utilizando as fotos que tem na base de dados do seu catálogo ou pode repostar stories ou publicações de clientes que estão a usar o seu produto.
Lembre-se que não é necessário partilhar fotos que fazem parte de uma sessão profissional neste caso, pois o objetivo é conquistar o seu público que já é fiel à sua marca.
Se ainda não tiver o link para partilhar onde comprar o produto, basta ter em mente que este é o próximo passo e provavelmente terá que responder perguntas por mensagem privada aos interessados.
12 – Faça pesquisas para conhecer melhor o seu público
Pense em perguntas que possam ajudar a entender quais são os seus produtos mais populares, de que forma os seus clientes preferem comprar (em loja física ou online), em que cidades ou países moram os seus clientes ou que tipo de promoções serão as que mais atrairão o seu público.
Certifique-se de que as perguntas que partilha sejam relevantes, fáceis de entender, relacionadas ao tipo de conteúdo que publica regularmente e que as respostas fornecerão informações úteis.
13 – Incentive as pessoas a partilhar perguntas que gostariam de fazer a convidados especiais
O Instagram stories é uma ótima plataforma para partilhar conteúdo com o seu público.
Pode fazê-lo em parceria com especialistas, profissionais do setor ou líderes de opinião, e conversar sobre inovações e pontos de discussão relevantes que criam uma conexão significativa com o seu público.
Estes conteúdos dão um toque mais humano e são ótimos para criar afinidade com os seus seguidores.
Estes conteúdos podem ser feitos no formato de live e geralmente são curtos, relevantes para a marca e educam o público.
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14 – Faça lives para responder a perguntas
Pode aproveitar os stories no seu perfil para abrir a porta a perguntas e comentários dos seus clientes.
Pode abrir uma caixa de perguntas onde pede para que lhe enviem dúvidas sobre um produto específico ou sobre a empresa e depois reservar um horário para esclarecer todas elas numa live.
15 – Peça aos seus seguidores que partilhem fotos ou vídeos dos seus produtos com um hashtag
Além de partilhar as fotos dos seus seguidores a utilizarem os seus produtos ou usufruírem dos seus serviços, pode criar um hashtag com o nome da sua marca e pedir aos seus seguidores que a usem.
Esta estratégia de marketing funciona muito bem porque outras pessoas clicam no hashtag e ficam a conhecer a sua marca.
16 – Inclua links para a sua loja online
Sempre que mencionar os seus produtos, inclua um link que leve os seus seguidores à sua loja online. O importante é que não perca a oportunidade de oferecer a opção de compra online.
17 – Crie e guarde stories para referência futura
Os stories ficam visíveis apenas durante 24 horas, mas pode guardá-los para que os seus novos seguidores, ou aqueles que não tiveram a oportunidade de vê-los assim que os publicou, possam vê-los mais tarde.
Pode criar um destaque com respostas às dúvidas dos seus clientes, como por exemplo: processo de compra, pontos de venda e apresentação dos seus produtos (cores, tamanhos, materiais etc.).
18 – Transforme os stories no seu catálogo
Os seus stories podem tornar-se no seu catálogo. Pode incentivar a participação do seu público ou acrescentar a opinião de especialistas ou líderes da sua empresa.
É um bom cartão de apresentação para seguidores que acabaram de chegar ao seu perfil e que querem conhecer todos os seus produtos ou serviços.
19 – Ofereça brindes ou faça promoções
Os stories dão a impressão de exclusividade, proximidade e oportunidade: quando os seus seguidores os virem, é como estar no lugar certo na hora certa.
É por isso que as promoções que são publicadas nos stories podem ter um impacto maior. Sempre que um produto tiver um preço especial, aproveite a plataforma e comunique a mensagem nos stories.
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Agora que conhece estas ideias para fazer os seus stories do Instagram, ponhas as mãos na massa. A sua criatividade é o limite, por isso experimente todas as opções que a plataforma oferece como filtros, stickers, GIFs e efeitos para que os seus seguidores se deliciem com o seu conteúdo.