Tudo o que procura está na internet. Esta frase pode nem sempre ser verdadeira, mas no momento em que vivemos é possível encontrar quase tudo a partir de uma simples pesquisa. Assim sendo vamos ver como criar um site para vender os teus produtos ou serviços.
Estamos rodeados de dispositivos, a maioria deles conectados à internet.
É por essa razão que qualquer empresa que se preze precisa de um site corporativo e neste artigo explicaremos como criar um site de vendas.
Atualmente o e-commerce está a ganhar espaço em relação às lojas físicas.
É mais conveniente comprar através de um computador ou smartphone e receber a compra em casa do que ir fisicamente até ao local de compra.
O comércio online tem muitas vantagens e também falaremos sobre elas.
Quer tenha um negócio ou não, pode decidir criar um site para vender os seus produtos. Veja abaixo algumas dicas sobre a criação do seu site.
Quanto custa criar um site de vendas?
Criar um site de vendas é sempre mais barato do que ter um espaço físico de vendas.
As vendas online têm as suas vantagens, mas antes de se lançar neste tipo de negócio, deve pensar se de alguma forma se adapta às suas necessidades ou preferências.
Defina os objetivos do seu negócio
É essencial antes de criar um site de venda definir os seus objetivos. Deve considerar o que deseja alcançar com o seu site, as vendas que pretende realizar, o público-alvo que deseja atingir e até onde deseja chegar.
Além disso, ao criar a marca, pense que ela será essencial para o seu negócio.
O nome e o domínio da sua loja online devem ser claros, descritivos e fáceis de lembrar.
A Internet abre muitas possibilidades e pode até vender produtos ou serviços em qualquer lugar do mundo.
Crie conteúdos e faça um bom desenvolvimento do seu site
É necessário ter a clareza sobre como deseja que o seu site seja.
Para fazer isso, crie um esboço e encontre um especialista em desenvolvimento ou webdesign. Ele vai traduzir passo a passo a sua ideia e torná-la realidade da melhor maneira possível.
Escolha numa hospedagem
A hospedagem é importante, pois será o espaço onde o seu site vai ficar alojado na internet.
Escolha uma boa hospedagem. Quanto melhor for o servidor, melhor será o tempo de resposta do seu site para os seus clientes.
Vai precisar de um bom CMS
O Sistema de Gestão de Conteúdo (CMS) facilitará muitas coisas.
Será necessário ver qual deles melhor se adequa ao que procura, mas se pretende trabalhar o SEO para melhorar as suas vendas, o WordPress é o mais recomendado.
Tenha um site responsivo
Ao criar um site para vender, é essencial pensar em torná-lo responsivo.
Deve ser adaptado a todos os dispositivos possíveis: computador, smartphone, tablet e smart TV.
As compras são feitas em qualquer lugar e o seu site deve estar preparado para isso.
Os processos de pagamento devem ser simplificados
Mais tarde e depois de ter criado o seu site para vender, devemos pensar em economizar o tempo de espera do utilizador.
A compra deve ser feita em algumas etapas. Isso tornará o negócio muito mais atrativo.
Além disso, é preciso pensar no sistema de pagamento. O ideal é oferecer todos os métodos possíveis e estes três são essenciais:
- Paypal
- Transferência bancária
- Cartão de débito / crédito
Publicidade e Redes Sociais
É necessário criar perfis dentro das diferentes redes sociais para expandir o negócio e gerar tráfego para o seu site.
O boca a boca, na maioria dos casos, tem grande poder, por isso a opinião das pessoas será essencial.
Além disso, cerque-se de profissionais que se dedicam ao marketing online.
As campanhas publicitárias e otimização de mecanismo de busca serão necessários. A Internet oferece um grande número de ferramentas gratuitas e quando cria um site para vender, é obrigado a aproveitá-las.
Site próprio ou página de vendas especializada?
Existem duas opções para vender online. Uma é através do nosso próprio site que serve para vender os nossos produtos sem qualquer intermediário entre eles.
Nesse caso, deverá seguir os passos que explicamos anteriormente para o seu desenvolvimento.
Outra opção é vender os nossos produtos em diferentes páginas especializadas em troca de uma comissão.
Pode ser mais difícil começar a jornada sozinho. Aparecer em plataformas como Amazon ou Ebay pode ajudar o seu negócio a crescer aos poucos.
Esteja ciente de que ambas as opções podem ser interessantes e eficazes.
Vantagens de vender pela internet
As vendas pela internet estão a disparar diariamente. Segundo alguns estudos, o e-commerce multiplicou-se sem parar nos últimos anos, ainda mais durante a pandemia de covid-19.
Em relação aos dados, cada pessoa faz em média mais de 20 compras por ano pela internet. Números que continuam a aumentar.
Que vantagens encontramos ao vender online?
1 – Não é necessário que o cliente se desloque a um local físico para comprar o que procura. A partir de um smartphone ou computador e com apenas alguns cliques podemos vender ou comprar o que quisermos. Enviaremos para uma morada e a comodidade será muito maior.
2 – Isto significa que o nosso cliente economizará tempo e dinheiro. As vendas são mais rápidas, vamos oferecer o que as pessoas procuram, sem ter que fazer muitos gastos. Se as pessoas não precisarem de ir fisicamente até à loja, a compra será mais barata.
3 – Podemos vender o que queremos e enviar para qualquer lugar do mundo. É uma das principais vantagens da venda online.
4 – O número de compradores será maior. Como explicamos, todas as pessoas têm dispositivos nas suas casas. Se cria um site para vender online, é raro não ter alcance. Quando trabalha para que o seu negócio seja conhecido e investe nele, a repercussão será positiva e alcançará o objetivo que procura.
Portanto, se ainda tem dúvidas sobre como criar um site para vender online, está no lugar certo.
Na MDL podemos aconselhá-lo e dar-lhe muitas soluções para que possa tomar a melhor decisão.
Não se arrependerá se começar o seu negócio online.
Lembre-se que os custos não são muito altos e pode ser uma opção muito interessante para o futuro.
As etapas para criar uma página de vendas online são:
- Tem que ter um domínio: o nome exclusivo do seu site, a url que digita no navegador.
- Ter um hosting: o local onde está alojado o teu website.
- Escolher uma plataforma: com ela terá funcionalidades como carrinho de compras, método de pagamento, entre outras.
- Definir o design.
- Criar o conteúdo.
AQUI tem mais informação detalhada sobre este assunto.
Quando falamos em construir um site, esta necessidade geralmente responde a dois objetivos.
Por um lado, ganhar visibilidade no mundo online e, por outro, aumentar as vendas de uma empresa.
Se vende produtos ou serviços (ou está a pensar em fazê-lo), é fundamental que o seu site esteja preparado para vender online.
Nesta parte do artigo, vamos explicar em detalhes tudo para que o seu site de vendas seja bem-sucedido.
Antes de começar
Antes de começar a pensar em como fazer um site, é fundamental que saiba que atualmente o ecossistema digital básico de todas as empresas é composto por:
Isto não significa que deva desenvolver ao mesmo tempo. Para saber como cobrir cada etapa estrategicamente, deve recorrer ao seu plano de negócios.
Este plano irá ajudá-lo a atingir os objetivos que estabeleceu para si mesmo.
Antes de criar o seu site, também deve levar em consideração o estágio em que se encontra o seu negócio e o orçamento que possui.
Por que criar um site de vendas?
Assim como muitas marcas têm loja física, atualmente também é fundamental que tenham presença no mundo online.
Porquê? Porque mais pessoas serão capazes de encontrá-las.
Se tem uma empresa, o seu espaço é limitado a uma freguesia ou cidade.
Mas ter um site de vendas proporciona uma janela aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano e sem limites geográficos.
Pode enviar os seus produtos para todo o país e até para o mundo inteiro!
Além disso, um site de vendas significa ter o seu próprio espaço virtual para dar a conhecer quem é e o que oferece como marca.
Somando-se a isto a possibilidade de vender online no seu próprio site, consegue um crescimento acelerado do seu negócio.
Lembre-se também de que, com ferramentas como SEO ou SEM (SEO: posicionamento orgânico em mecanismos de pesquisa e SEM: posicionamento através de anúncios pagos), pode fazer com que mais pessoas o encontrem ao pesquisar na internet.
E se implementar publicidade em redes sociais ou Google Adwords vai impulsionar o seu site de vendas!
Mas atenção ao criar um site de vendas:
Criar um site de vendas significa que ele tem que estar preparado para esse fim, ou seja, que o seu potencial cliente possa realmente comprar online e não seja apenas um diretório de informações de contacto para finalizar a transação por outros meios.
Um site de vendas pode ser considerado uma loja online.
Isto significa que terá resolvidas as principais funcionalidades da compra online: catálogo de produtos organizado por categorias, informação do produto, carrinho de compras, integração com métodos de pagamento e envio. Informações institucionais também podem ser incorporadas a este tipo de páginas, embora o foco esteja sempre na venda.
Em outros casos, pode criar páginas no seu site que incluem apenas botões de pagamento integrados a um gateway ou plataforma de pagamento (como PayPal), embora esta opção não seja tão eficaz como uma loja online.
Como criar um site de vendas?
Ao criar um site, muitas perguntas surgem: o que é necessário? Como se faz? Quem faz? E, claro, quais são os custos associados? Atualmente existem várias opções no mercado.
Por um lado, existem plataformas que permitem criar um site de vendas de uma forma muito fácil e intuitiva e, por outro, existem desenvolvimentos de websites personalizados realizados por programadores e designers.
A escolha vai depender dos objetivos do seu negócio e, claro, do seu orçamento. Isso definirá como abordar o projeto.
Independentemente da opção escolhida, existem cinco pontos principais ao montar um site de vendas.
Falamos sobre eles abaixo para que possa ter sucesso no seu site, quer o faça sozinho ou delegue esta tarefa a especialistas.
Domínio
É um nome exclusivo através do qual os seus potenciais clientes acessam o seu site.
Mais especificamente, é o url que insere no navegador. (www.DOMINIO.PT)
Existem milhares de domínios na internet e todos eles possuem extensões diferentes: .info, .pt ou .com, entre outros. Os mais comuns para sites comerciais são aqueles que terminam em .pt ou .com.
.pt: é um domínio local exclusivo para sites em Portugal.
.com: este domínio é internacional. Pode geri-lo através de provedores de hospedagem estrangeiros com contratos mínimos de 1 ano.
Quando contrata o serviço de hospedagem (vamos explicar do que se trata a seguir) junto com o domínio, estas empresas também costumam oferecer “pacotes” especiais!
Hospedagem
É o local onde o seu site está hospedado. É composto por servidores que armazenam todo o conteúdo da página para que possa ser visualizado (arquivos html, imagens, vídeos, etc.). (é onde está instalado o site)
Algumas plataformas oferecem o serviço de hospedagem incluído nos seus planos.
Noutros casos, terá que alugá-lo à parte. Existem serviços de hosting em Portugal e também no exterior.
Quando contratar uma hospedagem é muito importante que o provedor possa garantir estabilidade e segurança no site.
Ninguém quer que a sua página fique vulnerável a algum tipo de ataque externo ou pare de estar online.
Principalmente nos momentos em que sabe que receberá mais tráfego.
Plataforma
Como dissemos no início, existem várias alternativas no mercado. Embora seja possível desenvolver sites sob medida, através da contratação de programadores e designers, o mais comum é a utilização de uma plataforma de e-commerce.
Desta forma, terá resolvidas todas as funcionalidades de venda (catálogo de produtos, carrinho de compras, métodos de pagamento e de envio), facilitando a gestão do seu e-commerce.
Dependendo da opção que escolher, a hospedagem também será incluída.
Design
Um site é um espaço virtual que representa a sua empresa no mundo online.
Portanto, é fundamental que o design da sua página reflita a identidade visual da sua marca.
E não só, mas também tem que ser funcional para o utilizador que faz uma compra online.
Ou seja: o design do seu site de vendas tem que ser preparado e otimizado para garantir que o processo de compra seja fluido e, obviamente, a conversão seja alcançada.
Se o seu potencial cliente não vir as informações do produto corretamente ou não encontrar intuitivamente os botões de pagamento e métodos de envio, por exemplo, ele pode sair do seu site de vendas em alguns segundos.
Conteúdo
Todos os sites possuem conteúdo, seja relacionado ao processo de compra, detalhes do produto, institucional ou marca.
O conteúdo deve ser projetado para transmitir confiança a quem chega a este espaço virtual. É fundamental para que o seu potencial cliente se sinta confiante para fazer a compra.
Porque ter um site de vendas? Razões além da visibilidade online
Para se manter à tona e prosperar no dia-a-dia, muitas pequenas e médias empresas (PMEs) tendem a concentrar-se na operação e decidem gastar apenas nas suas necessidades mais urgentes, principalmente se forem novas no mercado.
Assim, é possível que muitos proprietários deste tipo de negócio pensem que criar um site é um luxo que eles podem prescindir.
Nestes casos, há quem acredite que basta abrir uma página no Facebook para ter presença online, ou mesmo que recorrer à publicidade tradicional (como outdoors de rua ou publicidade impressa) irá ajudá-los a atrair clientes e vender produtos.
A realidade é que, no mundo digital em que vivemos, não há melhor forma de promover um negócio do que um site profissional, pois as pessoas pesquisam na internet o que precisam, sejam presentes, gadgets, moda ou um restaurante para comer quando estão de férias.
Por tudo isto, abaixo encontrará motivos pelos quais ter um site é essencial para o sucesso do seu empreendimento ou do seu próprio negócio, além de apenas deixar a sua marca na internet e aproveitar ao máximo as vantagens desta plataforma tecnológica.
Se ainda tem dúvidas sobre a importância de um website para o seu negócio, considere estes 3 motivos:
- É o centro de controlo de todo o marketing do seu negócio.
- Certamente que também, é a janela para vender produtos ou serviços.
- Ajuda a gerar leads (e facilita a retenção de clientes).
1 – É o centro de controle de todo o marketing do seu negócio
Em primeiro lugar, qualquer campanha publicitária começa com a forma como o seu site é criado: todos os detalhes do seu negócio, produtos, ofertas e promoções devem estar online.
Literalmente, o seu site funciona como um portal para os clientes saberem mais sobre a sua marca, conhecerem a sua oferta comercial e decidirem se querem ter negócios com a sua empresa.
Assim, antes de atribuir um orçamento de publicidade, deve seguir os passos para criar um site que incluem:
- Obter um nome de domínio personalizado e extensões de domínio complementares.
- Escolher uma hospedagem e uma plataforma web (seja um gestor de conteúdo como WordPress, um webdesigner de sites ou uma loja online para e-commerce).
- Pode consultar os planos que incluem os três elementos anteriores, mais um email corporativo para utilizar o domínio do seu website nos seus endereços de email.
Com o seu site, já pode ter materiais publicitários tradicionais (como cartões de visita) impressos com o seu nome de domínio, o que levará os clientes ao seu site para obter informações adicionais.
Além disso, pode começar a criar campanhas de publicidade digital como:
- Email marketing. Envie uma newsletter, mensal ou quinzenal com notícias, promoções e informações detalhadas sobre a sua proposta de valor para os endereços de e-mail que capturou.
- Anúncios em motores de pesquisa ou redes sociais. Contrate anúncios em mecanismos de busca como Google ou redes sociais como Facebook ou Instagram, e desenvolva landing pages que levem os utilizadores que clicam no anúncio diretamente para uma página com uma oferta especial.
- Carrinho de compras esquecido. Se criar uma loja online, habilite a função de enviar um e-mail para utilizadores registados – ou instale um complemento (plugin) para detetar quando um dispositivo que já navegou no seu site volta – para lembrá-los de que têm produtos pendentes para comprar.
- Eventos e reservas. Com opções como agenda de compromissos e eventos os seus clientes podem agendar reservas para serviços diários ou datas especiais.
2 – É a sua janela para vender produtos ou serviços
Outra razão para ter um site é que pode alterar as informações em tempo real, sem esperar que novos materiais impressos fiquem prontos.
Isso permite que atualize preços de produtos, recursos de serviço, faça ofertas e processe os pedidos dos seus clientes onde quer que esteja.
Além disso, por ter formas de pagamento, opções de envio e até embalagens para presentes, os sites de e-commerce permitem que os utilizadores façam as suas compras diretamente online e simplificam o processo de vendas para ambas as partes (funcionários e clientes).
3 – Ajuda a gerar leads e facilita a retenção de clientes
Ao criar um site, é mais fácil abordar os seus potenciais compradores com os produtos e serviços que eles precisam, a qualquer hora, em qualquer lugar.
Além disso, um site otimizado torna a experiência de compra muito mais fácil e acessível.
Isto ajuda-o a ter clientes recorrentes, pois eles sabem que com o seu site obterão os produtos ou serviços que atendem às suas necessidades, com a atenção e a qualidade que gostam.
Pense no seu site como uma vitrine virtual de vendas, aberta 24 horas por dia, 365 dias por ano, oferecendo respostas para dúvidas frequentes e até mesmo agilizando o processo de vendas.
Além disso, é uma maneira segura de conectar-se com potenciais clientes e aumentar a sua base de clientes, pois, como dissemos no início, as pessoas acessam a Internet quando têm um problema.
E para se manter à tona em tempos difíceis, como tem acontecido desde 2020 com a pandemia de covid-19, o seu site pode ajudá-lo a chegar ao seu público e mantê-lo informado sobre melhorias de produtos ou protocolos para cuidar da segurança de colaboradores, fornecedores e clientes.
Páginas como “Quem Somos”, “Perguntas mais frequentes”, “Políticas de trocas e devoluções”, informações sobre envios e ainda um vídeo explicativo para os seus potenciais clientes são fundamentais no seu site!
Pode adicionar tudo isto e muito mais no seu site de vendas.
Agora que sabe o que é necessário para criar um site de vendas, está pronto para criar o seu?